Ficha Técnica 7: Circuitos com díodos (Parte 1)

Page 1

artigo tĂŠcnico

Ficha TĂŠcnica 7 Circuitos com dĂ­odos p‰ .q Na presente ďŹ cha tĂŠcnica iniciaremos a anĂĄlise de circuitos com dĂ­odos de junção, nomeadamente os circuitos limitadores e os circuitos de retiďŹ cação, ďŹ ltragem e estabilização.

Os dĂ­odos de junção podem ser divididos, de forma geral, em dĂ­odos retiďŹ cadores, que apresentam uma potĂŞncia nominal superior a 0,5 W e preparados para operar a frequĂŞncias da ordem dos 50 Hz e os dĂ­odos para pequenos sinais, onde a potĂŞncia nominal ĂŠ inferior a 0,5 W e utilizados, tipicamente, a frequĂŞncias de operação superiores a 50 Hz. Na Figura 98 pode ser visualizado o aspeto e cada um dos dĂ­odos referidos.

Figura 99. Sinal de entrada e sinal de saĂ­da do circuito limitador polarizado positivo.

Pela anĂĄlise do circuito podemos observar que, considerando a 2.ÂŞ aproximação, a condução iniciar-se-ĂĄ quando a tensĂŁo de entrada for superior a (VC + 0,7 V). A Figura 100 representa o sinal de entrada e o sinal de saĂ­da do circuito. – Quando VS < (VC + 0,7 V) o dĂ­odo nĂŁo conduz e temos VOUT = VS – Quando VS ≼ (VC + 0,7 V) o dĂ­odo conduz e temos VOUT = (VC + 0,7 V)

electrĂłnica 08 4.Âş Trimestre de 2017

210 132

Paulo Peixoto zÂ?~| + z y> paulo.peixoto@atec.pt

12. Circuitos limitadores

Figura 98. DĂ­odo retiďŹ cador e dĂ­odo para pequenos sinais.

Os circuitos limitadores sĂŁo utilizados para retirar parte do sinal de entrada acima ou abaixo de um nĂ­vel especiďŹ cado. PoderĂĄ ser utilizado para proteção de circuitos ou na formação de um sinal de entrada. Nestes circuitos sĂŁo utilizados dĂ­odos para pequenos sinais.

12.1. Circuito limitador polarizado positivo O nível de limitação de um díodo de junção, considerando um díodo de silício e a 2.ª aproximação na anålise, Ê de 0,7 V. Existe, no entanto, situaçþes onde este nível de limitação do sinal se pretende superior. Para tal, utilizaremos uma fonte de tensão contínua para elevar o nível de limitação desejado. A Figura 99 apresenta um Circuito Limitador Polarizado Positivo. O circuito utiliza a polaridade de uma tensão contínua externa para variar o nível de referência de um circuito limitador positivo. Importante referir que, a tensão contínua externa deverå ser menor que o pico måximo da tensão alternada. A fonte de sinal de entrada apresenta uma tensão VS e uma resistência RS. A fonte de tensão contínua Ê referenciada por VC e a tensão de saída como VOUT.

Figura 100. Sinal de entrada (Ă esquerda) e sinal de saĂ­da (Ă direita) do circuito limitador polarizado positivo.

12.2. Circuito limitador polarizado negativo O circuito da Figura 101 ĂŠ um limitador polarizado negativo, utilizado quando existe a necessidade de limitar negativamente o nĂ­vel do sinal. Comparativamente, ao circuito


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ficha Técnica 7: Circuitos com díodos (Parte 1) by cie - Issuu