Clientes satisfeitos com integração simples

Page 1

Clientes satisfeitos com integração simples

robótica

100

Endress+Hauser Portugal, S.A. Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079 info.pt.sc@endress.com · www.pt.endress.com

informação técnico-comercial

35 parceiros da Open Integration reuniram-se na Endress+Hauser em Reinach, na Suíça, para partilhar as suas experiências e pensamentos pela primeira vez. Um dos destaques do evento foi uma apresentação de representantes das indústrias química e farmacêutica, que descreveu como beneficiam do programa de parceiros durante a digitalização de processos – e o que eles gostariam de ver no futuro.

Figura 1. Na reunião de Open Integration em Reinach, na Suíça, no início de junho, representantes das indústrias química e farmacêutica explicaram como beneficiar do programa de parceiros durante a digitalização dos seus sistemas de controlo.

O objetivo do programa Open Integration iniciado pela Endress+Hauser pode ser reunido rapidamente: uma integração simples, rápida e independente do fabricante de componentes e dispositivos em vários sistemas de automação. E, ainda mais importante, clientes satisfeitos. Embora pareça simples em teoria, quando se fala de uma operação do sistema no dia-a-dia, está longe de o ser. Até mesmo os especialistas em automação mais experientes têm um grande respeito pelos sistemas de vários fornecedores, e isto também se aplica às soluções completas “de uma única fonte” afinal as comunicações digitais – uma pré-condição para a utilização extensiva da inteligência existente em dispositivos e sistemas de campo – colocam sérias exigências na integração. Com o programa de parceiros Open Integration, a Endress+Hauser está a convidar fornecedores de tecnologia de controlo, infraestrutura fieldbus, tecnologia de medição e sistemas de atuadores para testar e documentar a interação dos seus produtos de uma forma ainda mais ampla no interesse dos seus clientes. Os parceiros de cooperação incluem a Auma Riester, Bürkert, Festo, Flowserve, Hima Paul Hildebrandt, Honeywell Process Solutions, Mitsubishi Electric, Pepperl+

Fuchs, Phoenix Contact, Rockwell Automation, Schneider Electric e Turck.

STANDARDS ABERTOS COMO BASE A base deste esforço são standards de comunicação abertos (Hart, Profibus, Foundation Fieldbus, EtherNet/Ip ou Profinet) bem como standards de integração abertos (FDT, EDD, FDI). Com uma seleção quase ilimitada de opções, as tipologias de referência representam combinações práticas adequadas para as aplicações nas indústrias química, ciências biológicas, alimentos e bebidas, petróleo & gás, energia & potência, indutor & metal e água & águas residuais. As topologias de referência levam em conta os requisitos típicos do setor como a proteção contra explosão, disponibilidade e redundância. Cada topologia é exaustivamente testada e documentada no laboratório em Reinach juntamente com os parceiros, após o qual as recomendações são publicadas.

TESTES DE INTEROPERABILIDADE CRIAM VALOR AGREGADO E como é que os clientes beneficiam do programa de parceiros Open Integration?

Cada problema que os especialistas em integração descobrem antes da entrada em funcionamento pode ser resolvido com um custo muito menor quando comparado com um problema no campo num momento posterior. Os clientes recebem recomendações concretas e validadas para automatizar os seus sistemas, que vão muito além da conformidade estabelecida e dos testes de interoperabilidade, garantindo a integração perfeita. Por último, mas não menos importante, economizam tempo e dinheiro. Com desenvolvimentos como o IIoT e o APL, os utilizadores enfrentarão novos desafios e os testes de integração receberão um peso adicional, o que torna ainda mais importante os parceiros de Open Integration a trabalharem juntos a longo prazo. Os representantes dos clientes e fornecedores que participam concordaram plenamente com este ponto. A segurança cibernética, além da questão da conetividade, terá um papel fundamental no futuro. Além disso concordaram que as estratégias eficazes necessitam de ser desenvolvidas para combater novas entradas na indústria da automação como IBM ou Amazon.

DESENVOLVIMENTOS ORIENTADOS PARA O CLIENTE Uma coisa ficou clara durante o encontro de Reinach no início de junho: a indústria de controlo de processos quer sistemas abertos e interoperáveis, ao invés de soluções proprietárias. Um dos utilizadores quer um acesso uniforme e estruturado a informações estáticas através de placas tipo QR e RFID, segundo a norma DIN 91406. O diagnóstico standard segundo o NE 107 também está no topo da lista de desejos. A curto prazo, a Endress+Hauser quer trabalhar com os seus parceiros para resolver esses e outros problemas abertos com o objetivo de utilizar o Open Integration para oferecer aos clientes ainda mais valor agregado durante a digitalização dos seus processos. O objetivo comum: os clientes satisfeitos que podem utilizar extensivamente as oportunidades que a digitalização traz com pouco risco.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Clientes satisfeitos com integração simples by cie - Issuu