Advanced Shielding Technology

Page 1

Advanced Shielding Technology

Phoenix Contact, S.A. Tel.: +351 219 112 760 · Fax: +351 219 112 769 www.phoenixcontact.pt

Manuel Rüter, Product Manager for Passive Network Components Francisco Mendes, Gestor de Produto

Com a massificação da utilização dos conetores circulares M8 e M12 na automação industrial, os requisitos da respetiva blindagem aumentaram significativamente. Novas aplicações exigem uma nova dimensão na blindagem dos cabos e conetores. A Advanced Shielding Technology (AST) da Phoenix Contact vem responder a esta necessidade através da utilização de técnicas de injeção de plástico e metal. A cravação tradicional da blindagem ao conetor já não garante uma instalação sem problemas e será brevemente algo do passado.

robótica

128

informação técnico-comercial

Nova tecnologia inovadora para a blindagem de conetores circulares M8 e M12 – AST.

Figura 1. Plástico, metal, plástico – proteção total – a Advanced Shielding Technology garante a transmissão de dados, sinais, e energia sem interrupções ou interferências.

CONCEITO INOVADOR PARA A BLINDAGEM DO CONETOR PARA SENSORES/ATUADORES De mãos dadas com o aumento da automação industrial estão os requisitos da blindagem dos cabos e conetores M8 e M12 em ambientes com IP elevado. Este facto é válido para as propriedades de transmissão, robustez mecânica ou requisitos específicos da aplicação. Exemplos disso são a implementação de novas codificações da face do conetor como a codificação X para M12 (transmissão de dados até 10 Gbps) e a miniaturização do conetor M8 com codificação D, que são relativamente recentes no mercado. Além de novas geometrias de contactos e faces do conetor, a tecnologia de fabrico também necessita de evoluir. Aqui, a AST da Phoenix Contact não é apenas um passo evolucionário, mas uma revolução

na tecnologia de blindagem entre o conetor e a malha do cabo para M8 e M12. O método convencional, cravação da malha ao corpo do conetor através de uma manga, tem sido continuamente melhorado ao longo dos anos. A sua sofisticação e otimização de fabrico aliada à procura de materiais que produzam melhores resultados assim o comprovam. No entanto, todas estas melhorias não são suficientes para acompanhar a evolução da automação industrial. O desafio já não passa por melhorias de processo ou outras, mas na introdução de um novo método de fabrico que realmente produza uma ligação de blindagem entre o conetor circular e a malha do cabo que seja robusta tanto mecânica como eletricamente, ultrapassando as fraquezas conhecidas do método convencional.

PARTICULARMENTE INDICADA PARA AMBIENTES AGRESSIVOS Tanto nas aplicações com calha articulada, em ambientes extremos ou na robótica, os padrões de robustez mecânica e elétrica estão a aumentar de exigência no que toca aos conetores industrias estandardizados. É aqui que a nova tecnologia AST traz respostas. A pré-moldagem de plástico entre o cabo e o conetor protege os condutores e dota a ligação de robustez mecânica, impedindo a entrada de humidade na ligação dos condutores aos contactos metálicos. O salto quântico desta tecnologia em relação às atuais, ou seja, a inovação está no passo de fabrico seguinte. O segundo passo, a injeção de uma liga especial de estanho produz uma ligação entre a malha do cabo e o corpo do conector circular sem paralelo. Esta é uma ligação a 360°, envolvendo e protegendo a injeção de plástico anterior. A ligação elétrica resultante é capaz de suportar correntes até 20 kA, como as geradas por descargas atmosféricas. Isto significa que conetores e cabos M12 ou M8 com tecnologia AST podem ser utilizados diretamente no exterior, por exemplo, em turbinas eólicas (Figura 2).

Figura 2. A Advanced Shielding Technology suporta correntes de pico até 20 kA, sendo aplicável em condições extremas como em parques eólicos offshore.

A resiliência melhorada da blindagem amplia a aplicação de cabos e conetores blindados em aplicações que envolvam vibrações ou movimentos repetitivos como os da robótica. Essas aplicações exigem soluções que não são apenas adequadas para aplicações de calha


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.