artigo tĂŠcnico
Fonte de Alimentação
Figura 3. RetiďŹ cação.
Paula Domingues Formadora nas åreas de Eletrónica, � yY $ z y> | ´ ‚~ ‰ + ž pauladomingues47@gmail.com
Sendo os componentes semicondutores, polarizados, estes necessitam, geralmente, de ser alimentados por uma tensĂŁo contĂnua. Uma vez que a nossa rede elĂŠtrica fornece uma tensĂŁo monofĂĄsica de 230 V alternados, torna-se assim necessĂĄrio, converter esta tensĂŁo alternada da rede elĂŠtrica, numa tensĂŁo contĂnua. Surge entĂŁo, a importância da fonte de alimentação. Para construir uma fonte de alimentação primĂĄria sĂŁo necessĂĄrias vĂĄrias etapas. O primeiro estĂĄgio da fonte de alimentação ĂŠ constituĂdo por um transformador, que reduz a tensĂŁo de entrada. No segundo estĂĄgio ĂŠ feita uma retiďŹ cação do sinal alternado, usando um circuito com dĂodos. No terceiro estĂĄgio, o circuito de ďŹ ltro, normalmente capacitivo, transforma a tensĂŁo contĂnua pulsante, em contĂnua pura. No quarto e Ăşltimo estĂĄgio ĂŠ feita a estabilização da tensĂŁo de saĂda, atravĂŠs, por exemplo, de um regulador de tensĂŁo.
Figura 1. Diagrama de blocos de uma fonte de alimentação regulada.
210 129
Etapa 1 – A Transformação
Figura 2. Transformação.
Nesta etapa ĂŠ utilizado um transformador abaixador, que baixa a tensĂŁo da rede elĂŠtrica. No enrolamento primĂĄrio do transformador entra um sinal alternado, sinusoidal, com uma tensĂŁo eďŹ caz de 230 V. No enrolamento do secundĂĄrio do transformador, sai uma tensĂŁo alternada, com um valor eďŹ caz mais baixo (ex: 9 V, 12 V, 14 V, 18 V,‌). Recorda que o transformador abaixador ĂŠ um dispositivo que transforma uma tensĂŁo alternada sinusoidal numa outra tensĂŁo alternada sinusoidal, com a mesma frequĂŞncia, mas com uma tensĂŁo menor (porque ĂŠ abaixador). AlĂŠm de manter constante a frequĂŞncia do sinal, o transformador tambĂŠm isola o circuito da tensĂŁo da rede elĂŠtrica. O objetivo desta primeira etapa ĂŠ adequar o nĂvel de tensĂŁo alternada da rede, a um nĂvel de tensĂŁo que seja desejĂĄvel.
Etapa 2 – Retificação A retiďŹ cação transforma uma Corrente Alternada, bidirecional, numa corrente unidirecional, ou seja, com um sĂł sentido. Recorda que a retiďŹ cação poderĂĄ ser feita com: – 1 dĂodo – RetiďŹ cação de meia-onda; – 2 dĂodos e transformador de ponto intermĂŠdio; – 4 dĂodos; – Ponte retiďŹ cadora.
Figura 5. RetiďŹ cação de onda completa.
O objetivo desta etapa ĂŠ transformar uma tensĂŁo alternada, com dois sentidos, numa tensĂŁo unidirecional, com um sentido apenas, embora ainda nĂŁo seja uma tensĂŁo contĂnua.
electrĂłnica 08 4.Âş Trimestre de 2017
Figura 4. RetiďŹ cação de meia onda.