Cidade São Pedro 5ª Edição

Page 4

4

Sábado, 26 de março de 2016

Whatsapp do Jornal: 011 97533-8550 Envie nome para cadastrar e receber noticias

Colunista Professor Nelson É mestre em Saúde Pública pela USP e morador da Fazendinha

Sem educação Não há solução! Infância e Juventude em sinuca de bico! Sinuca de bico é a pessoa estar em uma situação de extrema dificuldade. O que se nota na escola das crianças é uma péssima qualidade da alfabetização. As crianças do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental tem mais dificuldades de ler, escrever ou fazer contas. Muitos vão passando de ano com muitas deficiências. Nas escolas praticamente não se faz chamada oral para verificar a oralidade e a compreensão dos alunos. Aulas práticas de iniciação às ciências da natureza deixam a desejar. As crianças não leem o necessário, do que decorre a pobreza de vocabulário. Chegando no ensino médio, sofrem com o volume de conteúdo. Leituras obrigatórias, cálculos da matemática, física ou química provocam verdadeiro pânico nos alunos e até em certos professores. O Inglês ou Espanhol acontece a mesma coisa. Os jovens não conseguem escrever uma frase em inglês com a devida correção. Quais as causas de toda essa polêmica? - Alunos mal alfabetizados, com dificuldades enormes sobre a escrita ou a fala correta. - Falta de aulas práticas de ciência, oratória, caligrafia. - Excesso de aulas vagas, isto é, o professor faltou e os alunos ficam no “ti ti ti” de mediocridade nos páteos, salas de aula, biblioteca... Em geral a carga horária dos alunos é da ordem de 25 aulas/ semana. Com a falta de professores os alunos perdem cerca de 5 aulas/semana. Assim há uma perda de 20% das aulas que deveriam ser dadas. Isto quando não há greves. Um outro aspecto a ser considerado é o número de alunos na sala de aula. Há salas com até 50 alunos, o que é um ambiente próprio para pouca aprendizagem. As famílias precisam ficar alertas pois se os pais ficam calados, sem procurar saber como é a classe do seu filho, não têm condições de avaliar melhor o desempenho deles. Façam um teste em casa. Peçam para o estudante ler um pequeno texto em voz alta, ou fazer uma continha simples ou mesmo um ditado. Mas os problemas não param por aqui. Há problemas também no ensino superior. Por exemplo tem aluno formado em direito que não consegue passar na prova da OAB. Tem professor que não passa no concurso para o magistério, médicos despreparados,... durma-se com um barulho desses. Moral da história: temos falta de vários profissionais e parece que a solução ainda não começou. No próximo texto, o V, falaremos sobre o Colégio de Aplicações como uma ótima estratégia para melhorar e muito a problemática Educacional. Um abraço a todos

www.cidadesaopedro.com.br

TRADIÇÃO

Encenação da Pai em Santana de Pa apresentações sá

SEGUNDA MAIOR DO PAÍS SOBRE O NASCIMEN COM CENAS EMOCIONANTES E GRANDE INTER O elenco conta com mais de 500 participantes, entre atores e figurantes voluntários que moram na cidade. Considerado o maior espetáculo da Páscoa do Estado de São Paulo e o segundo maior do Brasil, o Drama da Paixão de Cristo de Santana de Parnaíba (cidade que fica a 35 KM da capital paulista) chega a sua vigésima primeira apresentação com a expectativa de ultrapassar o público de mais de 30 mil espectadores nos seus 03 dias de apresentação: 24, 25 e 26 de março, as 20h30, na Barragem Edgar de Souza- KM 40 da Estrada dos Romeiros/ portão 2. Com duas horas e meia de duração, o espetáculo conta a história de Jesus Cristo - o filho de Deus que veio a terra salvar a humanidade de todo o pecado. As cenas são realizadas de maneira bem dinâmica nos mais de 15 mil metros quadrados de espaço cênico. Além dos moradores da cidade participarem como atores e figurantes, também há a participação de 70 homens da cavalaria do 20 Grupamento de Artilharia Leve do Exército Brasileiro e de alunos do coral e ballet do CCAM (Centro Cultural Artístico Municipal de Santana de Parnaíba).

Feitosa luta há mais de 30 anos em


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.