“a nossa recente Certificação Ambiental é um fator importante para a nossa competitividade no mercado”
por Helena Paulino
robótica
102
entrevista
A certificação ambiental e energética é um dos baluartes da WEGeuro e dos motores que fabricam. A revista “robótica” falou com Sónia Silva, Responsável pela Implementação da Certificação Ambiental, que nos relatou como se procede aos pedidos de certificação e qual a importância dos mesmos.
rr: Ao serem o único fabricante nacional de motores elétricos isso dá-vos uma responsabilidade ainda maior no desenvolvimento de motores sustentáveis? SS: Mais do que pensarmos que somos o único fabricante nacional de motores elétricos, é nossa preocupação o desenvolvimento sustentável. Quando produzimos um produto com recurso a matérias-primas menos nocivas e com um funcionamento mais eficiente, minimizamos os impactes ambientais, tanto nas instalações dos nossos clientes como na reciclagem do produto em fim de vida. Estimamos hoje que 98% do nosso motor é reciclável, minimizando assim o impacto do consumo das matérias-primas.
“mudanças na conceção do produto para torná-lo mais eficiente”
Revista “robótica” (rr): A WEGeuro comemorou em 2015, o seu 13.º aniversário em Portugal. O que mudou nestes 13 anos em termos de desenvolvimento da produção e inovação da mesma? Sónia Silva (SS): A WEGeuro é, hoje, uma empresa diferente. A nossa capacidade produtiva aumentou mais de 6 vezes. Até hoje produzimos cerca de 60 000 motores na nossa fábrica em Portugal, com uma potência acumulada de 6800 000 kW. Isto é equivalente à potência de cerca de 115 640 automóveis citadinos. Há 13 anos o maior motor que produzíamos era de carcaça de tamanho 500, com potência máxima de 1500 kW. Hoje produzimos já motores até à carcaça 800, com potência de 6,5 MW.
Também os países para os quais exportamos são, hoje, substancialmente mais. Em 2002 exportávamos para 17 países e atualmente já exportamos para mais de 70. Claro que este crescimento é sustentado em desenvolvimento e inovação tecnológica e a par com o desenvolvimento da empresa, cresceu também o número de colaboradores. Hoje a WEGeuro conta com cerca de 450 colaboradores, quando há 13 anos, contava com 156. Fruto desta inovação e da necessidade de um controlo rigoroso na qualidade dos nossos produtos, a WEG tem hoje em Portugal o mais bem equipado laboratório da Península Ibérica para a realização de ensaios e I&D, com capacidade de carga efetiva até 3,5 MW e recuperação de energia até 80%.
rr: As Certificações e as Diretivas têm sido uma prioridade ao longo destes 13 anos? SS: Mais do que o cumprimento, as Normas e Diretivas constituem desafios que sempre conseguimos respeitar e mesmo