O futuro será digital
Siemens, S.A. Tel.: +351 214 178 000 · Fax: +351 214 178 044 www.siemens.pt
Nenhum outro ramo de negócios será tão impactado pela digitalização como a indústria. Nos últimos meses, milhares de conferências, estudos e artigos técnicos em todo o mundo focavam tópicos como Indústria 4.0, a Internet das Coisas (IoT), Internet Industrial, Fabrico Integrado e Empresa Digital, e não é de admirar porque o potencial de processos digitalmente ligados é simplesmente enorme. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey Global Institute, as empresas alemãs esperam ver um aumento de 20% na sua produtividade graças à digitalização dos seus processos. Portanto, não será surpresa nenhuma que, de acordo com os resul-
tados de um inquérito aos associados da Federação Alemã de Engenharia (Verband Deutscher Maschinen – und Anlagenbau – VDMA), mais de metade de toda a indústria alemã de engenharia de construção de máquinas e de instalações fabris já esteja focada no tema da Indústria 4.0. Também o governo dos EUA e as empresas norte-americanas estão muito interessados na chamada tecnologia industrial avançada. A Industrial Internet Consortium (IIC) passou a ser uma associação poderosa que inclui mais de 100 instituições bem conhecidas e influentes de investigação, empresas e universidades – incluindo a Siemens.
PROTEÇÃO CLIMÁTICA E COMPETITIVIDADE Cresce, igualmente, a necessidade de métodos de produção que respeitam o ambiente – as discussões na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas em Paris, em dezembro de 2015, são prova disso. Precisamente nesta altura, fábricas em Pequim tiveram de suspender ou reduzir a produção devido a alertas de poluição atmosférica (smog), e metade de toda a frota de carros foi temporariamente banida de circular. Governos de todo o mundo emitiram ambiciosas metas de proteção climática, as quais só podem ser alcançadas com a cooperação da indústria, no entanto, a indústria está sob uma enorme pressão concorrencial. Os clientes estão cada vez mais exigentes, e a qualificação dos trabalhadores tem de ser cada vez maior. O objetivo é oferecer produtos customizados a preços de produção em massa, reduzir o tempo de disponibilização no
robótica
132
case study
As soluções da Digital Enterprise (Fábrica Digital) permitem às empresas otimizar todas as etapas da cadeia de valor, desde a ideia inicial até ao produto acabado. O uso inteligente de hardware, software e automação será o fator que decide o futuro das empresas industriais.
Produção & Fabrico
25 %
Mudança Digital A indústria está à beira da Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. As tecnologias digitais estão a mudar o desenvolvimento e os processos de produção, bem como os serviços.
44 ZB
Concorrência de mercado: O ciclo de vida dos produtos diminuiu em 25% – sendo necessário aumentar a velocidade de desenvolvimento e de lançamento de novos produtos.
50 %
Primazia no mercado: Com a ajuda de soluções de software da Siemens Digital Enterprise o tempo de colocação de um produto no mercado diminuirá em até 50%.
52 %
Uma interligação que terá consequências: A digitalização implica mudanças significativas para a indústria – esta é a expetativa de 52% de CEO’s em todo o mundo quando falam das suas indústrias.
Big data¹: Em 2020, o volume de dados em todo o mundo atingirá 44 zettabytes – dos quais 10% dever-se-ão à Internet das Coisas, que é o fundamento de Indústria 4.0.
14,5 mil milhões Volume de vendas com ships de² RFID: Espera-se que até 2020 o volume de vendas com chips de identificação por radiofrequência RFID chegará a 14,5 mil milhões de dólares e formarão a base para as redes de comunicação nas fábricas digitais.
30 %
Eficiência de custos: O portal TIA da Siemens constitui a base para as soluções de automação integradas da fábrica Digital, reduzindo a complexidade dos processos e economizando até 30% dos custos de engenharia.
© Siemens AG
25 %
70 %
Devoradores de energia: A indústria consome 25% da energia mundial. Planeamento virtual e desenvolvimento ajudarão a aumentar a produtividade para economizar tanto recursos como energia
Eficiência energética: O maior consumidor de energia elétrica nas instalações industriais são os sistemas de acionamento. Motores de velocidade variável permitem economizar até 70%. Fontes: Siemens AG, ¹ IDC, ² Statista