Ficha Técnica 6: Semicondutores e díodos de junção - Parte 2

Page 1

artigo tĂŠcnico

Ficha TĂŠcnica 6 Semicondutores e dĂ­odos de junção p‰ /q ApĂłs a introdução aos semicondutores e ao estudo das caraterĂ­sticas fundamentais dos dĂ­odos de junção, serĂĄ iniciada a anĂĄlise, na presente ďŹ cha tĂŠcnica, dos circuitos caraterĂ­sticos de utilização deste componente eletrĂłnico.

Iremos analisar as caraterísticas mais importantes na seleção deste tipo de componente eletrónico, nomeadamente: a tensão inversa, a corrente direta måxima, a queda de tensão direta e a corrente direta måxima.

Para a correta utilização de qualquer componente eletrĂłnico serĂĄ fundamental analisar as suas caraterĂ­sticas tĂŠcnicas e os seus limites de funcionamento como por exemplo, a Corrente ContĂ­nua direta mĂĄxima ou a potĂŞncia de dissipação. Para esta anĂĄlise os fabricantes fornecem a folha de dados do componente, em inglĂŞs por Data Sheet, onde se especiďŹ cam determinadas propriedades, comportamentos, grĂĄďŹ cos e todas as informaçþes relevantes ao funcionamento do componente electrĂłnico. SerĂĄ analisado de seguida o dĂ­odo retiďŹ cador da sĂŠrie 1N4000 (1N4001 a 1N4007). Existem diversos fabricantes deste componente, utilizaremos a folha de dados do fabricante WTE (Won-Top Electronics) disponĂ­vel em: www.wontop.com/uploadďŹ les/56/sort_excel/pdf/1n4001.pdf

TensĂŁo inversa de disrupção A folha de dados refere-se um dĂ­odo retiďŹ cador usado nas fontes de alimentação (circuitos que convertem tensĂŁo alternada em tensĂŁo contĂ­nua e que serĂŁo analisadas em futuras ďŹ chas tĂŠcnicas). Tomemos como exemplo o dĂ­odo 1N4001: Tabela 13. TensĂŁo inversa de disrupção num dĂ­odo 1N4001 (Fonte da ďŹ gura: www.wontop.com).

120 210

Paulo Peixoto zÂ?~| + z y> paulo.peixoto@atec.pt

10. AnĂĄlise das caraterĂ­sticas tĂŠcnicas de um dĂ­odo

electrĂłnica 07 3.Âş Trimestre de 2017

CARATERĂ?STICA

SĂ?MBOLO

DĂ?ODO 1N4001

VRRM

50 V

VRWN

50 V

VR

50 V

TensĂŁo inversa de pico repetitivo Peak Repetitive Reverse Voltage

TensĂŁo inversa de pico operativo Working Peak Reverse Voltage

TensĂŁo de bloqueio em corrente Figura 88. Folha de dados do dĂ­odo retiďŹ cador 1N4001-1N4007 (Fonte da ďŹ gura: www.wontop.com).

contĂ­nua DC Blocking Voltage

A Figura 89 representa as estipulaçþes mĂĄximas e caraterĂ­sticas elĂŠtricas do dĂ­odo retiďŹ cador considerando uma temperatura ambiente de 25°C.

Figura 89. Estipulaçþes mĂĄximas e caraterĂ­sticas elĂŠtricas do dĂ­odo retiďŹ cador 1N4001-1N4007 (Fonte da ďŹ gura: www.wontop.com).

As caraterĂ­sticas de tensĂŁo apresentadas especiďŹ cam a destruição do dĂ­odo sob determinadas condiçþes de operação. A caraterĂ­stica mais relevante ĂŠ a tensĂŁo de disrupção do dĂ­odo que ĂŠ de 50 V, independentemente de como se utiliza. Esta disrupção ocorre porque no dĂ­odo surge uma avalanche quando subitamente aparece uma grande quantidade de portadores na camada de depleção. No 1N4001 a tensĂŁo inversa de 50 V representa um nĂ­vel destruidor para as caraterĂ­sticas do dĂ­odo, que os projetistas evitam atingir em todas as condiçþes de operação, por isso considera um certo fator de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.