ANDINKRA estudo para aplicação em padronagem têxtil

Page 53

ADINKRA

II- Aplicações no Setor Têxtil e de Moda A estamparia têxtil é considerada um dos setores de atuação do design de superfície que foi movido especificamente pela necessidade humana de interferir no ambiente em que vive. Segundo Maria Sílvia Barros de Held em “APLICAÇÕES E POTENCIALIDADES POR MEIO DO DESIGN DE SUPERFÍCIE NO BRASIL “

A estamparia teve início na Índia e na Indonésia, de onde chegou aos países do Mediterrâneo. Nos séculos V a.C. e IV a.C. os egípcios já dominavam as técnicas, utilizando substâncias ácidas e corantes naturais. Com relação aos métodos inicialmente utilizados no processo da estamparia têxtil, pode-se dizer que o homem usou as mãos como matriz principal para estampar os primeiros tecidos. Posteriormente, pedaços de madeiras, algumas vezes com as extremidades amassadas, permitiam novas formas de desenhos nos tecidos. Linhas onduladas foram traçadas a partir do surgimento de um rudimentar pincel e talvez mesmo como precedentes dos carimbos, mãos ou conchas eram molhadas no pigmento e então estampadas nos tecidos. Há cerca de dois mil anos, os chineses utilizavam blocos de madeira esculpidos para imprimir caracteres caligráficos. “Pouco mais tarde, com essa mesma técnica, estampavam-se tecidos tanto na China quanto na Índia”. 16

15 Carimbo

17 Block Printing (India)

Block Printing

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.