Ficha Técnica 6: Semicondutores e díodos de junção (Parte 1)

Page 1

artigo tĂŠcnico

Ficha TĂŠcnica 6 Semicondutores e dĂ­odos de junção p‰ .q

electrĂłnica 06 2.Âş Trimestre de 2017

210 130

Paulo Peixoto zÂ?~| + z y> paulo.peixoto@atec.pt

As ďŹ chas tĂŠcnicas anteriores abordaram os princĂ­pios essenciais da eletricidade, com a anĂĄlise dos elementos elĂŠtricos fundamentais: a resistĂŞncia, a bobina e o condensador, como uma introdução ao estudo da eletrĂłnica que se inicia na presente ďŹ cha tĂŠcnica.

8. Introdução aos semicondutores Os materiais podem ser caraterizados como isolantes, quando não conduzem a corrente elÊtrica, por exemplo a borracha e a cerâmica; como condutores, quando conduzem facilmente a corrente elÊtrica que por eles circula, por exemplo o cobre; e como semicondutores que assumem caraterísticas entre os materiais isolantes e os materiais condutores. (a)

(b)

construção de alguns dos mais importantes componentes eletrĂłnicos, como por exemplo os dĂ­odos, transĂ­stores e circuitos integrados ilustrados na Figura 69. Os dispositivos semicondutores sĂŁo extremamente pequenos, bastante leves, com consumos de potĂŞncia muito baixos e com alta eďŹ ciĂŞncia e segurança. Com a evolução tecnolĂłgica obtĂŠm-se uma maior capacidade de integração, conseguindo-se colocar num Ăşnico circuito integrado milhares de componentes que podem ser dĂ­odos, transĂ­stores, resistĂŞncias ou condensadores. SĂŁo tambĂŠm vantagens a capacidade de operação a tensĂľes reduzidas, na ordem de 1 a 25 Volts, a sua reduzida dimensĂŁo, a sua robustez, bem como o menor custo, devido Ă possibilidade de produção em sĂŠrie. A principal desvantagem ĂŠ a sua alterabilidade com a temperatura, deteriorando-se se for ultrapassado o limite da sua potĂŞncia.

8.1. Estrutura do ĂĄtomo Para um melhor entendimento dos tĂłpicos seguintes faremos uma pequena abordagem Ă estrutura do ĂĄtomo. O ĂĄtomo ĂŠ constituĂ­do por um nĂşcleo, onde se encontram dois tipos de partĂ­culas: os protĂľes, cuja carga ĂŠ positiva, e os neutrĂľes que nĂŁo apresentam carga elĂŠtrica. Gravitando Ă volta desse nĂşcleo, em orbitas deďŹ nidas, existem partĂ­culas cuja carga elĂŠtrica ĂŠ negativa, chamadas eletrĂľes. No estado normal, o ĂĄtomo ĂŠ constituĂ­do pelo mesmo nĂşmero de protĂľes e eletrĂľes. Como a carga elĂŠtrica do protĂŁo ĂŠ igual Ă do eletrĂŁo, embora uma seja positiva e a outra negativa, o ĂĄtomo nĂŁo apresenta carga elĂŠtrica, ou seja, ĂŠ eletricamente neutro.

(c)

Figura 69. Exemplos de componentes semicondutores: a) DĂ­odo retiďŹ cador (Fonte da Figura: www.fairchildsemi. com/datasheets/1N/1N4007.pdf ) b) TransĂ­stor de junção bipolar (Fonte da Figura: www. fairchildsemi.com/datasheets/BC/BC547.pdf ) c) Circuito integrado - AmpliďŹ cador operacional (Fonte da Figura: http://pt.rs-online.com)

Figura 70. Constituição do åtomo.

Os materiais semicondutores mais usados sĂŁo o germânio (Ge) e o silĂ­cio (Si). O germânio ĂŠ um elemento frĂĄgil de cor branco-acinzentada. O silĂ­cio ĂŠ um elemento nĂŁo metĂĄlico, abundante na natureza, na areia, quartzo ou cristais, de cor branca e, algumas vezes, como diĂłxido de silĂ­cio, tambĂŠm designado por sĂ­lica. Os semicondutores servem, fundamentalmente, como materiais bĂĄsicos Ă

A indicação do N.Âş de protĂľes ĂŠ dada pelo N.Âş atĂłmico do elemento. A massa do ĂĄtomo ĂŠ dada pela soma do nĂşmero de protĂľes e do nĂşmero de neutrĂľes. Um ĂĄtomo em equilĂ­brio possui uma certa quantidade de energia que ĂŠ igual Ă soma das energias dos seus eletrĂľes. Os eletrĂľes, por sua vez, possuem energias diferentes chamadas de nĂ­veis de energia, que podem ser equiparados a degraus, desigualmente distanciados, sendo dois degraus consecutivos cada vez mais prĂłximos Ă medida que aumenta o nĂ­vel de energia e, consequentemente, a energia que lhes corresponde. Ă€ medida que nos afastamos do nĂşcleo, os eletrĂľes ďŹ cam cada vez menos atraĂ­dos por ele. Os eletrĂľes situados na camada mais externa sĂŁo denominados de eletrĂľes de valĂŞncia.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.