“Somos focados 100% em lubrificantes, na tecnologia e nas pessoas”

Page 1

ENTREVISTA

“Somos focados 100% $ - w¬ «( ,z na tecnologia e nas pessoas” por André Manuel Mendes

Paul Cezanne, Diretor-Geral da FUCHS, é um alemão nascido no Porto há 60 anos. Licenciou-se em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de Frankfurt depois de ter tirado o curso de dois anos de Comercial Industrial na Hoechst. Paul Cezanne assumiu a liderança da FUCHS na primeira hora em 1989, e em entrevista à revista “Manutenção”, falou sobre a história, o percurso, os objetivos å ŅŸ ƴ±ĬŅųåŸ Úå ƚĵ± åĵŞų埱 ųåüåųéĹÏĜ± ű ´ųå± ÚŅŸ ĬƚÆųĜĀϱĹƋåŸţ

ųåƴĜŸƋ°Ɖ Ů`°ĹƚƋåĹÓÄŅŰƉ Šųĵš× Como evoluiu a história e o percurso da FUCHS, ao longo dos anos, no mercado a nível internacional e em Portugal? z°ƚĬƉ åDްĹĹåƉ Šz š× A FUCHS produz e coQIVGMEPM^E PYFVMǻGERXIW I IWTIGMEPMHEHIW VIPEcionadas há mais de 85 anos para todos os campos de aplicação e setores de atividade. Com mais de 100 000 clientes e 58 empresas em todo o mundo, o Grupo FUCHS é líder mundial independente no fornecimento de PYFVMǻGERXIW Foi fundada em 1931 como empresa familiar por Rudolf Fuchs que teve uma visão: o sucesso dos motores de combustão interna iria revolucionar a mobilidade das pessoas. *WXEW Q«UYMREW RIGIWWMXEZEQ HI PYFVMǻGERtes, cada vez mais e cada vez melhores. Aqui, o fundador viu a sua oportunidade. Decidiu ETSWXEV XYHS RSW PYFVMǻGERXIW S UYI JSM HIXIVminante para a evolução e sucesso futuro da empresa sediada em Mannheim. Foi nesta cidade alemã que, em 1886, Carl Benz estreou o primeiro automóvel nas estradas citadinas e perto dos principais centros de desenvolvimento de motores. Esta localização, aliada à tradição tecnológica e à arte de engenharia alemã, cunhou a FUCHS profundamente. A nossa empresa sempre foi orientada para a procura das melhores soluções de luFVMǻGE±­S TVMRGMTEPQIRXI E TVSGYVE HI PYFVMǻGERXIW UYI VIWSPZIWWIQ S Ƹproblema atrito” e se tornassem verdadeiros fatores de sucesso para máquinas, produtos e processos. A FUCHS começou como empresa de MQTSVXE±­S I HMWXVMFYM±­S HI TVSHYXSW VIǻnados de alta qualidade. 20 anos mais tarde iniciou as entregas para o exterior e as relações comerciais além-fronteiras tornaram-se cada vez mais importantes. Na década de 1960 os mercados internacionais estavam em franco desenvolvimento. As décadas de 1970 e 1980 foram marcadas por duas evoluções:

96

MANUTENÇÃO 138/139

especialização e expansão. A variedade das ofertas foi continuamente alargada e adaptada às necessidades individuais dos nossos parceiros. As aquisições de participações e de negócios, bem como startups em todo o mundo, completam a estratégia corporativa bem-sucedida. No início dos anos 90, todas as atividades concentraram-se no negócio principal: lubriǻGERXIW 4W QIVGEHSW GSQ QEMSVIW ZIRHEW são a Europa Ocidental, a América do Norte I WME 5EGMǻGS Hoje, a FUCHS PETROLUB SE continua sediada em Mannheim e é cotada nas bolsas de Frankfurt e Estugarda. Com mais de 50% das ações ordinárias, a família FUCHS detém a maioria dos votos. Em 2017 o Grupo vendeu cerca de 2,5 milhões de euros.

A FUCHS está em Portugal desde 1989 e tem vindo a oferecer ao mercado português uma das gamas mais alargadas de PYFVMǻGERXIW PYFVMǻGERXIW EYXSQ¾ZIMW I MRHYWXVMEMW QEWWEW PYFVMǻGERXIW ǼYMHSW HI XVEXEQIRXS HI QIXEMW PYFVMǻGERXIW TEVE aplicações especiais e serviços. As primeiras instalações eram em Pedrouços na 2EME SRHI MRMGMSY E TVSHY±­S HI PYFVMǻcantes industriais e automóveis. Em 1995, com a aquisição da Luso Química, a FUCHS mudou-se para a Zona Industrial da Maia, onde está até hoje. No âmbito da reorganização dos centros de produção do Grupo FUCHS na Europa, encerrou a sua atividade produtiva em 2013. Na Maia mantemos um laboratório de serviço ao cliente: serviços de análises e de GPP – Gestão de Produto em Processo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.