Dar luz verde à água

Page 1

Dar luz verde à água

robótica

112

tros relevantes. “A validade da análise depende da seleção dos parâmetros corretos”, diz Rebecca Page, gerente de projeto da Endress + Hauser suíça. “Isso requer uma compreensão precisa das relações hidrogeológicas locais”. O sistema baseia-se numa análise combinada de três parâmetros como indicador da qualidade da água: nível da água subterrânea, temperatura e condutividade elétrica. Mudanças decorrentes de condições como a contaminação podem ser rapidamente determinadas numa fase inicial. Uma

aplicação de software interno, comercializado sob o nome comercial LiquiPro X, reconhece tais padrões e distingue entre situações potencialmente perigosas e inofensivas. Embora as causas sejam complexas, os resultados da análise online podem ser representados com um simples sistema de semáforos. Num projeto lançado recentemente, os pesquisadores irão aplicar os seus resultados ao próximo passo na cadeia de abastecimento de água: transporte através da rede de distribuição. Outro aspeto importante é garantir a disponibilidade de dados de alta qualidade. A Endress + Hauser está em parceria com a Thüringer Fernwasserversorgung (TFW), fornecedora de água na Alemanha Oriental, e outros fornecedores de água, para além da Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia e várias associações no ramo da água. “Nós usamos tubos muito grandes. Quando a exigência é pouca, baixas taxas de fluxo podem levar à cumulação de sedimentos”, explica Roland Mauden, manager técnico de gestão de recursos hídricos da TFW. Através da ligação de múltiplos pontos de medição, o objetivo é detetar situações como a turbidez, quando os níveis de limiar são excedidos e diferenciá-los dos sinais não específicos. Tem também a ver com eficiência. “Queremos saber desde cedo quando e onde devem ser limpas as linhas”, refere Roland Mauden. “Cada descarga usa água potável que é cara de produzir”.

"Os riscos existem em todas as fases da cadeia de abastecimento de água potável, desde a extração e transporte até ao armazenamento e distribuição. As causas são inúmeras: fontes contaminadas devido a acidentes e desastres ambientais, vazamentos que levam a tubulações sujas e corroídas, baixas taxas de fluxo que promovem o crescimento de sedimentos e contaminação microbiana."

ÁGUA 4.0 Ambos os projetos ilustram o movimento de monitorização de limiar simples para sistemas inteligentes em rede. Isso levou à criação do termo Água 4.0, em referência à Indústria 4.0. “O futuro é a automação de ponta a ponta do ciclo da água e a análise automatizada de dados”, diz Achim Gahr. A ideia é filtrar as informações corretas (dados inteligentes) dos volumes de informação disponíveis (dados grandes). “Isso permite-nos detetar os problemas no início e otimizar a gestão do sistema”.

©FreeImages.com/Chico Antonio Tiago Eduardo

Reinhard Huschke Endress+Hauser Portugal, Lda. Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079 info@pt.endress.com · www.endress.com

case study

Com riscos à espreita em tantos lugares diferentes, garantir a qualidade da água potável é uma tarefa complexa. Pesquisadores e especialistas na área trabalham juntos em busca de soluções inteligentes.

“No dia em que sair água turva da torneira, será tarde demais”, diz Achim Gahr. O químico é gestor de negócios na indústria de águas potáveis e residuais na Endress + Hauser. “Precisamos de uma gestão pró-ativa dos riscos, e não de uma resolução de problemas pós-factos”, afirma. Os riscos existem em todas as fases da cadeia de abastecimento de água potável, desde a extração e transporte até ao armazenamento e distribuição. As causas são inúmeras: fontes contaminadas devido a acidentes e desastres ambientais, vazamentos que levam a tubulações sujas e corroídas, baixas taxas de fluxo que promovem o crescimento de sedimentos e contaminação microbiana. Dois projetos de pesquisa examinaram esses problemas mais de perto. Num projeto recentemente concluído, a Endress + Hauser colaborou com a Universidade da Basileia para analisar a qualidade das águas subterrâneas ao longo do rio Birs, na Suíça. Esta área é conhecida pela contaminação que ocorre durante períodos de chuvas fortes, quando a água do rio se infiltra na água subterrânea. Um dos desafios do projeto envolveu a localização de pontos de medição razoáveis e a determinação dos parâme-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.