Page 1

CATÁLOGO INSTITUCIONAL


NOSSA MISSÃO: “Em um ambiente academicamente desafiador e cuidadoso, a Chapel propicia um sistema americano de educação para um corpo discente internacional. Por meio de valores cristãos, os alunos aprendem a tomar decisões conscientes, a arcar com a responsabilidade por suas ações pessoais e pelas necessidades da comunidade, respeitando a vida e a diversidade cultural.” NOSSA VISÂO: “Engajar. Desafiar. Apoiar. Cuidar. Preparar os alunos para a vida.” NOSSO LEMA: ”Fé na Educação.”

4

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

SUMÁRIO Declaração de Filosofia 07 Chapel: a escola americana internacional do Brasil 08 Educação Infantil 11 Um dia Típico 12 Ensino Fundamental 15 Ensino Médio 19 Educação Religiosa 24 Artes 25 Esportes 26 Orientação e Aconselhamento 27 Desenvolvimento Profissional Continuado para Professores Currículo de Desenvolvimento Socioemocional

28 29

Aprendizado fora da Escola 31 Envolvimento dos Pais 33 Principais Eventos Escolares 34 Infraestrutura 36 Serviço de Alimentação 39 Publicações Chapel 40 Avaliações e Acreditações 42

CHAPELSCHOOL

5


6

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

DECLARAÇÃO DE FILOSOFIA A Escola Maria Imaculada, carinhosamente conhecida como Chapel School, é um colégio internacional, católico, e centrado em valores morais. Nossos alunos e funcionários são provenientes de vários países e de diferentes religiões, sendo todos respeitados. Nosso corpo discente, tão diversificado, é educado com base em um currículo tríplice - americano, brasileiro e International Baccalaureate. Nossa estrutura curricular e abordagem pedagógica são estruturadas para preparar os alunos para a universidade e para a vida, seja ela nos Estados Unidos, no Brasil ou em qualquer parte mundo. Para atingir este objetivo, desenvolvemos um currículo rigoroso e multidimensional. Oferecemos uma variedade de atividades que incentivam o crescimento intelectual, social, emocional e físico dos alunos. Além disso, investimos bastante em desenvolvimento profissional e apoio aos professores e funcionários para que eles sejam capazes e se sintam confiantes em promover o sucesso dos alunos. Nós trabalhamos de forma colaborativa e fomentamos um ambiente sempre positivo e bem intencionado. Nós na Chapel acreditamos que, além da busca pela excelência acadêmica, pais, administradores, professores, alunos e funcionários devem se unir para atingir e permitir que outros atinjam a sua total potencialidade. Nós acreditamos no espírito de humanidade compartilhada e vemos cada pessoa como um ser único e valioso. As partes interessadas são convidadas a fazer uma contribuição pessoal para a construção de um mundo mais justo e pacífico. Estamos comprometidos com a educação que inspira comportamento ético, responsabilidade social e respeito por todas as crenças. Na Chapel School assumimos o desafio de preparar homens e mulheres jovens para que ambos estejam dispostos e aptos a fazer as escolhas difíceis que possam diminuir a desigualdade social e promover a paz mundial. Preocupados com a liderança moral, temos como nosso lema principal o desenvolvimento de mentes versadas e críticas que valorizam o ser humano.

CHAPELSCHOOL

7


CHAPEL: A ESCOLA AMERICANA INTERNACIONAL DO BRASIL A Chapel surgiu na década de 1940 como um colégio paroquial para crianças da comunidade de famílias americanas residentes em São Paulo. A partir de então, as atividades se ampliaram e hoje a Chapel oferece três diplomas, atendendo da educação infantil até o ensino médio. Comunidade e família são conceitos que perpassam toda a história do colégio. Os valores cristãos desde os tempos do colégio paroquial orientam a Missão e a Visão desta instituição de ensino. O ambiente da Chapel não apenas transparece seus anos de tradição, mas, acima de tudo, promove a integração e o acolhimento da diversidade que compõe um ambiente internacional com toda a sua variedade linguística, cultural e religiosa. Atualmente, no corpo discente, é possível identificar mais de 30 nacionalidades diferentes. O acolhimento também se expressa por meio do currículo, que assegura não só o progresso acadêmico, mas também o desenvolvimento socioemocional. Desde a educação infantil os alunos têm a oportunidade de ampliar a consciência sobre

8

suas emoções e aprender a interagir com colegas e adultos de maneira amistosa e, sobretudo, responsável. Questões socioemocionais e de comportamento são abordadas por meio de estratégias que possibilitem a reflexão dos alunos acerca de suas motivações e que ofereçam suporte à expansão da autoconsciência e à ampliação da sua responsabilidade e autonomia. O desenvolvimento socioemocional ocorre de maneira integrada no currículo e no processo de avaliação dos alunos desde a educação infantil. As habilidades socioemocionais são expandidas e aperfeiçoadas por meio de práticas pedagógicas durante todas as aulas, especialmente nas de Caring and Sharing e de CARES (Cooperação, Assertividade, Responsabilidade, Empatia e Autocontrole), que são voltadas para o desenvolvimento socioemocional. Nos ensinos fundamental II e médio, os alunos têm a oportunidade de conversar sobre questões socioemocionais do seu dia a dia durante os encontros de aconselhamento do Programa Advisory, que ocorrem semanalmente.

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

A Chapel oferece e integra em sua prática pedagógica três diplomas: o americano, o brasileiro e o internacional (International Baccalaureate – IB), a fim de que o aprendizado ocorra de maneira natural tanto em inglês quanto em português, contemplando requisitos de cada diploma em todas as disciplinas oferecidas no colégio, independentemente de serem ministradas em inglês ou em português. O método de alfabetização dos alunos é baseado no sistema Phonics (para língua inglesa), e nos princípios do Construtivismo, seguindo teorias de Emilia Ferrero e do sócio-construtivismo de Jean Piaget (para língua portuguesa). Esses dois métodos são utilizados paralelamente, considerando-se as especificidades de cada idioma e promovendo o aprendizado eficaz em ambas as línguas. O IB - International Baccalaureate, que começa formalmente nos últimos dois anos do ensino médio, é um programa reconhecido pela sua excelência acadêmica e por sua abordagem holística. Toda a instrução que ocorre na Chapel é planejada de maneira a preparar todos os alunos para o rigor dos dois últimos anos de ensino médio. Para o aluno receber o diploma do IB, além de ter bom desempenho escolar, é preciso comprovar o exercício da criatividade e o envolvimento em práticas de serviços sociais, esportivas e artísticas, o que o prepara para uma vida em que o equilíbrio entre o indivíduo e a sociedade é visto como um valor em si.

CHAPELSCHOOL

O aluno Chapel, para cumprir com as exigências curriculares e atingir as expectativas do perfil de um aluno IB , desenvolve senso crítico em relação a si, ao saber e à sociedade em que vive. É um indivíduo independente e preparado para propor soluções inovadoras e socialmente responsáveis. Na Chapel School, todas as disciplinas são lecionadas em inglês, exceto língua portuguesa, história e geografia do Brasil, francês e espanhol. A grade horária segue diferentes modelos em cada divisão escolar, e o ano letivo contempla dois semestres e quatro períodos de avaliação. O calendário letivo segue o modelo do hemisfério norte. O aprendizado dos alunos é acompanhado periodicamente por meio de avaliações nacionais e internacionais externas de reconhecido valor acadêmico. A Chapel também é local de aplicação de provas SAT e PSAT. A Chapel School identificou uma forma de prestigiar as culturas que compõem a comunidade por meio da alimentação que celebra a culinária de vários países. O cardápio oferecido na Chapel é cuidadosamente elaborado pelas nutricionistas e executado internamente pela equipe de profissionais da cozinha. Isso garante, além da qualidade nutricional, a segurança necessária para atender especificidades alimentares como alergias e restrições.

9


10

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

EDUCAÇÃO INFANTIL CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA (ECEC) - 3 A 5 ANOS A vivência proporcionada pela educação infantil é um marco na vida da criança e da sua família. Entre os três e os seis anos de idade, as crianças exibem seu entusiasmo em aprender como membros ativos de uma pequena comunidade. Pesquisas científicas apontam que os primeiros cinco anos de vida da criança são incrivelmente importantes para seu desenvolvimento neurológico, e é na vivência da educação infantil que a criança estabelece conexões neurais que comporão o grande fundamento de experiências duradouras para sua vida. Desde os anos iniciais se manifesta claramente o compromisso da Chapel em oferecer práticas pedagógicas adequadas à faixa etária de cada criança, de modo a garantir a oferta de experiências físicas e emocionais apropriadas ao desenvolvimento gradativo de sua independência, autonomia e socialização.

CHAPELSCHOOL

11


12

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

UM DIA TÍPICO Um dia típico é composto de rotinas que contemplam o bem-estar integral da criança nos âmbitos físico, emocional e cognitivo. No ECEC o dia começa com uma calorosa recepção de manhã, segue com práticas alegres em que as crianças aprendem fazendo, vivenciando e compartilhando experiências através de atividades elaboradas para seu desenvolvimento corporal, emocional e intelectual. No âmbito físico, o cuidado começa com a alimentação. O departamento de alimentação da Chapel atua com capricho e rigor no preparo de alimentos nutritivos e variados que ensinam à criança o prazer de desfrutar o mundo dos sabores. As atividades de brincar, sejam livres ou dirigidas, são cuidadosamente pensadas de modo a oferecer oportunidades de desenvolver o movimento, o equilíbrio e as demais atividades motoras. Todas as atividades pedagógicas têm como foco a socialização que resulta em criatividade, senso de pertencimento e aprendizado. O desenvolvimento cognitivo se manifesta na promoção gradativa da complexidade da linguagem, na compreensão das histórias, no reconhecimento de quantidades e formas, e nas experiências sensoriais adequadas à idade de cada criança, que resultarão em aprendizado. Os alunos do ensino fundamental começam o dia com a oração da manhã e, em seguida, participam da reunião de sala da Classe Responsiva, a RC Meeting (Responsive Classroom Meeting), momento em que os professores reforçam o sentimento de comunidade ao revisar as regras e expectativas de comportamento da sala, apresentar os objetivos de aprendizagem do dia e discutir temas sobre o relacionamento entre alunos. A reunião de sala do RC é um espaço reservado diariamente para desenvolver a prática colaborativa do grupo, ampliando as habilidades socioemocionais e permitindo que a atenção dos alunos esteja disponível para a aprendizagem. A reunião de sala do RC é organizada de acordo com as necessidades de cada grupo. Sendo assim, nas séries iniciais a ênfase recai sobre a sistematização de procedimentos, rotinas e formas adequadas de interação, enquanto nas séries finais esse momento é utilizado para ajudar os alunos a desenvolverem e ampliarem suas

CHAPELSCHOOL

habilidades comunicativas e de pensamento crítico, por meio de discussões temáticas. Durante o dia, os alunos participam de aulas de línguas, matemática, estudos sociais, ciências, música, artes, educação física e religião nas quais têm a oportunidade de desenvolver e exercitar tanto o conhecimento acadêmico quanto habilidades de interação social. O aprendizado de tecnologia ocorre de modo integrado aos conteúdos abordados nas aulas. As aulas são planejadas para que os alunos desenvolvam o senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado, fomentando práticas de pesquisa e de compartilhamento de ideias, o que promove o desenvolvimento do senso crítico em relação ao saber. Os alunos são incentivados a praticar a autoavaliação e a definir metas de aprendizagem individuais, que devem estar em acordo com os objetivos de aprendizagem da série, ao mesmo tempo em que atendem especificamente a necessidades e desafios pessoais. Os intervalos para atividades lúdicas são organizados de modo a permitir que os alunos possam relacionarse de maneira livre e experimentar os próprios limites e os limites da convivência, mas em um ambiente supervisionado e seguro. No final do dia, professores e alunos refletem sobre o que se produziu, nos âmbitos acadêmico e social, e encerram o ciclo diário de maneira harmônica preparando um bom reinício para o próximo dia. A Chapel inova ao substituir o tradicional modelo de lição de casa pelo engajamento dos alunos em uma proposta pedagógica transformadora, o Curiosity Project, em que os alunos elaboram projetos sobre assuntos de livre escolha - por mais complexos ou inusitados que sejam. Os alunos são responsáveis pela pesquisa, pela elaboração do conteúdo e preparação da apresentação aos colegas de sala e ao professor. Para os alunos interessados, a Chapel oferece também atividades extracurriculares variadas que podem incluir esportes, artes, ciências e tecnologia. As atividades são realizadas no campus do colégio e a oferta depende da formação de turmas.

13


14

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 6º ANO - 6 A 11 ANOS O princípio pedagógico adotado pela Chapel coloca o aluno no centro do aprendizado, o que significa que em qualquer sala de aula os alunos trabalham colaborativamente na maior parte do tempo, pesquisando, compartilhando, comparando e analisando informações até formarem as próprias conclusões que são posteriormente validadas ou redirecionadas pelos professores.

CHAPELSCHOOL

15


16

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

O QUE SE APRENDE Toda aprendizagem ocorre por meio da linguagem, seja ela verbal ou não verbal. O bom domínio linguístico é pré-requisito para um processo tranquilo e eficaz de aprendizagem acadêmica e social. Por isso, na Chapel, os alunos participam diariamente de aulas de língua inglesa e portuguesa nas quais desenvolvem habilidades de compreensão e de comunicação oral e escrita. As estratégias de ensino-aprendizagem são compartilhadas pelos professores nas duas línguas, o que facilita tanto o entendimento dos alunos acerca de seus objetivos e expectativas de aprendizagem quanto o processo de análise comparativa e a transferência de competências e habilidades entre as línguas. Além de trabalhar com textos de diversos níveis de dificuldade, parte da leitura em sala de aula baseia-se nas preferências pessoais dos alunos, facilitando o envolvimento com o texto e fomentando o hábito e o prazer pela leitura para além da prática escolar. Por isso, os alunos devem cumprir em casa uma rotina de leitura diária com textos escolhidos pelo aluno, mas monitorada pelos professores. O desenvolvimento da escrita, tanto em inglês quanto em português, ocorre dentro dos mesmos parâmetros. Os alunos produzem textos criativos ou informativos diariamente durante um período que se amplia de acordo

CHAPELSCHOOL

com a progressão das séries. O processo sempre é iniciado com a análise de um texto que seja modelo das características que os professores querem ensinar naquela lição. Os alunos identificam, analisam e compartilham suas percepções sobre o texto e trabalham em conjunto para gerar ideias e opiniões sobre possibilidades de produção textual, sempre considerando um público específico. Dessa forma, no momento da produção individual, os alunos estão seguros sobre como melhor apresentar suas ideias. Entre o momento de geração de ideias e a leitura da versão final, os alunos produzem e revisam diversas versões de texto porque recebem os comentários dos colegas e as intervenções constantes do professor. Esse é o modelo do programa Being a Writer adotado em inglês e adaptado para o português com o nome Formando Escritores.

O ensino de ciências segue os parâmetros do Next Generation Science Standards (NGSS), adotado por 16 estados norte-americanos. O programa não é baseado apenas em conteúdos, mas também foca o pensamento global e o desenvolvimento de habilidades nos alunos para entenderem processos. Tridimensional, ele é composto por: Ideias Centrais (Core Ideas), o programa tradicional de ciências; Corte Transversal (Crosscutting), que explora conhecimentos como causa e efeito, energia e matéria, sistemas e escala; e Práticas (Practices), que leva os alunos a colocarem em prática os processos científicos.

Os elementos diferenciais desse processo são a escrita diária, a partir de modelos analisados pelo professor e pelos colegas, o compartilhamento de ideias entre o grupo e a divulgação formal da versão final do texto para um público real que pode ser a sala de aula e/ou a publicação do texto.

A educação musical na Chapel ancora-se numa filosofia que adota processos de ensino pelos quais o aluno tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais ao explorar movimentos. A partir dessa exploração e da sua performance nos instrumentos, o aluno aprende a tocar, e depois a improvisar, o que fornece subsídios para a composição. Durante os anos de ensino fundamental, os alunos têm aulas de flauta doce, xilofone/metalofone/glockenspiel, e de instrumentos de percussão. O desenvolvimento musical apresentado pelos alunos da Chapel ano a ano confirma a eficácia dos métodos de ensino adotados pelo departamento. Anualmente, o desenvolvimento das habilidades musicais dos alunos é apresentado em eventos como o Music Recital, o Talent Show e as apresentações de Natal.

Outro diferencial do ensino fundamental da Chapel é o programa Everyday Math, criado pela Universidade de Chicago, e que tem como objetivo a prática diária da matemática. A principal distinção do programa em relação ao ensino tradicional de matemática é que a progressão da disciplina se dá em espiral, abrangendo todos os alunos e respeitando suas limitações e avanços. Durante os anos do ensino fundamental os alunos são expostos a vários conteúdos programáticos que voltam à tona de formas diferentes ao longo do tempo.

O ensino de Artes Visuais baseia-se em elementos de arte como linha, cor, forma, textura, valor, formato e espaço. Durante as aulas os alunos são expostos a diferentes técnicas e materiais que fornecem subsídios para que possam criar seus projetos visuais em diversos suportes (pintura, escultura, desenho e colagem). Além disso, o acervo de arte da Chapel é utilizado para enriquecer ainda mais as aulas, servindo de objeto de apreciação e estudo. Os alunos participam de visitas guiadas ao Chapel Art Show e a exposições de arte fora da Chapel.

17


18

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

ENSINO MÉDIO 7º AO 12º ANO - 12 A 17 ANOS Na Chapel, o High School (do 7º ao 12º ano) corresponde aos anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da educação básica brasileira. Os alunos do 7º ao 10º ano seguem um programa que servirá de suporte para várias outras disciplinas do colégio. Eles estudam ciências e matemática em um currículo espiral, ou seja, os conteúdos introduzidos no 7º ano serão gradativamente aprofundados nos anos seguintes. A partir do 9º ano os alunos começam a ter a possibilidade de escolher disciplinas optativas que são oferecidas em formato semestral ou anual. Os alunos seguem um currículo diversificado e rigoroso, e somente nos dois últimos anos 11º e 12º anos - participam efetivamente do programa do IB.

CHAPELSCHOOL

19


IB (INTERNATIONAL BACCALAUREATE) O International Baccalaureate - conhecido como IB - foi fundado em 1968 como uma organização não governamental com o intuito de oferecer um programa voltado para a convivência internacional como uma estratégia que fortalecesse a tolerância às diversidades e fomentasse a paz, ao mesmo tempo em que preparasse alunos estrangeiros para universidades renomadas ao redor do mundo. A Chapel School foi a primeira instituição de ensino do Brasil a implementar o programa de IB, no ano de 1980. A missão do programa de IB - “Desenvolver jovens críticos, versados e afetuosos que juntos ajudarão a criar um mundo melhor e mais pacífico através do respeito, compreensão e interculturalidade” - alinha-se perfeitamente à Missão da Chapel School. Aqui, os alunos são preparados para encarar desafios, descobertas da aprendizagem, adquirir senso de identidade e cultura, assim como aprender a comunicar-se com pessoas de origens e experiências diversas. Todos os alunos seguem o currículo do IB e poderão obter o diploma a partir de testes realizados em seis disciplinas. A Chapel é um dos poucos colégios do mundo que oferece e encoraja o programa IB para a totalidade dos alunos, acreditando assim que todos se beneficiarão dele. Para tanto, proporciona suporte para que todos os alunos obtenham sucesso no IB.

20

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

Além das disciplinas tradicionais, há três componentes obrigatórios para a obtenção do diploma de IB. Os alunos devem entregar uma dissertação (Extended Essay), desenvolvida sob a orientação de um professor tutor, e cumprir 3 horas semanais de atividades extracurriculares que instiguem a criatividade, a atividade e o serviço comunitário (CAS - Creativity, Activity and Service). Além disso, os alunos devem cursar a disciplina Teoria do Conhecimento (TOK - Theory of Knowledge) por três semestres. TOK é o estudo das diferentes maneiras de aprender, da base do conhecimento e de como esse conhecimento perpassa as diversas áreas do saber. O curso analisa todas as disciplinas curriculares por meio de questionamentos, estimulando o pensamento crítico para que os alunos possam entender como o conhecimento é criado e desenvolvido. O diploma do IB é reconhecido pela sua excelência por diversas universidades brasileiras, americanas e europeias, em mais de 140 países ao redor do mundo, em todos os continentes. Os alunos que obtêm notas altas nos exames de IB podem receber créditos em disciplinas que poderão contar para o número total de horas solicitadas pelas universidades americanas. Nos últimos anos, diversas universidades brasileiras como FAAP, FGV (economia), FIA e ESPM passaram a aceitar as notas do IB como parte do processo de seleção para ingresso em seus cursos de graduação.

CHAPELSCHOOL

21


CURRÍCULO NO HIGH SCHOOL O desenvolvimento do internacionalismo depende, em grande parte, da capacidade das pessoas se entenderem e se comunicarem bem. Na Chapel convivem diariamente as línguas de instrução - inglês e português -, as línguas de aquisição - espanhol e francês -, além de outras línguas maternas que os alunos introduzem no convívio social. O desenvolvimento linguístico dos alunos não ocorre apenas nas aulas de língua inglesa e portuguesa. Eles também podem desenvolver e praticar suas habilidades linguísticas nas aulas opcionais de publicações e videojornalismo, francês e espanhol, oferecidas a partir do 9º ano.

ARTES VISUAIS Os alunos cursam Artes do 7º ao 10º ano. No 11º e 12º, eles podem optar por cursar IB de Artes.

EDUCAÇÃO FÍSICA A educação física é lecionada do 7º ao 10º ano. No 11º e no 12º ano os alunos cursam a disciplina Estudos Independentes em Educação Física, na qual optam por cursar atividades físicas, dentro ou fora do colégio, transformando-as em créditos para a conclusão do ensino médio. A Chapel oferece ainda a disciplina Educação para a Saúde, obrigatória para o 7º ano, que objetiva discutir com os alunos temas pertinentes ao universo adolescente, focando no bem-estar - distúrbios alimentares, autoestima, tabagismo, fitness e o uso de álcool e drogas são alguns dos assuntos recorrentes, além de noções básicas de primeiros socorros.

MATEMÁTICA Os conteúdos fundamentais são abordados em Matemática Integrada do 7º ao 10º ano. No 11º e no 12º ano, os alunos de IB optam por cursar matemática com ênfase em seus interesses, escolhendo entre dois cursos de diferentes níveis de aprofundamento.

22

MÚSICA Nas aulas de música o objetivo principal é que os alunos compreendam a jornada da música ao longo da história e suas implicações para a vida moderna e para a arte. Aplicando esses conhecimentos, os alunos tornam-se capazes de aumentar suas habilidades de desempenho e perspicácia artística. Os alunos cursam um semestre de aulas de música no 7º e 8º anos e continuam a aplicar e a ampliar seus conhecimentos musicais durante o ensino médio em projetos de classe e apresentações para toda a escola (durante as missas, Festival Internacional e demais eventos escolares, por exemplo). CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Os cursos de língua estrangeira estão estruturados em um programa de quatro anos. Os dois anos iniciais (9º e 10º anos) são preparatórios para o programa de língua estrangeira do IB, que requer dos alunos o domínio da língua em nível intermediário.

RELIGIÃO Do 7º ao 10º ano os alunos estudam as seguintes temáticas, respectivamente: Escrituras Hebraicas, Escrituras Cristãs, História da Igreja e Moralidade. Nos dois anos finais, os alunos estudam Religiões do Mundo.

ESTUDOS SOCIAIS Entre o 7º e o 10º ano, os alunos estudam História Geral, Estudos Governamentais, História dos Estados Unidos, História do Brasil e Geografia Brasileira. No 11º e 12º anos, são oferecidas as disciplinas de IB: História, Geografia, Estudos Sociais Brasileiros e Tecnologia da Informática na Sociedade Global. CIÊNCIAS Os conteúdos fundamentais são abordados em Ciências Integradas do 7º ao 10º ano. No 11º e no 12º ano, os alunos optam por uma das disciplinas oferecidas, com diferentes níveis de aprofundamento: IB Biologia, IB Química e IB Física.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES A Chapel oferece a possibilidade de os alunos participarem de clubes dentro do campus, após o fim do dia letivo, para desenvolverem atividades em suas áreas de interesse. Algumas atividades são fixas, tais como: NHS (National Honor Society), NJHS (National Junior Honor Society), Stuco (Student Council), GIN (Global Issues Network), MUN (Model United Nations) e JR MUN (Junior Model United Nations). Há também atividades oferecidas de acordo com o interesse dos alunos, tais como: Clube de Artes, Programação de Softwares, Clube de Jornalismo, Robótica, Knowledge Bowl, Micro World (Biologia), Música (banda e violão), e STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). CHAPELSCHOOL

23


EDUCAÇÃO RELIGIOSA A Chapel tem como objetivo educar o ser humano para alcançar integralmente o seu potencial. Além das necessidades acadêmica, física, socioemocional e psicológica, cultiva-se uma vivência espiritual nos alunos e no corpo docente. A educação religiosa é oferecida todos os anos com um currículo abrangente de estudos bíblicos, valores, ética e moral contemporânea, incluindo questões socioambientais. Nos últimos anos, o currículo do curso de estudos religiosos de IB proporciona conhecimento e compreensão de várias crenças e aborda suas importantes funções na atualidade. A educação religiosa é reforçada com a participação dos alunos na missa semestral, nas quais os alunos são convidados para assumir funções de liderança. Além do currículo de religião, o programa de desenvolvimento socioemocional é alinhado com a Missão do colégio, notadamente no que se refere a tomadas de decisões sob valores e éticas cristãos. As mensagens matinais do departamento de religião, o programa Caring and Sharing (Solidariedade e Compartilhamento) no ECEC, as aulas de CARES e CARES para Vida no ensino fundamental I, o Advisory (encontros de aconselhamento) no ensino fundamental II e ensino médio, assim como a orientação prestada aos alunos pelo orientador educacional e pelo dean de alunos (que atua como supervisor de disciplina), têm como finalidade promover a reflexão sobre valores e comportamentos no corpo discente. A Chapel fortalece os valores cristãos da comunidade ao celebrar a primeira comunhão na paróquia do colégio, com aulas preparatórias (catequese) integradas no currículo do 3º ano, assim como a crisma dos alunos, aos 15 anos de idade (aos interessados). A Chapel é a única paróquia católica em São Paulo que realiza missas em inglês, e os membros da comunidade escolar são bem-vindos para assisti-las aos finais de semana.

24

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

ARTES A importância do currículo de artes na Chapel School transcende a questão estética. Práticas educativas voltadas para a arte enobrecem o ser humano e o inspiram, promovendo que os alunos se reconheçam enquanto seres humanos produtores e herdeiros de tudo o que a humanidade produziu e produz, percebendo-se como sujeitos histórico-culturais. O encontro com a arte desperta o aluno para novas possibilidades e perspectivas que o levarão a entender, questionar e transformar o mundo que habita. É na instituição de ensino que ocorrerão as primeiras experiências que tangem à fruição estética, ou seja, ao ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico ou que desperta sentimentos nos seus observadores e criadores. O fazer artístico pretende desenvolver a consciência estética do aluno pela integração dos sentimentos, da imaginação e da razão. A Chapel leva a sério seu compromisso com a arte-educação e o materializa por meio da execução de um currículo internacional e transdisciplinar, que se utiliza das mais de 300 obras de arte disponíveis no acervo do colégio. O acervo do colégio está registrado no livro Chapel Art Collection e cresce a cada ano. As obras são exibidas continuamente à comunidade e a visitantes nos corredores, escritórios e em todas as salas de aula do colégio, e a exposição beneficente Chapel Art Show ocorre bianualmente, com um extenso programa educativo voltado aos alunos.

CHAPELSCHOOL

25


ESPORTES O orgulho de fazer parte da Chapel School é caracterizado pelo forte espírito esportivo demonstrado em torneios entre escolas americanas no Brasil, dos quais a Chapel participa desde 1970. As competições acontecem duas vezes ao ano e envolvem: basquete, futebol e futsal, voleibol e softbol, com equipes masculinas e femininas. Dois times de cada modalidade, o Varsity (acima de 15 anos) e o Junior Varsity (menos de 15 anos), treinam para participar dos campeonatos. Os times de líderes de torcida da Chapel completam o programa atlético extracurricular, que é oferecido tanto no nível Varsity como no Junior Varsity, embora não tenham caráter competitivo. O principal objetivo do esporte no colégio é o desenvolvimento de valores, descritos na Missão, e ensinar aos alunos disciplina, colaboração, respeito, espírito esportivo, persistência na busca de objetivos tanto individuais como coletivos, aprendendo a pensar mais no seu grupo do que em si mesmo, além de responsabilidade e de compromisso. Dessa forma, para a Chapel, a educação física é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento do caráter e para a formação de bons indivíduos e cidadãos.

26

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO Os serviços de aconselhamento são oferecidos através do Programa de Aconselhamento da Chapel, que engloba três profissionais de tempo integral: um orientador de primeira infância e ensino fundamental I (do Pré-I ao 4º ano), um orientador de ensino fundamental (do 5º ao 8º ano) e um orientador de ensino médio e universidade (do 9º ao 12º ano). Os orientadores apoiam e aconselham os alunos, os pais e os professores em suas responsabilidades, provendo assistência direta aos alunos em três aspectos de suas vidas: acadêmico, pessoal/social e carreira.

SUPORTE ACADÊMICO

ACONSELHAMENTO UNIVERSITÁRIO

Os orientadores também atuam como profissionais do suporte acadêmico e trabalham de forma proativa junto aos professores para monitorar e identificar candidatos a suporte para atingir seu potencial de aprendizagem ou que precisem ser mais desafiados. Esse serviço de apoio aos alunos inclui a elaboração de planos individuais de aprendizagem, estratégias diferenciadas a serem adotadas em sala de aula, ou mesmo a recomendação de acompanhamento com profissionais externos. Quando um acompanhamento individual é necessário, são realizadas reuniões que envolvem a participação dos pais, do aluno, de professores e administradores. Além disso, é feito um mapa integral do aluno e criado um plano de apoio ao seu progresso. Trata-se de uma ferramenta de parceria entre a família e o colégio para dar suporte ao desenvolvimento do aluno.

Além do apoio pessoal/social e acadêmico, o orientador do ensino médio supervisiona e guia cada aluno em seu processo de inscrição nas universidades pelo mundo. Os alunos participam regularmente de feiras de universidades (dentro e fora do colégio), reuniões com representantes de universidades e reuniões em grupo e individuais para discutir e planejar suas carreiras, assim como recebem uma orientação pré-partida a fim de prepará-los para a vida na universidade. A equipe de Aconselhamento Universitário fornece apoio e informação necessários para uma transição de sucesso para o ensino superior.

CHAPELSCHOOL

27


28

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

APRENDIZADO FORA DA ESCOLA Passeios e viagens pedagógicas contribuem para um melhor rendimento escolar e vão ainda além. Crianças que participam de viagens educacionais, sejam elas de curta ou longa duração, desenvolvem o pensamento crítico com mais profundidade. Além disso, são alunos que demonstram maior interesse nos conteúdos abordados nos ensinos médio e superior e, depois de formados, se mostram mais engajados nas suas carreiras. Em suma, alunos que são expostos a experiências pedagógicas fora da escola tornam-se pessoas mais curiosas intelectualmente. Para atingir ganhos que se estendem para além da vida escolar, a Chapel investe em viagens pedagógicas desde cedo. Os passeios começam na educação infantil com vivências de curta duração e evoluem para viagens mais longas e distantes no ensino médio. Cada experiência de campo é estruturada de forma a ampliar o aprendizado interdisciplinar que acontece na sala de aula, estimulando o aluno na produção de resultados tangíveis e significativos que se conectam com os conteúdos estudados. No high school, as viagens do 7º ao 11º ano integram o Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, apoiado nos objetivos de Ação Global propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um programa transdisciplinar cuja temática - baseada nos três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental) - é trabalhada em harmonia com os conteúdos curriculares abordados em cada série.

CHAPELSCHOOL

29


CURRÍCULO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL Na Chapel, o currículo socioemocional é tão importante quanto o acadêmico, por isso o colégio ensina, pratica e avalia comportamentos que favorecem uma comunidade de inclusão, segurança e responsabilidade, diariamente e durante o dia todo. A convicção é de que a forma como uma criança aprende é tão importante quanto o que ela aprende: o processo e o conteúdo andam lado a lado. E isso envolve comportamento individual, autoconhecimento e habilidade na resolução de conflitos. A Chapel estabelece expectativas altas de conduta e de relações interpessoais e apoia os alunos a serem bem sucedidos. Para tanto, pratica uma abordagem de ensino que valoriza e trata das habilidades socioemocionais durante o dia escolar, oferecendo aulas especiais e reuniões que integram o programa individual do aluno. Do Pré-1 ao 6º ano, o programa Classe Responsiva (RC) estabelece o tom. Tudo começa com a mensagem e o encontro matinal, e, no decorrer do dia, os professores usam a linguagem e a metodologia de RC em sala de aula. As habilidades de CARES (Cooperação, Assertividade, Responsabilidade, Empatia e Autocontrole) - que os alunos precisam para serem bem sucedidos academicamente

30

e em suas vidas - são adquiridas por meios apropriados a cada ano. Há também classes específicas para essas habilidades agregadas ao programa: Caring and Sharing (no ECEC), CARES (do 1º ao 5º ano), e CARES para Vida, no 6º ano. No high school, as habilidades socioemocionais são desenvolvidas no Programa Advisory e no Programa CAS de IB. O Programa Advisory (do 7º ao 12º ano) é uma “pausa” semanal na rotina agitada e de grande demanda acadêmica dos alunos para refletirem sobre sua vida, ações pessoais, necessidades comunitárias e a diversidade cultural. No Programa CAS de IB (do 11º ao 12º ano), os alunos da Chapel são convidados a colocar em prática, em situações reais, o conjunto de valores, habilidades e comportamentos que vieram aprendendo e praticando desde o Pré-I, por meio do currículo de educação de caráter da Chapel. Eles identificam as necessidades da comunidade e os desafios globais com os quais eles estão envolvidos pessoalmente (ex: desenvolvimento sustentável, direitos humanos etc) para abordá-los por meio de projetos pessoais. Eles também se engajam em várias atividades extracurriculares que priorizam a criatividade, a atividade e o serviço comunitário.

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO PARA PROFESSORES O educador da Chapel é um profissional qualificado e em constante desenvolvimento. A instituição de ensino reserva cotidianamente momentos de colaboração profissional para que professores e assistentes de sala possam interagir a fim de planejar, avaliar e estudar juntos. Semanalmente, ocorre uma reunião de formação profissional na qual são abordados temas como melhores práticas avaliativas, estratégias de ensino-aprendizagem, estudo de pesquisas recentes na área educacional e análise de resultados de alunos e desenvolvimento de planos de intervenção, quando necessários. Além disso, semestralmente, professores são incentivados a planejar workshops em que compartilham suas pesquisas e ensinam as práticas nas quais se destacam. Frequentemente, professores são convidados para apresentar esses mesmos seminários em congressos internacionais sobre educação como AASSA (Associação das Escolas Americanas da América do Sul), Jornada Brasileira de Educação, IB Conferences e IACAC (International Association for College Admission Counseling). A Chapel fomenta o desenvolvimento de seus profissionais também promovendo a oferta ou subsídio de formação externa nas melhores instituições nacionais e internacionais como PUC (Pontifícia Universidade Católica), IB e PTC (Principals’ Training Center). Os profissionais que participam de cursos externos têm o compromisso de multiplicar o conhecimento adquirido com seus parceiros no colégio. A Chapel desafia seus profissionais a manterem-se constantemente atualizados a fim de garantir as melhores práticas em educação para todos os alunos.

CHAPELSCHOOL

31


32

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

ENVOLVIMENTO DOS PAIS ART SHOW E CHAPEL ART COLLECTION A Chapel patrocina e organiza uma das exibições de arte mais tradicionais de São Paulo. O Art Show tem sido realizado desde 1967 e está em constante modernização, tendo se integrado ao circuito de arte contemporânea da cidade. Tudo começou quando um grupo de pais da Chapel decidiu encorajar seus filhos a apreciarem arte. A iniciativa avançou e tornou-se um projeto que atualmente engloba não só a venda de obras de arte com fins beneficentes, mas também um currículo educativo, e até hoje é organizada por pais voluntários. Durante o evento bianual, pais e professores colaboram para que os alunos participem de várias atividades artísticas relacionadas ao currículo, e os alunos participam de palestras e workshops com artistas. PROGRAMA CHAPEL APPLES Quando os pais participam mais ativamente na vida escolar de seus filhos, eles não somente entendem o que acontece em sua rotina diária como também descobrem novas formas de apoiá-la em casa. Com essa ideia em mente, o Programa Chapel Apples foi iniciado em 2009 e permite os pais do Pré-I ao 6º ano se voluntariarem em salas de aula, na biblioteca, ou até mesmo na cantina após terem aprendido os conceitos de Responsive Classroom, Guided Reading e Everyday Math em uma sessão de treinamento oferecida pela Chapel. Os alunos amam ler com os pais voluntários e interagirem com eles na cantina, o que proporciona um sentimento de comunidade ainda mais forte na Chapel. Os pais participantes do Chapel Apples assinam um acordo de confidencialidade a fim de proteger a segurança e a privacidade dos alunos. ASSOCIAÇÃO PAIS-MESTRES (APM - PTA) A Associação pais e mestres do colégio trabalha em conjunto com os representantes da Chapel para ajudar a dar boasvindas às novas famílias, para promover uma comunicação positiva entre o colégio e o lar, e também em eventos sociais e esportivos específicos como o Booster Club (grupo de pais que apoia os eventos esportivos), o Festival Internacional, o Bazar de Natal e a tradicional Festa Junina.

CHAPELSCHOOL

O envolvimento da Chapel no mundo artístico é também evidente, visto por meio das obras recebidas em doação ao longo dos anos, que podem ser apreciadas em todos os espaços do colégio. Desde cedo, alunos são encorajados a desenvolver a sensibilidade e a percepção artística por meio da interação com as artes visuais. Além de várias obras de artistas renomados, a coleção permanente da Chapel School conta com uma escultura de Victor Brecheret e um gigantesco mural em mosaico de Tomie Ohtake. PALESTRAS AOS PAIS A Chapel acredita que a parceria entre as famílias e o colégio deve existir em todos os níveis. Situações recorrentes no universo familiar, escolha de cursos no ensino médio, formas de os pais apoiarem os alunos academicamente ou de como lidar com os aspectos desafiadores do processo de educação são exemplos de palestras lideradas pelo corpo docente ou consultor/especialista externo que a instituição de ensino oferece regularmente para as famílias. Profissionais como o psiquiatra Içami Tiba, a psicóloga Rosely Sayão, a especialista na área educacional Ana Beatriz Barros, o educador físico Márcio Atalla, o filósofo Mario Sergio Cortella, a engenheira Marta Gabriel, a Família Klink, o pediatra e nutrólogo dr. Mauro Fisberg e o médico psiquiatra dr. Jairo Bauer já vieram ao colégio falar para os pais e familiares.

33


PRINCIPAIS EVENTOS ESCOLARES A promoção de eventos que aproximam a comunidade escolar é muito valorizada pelo colégio. Eventos tradicionais americanos e brasileiros são celebrados, e cada divisão escolar tem seu próprio calendário de comemorações. Alguns dos eventos mais esperados por todos são: a Feira de Livros, o Halloween (Dia das Bruxas), o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), o Bazar de Natal, o Chapel Day (no primeiro semestre), e o Festival Internacional e a Festa Junina (no segundo semestre).

34

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

Feira de Ciências: Os alunos do high school desenvolvem experimentos científicos a partir de interesses e curiosidades pessoais e participam de uma competição que premia os experimentos que melhor seguem o aprendizado do currículo de ciências.

Halloween (Dia das Bruxas): O desfile anual dos alunos do ensino fundamental e a competição de fantasias de Halloween no ensino médio, que depende do interesse dos alunos, acontecem durante o dia escolar e são altamente prestigiados pelos alunos e professores.

Bazar de Natal: Organizado pela Associação PaisProfessores (APP - PTA), tem o objetivo de arrecadar fundos para obras e ações no próprio colégio por meio da venda de produtos provenientes de pequenas empresas - notadamente artesanais -, das famílias e de membros da comunidade a preços atraentes.

Thanksgiving (Dia de ação de graças): Trata-se de um almoço especial com receitas tradicionais oferecido a alunos, professores e funcionários.

Festa Junina: Esta tradicional celebração da cultura brasileira faz parte do calendário anual da Chapel e acontece num sábado. Por meio de brincadeiras tradicionais, incluindo a quadrilha, e apreciação de comidas e bebidas típicas, a comunidade, simultaneamente, aprende e se diverte.

Festival Internacional: Festa multicultural que se tornou um dos mais tradicionais eventos da Chapel. Celebra o internacionalismo e a diversidade dos povos oferecendo comidas típicas e apresentando danças, expressões musicais e outras manifestações culturais de dezenas de países em barracas organizadas por famílias da comunidade escolar.

Chapel Day: O aniversário do colégio é celebrado no Dia de Maria Imaculada (8 de dezembro), com missa e um almoço especial.

Encontro Literário: Evento que incentiva alunos, familiares, professores e colaboradores a produzir textos de autoria em todas as línguas ensinadas na Chapel inglesa, portuguesa, espanhola e francesa - como forma de celebrar a diversidade do colégio e também de oferecer à comunidade a possibilidade de experimentar uma exposição a leitores reais, bem como a desenvolver um ambiente de troca literária. Essa celebração da cultura, que inclui a edição de um livro com todos os textos participantes, culmina em uma tarde de arte e música, com a presença da comunidade escolar para a premiação dos melhores textos em várias categorias.

Feira de Livros: O objetivo da feira de livros é incentivar o hábito e o prazer pela leitura em toda a comunidade Chapel. A feira se inicia em sala de aula, a partir do trabalho em conjunto da equipe da biblioteca e coordenadores de currículo, que identificam um tema e planejam atividades que envolvam e infundam curiosidade no corpo discente para motivá-lo durante todo o projeto. Antes da feira, professores preparam os alunos para atividades especiais que são realizados durante os dias da feira: sessões de contação de histórias, teatros, leituras de livros e workshops e palestras no fim da semana. Livros que estão à venda são expostos no auditório e podem ser adquiridos a preços mais acessíveis dos que os praticados em livrarias.

CHAPELSCHOOL

35


INFRAESTRUTURA CAMPUS Com infraestrutura moderna, a Chapel School funciona num campus espaçoso e verdejante, com mais de 40.000 m², e uma área construída superior a 13.000 m². Há um campo de futebol oficial; dois ginásios esportivos; muro de escalada; quadra de esporte coberta multiuso; quadra de tênis; academia de ginástica; um auditório (também multiuso) com capacidade para 784 pessoas; salas de conferência e de videoconferência; uma capela, onde são celebradas missas matinais e aos finais de semana; enfermaria; três novos laboratórios de Ciências e uma sala de Ciências Integradas, inaugurados em 2017; dois estúdios de artes, sendo um integrado ao meio ambiente; uma sala de música; três playgrounds para diferentes faixas etárias; refeitório para os

36

alunos, professores e funcionários; lanchonete disponível para alunos do high school nos intervalos e após as aulas para todos os alunos; vestiários feminino e masculino no ginásio esportivo. O prédio da Educação Infantil conta com uma sala multiuso para aulas de música, artes e movimento. O colégio possui poço artesiano e gerador de energia. Além disso, os prédios foram retrofitados recentemente e todas as salas de aula possuem aparelhos de ar-condicionado. A Chapel está instalada num campus extremamente seguro, apresentando apenas uma entrada e uma saída. Os carros e ônibus que transportam os alunos têm acesso às áreas internas do colégio, e todos os estudantes desembarcam

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

dentro do campus escolar, ocorrendo o mesmo na saída. Câmeras e equipe de segurança realizam o monitoramento dos prédios 24h por dia, 7 dias por semana. BIBLIOTECAS As duas bibliotecas da Chapel apresentam recursos para o enriquecimento do ensino-aprendizagem em espaços planejados, modernos e aconchegantes. O acervo possui mais de 36.000 livros e assinaturas, com cerca de 40 publicações nacionais e internacionais periódicas, incluindo revistas e jornais. Bases de dados eletrônicos online também são assinadas, como Newsela, EBSCO, E-books da Tumblebooks.com e Questia. com. A biblioteca do ensino fundamental apresenta um espaço que oferece oficinas de Makerspace e local para realização de palestras ou exibições, além das atividades tradicionais. Anualmente, a equipe das bibliotecas organiza a Feira de Livros.

O colégio utiliza as mais recentes ferramentas de comunicação e colaboração em sala de aula. A partir do 3º ano, são disponibilizadas contas de e-mail, com o uso restrito a assuntos educacionais, além de outros aplicativos. A partir do 4º ano, os alunos são autorizados a trazer o seu próprio dispositivo para uso escolar. Nos ensinos fundamental e médio, são trabalhadas competências ligadas à comunicação como apresentação e criação de portfólios e editoração eletrônica. Os alunos do 6º ano desenvolvem o Chapel News - boletim de notícias produzido em grupos com o uso de iPads e ferramentas de edição de vídeo.

CHAPELSCHOOL

TECNOLOGIA O uso da tecnologia faz parte do cotidiano de alunos e professores. As salas de aula são equipadas com lousas digitais e projetores; há três laboratórios de informática e multimídia; mais de 280 computadores em rede; mais de 84 Chromebooks; mais de 60 iPads e uma impressora 3D. O campus conta com conexões de rede sem fio de alta velocidade. A Chapel é certificada pelo Common Sense Media. No início de cada ano letivo, os estudantes dos ensinos fundamental e médio completam o Programa de Cidadania Digital dessa organização, que abrange segurança online, cyberbullying, direito autoral, entre outros. A partir do Kindergarten, os alunos passam a frequentar o laboratório de informática uma vez por semana, fazendo uso de aplicativos, jogos e sites.

No ensino médio, os alunos contam com matérias obrigatórias e eletivas desafiantes e inovadoras. Os alunos do 8º ano cursam Letramento Digital como matéria obrigatória, que inclui aprofundamento em cidadania digital, pesquisa online, computação gráfica, com a utilização de softwares profissionais, e introdução à Programação, com a utilização de linguagens de programação visual. Há introdução às Ciências da Computação como matéria eletiva para os alunos do 9º e 10º anos, em que aprendem desenvolvimento de aplicativos web, linguagens digitais e o desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets. Há disciplinas eletivas para os alunos do 9º e 10º anos que oferecem design gráfico com ferramentas profissionais de edição de imagens e diagramação.

37


SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO A Chapel considera o serviço de alimentação muito importante na vida escolar, tendo em vista o impacto que a saúde e a boa alimentação representam no aprendizado e no bem-estar dos alunos. Todas as refeições são preparadas por uma equipe de serviço de alimentação própria. Os cardápios são balanceados e elaborados por um corpo de quatro nutricionistas, com o objetivo de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Diariamente, são planejadas e executadas 1.000 refeições e 500 lanches, produzidos por uma equipe de 27 profissionais operacionais e duas técnicas em Nutrição, treinados dentro dos mais rígidos padrões de técnicas culinárias e de segurança alimentar. Além disso, todos os eventos como formatura, recepções, almoços e jantares especiais, festival internacional e festas juninas são criados e realizados de forma personalizada pela equipe da Chapel. A cozinha prepara, semestralmente, refeições típicas de diversos países, enriquecidas com músicas e danças ao vivo, celebrando as nacionalidades do corpo discente. Devido à diversidade de culturas gastronômicas e à amplitude das faixas etárias atendidas, o Serviço de Alimentação pesquisa continuamente soluções culinárias para atender a todos os gostos e preferências de crianças e adolescentes das mais distintas localidades. Buscando sempre um atendimento eficiente e dentro das possibilidades operacionais, o Serviço de Alimentação oferece ainda opções vegetarianas e atendimento personalizado de cardápios adaptados para crianças portadoras de diabetes, ou com intolerância ao glúten ou à lactose, dentre outras necessidades especiais. A Chapel lançou recentemente o Chapel Cookbook, um livro com 125 receitas baseadas no cardápio escolar e outras cedidas, gentilmente, por pais e professores interessados em divulgar as especialidades de sua família ou país. Foram selecionados os pratos - salgados e doces - mais requisitados pela comunidade de alunos, professores, pais e funcionários. As receitas são apresentadas em português e inglês, com preparo rápido, lista de ingredientes básicos e informações nutricionais.

38

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

CHAPELSCHOOL

39


PUBLICAÇÕES Todas as publicações da Chapel School são coordenadas por um Conselho Editorial que gerencia, formula e implementa políticas editoriais nos processos de publicação, edição e divulgação de material de comunicação social para a comunidade escolar. As publicações da Chapel são: Revista Inside Chapel, Boletim Eletrônico Digital Chapel, Chapel Cookbook, Encontro Literário, Catálogos e Encartes Institucionais, Chapel Art Collection, Site e/ou Portal Chapel, Jornal Estudantil Online Trojan News e Revista Estudantil The Trojan Horse.

Inside CHAPEL Edição 01

Inside CHAPEL Edição 02

Inside CHAPEL Edição 03

Inside CHAPEL Edição 04

Inside CHAPEL Edição 05

Inside CHAPEL Edição 06

Inside CHAPEL Edição 07

Inside CHAPEL Edição 08

Inside CHAPEL Edição 09

Inside CHAPEL Edição 10

Inside CHAPEL Edição 11

Inside CHAPEL Edição 12

Inside CHAPEL Edição 13

Inside CHAPEL Edição 14

Inside CHAPEL Edição 15

40

CHAPELSCHOOL


INSTITUCIONAL

CHAPEL ART COLLECTION educating artfully

Parte visível da sobrecapa

CHAPEL ART COLLECTION

CHAPEL ART COLLECTION educating artfully

Sobrecapa aberta Digital Chapel

Chapel Cookbook

Trojan Horse

Monteiro Lobato

Clarice Lispector

CHAPEL ART COLLECTION

Clarice Lispector

CMonteiro Lobato

CHAPEL: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Chapel Art Collection

CHAPEL ART COLLECTION

II ENCONTRO LITERÁRIO CHAPEL

I ENCONTRO LITERÁRIO CHAPEL

REDES SOCIAIS: FICÇÃO OU REALIDADE?

Trojan News

I ENCONTRO LITERÁRIO CHAPEL

2015 - 2016

1º Encontro Literário Chapel

ANOS

CHAPEL

45

Chapel Art Show: Nelson Leirner

CHAPELSCHOOL

Orelha da sobrecapa

Orelha da sobrecapa

2º Encontro Literário Chapel

CHAPEL ART COLLECTION educating artfully

ART SHOW

2016 - 2017

e + de 100 artistas

4ª Prêmio Chapel de Literatura

PROSA E POESIA

II ENCONTRO LITERÁRIO CHAPEL

PROSA E POESIA

CHAPEL ART COLLECTION educating artfully

Chapel Aeneid

41

capa dura revesti em papel ou tecid com título em baix (apenas o relevo, s


42

CHAPELSCHOOL


Fundada em 1885, a New England Association of Schools and Colleges (NEASC) trabalha para estabelecer e manter altos padrões em todos os níveis educacionais – desde a educação infantil até o doutorado. A acreditação pela NEASC indica eficácia, melhoria contínua e garantia ao público. Sendo a agência de acreditação mais antiga dos EUA, ela tem entre seus membros instituições como a Yale University e a Harvard University.

Fundada em 1968, o International Baccalaureate® (IB) é uma fundação educacional sem fins lucrativos que oferece quatro programas de educação internacional altamente respeitados que desenvolvem habilidades intelectuais, pessoais, emocionais e sociais necessárias para viver, aprender e trabalhar em um mundo rapidamente globalizado. Atualmente, mais de 4 mil escolas ao redor do mundo adotam os programas do International Baccalaureate® (IB). A Chapel oferece o programa de IB a seus alunos desde 1980, sendo a primeira instituição de ensino do Brasil a se tornar uma escola IB.

O Ministério da Educação foi criado em 1930 e busca promover ensino de qualidade, reforçando a visão sistêmica da educação, com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos. Em seu Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), promove investimentos na educação básica, o que significa investir na educação profissional e na educação superior. O Ministério da Educação, órgão da administração federal direta, tem como área de competência a política nacional de educação, educação infantil, educação em geral, avaliação, informação e pesquisa educacional, pesquisa e extensão universitária, magistério e assistência financeira para a escolarização. AASSA foi formada em 1961 e formalmente fundada nos EUA em 1977 como uma associação sem fins lucrativos que busca criar e desenvolver meios para aperfeiçoar a compreensão do ensino internacional, melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas associadas, auxiliar nas ações de comunicação e cooperação entre todas as escolas associadas, e facilitar ações cooperativas entre agências nacionais, estatais, locais e não governamentais no campo da educação internacional. Tem em sua lista de associados 75 escolas da América Latina e Caribe. National Catholic Educational Association (NCEA) é uma associação de educadores e instituições voluntárias. Seus membros - indivíduos, instituições e organizações – recebem serviços especializados de acordo com seu ambiente de trabalho e/ou atuação profissional. O NCEA é a maior organização profissional privada de educação no mundo, contando com 150 mil educadores católicos e 6 milhões de alunos em escolas católicas de ensino fundamental e médio, programas de educação religiosa, seminários e universidades.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Sua coleção possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições promovidas pelo MAM privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas. O programa Escola Parceira é dirigido ao público escolar, da educação infantil à universidade. Por meio dele, professores podem alinhar o conteúdo curricular de suas disciplinas ao cronograma de exposições. O programa também proporciona acesso gratuito ao MAM a todos os membros da comunidade escolar parceira: alunos, professores, funcionários e familiares.

O instituto Principal’s Training Center (PTC) promove cursos voltados para desenvolver habilidades essenciais necessárias para a formação de líderes, professores e orientadores que atuam em escolas internacionais. Nos últimos 25 anos, o PTC conquistou a reputação de promover treinamentos altamente eficazes.

Common Sense é uma organização independente dedicada a auxiliar crianças e jovens a se desenvolverem em um mundo de meios de comunicação e tecnologia. Por meio do Common Sense pais, professores e os que estabelecem regras recebem informações imparciais, opiniões confiáveis e ferramentas inovadoras que os ajudam a preservar o poder dos meios de comunicação e tecnologia como uma força positiva na vida de todas as crianças e adolescentes. A IACAC é uma associação que tem como missão facilitar a interação entre orientadores educacionais e instituições em nível global, a fim de auxiliar alunos do ensino médio em sua transição para o ensino superior em padrões profissionais que buscam responsabilidade social e ética. A Association for the Advancement of International Education foi fundada em 1967 com a missão de auxiliar educadores internacionais a liderarem com visão, sabedoria e integridade, agindo como uma comunidade global que conecta pessoas, ideias e recursos.


CATÁLOGO INSTITUCIONAL 2017

Rua Vigário João de Pontes, 537 - Chácara Flora - CEP: 04748-000 - São Paulo / SP - Brasil Telefone: +55 11 2101 7400

Fax: +55 11 5521 7763

www.chapelschool.com

Profile for Chapel School

Catálogo Institucional Chapel português  

Catálogo Institucional Chapel português