RPaineiras Maio 2011

Page 54

Revista Paineiras maio

54

Esportes

2011

Natação

Baú da Natação CARLA CRISTINA NOSÉ

C

arla Nosé começou a dar suas primeiras braçadas já aos cinco anos de idade e iniciou sua história na natação do Clube Paineiras do Morumby aos 12 anos. Acumulou, ao longo de 13 anos de competições, um vice-campeonato Brasileiro, 11 títulos de Campeã Paulista e ainda foi campeã do Torneio de Águas Abertas uma vez e vice outras duas, completando 3 vezes a travessia Ilhabela-Caraguatatuba. Incentivada pelo ex-técnico do Paineiras, o argentino Pancho, trocou as piscinas pelas competições em águas abertas, provas que dependem muito do preparo físico do atleta para que sejam realizadas, o que requer muita dedicação aos treinos com a finalidade de que o competidor fique em condições de superar a dor e o cansaço decorrentes do longo período de tempo necessário para concluir as provas. Desde pequena, Carla foi uma amante da Natação, mesmo indo contra a ideia inicial de sua mãe, que sonhava em ter uma bailarina na família: “A natação entrou na minha vida após várias tentativas frustradas da minha mãe de me colocar no balé. Quando ela me perguntou o que eu queria fazer, respondi de imediato: Natação, para fugir do jacaré, como o Tarzan”, conta. Além das eternas boas lembranças que acumulou do seu período de dedicação ao esporte, a Natação também trouxe para Carla muitos benefícios em vários momentos da vida, na infância e adolescência. Nessa época, fez grandes amigos que estão presentes em sua vida até hoje

e estiveram, inclusive, durante a gestação do seu primeiro filho, auxiliando-a em seus exercícios para aliviar dores nas costas e, nos dias atuais, estão sempre por perto em suas horas de lazer, ou quando está praticando aulas de mergulho junto com seu filho Theo, que já está seguindo os passos da mamãe como atleta Paineirense. Muito mais do que apenas um esporte, a natação sempre serviu como um importante remédio para Carla: “Esse esporte sempre foi para mim um dos grandes aliados no combate ao estresse, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do cotidiano, além disso, a água propicia uma grande liberdade de movimentos não encontrada em outras atividades praticadas em terrenos secos”, completa. Profissional altamente gabaritada da área de Odontologia, Carla Nosé garante que quem conhece a Natação, nunca mais larga: “Infelizmente, por falta de tempo, não tenho conseguido mais nadar, mas agora que meu segundo filho Enzo está com nove meses e frequenta o Clube todos os dias para acompanhar o irmão mais velho, pretendo encontrar um tempinho para nadar e tentar recuperar a forma. Agradeço muito aos meus pais por sempre terem me incentivado a praticar esse esporte que, além de todos os benefícios ligados a saúde, trouxe também disciplina e perseverança para superar obstáculos e alcançar sucesso na vida pessoal e profissional”, finaliza.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.