Ficha Técnica 6: Semicondutores e díodos de junção - Parte 2

Page 1

artigo tĂŠcnico

Ficha TĂŠcnica 6 Semicondutores e dĂ­odos de junção p‰ /q ApĂłs a introdução aos semicondutores e ao estudo das caraterĂ­sticas fundamentais dos dĂ­odos de junção, serĂĄ iniciada a anĂĄlise, na presente ďŹ cha tĂŠcnica, dos circuitos caraterĂ­sticos de utilização deste componente eletrĂłnico.

Iremos analisar as caraterísticas mais importantes na seleção deste tipo de componente eletrónico, nomeadamente: a tensão inversa, a corrente direta måxima, a queda de tensão direta e a corrente direta måxima.

Para a correta utilização de qualquer componente eletrĂłnico serĂĄ fundamental analisar as suas caraterĂ­sticas tĂŠcnicas e os seus limites de funcionamento como por exemplo, a Corrente ContĂ­nua direta mĂĄxima ou a potĂŞncia de dissipação. Para esta anĂĄlise os fabricantes fornecem a folha de dados do componente, em inglĂŞs por Data Sheet, onde se especiďŹ cam determinadas propriedades, comportamentos, grĂĄďŹ cos e todas as informaçþes relevantes ao funcionamento do componente electrĂłnico. SerĂĄ analisado de seguida o dĂ­odo retiďŹ cador da sĂŠrie 1N4000 (1N4001 a 1N4007). Existem diversos fabricantes deste componente, utilizaremos a folha de dados do fabricante WTE (Won-Top Electronics) disponĂ­vel em: www.wontop.com/uploadďŹ les/56/sort_excel/pdf/1n4001.pdf

TensĂŁo inversa de disrupção A folha de dados refere-se um dĂ­odo retiďŹ cador usado nas fontes de alimentação (circuitos que convertem tensĂŁo alternada em tensĂŁo contĂ­nua e que serĂŁo analisadas em futuras ďŹ chas tĂŠcnicas). Tomemos como exemplo o dĂ­odo 1N4001: Tabela 13. TensĂŁo inversa de disrupção num dĂ­odo 1N4001 (Fonte da ďŹ gura: www.wontop.com).

120 210

Paulo Peixoto zÂ?~| + z y> paulo.peixoto@atec.pt

10. AnĂĄlise das caraterĂ­sticas tĂŠcnicas de um dĂ­odo

electrĂłnica 07 3.Âş Trimestre de 2017

CARATERĂ?STICA

SĂ?MBOLO

DĂ?ODO 1N4001

VRRM

50 V

VRWN

50 V

VR

50 V

TensĂŁo inversa de pico repetitivo Peak Repetitive Reverse Voltage

TensĂŁo inversa de pico operativo Working Peak Reverse Voltage

TensĂŁo de bloqueio em corrente Figura 88. Folha de dados do dĂ­odo retiďŹ cador 1N4001-1N4007 (Fonte da ďŹ gura: www.wontop.com).

contĂ­nua DC Blocking Voltage

A Figura 89 representa as estipulaçþes mĂĄximas e caraterĂ­sticas elĂŠtricas do dĂ­odo retiďŹ cador considerando uma temperatura ambiente de 25°C.

Figura 89. Estipulaçþes mĂĄximas e caraterĂ­sticas elĂŠtricas do dĂ­odo retiďŹ cador 1N4001-1N4007 (Fonte da ďŹ gura: www.wontop.com).

As caraterĂ­sticas de tensĂŁo apresentadas especiďŹ cam a destruição do dĂ­odo sob determinadas condiçþes de operação. A caraterĂ­stica mais relevante ĂŠ a tensĂŁo de disrupção do dĂ­odo que ĂŠ de 50 V, independentemente de como se utiliza. Esta disrupção ocorre porque no dĂ­odo surge uma avalanche quando subitamente aparece uma grande quantidade de portadores na camada de depleção. No 1N4001 a tensĂŁo inversa de 50 V representa um nĂ­vel destruidor para as caraterĂ­sticas do dĂ­odo, que os projetistas evitam atingir em todas as condiçþes de operação, por isso considera um certo fator de


artigo técnico

gura 95 representa o esquema equivalente pela 3.ª aproximação (linearização da caraterística direta do díodo).

Utilizaremos ainda a Lei das malhas para obter uma equação que relaciona a tensão no díodo com a sua corrente. Esta equação corresponde à equação de uma reta e denomina-se de reta de carga do circuito. O ponto de interseção desta reta com a curva caraterística do díodo origina o chamado ponto de funcionamento estático (PFE) ou ponto quiescente (Q). A equação das malhas aplicada ao circuito resulta em:

Figura 95. Circuito equivalente utilizando a linearização pela 3.ª aproximação.

- UF + R . ID + UD = 0 ļ ID = Para o cálculo da corrente no circuito aplicaremos a Lei de Kirchhoff (Lei das malhas). Considerando o sentido dos ponteiros do relógio teremos: - UF + Uγ + RV . I + RL . I = 0 ļ I =

UF - Uγ RV + RL

=

10 - 0,7 0,03 + 10

= 0,927 mA

A tensão aos terminais da resistência de carga será dada por: URL= UF - Uγ - RV · I = 10 – 0,7 – 0,03·0,927 = = 9,27 V

ļ ID =

1 R

. UD -

UF - UD. R

ļ

UF R

Para a obtenção da reta de carga serão necessários 2 pontos, um no eixo das abcissas e outro no eixo das ordenadas. Faremos ID = 0 e obtemos o resultado para UD e, posteriormente faremos UD = 0 e determinamos ID. Para ID = 0 obtemos que UD = UF : . UD -

UF ļ R

A análise de um circuito eletrónico que integre um díodo de junção torna-se facilitada se utilizarmos a análise da reta de carga. Iremos utilizar o circuito da Figura 96 para fazer esta análise.

0= 1 R

. UD -

UF ļ UD= UF R

Figura 96. Determinação da reta de carga do circuito.

UF ļ R

ID =

1 R

ID =

U 1 . 0 - UF ļ ID = F R R R

. UD -

A Figura 97 representa a reta de carga do circuito e a identificação da tensão aos terminais do díodo UD0 (o índice “0” corresponde ao ponto de funcionamento) e a corrente elétrica que o percorre ID0.

Referências bibliográficas –

A. Silva Pereira, Mário Águas, Rogério Baldaia, “Eletrónica - 2.º volume”, Porto Editora, ISBN 972-0-33052-5

C.R. Paul, S.A. Nasar, L.E. Unnewehr, “Introduction to Electrical Engineering - Second edition”, McGraw-Hill International Editions, ISBN 0-07-011322-X, 1992

– Figura 97. Reta de carga do circuito.

A caraterística real do díodo, que relaciona a tensão nos seus terminais (UD) e a corrente ID que o percorre, não é linear e é de expressão matemática difícil de trabalhar, pelo que teremos de recorrer à sua representação gráfica.

Albert Paul Malvino, “Princípios de Eletrónica - 6.ª edição”, McGraw-Hill.

Pode encontrar a 1.ª parte deste artigo na revista "o electricista" n.º 60 / "electrónica" n.º 6.

electrónica 07 3.º Trimestre de 2017

Para UD = 0 obtemos que ID = - UF /R (o sinal negativa indica que a reta terá declive negativo):

210 123

1 R

ID =

12. Ponto de funcionamento estático – Reta de carga


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.