Pinças de vácuo na automação industrial

Page 1

TME - Transfer Multisort Elektronik Tel.: +351 308 805 060 portugal@tme.eu · www.tme.eu

Frequentemente, durante o processo de produção, um objeto ou parte dele deve ser movido de um lugar para outro ou retido. Por exemplo, durante a montagem automática de dispositivos eletrónicos, os componentes devem ser retirados de uma bandeja e colocados na placa de circuito. Pode imaginar outras situações semelhantes. Uma pinça mecânica pode ser usada para mover objetos de um lugar para outro, mas este é um método bastante difícil, não universal e adequado a um processo específico, porque deve medir a força com que se comprime o objeto transferido. Esta imitação da natureza não é fácil e é por isso que, em muitos processos, é utilizado um método muito mais simples, que tem muitas mais vantagens: a aspiração do objeto através de vácuo. As suas características mais importantes incluem a escalabilidade e facilidade de utilização.

robótica

124

informação técnico-comercial

Pinças de vácuo na automação industrial

Certamente, todos, mesmo as pessoas que não lidam diariamente com automação industrial, intuitivamente entendem qual é a função do vácuo na captura de objetos. Uma máquina que utiliza este método opera um braço com uma ponta adequada e adaptada (ou um adaptador com várias pontas) através do qual se faz a sucção do ar. A esta função chama-se ventosa. A “sucção” é causada pelo vácuo obtido através de uma bomba, e controlada por uma válvula que se abre, quando a ventosa entra em contato com o objeto. O vácuo por trás da ventosa tenta atrair, de alguma forma, o objeto através dele, que não o consegue fazer, devido ao seu tamanho. Nesta situação, o objeto comportar-se-á como uma rolha presa, em vez do efeito de vácuo. Este método de fixação de objetos pode ser utilizado de muitas formas, porque a força com que se agarra o objeto, depende do valor do vácuo e da área de superfície em que atua. Portanto, a força pode ser alterada, escolhendo os parâmetros abaixo enumerados. As pinças de vácuo são mais fáceis de utilizar, quando se movem objetos com uma superfície

grande e plana, garantindo uma boa aderência na ponta. As dificuldades surgem quando o objeto tem uma forma complicada e é pesado. Nesse caso, deverá fazer uma ventosa especial, ou uma cabeça que tenha muitas ventosas. O método de vácuo é universal, adequado para múltiplos objetos, independentemente dos materiais de que sejam fabricados. É importante salientar que não afeta as propriedades dos objetos em movimento, ao contrário, por exemplo, das pinças magnéticas, que podem causar magnetização secundária de objetos metálicos. O método de vácuo tem duas vantagens, que já foram mencionadas na introdução. Primeiro, é fácil de utilizar e de entender o princípio da operação. Por tal motivo, não causará problemas para o fabricante de máquinas ou serviços de manutenção. Em segundo, é facilmente escalável. Ou seja, pode ser usado para transportar objetos pequenos, como engrenagens de relógio ou componentes eletrónicos SMD, ou objetos grandes, como peças dobradas em correias para veículos, placas, painéis de instrumentos ou componentes de móveis.

Um dos maiores fabricantes de acessórios para braçadeiras a vácuo é a empresa Schmalz, originária da Alemanha. A sua ampla gama de automação inclui todos os componentes necessários para fabricar uma pinça. Fazer uma pinça, embora pareça fácil, pode apresentar alguns desafios. É por isso que a Schmalz oferece assistência na seleção dos componentes adequados às suas necessidades e, até mesmo, em projetos de sistemas de vácuo, do tipo chave na mão. De grande importância é o facto da empresa ter adquirido direta ou indiretamente o conhecimento, com base em um grande número de aplicações, implementadas por clientes de vários setores e utilizadas para manipular objetos feitos de vários tipos de materiais. O foco constante no cliente, a inovação, a excelente qualidade do produto, e a competência abrangente em consultoria fazem da Schmalz um líder de mercado, no campo da automação a vácuo. Na sede da empresa na Alemanha, e em 19 fábricas, cerca de 1500 funcionários fabricam componentes para pinças de vácuo, incluindo componentes para guindastes operados manualmente, e para madeira ou metal durante o processamento. A oferta da empresa inclui tudo o que garanta a construção de uma pinça de vácuo eficaz. A qualidade do produto e a forma como a empresa opera são atestadas por vários certificados, nos quais se incluem: DIN ISO 9001 (gestão da qualidade) desde 1994, DIN ISO 14001 (gestão ambiental) desde 1997, DIN ISO 50001 (gestão de energia) desde 2012.

VENTOSAS A ventosa é um dos elementos mais importantes de uma pinça de vácuo e, ao mesmo tempo, o seu componente mais delicado e vulnerável. A sua tarefa é garantir um contacto suficientemente firme com o objeto, e suportá-lo durante a manipulação a vácuo. Os danos geralmente ocorrem quando as pinças estão em contacto direto com o objeto


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.