artigo tĂŠcnico
O que ĂŠ um dĂodo retificador? O dĂodo retiďŹ cador ĂŠ um componente semicondutor, constituĂdo por uma junção PN. Este ĂŠ um dos componentes mais utilizados na eletrĂłnica.
Em polarização inversa, com o aumento da tensĂŁo da fonte, veriďŹ camos que a corrente elĂŠtrica se mantĂŠm praticamente nula atĂŠ que seja atingida a tensĂŁo de rutura (variĂĄvel de dĂodo para dĂodo). Quando esta tensĂŁo ĂŠ atingida, dĂĄ-se a rutura do componente. Nota importante Na escolha de um dĂodo ĂŠ muito importante ter em conta a tensĂŁo de rutura do dĂodo, de forma que a tensĂŁo inversa que lhe serĂĄ aplicada nunca exceda 1/3 do seu valor, de forma a evitar danos posteriores.
Quando ĂŠ polarizado diretamente, o dĂodo retiďŹ cador apresenta uma resistĂŞncia elĂŠtrica baixa, entrando facilmente Ă condução. Por outro lado, quando polarizado inversamente, a sua resistĂŞncia elĂŠtrica ĂŠ muito elevada, ďŹ cando o dĂodo retiďŹ cador ao corte. Assim, o dĂodo retiďŹ cador conduz facilmente a corrente elĂŠtrica, quando polarizado diretamente, e impede praticamente a sua passagem, quando polarizado inversamente.
Tabela 1. CaraterĂsticas do dĂodo retiďŹ cador.
ID
CORRENTE DIRETA
IDMĂ X.
Corrente direta mĂĄxima que o dĂodo suporta
UD
TensĂŁo direta
URMĂ X.
TensĂŁo mĂĄxima aplicada em sentido inverso
URRM
TensĂŁo inversa mĂĄxima de pico repetitivo
IDRM
Corrente direta mĂĄxima de pico repetitivo
Na escolha do dĂodo retiďŹ cador a utilizar, deve sempre consultar a folha de dados do componente, que nos fornece informaçþes sobre todas as caraterĂsticas do mesmo.
Figura 1. Curva caraterĂstica do dĂodo retiďŹ cador.
Da anĂĄlise da curva caraterĂstica, podemos concluir o seguinte: Em polarização direta, com o aumento da tensĂŁo da fonte, veriďŹ camos que a corrente elĂŠtrica ĂŠ muito baixa atĂŠ um determinado valor de tensĂŁo – tensĂŁo de arranque ou tensĂŁo de joelho (≈ 0,6 V a 0,7 V em dĂodos de silĂcio ou 0,2 V a 0,3 V em dĂodos de germânio). A partir destes valores, ĂŠ vencida a barreira de potencial do dĂodo e veriďŹ case um aumento brusco da corrente elĂŠtrica, mantendo-se praticamente constante, a tensĂŁo elĂŠtrica aos terminais do dĂodo.
Figura 2. Datasheet de dĂodo retiďŹ cador 1N4007.
Simbologia do dĂodo retificador A Figura seguinte mostra-nos a simbologia do dĂodo retiďŹ cador.
Figura 3. Simbologia do dĂodo retiďŹ cador.
electrĂłnica 05 1.Âş Trimestre de 2017
A Figura 1 mostra-nos a curva caraterĂstica do dĂodo retiďŹ cador. Esta curva mostra-nos o funcionamento do dĂodo retiďŹ cador em polarização direta e em polarização inversa.
O dĂodo retiďŹ cador ĂŠ caraterizado por algumas caraterĂsticas de funcionamento, tais como:
210 131
Curva caraterĂstica do dĂodo retificador
CaraterĂsticas do dĂodo retificador
Paula Domingues Formadora nas ĂĄreas de EletrĂłnica, pauladomingues47@gmail.com
Como funciona?
artigo técnico
Retificação de onda completa A retificação de onda completa pode ser feita através da aplicação de uma ponte retificadora, através de 4 díodos ou através de 2 díodos e transformador de ponto intermédio.
Tabela 5. Retificação de onda completa.
RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA Vin
Vef. =
Vmáx √2
Vméd = 0,637 x Vmáx
Vout
Vef. =
Vméd.=
Vmáx √2 2 xVmáx ∏
= 0,637 x Vmáx Vmáx = Vef. x √2 Figura 9. Tipos de retificação de onda completa.
Vmáx = Vef. x √2
Nota importante Os aparelhos de corrente contínua medem o valor
Na retificação de onda completa, a carga será alimentada sempre no mesmo sentido. A ponte de Graetz, com 4 díodos retificadores, é utilizada frequentemente, uma vez que tem a vantagem de não precisar de um transformador de ponto intermédio, o que torna mais barato o circuito. A Tabela 5 dá-nos o formulário necessário ao cálculo das tensões de entrada (Vin) e de saída (Vout) do circuito de retificação de onda completa.
aritmético médio, os aparelhos de corrente alternada só medem valores eficazes corretos quando estão em presença de grandezas alternadas. Os valores máximos poderão ser calculados através das expressões matemáticas ou medidos através do osciloscópio.
electrónica 05 1.º Trimestre de 2017
210 134
Retificação de onda completa com 2 díodos e transformador de ponto intermédio
Figura 11. Retificação de onda completa com dois díodos Figura 10. Retificação de onda completa com 2 díodos e transformador de ponto intermédio.
e transformador de ponto intermédio.
Retificação de onda completa com 4 díodos em ponte de Graetz
Figura 13. Retificação de onda completa com 4 díodos Figura 12. Retificação de onda completa com 4 díodos em ponte de Graetz.
em ponte de Graetz.