Robots colaborativos e a quarta revolucao industrial dominaram EMAF 2016

Page 1

Robots colaborativos e a quarta revolução industrial dominaram EMAF 2016

por Susana Valente

robótica

106

reportagem

A “quarta revolução industrial” e os desafios que esta coloca estiveram em destaque na 16.ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para Indústria (EMAF 2016) que se realizou na EXPONOR, em Matosinhos, entre 23 e 26 de novembro de 2016.

A maior feira ibérica de máquinas, ferramentas e tecnologia industrial levou à EXPONOR as mais recentes inovações e os principais players do setor. Mais de 42 mil visitantes passaram pelo certame que contou com a participação de 430 empresas, das quais 47 eram estrangeiras, o que representa um crescimento de 35% face à edição transata. Considerada como a grande montra da indústria portuguesa, a EMAF 2016 “mostra, mais uma vez, que Portugal está

A maior feira ibérica de máquinas, ferramentas e tecnologia industrial levou à EXPONOR as mais recentes inovações e os principais players do setor. Mais de 42 mil visitantes passaram pelo certame que contou com a participação de 430 empresas, das quais 47 eram estrangeiras, o que representa um crescimento de 35% face à edição transata.

na linha da frente, com uma capacidade excelente de produção, está na inovação tecnológica e presente em vários mercados mundiais”, conforme destaca o Diretor do evento, António Proença.

A NOVA GERAÇÃO DE “ROBOTS COLABORATIVOS” Nesta edição da EMAF, que é um habitualmente um espaço privilegiado para ficar a par dos mais recentes equipamentos e soluções para a indústria, esteve em destaque a nova geração de “robots colaborativos” com inteligência artificial. Uma das soluções que mais sucesso fez, cativando nomeadamente o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que passou pela EMAF 2016, foi o robot da ESI – Engenharia, Soluções e Inovação, empresa de Famalicão, que passou o evento a espremer laranjas para fazer sumo e a servi-lo aos visitantes. “No próximo ano, quero o vosso robot a servir sumo na WebSummit”, fez questão de

sublinhar João Vasconcelos perante a eficácia deste sistema robótico de origem alemã que foi programado pela ESI. Para lá das laranjas e do sumo, esta solução acarreta “muitas vantagens técnicas” para a indústria porque pode “trabalhar 24 horas por dia” sem falhas, ultrapassando a eficácia e produtividade humanas, conforme constata o Diretor Comercial e sócio da ESI, Gil Sousa. “A grande vantagem é a precisão e a repetibilidade. São robots que conseguem precisões de centésimas de milímetro e repetir milhões de vezes essa posição”, acrescenta o responsável da ESI.

IMPRESSORA REVOLUCIONÁRIA VENCE PRÉMIO INOVAÇÃO NACIONAL Momento alto da EMAF 2016 foi a entrega dos oitavos Prémios Inovação, uma parceria da organização da feira com a revista “robótica”, que visam destacar projetos e empresas que contribuem com tecnologias e soluções inteligentes para a indústria. O grande vencedor do Prémio Leonardo da Vinci para a Inovação Nacional foi a revolucionária impressora 3D da ADIRA que é considerada como a maior máquina de impressão do mundo para peças metálicas de qualquer dimensão. “Uma impressora 3D que orgulha a empresa e o país”, refere o Diretor Técnico da ADIRA, Tiago Faro. No âmbito da Inovação Nacional foram ainda entregues menções honrosas ao scanner 3D da Tecnirolo e ao robot com uma velocidade de transmissão mais rápida da SEW-EURODRIVE Portugal.

ROBOT YUMI GANHA PRÉMIO INOVAÇÃO INTERNACIONAL O Prémio Nicola Tesla para a Inovação Internacional foi atribuído ao robot colaborativo YuMi da empresa ABB. Trata-se de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.