Madonna by MInsane 2011-2012

Page 1




You’ll See

4


Words Spotlight

A palavra da redação__06 Sublime Espera__38

Impressive Instant Music

L.U.V. Madonna / Y.O.U. Wanna__08 A Obra-Prima de Madonna__44

Super Pop More

MDNA . A Evolução Musical__16 A Senhora do Egito na Arena dos Gladiadores Romanos__50

Something to Remember

My Name Is Dita__20 Amazing A Arte de um Fã__58

Express Yourself

Melissa Totten . Uma Imitadora de Madonna? Vogue Definitivamente, Não!__24 True or Dare__60

Nobody Knows Me

A Rare And Priceless Work Of Art__30

5

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Words

6


E mais uma edição da Madonna by Minsane chega até vocês para comemorar o aniversário da nossa rainha do pop. Como nas edições anteriores, todos os artigos foram escritos por fãs, seus incansáveis admiradores.E no ano em que Madonna compôs a belíssima canção Masperpiece, esta edição comemora o que de fato é a sua grande obra-prima. Esta revista é para vocês, fãs. Como o MInsane é feito por fãs para fãs, a Madonna by Minsane também o é. Então, recebam este presente com muito carinho de toda a equipe MInsane. Amamos vocês e Obrigado por fazerem parte da nossa história! Grande Beijo e Forte Abraço! MInsane

7

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Impressive Instant

8


9

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


10


“Fãs podem te fazer famoso... um contrato, deixá-lo rico, a imprensa te tornar um Superstar, mas... só o amor te tornará um jogador.”

L. U. V.! Três letras que definem uma nova era no mundo pop construído ao longo de quase três décadas de sucesso ininterrupto, pela artista que sem dúvida é a mais importante que o mundo já conheceu. Deixo aqui, minha visão do que Madonna quis passar ao público com este vídeo. Muita coisa se disse à seu respeito, desde que ela deu um tempo em sua carreira musical para dedicar-se à sétima arte, nos últimos 3 anos. Eis aí, a resposta dela aos que duvidaram que ainda tem alguma coisa para oferecer. E isto é só o começo de uma nova era... Ao entrar na adolescência, Madonna descobriu o poder da popularidade e do reconhecimento, não pela família, mas no grupo fora dela, onde começou a desenvolver uma personalidade extremamente forte e competitiva: Madonna, a Cheerleader. Existem documentos fotográficos que mostram a menina de longos cabelos castanho escuros, no topo de uma pirâmide humana, que foram muito bem representadas por duas artistas jovens, no sentido próprio e figurado da palavra, pois têm apenas meses de fama se comparadas à veterana ítalo-americana.

11

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


As garotas de máscaras Bem, eu as vi com aqueles grandes olhos de mangá japonês, sonhadores e brilhantes, mas ao mesmo tempo sem grandes expectativas futuras. Já nossa capitã, via muito além, pois desde cedo, sabia o que queria. Uma mãe saindo de casa sem se dar ao trabalho de girar a maçaneta de uma porta que rui completamente sob seus pés. Uma Madonna sem residência fixa, que teve seu momento maternal bem definido, e que nunca deixou de cercar-se pelo tumultuado mundo do entretenimento e toda a loucura que é para organizá-lo. Um jogador forte e ágil passa derrubando um obstáculo. Espera! Obstáculos para Madonna são desafios. Mas por que ela simplesmente não desvia com o carrinho do bebê que empurra pelas ruas? Simples: nossa cheerleader sempre acreditou em trabalho de equipe e faz questão de deixar claro que sem ajuda de tantas pessoas, não conseguiria. Humildade é o nome disso. Mesmo ela sendo comparada à grandes personalidades como uma leve Brigitte Bardot, que surge diante de uma parede de tijolos intransponível, Madonna precisa de proteção, às vezes da chuva de comentários que acabam não sendo tão úteis aos seus propósitos. Sim, ela tem muitos, mas o principal é nos entreter, mostrar tudo para o que se preparou durante anos como artista, ou teria sido mais fácil ela se tornar médica, advogada ou até mesmo bailarina e deixar o mundo com um vazio que jamais seria preenchido.

12

Ela faz toda a diferença nessa era. Andar pelas paredes amparada por um time completo, acho que simboliza novamente o trabalho em equipe, onde ela como cabeça do grupo, tem todas as possibilidades realizadas, deixando de ser apenas idéias e utopias. Quanta coisa espetacular essa mulher já fez durante todos esses anos. Ela se lança à novos desafios, sabendo que a trilha será difícil e haverá percalços, mas sempre contará com o apoio de muitas pessoas que a colocarão em pé sempre. Leva consigo muita gente de talento, os mais variados possíveis.

Seria capaz de tantas realizações sem este suporte? Eis aí a resposta dada por ela: NÃO. “Sozinha, eu não consigo” Passeando pela rua, surgem os rumores. Se vista com um ou com outro, enfrenta o crivo dos críticos e jornalistas de tablóides. Uma verdadeira tentativa de destruir tudo que ela levou tanto tempo para conquistar, mas ela tem uma coisa com a qual eles nunca contam: FÃS! Esses teriam coragem de se atirar em frente aos tiros - como no vídeo - e defendê-la. Já vimos muito disso acontecer em páginas dedicadas a outras artistas e desde antigamente, antes do advento da internet. Comparações e críticas destrutivas, mas ela sempre contava com o que tinha de melhor. Seu talento, com o qual construiu verdadeiras barreiras contra todo tipo de tentativa de diminuírem o que ela se tornara. Pessoas que estão sempre lá por ela, e a ajudam a chegar onde precisa estar, em um lugar de destaque, muitos que se espelham nela, chegando ao extremo de copiá-la sem o menor pudor.


13

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


14


Há ainda a referência bem clara à grande diva Marilyn Monroe, que assim como ela, era uma linda morena que o mundo ainda ama, e que escolheu ser loira para agradar seus seguidores e fãs. Se perguntar a eles que Madonna preferem, todos escolhem a loira. Ela está lá sobre uma mesa, em posição de luta, punhos baixos, para mostrar que apenas quer se defender, e nunca agredir a nenhum ser que resolver encará-la. Sensual, em um bar, onde encara todos e mostra que tem muito pulso e não se intimida diante de nada, acompanhada pelas meninas que vêem nela um reflexo do que querem ser, da possibilidade de alcançar o sucesso tão esperado da melhor maneira, recebendo apoio direto de sua diva maior.

E o bebê... No começo não fazia a menor idéia do que ele poderia significar dentro do contexto do vídeo. Mas num pequeno momento, falando com um excelente entendedor de Madonna, me veio uma idéia. Madonna sai de casa com um novo filho, que acaba participando da festa toda, do lançamento de uma nova ideia. Um filho que levou 4 anos para ser gerado.. Ela o lança em uma última e divertida cena e uma locução brada: TOUTCHDOWN! Ela conseguiu mais uma vez. Que venham os CDs, LPs e Edições Limitadas que tanto encantam seus fãs ao redor do mundo. Talvez algum dia se falará dela não como uma pessoa que passou pela terra e deixou sua marca, mas sim como uma das maiores corporações que já se criou.

Artigo escrito por Ever Saturno, fã e um grande colecionador de Vinis da Madonna!

15

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Super Pop

16


17

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Não leve em consideração suas idéias, suas preferências musicais, seu estilo. Pense no que pode ser feito para se alcançar sempre aquilo que desejas. É, assim é Madonna! Ela não está muito preocupada com comparações de formas e sucessos anteriores. Ela quer estar atualizada, mesmo que para isso muitos digam que ela já passou da idade. Mas que idade é essa a que se referem? A idade de se permanecer jovem? Seja lá o que for, isso não atinge Madonna, pois ela quer mesmo manter-se viva no coração de seus fãs e abrir espaço na conquista de adeptos da nova geração. MDNA surge trazendo com ele grandes inspirações e recados da diva e acredito que todos que já tiveram a chance de ouvi-lo conseguiram identificar o recado de Madonna e até mesmo conectar suas novas canções a melodias de sucessos anteriores. MDNA traz consigo o carro chefe Masterpiece, que de acordo com fãs da antiga, relembra a Madonna de anos atrás e serve pra dar uma rememorada na Madonna apaixonante de meados de sua carreira. Madonna estrategicamente repensa em tudo o que faz e mesmo que suas idéias não sejam abraçadas por todos, certamente consegue alcançar o ápice esperado. É aquela velha história: Madonna sabe os fãs que tem. Preocupase principalmente em atingir o gosto da nova geração e estes com certeza dirão: É o melhor álbum da carreira da Madonna. Cada coisa tem seu tempo. Madonna é sem dúvida um fenômeno mutável que não se contenta em manter-se instável a um estilo único. Isso é bem mais complexo, pois a mesma procura entender e atender as novas necessidades, antes mesmo que seu público as percebam, mas acaba esbarrando nas necessidades de seus fãs mais antigos, que deliravam, viviam e sonhavam com suas baladas românticas e inspiradoras. 18

Precisamos nos adaptar seguindo as novas tendências, Madonna é assim e nós fãs, sempre desejamos que ela não parasse no tempo, fizesse a diferença e hoje as mudanças acontecem muito rapidamente. Os que param no tempo, infelizmente, param na vida! E Madonna, essa sim, não para nunca! MDNA é assim, um pouco de tudo! Está longe de ser o melhor álbum de Madonna, mas com certeza, também não é o pior! E para manter-se no mais elevado grau de preferência mundial é preciso antes de tudo inteligência e sensibilidade artística e isso certamente, Madonna tem de sobra! Por isso, mantem-se até hoje no topo das paradas mundiais, com recordes de vendas! Pequenos detalhes que fazem grande diferença! Artigo escrito por Paty Prudente, fã e presidente-fundadora do MInsane

MDNA continua a surpreender. Alcançou o primeiro lugar em 50 países na pré-venda via iTunes. Na semana do lançamento oficial, ficou em primeiro lugar em 40 países, vendendo mais de 740 mil cópias. No Brasil, já recebeu certificado de platina com mais de 40 mil cópias vendidas. O álbum foi produzido por Madonna e William Orbit, que também foi o produtor de Ray of Light. Lançado em duas versões, Standard (com 12 faixas) e a Deluxe (17 faixas). A versão para iTunes veio com mais uma faixa, Love Spent (acoustic version).


19

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Something to Remember

20


21

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


22


Depois do estrondoso sucesso da música Vogue e da polêmica causada pelo vídeo de Justify My Love, Madonna apresenta sua face mais sexy e voluptuosa, Dita Parlo. É assim que começa a faixa-título de um dos álbuns mais conceituais de Madonna, Erotica. 1992 foi um ano em torno do trio lançado pela rainha do pop que reunia além do álbum, o filme Corpo Em Evidência e o polêmico livro Sex. Quando o assunto é sexo, os olhos da mídia miraram toda sua atenção ao livro e ao filme, deixando o álbum Erotica para segundo plano. Este fato acaba por sufocar um de seus melhores trabalhos. Em uma visão superficial, o álbum pode transmitir uma errônea interpretação, envolta de depravação, de sentidos inebriados, mas quando se deixam os véus da polêmica o que se revela é a arte que procura desvendar os mistérios do amor em todas as suas formas, livre de tabus, além dos preconceitos. Erotica é um convite a descobertas, a navegar nas profundezas da natureza humana. Na faixa Where Life Begins, Madonna canta, “I’d like to direct your attention to something that needs directing to” (Eu gostaria de direcionar sua atenção para algo que precisa ser direcionado). É Madonna/Dita nos chamando para o que realmente importa em nossas vidas. Nos perdemos na loucura do dia-a-dia e precisamos resgatar o prazer de viver, do valor de amar e ser amado. O álbum traz uma sonoridade particularmente especial onde Madonna supera e surpreende, marcando um disco único na carreira. Com arranjos complexos, o uso de tons graves, acentuado pelo contrabaixo evidente na maior partes das músicas e com batidas de cadência hipnótica, Erotica é uma obra-prima não só de Madonna, mas de toda sua geração. Destaques para as canções Rain, Deeper and Deeper e Bad Girl. Rain é uma ode ao amor, a espera pelo retorno da pessoa amada em uma doce e suave melodia que transforma a imagem da força feminina em pura sensibilidade e romantismo. Deeper and Deeper foi feita para as pistas de dança, é impossível ficar parado já nos primeiros acordes. Em Bad Girl, a voz crua de Madonna em conjunto com instrumentais pontuados fazem desta faixa uma das mais notáveis do álbum, tendo ganhado um dos melhores vídeos da cantora. O vídeo, quase um curta-metragem, conta a história de uma mulher infeliz em busca de um único beijo de amor. Ia para cama com qualquer homem, percorrendo sua história até encontrar o verdadeiro beijo em seus últimos minutos de vida. Erotica pode ser classificado de muitas maneiras: agressivo, transgressor, sensual, voluptuoso, tentador, pecaminoso. Ele pode ser qualquer coisa, menos ignorado. Escrito por Chris, The Red e Erotica é meu álbum favorito!

23

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


24


Faixas

Erotica (LETRA)

Vídeos

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14.

Erotica romance My name is Dita I’ll be your mistress tonight I’d like to put you in a trance

Erotica

Erotica Fever Bye Bye Baby Deeper and Deeper Where Life Begins Bad Girl Waiting Thief of Hearts Words Rain Why’s So Hard In This Life Did You do It? Secret Garden

Shep Pettibonne escreveu o “Erotica Diaries” que conta como foi o processo de gravação do disco, como as ideias surgiram e a ordem de gravação das faixas. Para ler, clique aqui.

Junto com o álbum Erotica, Madonna lançou o livro Sex. O livro foi lançado no dia 21 de outubro de 1992, com 128 páginas, em formato de espiral, capa metálica, juntamente com o cd single Erotica (com remix exclusivo da faixa Erotica) mais 8 páginas de história em quadrinhos. O livro tem fotos de Steven Meisel, idealização de Fabien Baron e edição de Glenn O’Brien. Quer ler o livro Sex em Português, os colaboradores do Minsane traduziram os textos para você, CONFIRA AQUI.

If I take you from behind Push myself into your mind When you least expect it Will you try and reject it If I’m in charge And I treat you like a child Will you let yourself go wild Let my mouth go where it wants to Give Give I’ll I’ll I’ll I’ll

Fever

it up do as I say it up and let me have my way give you love hit you like a truck give you love teach you how to oh oh oh oh oh

I’d like to put you in a trance All over

Deeper and Deeper

Erotic erotic Put your hands all over my body Erotic, Erotica Once you put your hand in the flame You can never be the same There’s a certain satisfaction In a little bit of pain I can see you understand I can tell that you’re the same If you’re afraid well rise above I only hurt the ones I love Put your hands all over my body I don’t think you know what pain is I don’t think you’ve gone that way I could bring you so much pleasure I’ll come to you when you say I know you want me I’m not gonna hurt you Just close your eyes Erotica, Put your Only the Can make Only the Can take

Bad Girl

Rain

romance hands all over my body one that hurts you you feel better one that inflicts pain it away

Erotic-ca

25

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Express Yourself

26


27

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Ela é linda, simpática, talentosa e canta maravilhosamente. Melissa Totten é uma das mais conhecidas “imitadoras” de Madonna, uma Madonna Impersonator. No entanto, Melissa superou e ser chamada de impersonator não faz jus ao seu incrível talento, sua interpretação das canções de Madonna tem um toque todo especial próprio de uma estrela. Ela está na estrada com o espetáculo Madonna Undone e já gravou duas coletâneas com músicas da Madonna re-inventadas: Madonna Forever e Madonnalicious (ambos estão no iTunes para compra). Sua versão de Hung Up é belíssima. Não conhece, acesse o site dela e confira: www.melissatotten.com. Melissa conversou com dois fãs brasileiros, o

Chris, The Red e Ever Saturno e falou sobre como

é ser uma impersonator, sobre seu show e, claro, sobre Madonna. Confira:

Madonna by MInsane: Madonna é um ícone. O que significa para você ser uma “Madonna Impersonator”? Melissa Totten: Bom, tudo isso veio para mim de forma não programada e tornou-se meu sustento e meu trabalho em tempo integral. Não foi o que imaginei para a minha vida, mas estava no meu caminho. Eu segui os sinais que apareciam no meu caminho e é onde estou agora. Eu não mudaria nada, a não ser a impressão errada que as pessoas têm do que é ser uma “Impersonator” (imitadora). Não somos loucos e nem estamos tentando viver a vida de outra pessoa. É apenas diversão! As “Madonna Impersonators” são as mais sortudas neste negócio, com certeza. “What a Lady” MbyM: Bom, para nós, você é muito mais que uma imitadora. Você canta as músicas de Madonna com um toque especial totalmente seu. Como é o processo de escolher qual música da Madonna você cantará? 28

MT: Muitas das escolhas que faço são baseadas no público porque no final do dia, o show é para eles. Eu adoro meu show ao vivo com a banda porque posso ressuscitar músicas que não conseguiria fazer em minhas performances regulares em discotecas. Acho que as pessoas que são apenas fãs casuais de Madonna não percebem o quão surpreendentemente diversa ela é. Não é tudo sobre a sua imagem em constante mudança. A voz de Madonna é tão experimental. Eu adoro isso nela. MbyM: Qual sua canção da Madonna favorita? Qual a preferida para cantar nos palcos? MT: Que pergunta mais difícil, ainda mais depois do que escrevi na questão anterior. A diversidade das canções de uma única artista é impressionante. Eu acho que teria que dizer que... não importa onde eu esteja no mundo, não importa o público... Like a Prayer é o presente universal da Madonna para o mundo. “It’s the one”. MbyM: Temos ouvido (repetidamente) seu álbum Forever Madonna. A versão de Secret mixada com Vogue é a favorita do Chris. Já o Ever gosta de Rain e La Isla Bonita. Qual foi a canção mais difícil de reinventar neste álbum? Todas foram divertidas de gravar. É um desafio cantar baladas em um ritmo mais dançante e ainda manter o sentimento e a sinceridade da versão lenta. Em Love Don´t Live Here Anymore precisei dar tudo de mim, vocalmente, devido à extensão musical necessária... Nossa, foi a tanto tempo atrás, gostaria de fazer de novo. Mais recentemente, junto com os mesmos produtores/ DJs (Jason Prince e James Hurr), lançamos um outro álbum “dance”, o Madonnalicious. Se ouvir atentamente a Erotica, perceberá que estava com um forte resfriado. Mas estávamos determinados a cumprir com a agenda de gravações e escolhemos Erotica porque minha voz estava baixa e rouca.


Na coleção ainda temos What it Feels Like for a Girl, Ray of Light, Angel, Holiday, Everybody.. um mix do velho e do moderno. Este ano, Wayne G e eu gravamos Beautiful Stranger e um outro remix de Frozen. E tudo está no iTunes, é claro. MbyM: No seu site, você escreveu que nunca conheceu Madonna pessoalmente. Ainda não? Mesmo depois das sua brilhante performance de Papa Don’t Preach no evento da Live Nation, no Hyde Park. Madonna deveria se envergonhar e tornar este encontro uma realidade. MT: Eu ainda não a encontrei, embora a experiência no evento da Live Nation tenha sido fantástico. Eles cuidaram tão bem de mim e da minha equipe e nos conduziu até o concerto, em Hyde Park. Foi um grande dia! Dois dias mais tarde, quando ela se apresentou em Birmingham, o meu contacto na Live Nation esteve nos bastidores ao lado do Rocco, que comentou que alguns dos vestiários tinha cheiro de bunda. Talvez tenha sido melhor não ter ido aos bastidores!

29

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


MbyM: Agora, você está na estrada com o Espetacular Madonna Undone. Como ele acontece? Conte-nos um pouco mais sobre o show e as idéias por trás dele. MT: Eu amo Madonna Undone. Tem esses talentosíssimos e grandes músicos e cantores. O show é todo Ao Vivo. Nenhuma trilha de apoio nem samples. Tudo feito 100% ao vivo. Em Londres, tivemos um violoncelista para Falling Free. Foi absolutamente lindo! Às vezes, pegamos estes grandes sucessos e damos nosso toque pessoal, assim como antes você mencionou sobre nossa versão mais jazzística de Hung Up. Tenho também um tocador de banjo... e fazemos um dueto em Like a Virgin. Me agrada que as pessoas realmente parecem gostar muito disso, mas acho que é porque o tocador de banjo é extremamente adorável. Madonna Undone é uma noite completamente embalada por músicas de Madonna. Nossa versão de Physical Attraction tem uma vibe bem disco ao melhor estilo Donna Summer. Algumas são acústicas. Algumas nem mudamos nada por serem atemporais e não são tocadas ao vivo por uma eternidade (como Secret, por exemplo). Eu concebi este show para verdadeiros fãs de Madonna e para mim mesma, pois com estes músicos maravilhosos ao meu redor, me sinto livre.

30


MbyM: Sobre suas performances, como você se prepara para fazer um show? Quem cria as coreografias e quantas pessoas estão diretamente envolvidas? MT: Muitos dos meus shows são solo, como este que farei esta noite em Dublin. Estou aqui porque MDNA está aqui e há um nightclub que fará uma grande after party. Não é comum para muitas danceterias colocar dançarinos, etc, comigo em um espaço de 2030 minutos . De certa forma é fácil, mas assim eu não consigo mostrar para o público tudo que tenho. Eu não faço Vogue sozinha. Não seria justo! Alguns de meus projetos envolvem dançarinos ou banda.. as vezes os dois. O número de pessoas depende apenas do orçamento ou da ocasião. Tenho excelentes coreógrafos e eles conhecem bem os movimentos de Madonna, sendo que são grandes fãs dela. E isto ajuda demais. Nos concentramos em trazer para o palco os grandes momentos de shows atuais de Madonna. Não é fácil considerando o quão elaborado é o palco de show dela e o público sabe bem o que estamos fazendo e acho que a imaginação deles se encarrega do resto. MbyM: Você parece demais com Madonna. Quem faz o visagismo que a transforma em Madonna? MT: Eu faço tudo. Adoraria não ter que fazer, pois sei que deve haver alguém que faça um trabalho muito melhor. É uma pena que quanto maior seja meu show e mais envolvida com ele eu me torne, menos tempo tenho para me preparar fisicamente para ele. As passagens de som acabam tarde, as coisas acabam atrasando e há problemas para resolver quando eu sou a única encarregada de tudo. Antes que saiba, tenho apenas 20 minutos para me preparar e uma semana depois estou balançando a cabeça enquanto assisto ao vídeo e penso: Cara... parece que fiz sexo selvagem em um armário de vassouras.. certo, aqui vamos nós!

31

MbyM: Você se vê em algum momento da vida sem ser Madonna Impersonator? (esperamos que não, pois você é incrível) MT: Tenho muitos interesses e muita energia. Acho que parte do que faz disso um trabalho em tempo integral para mim, é o que faz com que eu seja criativa. Tenho feito uma gama de coisas que simplesmente me deram vontade de fazer. As vezes tenho muita vontade de parar com toda essa loucura, sossegar e ter uma vida mais normal. Mas ai, o telefone toca. Adoraria estender minha Undone Tour por mais tempo e tocar para todos os fãs de Madonna que sofrem para ouvir as canções que Madonna trouxe a eles através dos anos. É disso que se trata meu show. MbyM: Para finalizar, mande uma mensagens para os membros do MInsane no Brasil. MT: Simplesmente, adoraria mandar meu amor para vocês no Brasil. Bem se sabe ao redor do mundo que Madonna tem uma grande e adorável legião de fãs no Brasil. Quando estiverem lendo isto, estarei na oitava cidade da Índia com minha Tour com meus dançarinos e o meu DJ e Produtor de Madonnalicious/Forever Madonna, James Hurr. Sei que vocês estarão celebrando o aniversário de uma mulher que é, pura e simplesmente, única. Divirtamse e aproveitem muito. Agradecimentos a Geisy Corrêa que ajudou na tradução da entrevista para o português

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Nobody Knows Me

www.madonnabyminsane.com.br

32


33

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


www.madonnabyminsane.com.br

34


Masterpiece, significa obra-prima, canção composta para a trilha sonora do filme W.E. - escrito e dirigido por Madonna - e ganhadora do Golden Globe de Melhor Canção Original. E já está entre as faixas de sucesso de Madonna, mas quando pensamos em qual é a obra-prima de Madonna, fica difícil uma resposta unânime, alguns diriam Vogue; outros, Holiday, Like a Prayer, Frozen, Ray of Light e por aí vai. No entanto, ouso afirmar que a obraprima de Madonna não é nenhuma de suas canções ou vídeos ou qualquer outra coisa que ela tenha feito. A obra-prima de Madonna é sua própria carreira. Construída em 3 décadas com muita criatividade, audácia, superação, escândalos, música e talento. Madonna tornou-se símbolo de sucesso. Madonna desafiou a indústria do entretenimento e transformou-se em um dos nomes mais fortes do show business. Não importa qual seja o projeto do momento, - álbum, filme, vídeo, projeto social, adoção - todos querem saber qual será o próximo passo a ser dado em sua carreira. Recentemente, ela lançou o álbum MDNA, aclamado pela crítica especializada internacional. É mais uma conquista para a sua sólida carreira. Quando pensamos que no início dos anos 80, Madonna começava sua jornada em meio a tanto outros cantores até mesmo mais talentosos que ela e que após 3 décadas, ela é o único nome daquele time de cantores que permanece no topo trazendo material original e inédito e melhor, fazendo sucesso. Daquela época, perdemos Michael Jackson e Whitney Houston. Outros vivem dos sucessos antigos sem compor nada inédito. Alguns se aposentaram. Poucos continuam na estrada trazendo material inédito como Kylie Minogue, a verdadeira princesa do pop e com competência suficiente para ser a sucessora do título de Rainha do Pop. Nas décadas recentes, muitas cantoras têm surgido com potencial vocal melhor que o de Madonna, com certeza, mas que dificilmente construirá o que Madonna conseguiu. Madonna veio de uma época que não existia internet, e que era muito mais difícil alcançar o público e, ainda assim, conseguiu tornar-se um ícone mundial. Hoje, basta gravar um vídeo com seu iPhone e lança-lo no You Tube para ter seus 15 minutos de fama, que logo se esvai. Das novas cantoras, Beyoncé tem construído uma carreira forte, mas dificilmente, construirá uma como a de Madonna. Muitos falam de Lady Gaga de que ela seria a nova Rainha do Pop, mas a repetitiva originalidade das suas criações já cansou. Quem vê um video da Gaga, viu todos, sempre as mesmas referências. Já não choca como antes, mas a roupa de carne ficou para história; e a que todos chamam de princesa do pop, Britney, nada mais é que uma preguiça por algo mais verdadeiro e real. O que tem de princesa do pop em alguém faz sempre os mesmos clipes, o mesmo estilo de música e que 80% do show é playback? Cher é uma diva mas só vive dos sucessos do passado fazendo show em Las Vegas.

35

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


E em meio a todas elas, está Madonna, sempre no topo, e o que a mantém lá: inteligência. Madonna não cansa, não quer cair no ostracismo e nem se render a viver de sucessos antigos. Ela poderia parar e ainda assim continuaria sendo a rainha que é, mas ela não é este tipo de pessoa. Ela sempre está correndo atrás de se renovar, de fazer algo diferente, de não se acomodar. E por isso, não se pode definir Madonna como cantora. Seria simplificar demais quem Madonna é. Ela já fez tantas coisas durante estes anos. Quantas artistas você pode colocar na lista de cantora, escritora, compositora, diretora, atriz, dançarina, produtora, ícone, empresária, executiva, filantropa, formadora de opinião, modelo e até mesmo, estilista? A resposta é simples, apenas uma: Madonna. E estes são apenas alguns dos papéis já desempenhados por ela. E em todos eles, desempenhando com competência e sabedoria de alguém que sabe o que está fazendo e onde quer ir. Se perguntar a ela se já conseguiu tudo que queria, tenho certeza que a resposta é não. Também não é uma questão financeira. Madonna já é rica o suficiente para se quiser se aposentar e viver o resto de sua vida sem fazer mais nada. Mas pessoas como ela não param, pois os que as movem são os sonhos, a vontade de conquistar. de se envolver em diferentes projetos, de sempre sair da zona de conforto. A gente nunca sabe qual será o próximo passo, como será o próximo álbum, pois não faz o estilo Madonna se manter na zona de conforto. Seus álbuns são a maior prova disso. Se pegarmos os três últimos álbuns e colocarmos para uma pessoa que veio de outro planeta e que nunca ouvira Madonna, a probabilidade de ele afirmar que é a mesma cantora nos três álbuns é pequena, pois são estilos diferentes, a essência de Madonna está presente em todos os álbuns, mas com um toque especial que os faz únicos. A líder de torcida conquistou o mundo com uma carreira sólida, baseada em música de verdade, originalidade e uma grande ambição. Quando foi pra NY, ela queria ser dançarina, mas era pouco diante de sua grande vontade de crescer, de se tornar algo maior. Então, foi experimentando coisas novas, entrou para bandas, foi para Paris, voltou para NY e gravou seu primeiro Demo, Everybody. Conquistou fãs com seu jeito ousado. Desafiou os tabus, falou de preconceitos, trouxe o sexo, os gays, as mulheres, as prostitutas, trouxe todos e falou de todos e alcançou o sucesso e o respeito mundial. Madonna não é medíocre. e não aceita calar-se diante do que acha que está errado. Ir ao show da Madonna é saber que ela criticará o status quo, as hipocrisias, o show inteiro da Madonna não é apenas uma mistura de músicas, é uma grande mensagem. Ela é uma pessoa politizada, a sua música é assim e não dá para separar isto dela, pois é uma das formas que ela encontrou para chamar a atenção das pessoas para as coisas que andam acontecendo no mundo. www.madonnabyminsane.com.br

36


37

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


www.madonnabyminsane.com.br

38


Na Blond Ambition Tour, ela mostra o papel da mulher forte, em uma época em que muitas mulheres lutam para conquistar o seu espaço em um mundo masculino. E lá estava ela, cantando sobre isso. Na Confessions Tour, ela faz dois homens dançarem, um com o símbolo palestino; o outro, o israelense, desenhados no peito em um ritual de paz. Neste mesmo show, ela traz a África e os problemas de um continente sofrido pela fome, pelas guerras, pela violência. Uma vez, me perguntei: por que Madonna não faz shows em países africanos? Depois de muito tempo, acredito que levar o seu show a África não é o que eles esperam dela, eles têm problemas maiores e não precisam do show dela, o que precisam dela é o que precisa de muitas outras pessoas: ajuda a um continente que foi esquecido e Madonna sabe que pode chamar a atenção para isto, seu nome é forte o suficiente para isso e assim, criou a Malawi Foundation, um projeto para ajudar o país mais pobre do mundo. E aí está a sua inteligência. Enquanto muitas pessoas utilizam de sua fama para promover escândalos estúpidos, Madonna a usa para transformar o mundo. Sua música é sua bandeira. para falar de aborto, sexo, aids, amizade, amores, gravidez, o que for preciso. Madonna sabe o poder que tem e busca utilizá-lo com sabedoria e responsabilidade, pois ela sabe que todos os seus passos são vigiados e que qualquer coisa q ela faça estará na mídia mundial. Além de tudo, Madonna parece nunca ter se preocupado muito com a quantidade de singles na lista Billboard, pois o máximo de músicas de trabalho em cada álbum não passavam de 4. Ela sempre deixou que sua equipe cuidasse disso para ela, mas com o cuidado de uma mãe que quer saber exatamente onde seus filhos estão sendo levados. Outras cantoras, lançam um atrás do outro e estão sempre querendo números para basear sua carreira de sucesso em cima deles. Não haverá tão cedo, alguém que consiga alcançar tal posto nas paradas de sucesso, pois até lá, Madonna já terá alcançado todos os níveis que as gravadoras sonham para seus artistas e com certeza a repetição que as outras fazem, acabará com o sonho de ter seu nome numa lista como esta: Madonna, The Beatles, Elvis e Michael Jackson. Artigo escrito por Chris, The Red (que tem muito orgulho de ser fã da Madonna!) com interferências de Ever Saturno!

39

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Spotlight

www.madonnabyminsane.com.br

40


41

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


www.madonnabyminsane.com.br

42


É sempre assim, ano após ano! Será que ela ainda sai em turnê? Será que ela ainda vem ao Brasil? Será?. . . Já era de se esperar os transtornos e atropelos causados pela confirmação da passagem de Madonna novamente pelo Brasil. Parece que caímos mesmo nas graças da rainha! Só não contávamos novamente é com o desprestígio de ser fã por parte dos responsáveis pela venda dos ingressos. Sim, isso continua igual ou pior, se é que isso é possível. Novamente, filas de espera, problemas no site da Time4Fun, travas, inexistência de opções de compras que acabam levando o fã desesperado a comprar qualquer ingresso disponível. Inadmissível tamanho desrespeito. Ora, ser fã deveria ser também um privilégio pro artista! Mesmo que este seja Madonna! E Por que não? Novamente os ingressos VIPs, os mais desejados pelos fãs, são direcionados à mídia, a um público de poder aquisitivo bem além do previsto pela maioria dos fãs de Madonna e a uns poucos gatos pingados, e claro, por um valor fora do normal. Exigência da Madonna? Claro que não. Olho gordo tupiniquim mesmo! Estão sempre querendo tirar uma lasquinha do povo, seja com a palhaçada dos cartões de créditos, as chamadas taxas de Inconveniência, sim inconveniência, pois não consigo perceber o que temos de vantagem ao realizarmos uma compra após horas de espera diante de um computador, ou até mesmo, em obrigatoriamente, aguardar dias na fila de espera para comprar um bom ingresso nos postos de venda e ao chegar no guichê receber a notícia de que: “. . . acabaram-se os Vips!” E não adianta questionar que você foi o primeiro da fila e que não há como terem acabado os ingressos! Não adianta, você não tem a quem recorrer. E ao que se cogita, fã que é fã aceita tudo para poder estar perto, ou melhor, um pouco menos distante do seu ídolo, certo? Sim, está certo, mas que fique bem claro: Toda regra tem exceção! E como tem. E Não se surpreenda, se de repente, você perceber algumas celebridades globais bem na sua frente na hora do show, sendo que elas não estavam na fila de entrada do show e muito menos aguardaram horas e horas para comprar um ingresso.

43

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


Há quem diga inclusive, que não fará o mínimo esforço pra conseguir ficar frente a frente com Madonna! E olha, em anos de dedicação ao seu trabalho, já vi e ouvi de tudo, e quando você menos espera, olha ele(a) lá, dormindo há dias na fila de entrada, levando sol, chuva, passando frio, comendo mal e sem tomar banho. Verdade seja dita, não há companheiro mais fiel que um verdadeiro fã e em se tratando de Madonna, põe fiel nisso! E se a princípio toda esta idéia parece absurda, na hora do espetáculo, você agradece a Deus por todos os seus esforços e coragem e pensa: Não há imagem mais linda! Madonna passou pelo Brasil pela primeira vez com a tour Girlie Show, em 1993, retornou em 2008, com a Stick and Sweet Tour, depois no carnaval de 2010, onde aproveitou e realizou algumas visitas de cunho social beneficente, foi à favela, encontrou-se com José e Mônica Serra e com o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Somos privilegiados ou não? Quantos países ela nunca deu o ar da graça? Pois é, em se tratando de Madonna, pode-se esperar tudo, principalmente um show com muita luz, brilho, dança, diversão, estilos e muita, muita música. Ela não dá ponto sem nó e sempre surge pra firmar cada vez mais seu talento inovador e criativo! E os fãs retribuem aguardando-a loucamente com sua nova tour MDNA em dezembro deste ano e há quem já esteja se organizando para ser definitivamente o primeiro da fila! Haja amor! Artigo escrito por Paty Prudente, fã e presidente-fundadora do MInsane

www.madonnabyminsane.com.br

44


45

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Music

www.madonnabyminsane.com.br

46


Masterpiece foi composto especialmente para integrar a trilha sonora do filme W.E.. Atualmente, a indústria fonográfica americana está dominada por cantores de grandes vozes, que muitas vezes pecam pelo excesso de virtuose ou por músicas que abusam dos efeitos eletrônicos, a tal ponto de parecer que elas foram compostas por robôs. Nesse contexto, Masterpiece, que vem sendo bem recebida pelos críticos e pelo público, é como um sopro renovador na cena musical pop. Sua principal qualidade é a simplicidade. Com uma melodia despretensiosa, fácil de cantar junto ou de assoviar, apresenta um refrão daqueles que se aprende na primeira vez em que se ouve a exemplo de outras baladas de sucesso da cantora, como Take a Bow ou You’ll See. A vantagem de Masterpiece em relação a essas outras é que foi composta em uma fase de maturidade musical adquirida ao longo dos anos. Une-se a isso, o aprimoramento técnico vocal desenvolvido graças a trabalhos como EVITA. Para estrelar o filme homônimo, Madonna tomou aulas de canto com o celebrado vocal coach Seth Riggs, que a preparou para o papel e que trouxe uma melhor qualidade de voz para todas as músicas gravadas desde então. O instrumental da faixa também é simples, com a base harmônica formada por strings e violão, além de backing vocals executados provavelmente pela própria cantora. A parte rítmica apresenta uma marcação que lembra a batida do ritmo caribenho Zouk. Essa influência latina já foi observada em outros hits, como La Isla Bonita, e nas versões em espanhol das músicas What It Feels Like for a Girl (Lo Que Siente La Mujer) e You’ll See (Verás). (1) Take a Bow é faixa do álbum Bedtime Stories lançado em 1994 e You’ll See, do álbum Something to Remember, de 1995. (2) Madonna estrelou no filme Evita em 1996 no papel principal, pelo qual ganhou o Golden Globe de melhor atriz. (3) What It Feels Like for a Girl faz parte do álbum Music, lançado em 2000, a versão em espanhol saiu no single. Já a versão em espanhol de you’ll See saiu em uma reedição do álbum Something to Remember.

47

Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


MASTERPIECE: letra

escrita por Madonna, Julie Frost e Jimmy Harry produzida por Madonna e William Orbit If you were the Mona Lisa You’d be hanging in the Louvre Everyone would come to see you You’d be impossible to move It seems to me is what you are A rare and priceless work of art Stay behind your velvet rope But I will not renounce all hope

“Se você fosse a Mona Lisa, você estaria pendurado no Louvre, todos viriam vê-lo”. Nota-se também que o agente se coloca em posição inferior ao objeto amado:

And I’m right by your side Like a thief in the night I stand in front of a masterpiece And I can’t tell you why It hurts so much To be in love with the masterpiece ‘Cause after all Nothing’s indestructible

“e eu estou bem ao seu lado, como um ladrão na noite, eu fico em frente de uma obra-prima”.

From the moment I first saw you All the darkness turned to light An impressionistic painting Tiny particles of light It seem to me is what you’re like The “look but please don’t touch me” type And honestly it can’t be fun To always be the chosen one

E que sofre perante uma paixão platônica: “e eu não posso dizer lhe porque, dói tanto, estar apaixonado por uma obraprima”. Todos esses elementos alinham essa canção às cantigas de amor, típica dos trovadores da idade média, com uma adaptação a modernidade: o eu lírico é uma mulher, diferentemente dos trovadores medievais.

And I’m right by your side Like a thief in the night I stand in front of a masterpiece And I can’t tell you why It hurts so much To be in love with the masterpiece ‘Cause after all Nothing’s indestructible

A combinação equilibrada de tantos elementos de sucesso já rendeu bons frutos: o Globo de Ouro de melhor canção original. Agora, é só esperar e conferir se o filme W.E., dirigido por Madonna, fará jus à canção tema e será, também, uma obra prima.

Artigo escrito por Sandro Sabbas, ator e cantor em São Paulo. Atuou nos musicais Miss Saigon, O Soar da Liberdade, Hairspray, entre outros.

www.madonnabyminsane.com.br

Já a letra da música fala sobre o sofrimento de amor não correspondido por alguém com qualidades que o tornam inatingível. O ser amado é comparado a uma obra de arte, a Mona Lisa exposta no museu do Louvre em Paris:

48

Trecho do discurso de agradecimento da Madonna quando venceu o Globo de Ouro: “(Guy Oseary) harangued me for the entire time I was filming and editing my movie to write a song. And I said, ‘Please, Guy, I’m trying to focus on being a director and I want people to pay attention to the film and I don’t have time.’ So then I finished the film and I started making my record and somehow magically and miraculously the song emerged, ‘Masterpiece,’ so thank you, Guy Oseary, for being so irritating.”


49

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


www.madonnabyminsane.com.br

50


51

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


More

52


53

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


54


“Madonna produz uma especial forma de criatividade, libertária pela forma aguda como percebe que a sociedade de consumo só tem real interesse como plataforma de acesso à volatilidade e primitivismo humanos - os delírios securitários do capitalismo são isso mesmo: delírios para serem interrompidos pelo próximo choque.” (Nicolau do Vale Pais para:http://www.jornaldenegocios.pt em 17/02/2012)

O Império Romano estava dividido entre dois grandes generais, comandantes de tropas leais dispostas a lutar pela conquista de novas fronteiras. Aliados sempre foram necessários para que se garantisse a hegemonia de todo um vasto Império. Dos povos da África e do Oriente Médio, Ela detinha a sabedoria milenar de mulheres de linhagem nobre. Sua astúcia não deixaria passar a oportunidade de impressionar o povo de Roma com uma grande festa. Chamada a capital do império para discutir o poder na Ásia, a então Senhora do Egito, Cleópatra, arquitetou sua entrada triunfal na cidade mostrando sua força e importância político-social nas vastas terras em seu domínio. Seu cortejo em Roma, de proporções monumentais, foi retratado magnanimamente através do filme Cleópatra, interpretada e eternizada no nosso imaginário cultural e cinematográfico por Elizabeth Taylor em 1963, cuja produção recebeu diversas indicações ao Oscar e foi uma das mais caras da história do cinema. Nas atuais arenas de batalha esportiva duas equipes buscavam na vitória, a consagração e a hegemonia no campeonato de futebol americano em sua final, o “Super Bowl”, o jogo dos jogos, realizado em Indianápolis, nos EUA. Tal qual uma soberana deva se comportar e, provando também sua astúcia visionária, Madonna chegou durante o intervalo do jogo para dar seu recado apresentando-se aos “romanos” como a grande rainha da música pop mundial que ainda é e provando que Cleópatra vive até hoje através dos atos de coragem e ousadia de mulheres fortes e competentes como ela. Detentora de uma produção magistral fez jus a sua fama de artista 55

multimídia com um show iniciado por um cortejo que fez homenagem à Elizabeth Taylor e que faria até mesmo a original rainha egípcia ter orgulho de seu legado milenar.

Proporções Épicas em show Histórico Com uma das maiores audiências esportivas da televisão mundial, o jogo, orquestrado por Madonna, baseou-se em se apresentar suntuosamente de forma a despertar a curiosidade para o lançamento de seu novo álbum e promover a então recém-lançada música “Give me all your Luvin”, cujo videoclipe, por oportuno, conta com muitos jogadores de futebol americano, se atirando pelo seu “amor” e recebendo um certeiro e peculiar deboche que, Madonna, vez por outra, produz e o faz muito bem em cena. Em uma noite perfeita, eufóricos americanos, brasileiros e telespectadores espalhados por todo o mundo, observaram mais uma vez Cleópatra - ou Madonna - entrar em campo, na arena do jogo, em um trono, ladeado por esfinges, inicialmente coberto por grandes asas douradas (da simbologia egípcia, referência da deusa Ísis alada ou Maat) que, abertas como uma cortina, constituíram o cenário do cortejo puxado por uma legião de centuriões romanos, tendo a frente sacerdotisas que conduziam todo o restante do séquito real de um Egito pósmoderno. No caminho para seu palco principal, as vestes douradas de rainha do Egito logo deram lugar a um moderno traje romano curto, coroado com um diadema em formato de chacal (Anúbis – deus que conduz os faraós para a eternidade) para que pudesse interpretar Vogue, um de seus maiores sucessos, de forma estonteante, com Madonna By MInsane - A Revista do Fã-Clube Oficial / Brasil


uma coreografia, assinada por Jamie King e pela equipe criativa do Cirque du Soleil, que se misturava com as formas e desenhos das figuras egípcias clássicas presentes em templos e papiros antigos. Todos os figurinos, assinados por Ricardo Tisci da Givenchy, tiveram um cuidadoso apuro visual para que não fossem caricatos, clichês ou meras reproduções óbvias, catalisando estilos e tendências, com sensível influência dos desenhos dos mangás japoneses. Seja no figurino da Rainha ou de seu séquito de deuses romanos, também é notória a originalidade na mistura de elementos modernos como tênis e roupas esportivas aos chapéus, coroas e demais trajes de época, aqui traduzidos como sendo a vestimenta de uma civilização futura, talvez um império ainda maior que Madonna almeja conquistar. Apoiada por recursos tecnológicos que transformaram o chão do palco, e da arena, em uma imensa projeção de vídeo, através de telões de LED articulados, Madonna fez a transição entre as músicas “Vogue” e “Music” de forma rápida para que pudesse receber seus convidados como se estivesse em uma grande pista de dança.

Alianças e parcerias para um reinado soberano A rainha, sem perder sua majestade, recebeu o extravagante e original dueto do LMFAO, para “discotecar” e misturar seus sucessos ao da anfitriã, contribuindo para que Madonna se soltasse no rebolado e interpretasse na seqüencia a recém lançada música “Give me all your luvin”, cujo tema, já presente em campo, subiu ao palco através de “cheerleaders” e duas outras convidadas: a americana Nicki Minaj e a britânica M.I.A.. 56

Mesmo com uma mudança tão radical na concepção artística e visual, observou-se ainda no figurino a presença de elementos egípcios e romanos em detalhes e estilos fundidos, imersos em uma criação mais despojada – e esportiva que gradativamente se modificou desde o início para seguir coerente e contemporânea ao tema e cenário. Para completar a festa entrou em cena um novo “general” – Cee Lo Green – que, tomando conta do palco, conduziu uma banda marcial com típicos instrumentos musicais de percussão e metais, imprimindo novo ritmo além de outros contornos visuais à apresentação: a vestimenta romana cede àquela de inspiração militar retrô das bandas das paradas de Independência. O “medley” de “Open your Heart” e “Express Yourself” fizeram a introdução do “gran-finale” da onírica passagem de Madonna pelo “Super Bowl” com, talvez, o seu maior e mais polêmico sucesso: Like a Prayer. Madonna e Cee Lo Green encerraram o show, de aproximadamente doze minutos, com uma brilhante apresentação de inspiração religiosa gospel que a música propunha em sua versão original. Um deleite para os fãs mais conservadores das antigas canções de uma soberana artista que se renova a todo o momento.

O Desfile da Escola Pop Multimídia Neste espetáculo, Madonna, que não precisava provar mais nada, demonstrou claramente que a fase “Blond Ambition” ainda não terminou, mas sim alcançou novas proporções e que, aliada a grandes colaboradores, tem muito a oferecer como entretenimento e, porque não, também como nova arte, a ser explorada ao redor do mundo em sua nova temporada de shows.


57

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


A apresentação pode ser comparada a um “Carnaval Pop”, que tomou outras proporções, deixou a Sapucaí e ganhou o mundo. Talvez sua passagem pelo desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 2010, tenha lhe despertado um olhar diferente para o visual teatral cênico real que foi abandonado nas últimas turnês. Além disso, muito foi comentado a respeito das semelhanças com o mais recente show da também cantora pop Kylie Minogue, O Les Folies Tour, pautado, visual e artisticamente, na ampla cultura grega antiga, gerando, inclusive, comentários maldosos e brigas infantis entre fãs que deveriam, independente de suas idades ou preferências, se divertir mais e se preocupar menos com o cenário da efêmera cultura moderna. Como curiosidade vale lembrar que o filme Cleópatra tinha a maior quantidade de trocas de figurino da atriz principal até que Madonna resolveu superá-lo em Evita. Coincidências a parte, ambos são espetáculos únicos e que refletem claramente, a despeito das críticas de que Madonna apenas dublou durante o espetáculo, que estamos diante não apenas de uma cantora, mas de uma artista meticulosa e que, inspirada, através de sua proposta multimídia, transforma e amplia tudo aquilo que se convencionou chamar de show de música. “Madonna também marca o início de uma nova era de megaespetáculos multimídia, como o formato do grande musical do século XXI, unindo os velhos musicais da Broadway e os grandes concertos de rock do século passado à alta tecnologia sonora e visual, transformando a platéia numa pista de dança.” (Nelson Motta para o Jornal da Globo, 20/12/2008)

Artigo escrito por Marcelo Poloni, fã e autor do blog Crônicas Líricas e Saudades

58

(1) para pensar: Vale a pena ficar brigando pelo ineditismo nestes “tempos modernos”? Toda a cultura moderna, seja ela, pop, rock, punk ou metal, e todas as demais não citadas, estão fadadas ao efêmero e às comparações de toda a natureza na sociedade atual do espetáculo, cuja velocidade da informação é quase que instantânea. Daquilo que se perpetuará na história da atual cultura moderna, apenas daqui há 3 ou 4 gerações saber-se-á de fato sua real importância e, assim sendo, vamos todos nos divertir com Madonna, Kylie, Gaga e outras tantas que fazem de nossos sonhos realidades midiáticas.


59

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Amazing imagem criada por MaurĂ­cio Code

60


61

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Vogue

62


63

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


64


65

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


66


67

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil


Expediente Editorial:

Chris, The Red

Projeto Gráfico, Direção de Arte, Editoração Eletrônica e Arte Final:

Christian de Sousa - The Red ((graphic.design.web))

Colaboradores:

Paty Prudente, Ever Saturno, Marcelo Polloni, Sandro Sabbas, Maurício Code e Chris, The Red

Revisão:

Chris, The Red, Ever Saturno e Vladimir Bittencourt

Créditos das fotos (em ordem albabética):

Alberto Tolot, Alek Keshishian, Brian Aris, Bruce Webber, Craig Mc Dean, Dah Len, Dave Hogan, David La Chapelle, Deborah Feingold, Fabrizio Ferri, Gary Heery, Guilles Bensimon, Helmut Newton, Herb Ritts, Jean Baptiste Mondino, Jorge Oliveira, Koto Bolofo, Lorenzo Agius, Luis Sanchis, Mario Testino, Mert Alas, Marcus Piggott Patrick Demarchelier, Peggy Sirota, Peter Lindbergh, Pierre & Gilles, Rankin, Regan Cameron, Solve Sundsboo, Steven Klein, Steven Meisel, Tim Walker, Tom Munro e Wayne Maser A revista Madonna by MInsane é uma publicação idealizada pelo Madonna Insane Fan Club - MInsane. Todo conteúdo publicado é de responsabilidade do Madonna Insane Fan Club. Todos os direitos reservados, sendo proibida a reprodução de qualquer matéria sem autorização prévia.

Coordenadora-Geral: Paty Prudente Coordenador de Design e Criação: Chris, The Red Redação: Ricardo Cazelato Madrinha: Marina Person - MTV

68


69

Madonna By MInsane - A Revista do F達-Clube Oficial / Brasil



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.