INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL
Uso do handylift hydraulic no rendimento das suas equipas Já fez as contas do custo que a empresa tem quando um colaborador sofre lesões físicas com o levantamento inapropriado de tampas? Já verificou que esse mesmo trabalhador, após retomar as suas funções, fica limitado no levantamento de carga obrigando, por vezes, a ter um segundo funcionário para as mesmas funções, e no futuro será esse segundo funcionário a ter problemas lombares, aumentando ainda mais os custos na empresa?
“Agências americanas limitam o peso ao máximo de 23 kg num homem adulto, sendo também muito importante não caminhar longas distâncias com essa carga máxima de peso”
U
ma pesquisa realizada em 2016, indicou que 28,4% dos portugueses referem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas e mais de 400 mil portugueses, em cada ano, faltam ao trabalho por este motivo. Na maioria dos casos, a dor nas costas é tratada de forma satisfatória com medidas pouco invasivas, ou seja, com o uso de analgésicos e fisioterapia. Porém, alguns pacientes não tem a mesma sorte e evoluem para quadros clínicos a que chamamos de dor lombar crónica, definida assim quando a dor nas costas ocorre em pelo menos 3 meses num mesmo ano, sendo que uma das
104
MANUTENÇÃO 137
principais causas de dor lombar crónica é o excesso de carga e o facto de levantar peso de forma incorreta. Outras lesões associadas, com frequência, ao levantamento de tampas de pavimento são as efetuadas nos membros superiores, com especial incidência nas mãos e dedos que frequentemente ficam trilhados quando, por descuido, o trabalhador não avaliou bem a situação do levantamento da tampa. Neste seguimento faz sentido prevenir as lesoes nas mãos e limitar não só a quantidade de peso que os seus colaboradores levantam, mas também limitar a frequência com a qual o trabalhador é exposto a essas sobrecargas.
É com esta preocupação que a GEISER ON trouxe para Portugal o Handylift Hydraulic, da Proteus Equipment, um equipamento leve e facil de usar, e que permite a qualquer pessoa levantar de forma segura e sem esforço qualquer tipo de tampa de pavimento até 1,5 toneladas. O equipamento Handylift Hydraulic pode ser facilmente desmontado para transporte, cabendo facilmente na bagageira de qualquer veículo, sendo de novo montado e instalado no local de forma rápida e segura. Sendo um exemplo a seguir no que concerne a condições de trabalho e inovação, que permita uma maior rentabilidade aos seus colaboradores, a equipa de manutenção do Aeroporto do Porto já utiliza o Handylift Hydraulic, com significativas melhorias nos tempos de intervenção de manutenção em pista com todos os ganhos que daí advém, minimizando também os riscos laborais de dores nas costas aos seus colaboradores, e aumentando ainda mais as rentabilidades das equipas em função. Note-se que o Handylift Hydraulic, da Proteus Equipment, apresenta um Certificado de Conformidade, cumprindo com a Diretiva de Máquinas 2006/42/EC definidas pelas normas inglesas em vigor. Este equipamento que é de reconhecida utilidade na melhoria constante das