Revista A ed. 9

Page 59

A partir dos dados gerais levantados pela r.A, foram elaboradas cinco perguntas. Antes de cada entrevista, o pré-candidato foi informado do espaço limitado e da necessidade da objetividade nas respostas.

Qual a prioridade da educação na sua gestão?

Como o município poderia aproveitar a bacia hidrográfica da região para gerar riquezas?

Como aliar desenvolvimento, qualidade de vida e sustentabilidade?

Nós temos procurado melhorar a cada dia, qualificar os professores e profissionais da educação, investindo também em equipamentos físicos, melhorando os salários e regularidade dos pagamentos, oferecendo qualificação através das jornadas pedagógicas, cursos tanto na cidade quanto na região.

Precisamos trabalhar melhor a agricultura, fomentar a agricultura familiar para aproveitar melhor dessa riqueza que nós temos. É um manancial muito grande e pouco aproveitado. Com o apoio do governo federal, estadual e da própria sociedade, dos próprios trabalhadores rurais trabalhar melhor, produzir mais e também tendo condições e capacidade para escoamento, negociação e venda. Além disso, precisamos trabalhar o comércio e a indústria, industrializar nossos produtos, pois hoje se perde muito.

É necessário um trabalho de educação e consciência para que tenhamos produtividade sem necessariamente ter que destruir o meio ambiente, é preciso cuidar da vida, das necessidades humanas, mas com harmonia, procurando estabelecer os limites, respeitando, sobretudo, os direitos constituídos pra que a gente tenha cada vez mais uma condição de vida melhor.

Nós temos que levar a educação pra fora da sala de aula, agregando o esporte, a cultura, as artes. Hoje não há uma integração do estudante com o meio em que ele vive e não há incentivo para ele se integrar à música e esportes. Um dos nossos pilares é a luta para trazer para a bacia do rio Corrente um campus da UFOBA, nós precisamos, nós necessitamos disso.

A bacia do rio Corrente compreende 11 municípios, totalizando em média 200 mil habitantes, com um potencial muito grande, mas que não é aproveitado. Não há muita preocupação, discussão, precisamos preparar uma equipe de governo para ir pro campo dar curso de capacitação para os agricultores. Se você for na feira de Santa Maria, você não encontra nada que foi produzido aqui, tudo vem de fora, sendo que nós temos hoje 40% da população que mora na zona rural.

A missão da prefeitura é gerar bem estar e qualidade de vida para a população, oportunidade de um trabalho digno, saúde e educação. Nós precisamos que a população tenha prazer em viver aqui. Isso só é possível com moradia adequada, renda, oportunidade e principalmente com a juventude da nossa cidade. A juventude aqui está abandonada. Nossa cultura é muito rica, mas não é explorada, nós temos hoje passando dentro da cidade um rio que é belíssimo e esse rio está abandonado, não é explorado turisticamente, temos um dos maiores mestres carranqueiros da história, o mestre Guarani. É preciso conversar com a classe empresarial, com a juventude, com o homem do campo e de fato servir a comunidade pra que todos tenham qualidade de vida, desenvolvimento e sustentabilidade.

Vamos entrar em contato com a UNB para desenvolver aqui um laboratório da universidade. Queremos criar uma escola para os alunos que se destacarem nas escolas da cidade ou do campo possam realmente participar, onde os professores também sejam mais qualificados. Isso não quer dizer que as outras escolas serão abandonadas, elas terão parâmetros.

Através da piscicultura e do turismo. São dois vetores tremendamente importantes que se pode tirar proveito além da produção de alimentos, eu hoje sou produtor da área de fruticultura, aproveitando a bacia hidrográfica e nosso clima é altamente favorável, só precisa de desejo político para que as coisas aconteçam.

Dando condições para que o pequeno produtor possa se desenvolver. Ninguém consegue se levantar de onde está, puxando pelo próprio cabelo, mas se alguém chegar e puxar seu cabelo você levanta. Nenhum pequeno produtor vai conseguir se tornar grande produtor auto sustentável se não houver alguém que traga tecnologia para que ele possa desenvolver.

NOTA: A r.A quis ouvir também o pré-candidato Tonho de Zé de Agdônio (PMDB), mas este não estava disponível no momento e ficou de entrar em contato com a redação posteriormente, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

ABR/2012

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.