“impulsionar a ‘Empresa Digital’ – a empresa do futuro”

Page 1

“impulsionar a ‘Empresa Digital’ – a empresa do futuro”

robótica

por Helena Paulino

104

entrevista

António Mira, Diretor das Divisões da Indústria da Siemens Portugal, fala sobre o Mindsphere, o novo sistema operativo de Internet of Things da Siemens, baseado na cloud. E conta à revista “robótica” como esta é uma ferramenta fundamental para as empresas industriais porque permite transformar grandes quantidades de dados em conhecimento e esse conhecimento em negócio.

Revista “robótica” (rr): Qual o objetivo primordial da Siemens ao criar os I-Experience 4.0 Centers? António Mira (AM): Os I-Experience 4.0 Centers são pólos tecnológicos de apoio ao desenvolvimento de projetos para a indústria e estão integrados na Academia Siemens 4.0, uma das medidas estratégicas resultantes da iniciativa Indústria 4.0 e que foram apresentadas pelo Governo. O objetivo primordial destes centros passa por ajudar na formação de todos aqueles que queiram participar na transformação da indústria e dotá-los de todas as ferramentas necessárias para ajudarem o país a dar este importante salto tecnológico. Estes centros vão integrar e ligar vários elementos do processo industrial, desde o desenho à produção, com o intuito de promover diversas iniciativas destinadas à modernização do sector. Os espaços, acessíveis a todos aqueles que pretenderem desenvolver projetos no âmbito da indústria 4.0, estarão equipados com kits de automação, softwares de modelação e impressoras 3D, permitindo assim simular e testar todo o processo produtivo. Os primeiros vão estar na sede da

Siemens, em Alfragide, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade de Aveiro e, no futuro, esperamos poder vir a levar o conceito a outras zonas do País. É ainda importante referir que não estamos sozinhos neste projeto. Contamos com a participação de duas importantes empresas nacionais: a CADFlow e a BEEVERYCREATIVE.

rr: Como considera que a Indústria 4.0 irá revolucionar o processo de produção? E falamos em revolucionar porque a Indústria 4.0 é considerada como sendo a 4.ª revolução industrial. AM: Vai revolucionar em toda a ordem. A Indústria 4.0 representa a junção perfeita entre o mundo real e o virtual, ou seja, deixa de ser necessário uma indústria estar “fisicamente” instalada para perceber se conseguirá operar de uma forma eficiente e como serão os produtos que vai colocar no mercado. Com esta mudança de paradigma, todos os processos de produção podem ser simulados e verificados virtualmente e só quando a versão

final estiver pronta se dará início à produção física, transferindo todo o software, parâmetros e matrizes numéricas para as máquinas que controlam a produção. Mas, para que isto aconteça, torna-se necessário acelerar o investimento e a adoção de soluções tecnológicas que permitam que a produção industrial se torne mais rápida, flexível e eficiente. Neste sentido, a Siemens está empenhada em apoiar os seus clientes, através de equipamentos, soluções e serviços de última geração, para que estes também possam beneficiar do potencial que a Indústria 4.0 encerra. Em conjunto queremos impulsionar a “Empresa Digital” – a empresa do futuro. Neste âmbito foi com grande entusiasmo que lançámos recentemente o MindSphere, a nossa maior aposta tecnológica para a Indústria 4.0, em Portugal. Este sistema operativo de IoT baseado na Cloud vai, com certeza, contribuir para que muitas empresas nacionais possam tornar-se mais eficientes e, até, mais competitivas no panorama internacional.

“processos de produção a poderem ser alterados num curto espaço de tempo e com os tempos de paragem a serem muito mais reduzidos”

rr: De que forma pode o Mindsphere contribuir para o sucesso de um novo tipo de processo de produção? MA: Os sistemas de informação já estão no centro da produção industrial, mas com a Indústria 4.0 estarão cada vez mais ligados a um leque alargado de subsistemas, processos, equipamentos, redes de fornecedores e de clientes. O Mindsphere fornecerá conhecimento que permitirá controlar estes sistemas em tempo real, com maior flexibilidade, daí resultando uma produção cada vez mais eficiente, com os processos de produção a poderem ser alterados num curto espaço de tempo e com os tempos de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.