125
reportagem
Schneider Electric promove Digital Industry Days texto e fotos por André Manuel Mendes
Transformação digital da indústria, Industrial Internet of Things (IIoT), novas tendências e exigências do mercado. Foram estas as temáticas que deram o mote para o desenvolvimento dos Digital Industry Days da Schneider Electric. No decorrer dos dias 2 e 3 de maio de 2018 a inovação e a digitalização da indústria tiveram lugar de destaque na Aveiro Expo, centro de exposições que albergou duas centenas e meia de participantes para debater os temas mais prementes para o futuro e evolução da indústria. Destinado a clientes finais, industriais, integradores de sistemas, fabricantes de máquinas, instaladores, outros clientes ligados ao setor da Indústria e estudantes, os Digital Industry Days da Schneider Electric tiveram como propósito a promoção de um conjunto de sessões sobre diversos temas associados à transformação digital da indústria, à IIoT e às novas tendências e exigências do mercado. Estas sessões contaram com a participação e a perspetiva de oradores de diversas entidades, além da Schneider Electric, incluindo o testemunho de empresas do setor. O evento permitiu ainda a partilha de experiências entre profissionais do setor da indústria e a apresentação de soluções e tecnologias conetadas e inovadoras.
Para além das sessões, todos os presentes tiveram a oportunidade de visitar o Marketplace da Schneider Electric, um espaço de exposição de soluções com mais de 350 m2 onde se apresentaram soluções IoT conetadas e preparadas para o futuro, maquetes dinâmicas (de Impressão 3D, de variação de velocidade, entre outras) e ferramentas digitais inovadoras que respondem aos novos desafios impostos pelo setor da indústria.
FALAR SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA Digitalização, competitividade, serviços digitais, integração de sistemas, transformação digital, EcoStruxure. Estes foram alguns dos pontos abordados nas intervenções promovidas pela Schneider Electric nos Digital Industry Days, que na cidade de Aveiro contaram com intervenções de diversos especialistas da área como José Andrade (INESC TEC/ FEUP), Rui Monteiro (Schneider Electric), Pilar Noya (Schneider Electric), Eduardo Teiga (CUF), Nicolas Windpassinger (Schneider Electric), Francisco Freitas (INEGI) e Tiago Faro (ADIRA). Com o objetivo de partilhar e dar a conhecer mais sobre o que são os conceitos sobre esta nomenclatura da ”transformação digital”, fizeram parte do Digital Industry Days da Schneider Electric uma série de
www.oelectricista.pt o electricista 64
apresentações e casos práticos sobre os conceitos apresentados. Para falar sobre digitalização e competitividade nas empresas, José Andrade, em representação do INESC TEC/FEUP, subiu a palco com o intuito de explicar um conjunto de ideias assentes em inovação. Sendo que a economia europeia se encontra em grande parte assente na indústria, a Europa, para se tornar mais competitiva em relação aos mercados com o médio oriente, teve a necessidade de apostar em novos produtos, com maior valor acrescentado, maior customização, resposta cada vez mais rápida, flexível, com qualidade, eficiência e eficácia em termos ambientais.