98
informação técnico‑comercial
ventilação com recuperação de elevada eficiência no setor residencial VANTAGENS PARA A SAÚDE E O CONFORTO. Josep Castellà Diretor Técnico Zehnder Group Ibérica Indoor Climate S.A.
A ventilação de conforto oferece importantes vantagens em termos de eficiência energética, mas a sua contribuição positiva para os aspetos relativos à saúde e ao conforto são de comparável importância.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA A atual legislação espanhola em matéria de construção, CTE e RITE, refere a obrigação de incorporar em todas as novas construções de habitações um sistema de ventilação forçada, capaz de assegurar um caudal de ar de renovação constante no interior da habitação. Isto significa que, em função do número de ocupantes, do tamanho, do número de quartos de banho, entre outros, uma habitação pode precisar de renovar o volume de ar total contido no seu interior, a cada hora ou a cada duas horas. Esta exigência significa uma mudança profunda das necessidades de calor ou de frio de uma habitação, ao longo dos últimos anos. Esta ventilação mecânica significa uma perda de calor que pode chegar a superar 50% das necessidades térmicas da habitação.
Solo: 3%
Tetos: 4%
Pontes térmicas: 8%
Muros: 12% Ventilação (infiltração): 52% Janelas: 21%
Gráfico 1. Distribuição das perdas térmicas de uma habitação, considerando os valores de ventilação e isolamento atualmente exigidos pelo CTE. Fonte: Ortiz y Leon & Feilden,Clegg and Bradley.
SAÚDE E CONFORTO A aspiração diária e continuada dos agentes contaminantes - como o pólen, o pó, entre outros - existentes no ambiente é uma fonte de problemas de saúde, que aumenta dia após dia, e que afeta não só crianças e idosos, mas também a população em geral, que vê reduzida a sua esperança de vida em função da pior qualidade do ar que respiramos. A abundância de agentes contaminantes na atmosfera de uma grande cidade, como Barcelona ou Madrid, reduz em mais de um ano a esperança de vida de cada indivíduo. Por isso, um sistema de ventilação de conforto assegura uma gestão correta do ar interior evitando, mediante o seu sistema de filtros, os problemas de saúde e conforto atrás referidos. Com estes sistemas é possível desfrutar de uma elevada qualidade do ar interior superior à do ar exterior numa habitação e, consequentemente, de uma saúde melhor e de um maior conforto. www.oelectricista.pt o electricista 63
Ou seja, a incidência da ventilação sobre a climatização de uma habitação é, atualmente, muito importante. A utilização de um sistema de ventilação de conforto com recuperação de calor pode representar uma importante redução do consumo energético da habitação. Estes sistemas estão compostos por um circuito de duplo fluxo, que transporta o ar de renovação e expulsa o ar viciado, circulando ambos os fluxos em direções opostas, sem se misturarem, no intercambiador de calor. O recuperador de calor contém no seu interior um intercambiador de calor, onde se produz o intercâmbio entre o ar interior carregado de energia e o ar fresco exterior que se introduzirá na habitação. Existem diversos tipos de recuperadores de calor para ventilação, sendo os mais habituais, no caso da habitação, os recuperadores de fluxo cruzado e os recuperadores de fluxo oposto.