“crescimento sustentado na ENERMETER”

Page 1

“crescimento sustentado na ENERMETER”

robótica

136

por Helena Paulino

entrevista

Teresa Martins, sócia-gerente e Diretora do Departamento de Visão Artificial da ENERMETER fala-nos sobre o crescimento da empresa e quais as soluções que possuem para a Indústria 4.0.

Revista “robótica” (rr): Nascida em 2001, a ENERMETER tem evoluído ao longo dos anos até se tornar numa empresa líder de mercado onde atua. Qual o segredo do sucesso e do crescimento sustentado? Teresa Martins (TM): A estratégia de proximidade com os clientes, a excelência dos recursos humanos, e a forte componente de inovação serão dos fatores mais significativos para o sucesso e para o crescimento sustentado na ENERMETER.

rr: Inovação e tecnologia e desenvolvimento são alguns dos fatores que têm norteado a ENERMETER desde 2001. Considera que sem estes baluartes o crescimento não teria ocorrido da mesma forma? TM: A ENERMETER é uma empresa de desenvolvimento de sistemas automáticos de controlo de qualidade. Assim, a conceção e o desenvolvimento estão naturalmente na essência da nossa atividade. Para poderemos fornecer aos nossos clientes sistemas automáticos que cumpram os seus requisitos temos que conhecer e integrar tecnologia de ponta. A inovação, alimentada por uma forte ligação às universidades e outros centros de conhecimento, foi e continuará a ser

fundamental para atingirmos os nossos objetivos.

rr: A ENERMETER, em 2007, foi a primeira empresa portuguesa a exportar sistemas automáticos de inspeção para o controlo da qualidade na indústria automóvel alemã. Esta exportação tem-se mantido? Como tem corrido o processo? TM: A internacionalização da ENERMETER tem crescido ao longo dos últimos anos, quer na diversidade de países quer na diversidade de produtos. A maioria das vendas continua a ser de sistemas já instalados e validados em Portugal. No entanto, em 2015 desenvolvemos, pela primeira vez, um sistema novo para instalar num fabricante de peças para automóveis fora de Portugal.

“exportamos para os Estados Unidos, China, Malásia, Espanha e Roménia” rr: Foi com esta primeira exportação que iniciaram o vosso processo de internacionalização? Como se encontra delineado e irá passar em que países? TM: Sim, foi com este negócio que iniciamos a nossa internacionalização. Neste

momento exportamos também para os Estados Unidos, China, Malásia, Espanha e Roménia. Penso que o facto de todas as soluções que exportamos serem validadas primeiro em clientes nacionais tem sido crucial para o aumento das exportações da ENERMETER. Estamos, neste momento, a analisar a hipótese de intensificar, a partir de 2017, a nossa presença no mercado norte-americano, quer geograficamente quer na diversidade de produtos.

rr: Entretanto, ao longo dos anos tem internacionalizado outros produtos. Pode indicar quais os mais importantes? TM: Os produtos que assumem maior importância estão ligados ao setor automóvel, nomeadamente sistemas de inspeção de produtos Car Multimedia e de pneus.

“sistema de qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais” rr: Em 2015 juntaram à certificação ISO1:2008 o reconhecimento CMMI DEV nível 2 2. Isto é uma mais-valia para as soluções que comercializam? TM: A ENERMETER tem a certificação ISO 9001:2008 desde 2011 garantindo um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais. Para além desta certificação, o Departamento de visão artificial


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.