respostas definitivas a 6 mitos sobre energia renovável

Page 1

vozes de mercado

respostas definitivas a 6 mitos sobre energia renovável O tema da energia renovável tem sido afetado por rumores persistentes que não correspondem à verdade.Vamos enumerar 6 dos mais comuns e tentar desmistificar todas as ideias que os acompanham.

José Fernandes Responsável Energy-Automation Schneider Electric Portugal

1. A energia renovável é mais cara Na verdade, as energias renováveis estão a tornar-se, rapidamente, numa das fontes de eletricidade mais económicas e abundantes. Em 2017, 95% da nova capacidade de eletricidade adicionada à rede dos Estados Unidos da América foi renovável e, a nível global, a energia solar fotovoltaica foi a fonte de eletricidade que cresceu de forma mais rápida. Atualmente, a energia solar já é mais barata do que os combustíveis fósseis em cerca de 60 países em desenvolvimento. No início deste ano, a IRENA (Agência Internacional das Energias Renováveis) reportou que é esperado que, em 2020, a energia solar e a energia eólica sejam as fontes de energia mais económicas, em todos os lugares. 2. A energia renovável mata aves Um dos mitos mais comuns sobre as energias renováveis é que a produção de energia limpa mata pássaros. E, ainda que seja verdade que as turbinas causam a morte de aves, os parques eólicos têm uma das taxas mais baixas de impacto em aves (e outros animais), quando estabelecemos uma comparação com qualquer outra forma de produção de energia. É, também, importante realçar o facto que representa uma ameaça muito maior para todas as espécies: o aquecimento global, resultado do efeito de estufa, que por sua vez é causado pelo excesso de emissões poluentes. O aumento das temperaturas causa alterações nas migrações das aves e nos seus padrões reprodutivos, além de afetar os seus habitats, fontes de água e alimento e os locais de nidificação. Na Europa, o clima mais quente é responsável pelo declínio de 92 espécies de aves, enquanto na América do Norte, 314 espécies estão em perigo.

10

As centrais eólicas são bastante eficientes no que respeita à área ocupada, tendo em conta a sua dimensão. Em média, estas centrais deixam até 98% da terra intacta, pelo que esta pode ser utilizada na agricultura ou pastorícia. 3. As energias renováveis ocupam uma enorme área do solo É verdade que as energias renováveis exigem recursos naturais. Os metais e outros minerais têm de ser extraídos ou reutilizados para a construção de turbinas, painéis solares e infraestruturas. É necessário instalar as linhas de transmissão. E, em última análise, as centrais eólicas ou solares necessitam de terrenos onde possam ser instaladas. Mas que área ocupam? As centrais eólicas são bastante eficientes no que respeita à área ocupada, tendo em conta a sua dimensão. Em média, estas centrais deixam até 98% da terra intacta, pelo que esta pode ser utilizada na agricultura ou pastorícia. Para os proprietários dos terrenos que alugam as suas terras às empresas de produção de energia eólica, esta corresponde a uma fonte adicional de rendimento, o que estabiliza as propriedades rurais e permite preservar um modo de vida que existe há gerações. 4. As energias renováveis não podem garantir o fornecimento de todas as nossas necessidades de energia Um artigo científico publicado na revista Energy and Environmental Science, em 2018, indica que os EUA poderão chegar aos 80% de penetração no que respeita ao fornecimento de energia eólica e solar, podendo este valor atingir os 90%. Estas fontes de energia, complementadas com outras fontes de energia renováveis, como a energia hidroelétrica, os biocombustíveis, a energia armazenada e a produção em resposta da procura, poderão suprimir 100% ou mais das necessidades. A investigação realizada pelo laboratório norte-americano de energias renováveis NREL concluiu que os EUA poderão atingir um nível de penetração de energias renováveis de 80% em 2050, com a procura de eletricidade satisfeita 24 horas por dia, 7 dias por semana. Muitos países já lideram esta tendência. A Suécia estabeleceu um objetivo de 100% em energias renováveis. A Costa Rica consegue regularmente produzir 90% da sua eletricidade a partir de recursos renováveis. A Alemanha há muito que se destaca pela sua elevada percentagem de penetração de energias renováveis, sendo a produção eólica e solar responsável por responder até 78% da procura.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.