Page 1

3


3


3


4 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


5


índice

24

Francyne e Igor - Arquitetos. Apresentam projeto de apartamento em Camboriú-SC.

30

Santiago do Norte - O futuro do Mato Grosso.

50

Solução Técnica - Conheça alguns dos equipamentos mais desejados do mundo.

56

Em Cuiabá: A linda cerimônia de Priscila Domingues e Fábio Defanti.

6 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


82

Exporriso 2013: Sucesso! Evento supera as expectativas e movimenta R$ 20 milhões.

106

Farmácia Di Marcellina - Um novo conceito em farmácia chega em Rondonópolis.

108

Diga Sim - Evento de Noivas em Rondonópolis reuniu vários fornecedores, nos quais apresentaram novos trabalhos e tendências.

120

Em Tangará da Serra: O aniversário de 15 nos de Ana Carolina Hartmann.

14 22 44 58 86 100 102 122 126 128 130 132 134 136 138 140 142 144 146 148 150 152 154 156 158 160 162 164 166 168 170 172 174 176

Gold Social Gold Social Páginas Douradas Cidades Wagner Parreira - Social Variedades - Ana Cristina Evidência Cidades Gold Social - Tangará da Serra Frases Comportamento Moda Feminina Moda Masculina Decoração e Designer Tecnologia Beleza Arquitetura e Construção Reflexão Direito e Deveres Gastronomia Estética Saúde Música e Cinema Automóveis Motociclismo Turismo Cultura Educação e Pedagogia Economia Esporte Agricultura Pecuária Náutica Aviação

7


8 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


9


Expediente

n.º 22, Junho | Agosto | 2013 | Ano VII

Diretor / Editor: Golther Carlos Neres Ferreira DRT 0000014/MT diretor@revistagold.com.br Financeiro Ulisses Reis Munhoz financeiro@revistagold.com.br Diagramação / Editoração Pedro Victor Viana Nunes dos Santos arte@revistagold.com.br Colaboradores Ana Cristina Crespani e Wagner Parrera Fotografias Bruno Stuckert, Fabiano Prates, Fares Rames, Fernanda Cittadella, Jonathan Souza, Josué Pereira, Marcus Bordado (Photo Art), Plínio Ricardo, Roberto Gomes, Silvana (Foto Revelação), Sérgio Soares e Valter Arantes. Correção Rosilene R. de Carvalho CTP/Impressão/Acabamento Idealizagraf Periodicidade Trimestral Tiragem 5.000 exemplares Circulação Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara, Pedra Preta, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Itiquira, Guiratinga, Paranatinga, Barra do Garças, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Nova Mutum, Nova Olimpía, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Colider, Alta Floresta, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Cáceres. Publicação Gold Marketing e Eventos LTDA DRT 0000007/MT Fone: (66) 8448-3770 Caixa Postal 1093 - CEP: 78.740-970 Rondonópolis-MT www.revistagold.com.br Fale conosco revistagold@yahoo.com.br Para anunciar comercial@revistagold.com.br Para assinar assinatura@revistagold.com.br

A Revista Gold não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos encartes publicitários e nos artigos assinados por seus colaboradores e não tem vínculo empregatício com os mesmos. É vedada a reprodução parcial ou total de suas páginas sem a devida autorização e citação de fonte.

10 Revista Gold

A revista Gold é filiada e associada a:

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

A marca Gold está devidamente registrada e patenteada no órgão responsável:


O Espetáculo da Vida O sucesso da revista mostra que o tamanho desse público é maior do que se pensava, e isso tende a desenvolver-se ainda mais pela diversidade de potencial que o Estado de Mato Grosso oferece em todos os segmentos. Vamos brilhar ainda mais na edição de setembro, a qual será especial de aniversário de sete anos. A Revista Gold...A revista da sociedade matogrossense!, ganhou esse título da própria sociedade que acompanha o crescimento e a qualidade indiscutível do nosso trabalho e principalmente do resultado que proporciona. A dedicação, o compromisso e o empreendedorismo têm sido aplicados de maneira planejada mantendo foco no que realmente precisa ser feito, para gerar os resultados necessários para todo o desenvolvimento. Falando nisso, chamou-me muita atenção quando li de um consagrado escritor dizendo para sermos um grande empreendedor. Quando empreender, não ter medo de falhar. Quando falhar, não ter receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo.

consciente, livre e inteligente. Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível. Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível. Desejo que você: Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de ideias. Lute sempre!

A tribulação produz a paciência e a paciência a experiência e a experiência a esperança. Biblia: Romanos.5:3

Foto: Josué Pereira

O

lá, tudo bem? Esta é a 22ª edição da Revista Gold. Nestas 180 páginas, o resultado ficou bem acima da nossa expectativa. Além do sucesso com os leitores, a revista vem cada vez mais sendo muito bem recebida pelos anunciantes, os quais vem expandindo e consolidando seu nome e/ou sua marca junto com a revista.

Editorial

Jesus Cristo é o Senhor nosso Deus. Um grande abraço!

Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores começam tudo de novo. Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano

11


12 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


13


Gold

2 Foto: Arquivo Pessoal

1

Sociedade Matogrossense

1

Margarette Marmo, Janice Logrado e Elizabete Rezende.

2

A Psicologa Dra Érica Rezende Barbieri e a atriz Paola Oliveira no Rio de Janeiro.

3

4

3

Dep. Federal Welington Fagundes e a esposa Mariene Fagundes.

4

Rosário Machado Casalenuovo e Vanessa Moraes.

5

Aroldo Marmo Filho e Francielle.

9 Junior Bezerra e Gina.

7 9

5

Patrícia Hoter.

7

8

Mercia e Carlos Alberto Klaus.

9

Dj Corpinho (a direita) com os noivos Thais Martins e Ralph Gallo.

10

Fotos: Valter Arantes

Alisson Rodrigues Alves e Natalia Rubio. Na convenção de 30 anos em Joinville-SC dos revendedores SOM MAIOR do Brasil. Na ocasião sua empresa, Solução Técnica, de Cuiabá, foi premiada como Revenda Diamante 2013.

8

9

Revista Gold

Foto: Arquivo Pessoal

14

10

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


15


16 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


17


Espaços onde a vida acontece

Soluções inteligentes com a assinatura da Evviva Bertolini valorizam aquele que é o espaço mais nobre da casa: a cozinha

P

oucos momentos são tão delicados e complexos quanto a definição do projeto dos ambientes e do mobiliário do lar. Afinal, é uma decisão que vai acompanhar o morador, sua família e seus amigos por muito tempo. Por isso é imprescindível que essa composição reflita com clareza as preferências e o estilo de vida do usuário. Especializada em ambientes personalizados, a Evviva Bertolini direciona seu trabalho para oferecer ao cliente o diferencial de ter um móvel com todos os padrões de qualidade, matéria-prima, acabamento e garantia de fábrica – com o toque de exclusividade na concepção do projeto. O resultado são espaços únicos – como as escolhas de cada um. Conheça alguns dos destaques da marca em projetos especiais para cozinhas.

Novo conceito para cozinhas A cozinha ostenta com orgulho o título de ser um dos ambientes mais acolhedores da casa. É ali o ponto de encontro diário da família; onde os amigos se reúnem para confraternizar com o tempero especial do aconchego que torna os bons momentos ainda mais especiais. Quem entende da arte de cozinhar sabe a importância da funcionalidade na composição desse ambiente. Afinal, esse é um dos ingredientes secretos que garantem o sucesso na elaboração dos mais elogiados pratos. Por isso, a Evviva oferece ambientes que conjugam sofisticação, beleza e elegância às necessidades práticas do dia a dia. Essa é uma das propostas da cozinha gourmeteria. Um dos charmes são as portas de vidro, com foto impressa de modo a personalizar o projeto. Outro ponto alto é a bancada ampla, em silestone.

18 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Cores para todos os gostos A paixão por cozinha clara é eterna. Mas que isso não seja sinônimo de monotonia e tampouco falta de esmero nos acabamentos. Na linha Bertolini, o branco é opção que agrega doses de sofisticação e versatilidade a cozinhas com proposta clean e requintada. É a medida para compor com os mais variados estilos de amadeirados – e sem medo de errar. Já para aqueles que gostam de uma pitada de ousadia no tempero do dia a dia, o portfólio da marca exibe uma série de padrões de cores exclusivas capazes de conferir personalidade e estilo marcante aos espaços.

Soluções inteligentes A Evviva oferece, em seus móveis, soluções inteligentes para as necessidades do dia a dia. Entre os exemplos, aparece com destaque o sistema Servodrive, no qual é possível abrir e fechar gavetas através de um toque. Outro diferencial é o sistema organizador, fabricado em totalmente em aço, atendendo às necessidades de resistência e durabilidade exigidas em uma cozinha. A Evviva apresenta, também, portas basculantes para os armários e gavetões em aço, com divisórias internas que garantem funcionalidade extra e melhor utilização de espaço. Essas soluções estão entre os opcionais que a Evviva oferece em sua linha de planejados e podem ser requisitados em qualquer projeto, agregando muito mais praticidade às situações cotidianas de uso.

Personalizado para você A Evviva trabalha com o mais alto expoente de personalização para transformar os projetos em espaços únicos e na medida exata para cada necessidade do cliente. A marca gaúcha é especializada em móveis planejados para todos os tipos de ambientes – soluções para cozinhas, dormitórios, salas, áreas de serviço, banheiros e escritórios concebidos com um sistema inteligente de construção, feito por peças, e não por módulos. Aliado ao conceito pioneiro de personalização total, com a linha Persona, os móveis da marca oferecem diferenciais de alto padrão, como o revestimento com bordas em todos os lados, garantindo melhor acabamento; sistema de fixação oculta na parede; abertura de portas e gavetas através do toque; sistema de amortecimento para fechamento de portas e gavetas; sistema de iluminação para portas, com acionamento automático, entre tantos outros. Essas soluções são frutos de investimentos em tecnologia de ponta, pesquisas avançadas e qualificação da equipe para entender traduzir estilos de vida em ambientes. Visitando a loja exclusiva da Evviva em Rondonópolis – um dos 60 pontos de venda que representam a marca em todo o país – é possível conhecer as cores e padronagens da marca, apresentadas em projetos que são pura inspiração.

Evviva Rondonópolis Av. Dom Pedro II, 1426 - esq. Travessa Leblon Centro Cep 78.710-600 | Santa Cruz | Rondonópolis | MT Fone (66) 3421.3835

19


20 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


21


2

Gold Fotos: Valter Arantes

1

4

Sociedade Matogrossense Aniversários, batizados, casamentos e acontecimentos sociais.

1

Fernanda Martinelli e Adirceu Junior.

2

Andressa Maggi e Orlando Henrique Polato com os filhos Eurico e Kiara.

3

3

Jefferson Dalla Vechia Martins e Paula Chaban.

4

Renil Polato Neto, Monique Freitas e Beatriz.

5

Michele Delai e Nayara Freitas.

9 Brisa Massignam e Gleison Holland com os filhos Letícia e Lorenzo.

9

7

Marcio Schimidt, Paola Marchiori e os filhos Pedro e Manoela.

8

Cristiane Schneider e Alvaro Carvalho.

5

9

Ibrahim Zaher e Iasmin Venâncio.

10

Aline Zen Kuaini, Ayla e Paulo Henrique Kuaini.

7

10

8

22 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

9


23


Os arquitetos

Francyne Rabaioli e Igor Freitas assinaram o projeto de um apartamento de veraneio em Camboriú-SC.

P

ara uma família que buscava a integração da vista frente para o mar com a convivência informal de receber os amigos em uma sacada aconchegante.

O projeto criou um apartamento claro, com muita luz natural, informal, prático, receptivo, alto astral e sem excessos.

Em todos os ambientes há a presença da sintonia entre a linguagem de cores marcantes e a leveza que a iluminação proporciona. A escolha dos materiais de revestimentos, bem como papéis de parede, tecidos e objetos de decoração uniram sofisticação e férias com a família de forma descontraída e elegante.

Principais Fornecedores Dom Gabriel (Materiais de acabamento), Ilustre (Iluminação), Combinare (Louças e metais), Sollar (Móveis e decorações), Bia Ribeiro (Papéis de parede e tecidos), Daniela Bordignon (Execução de mão de obra).

24

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Fotos: Caco Weber

Francyne Rabaioli e Igor Freitas. Av. Presidente Jo茫o Goulart, 162 Vila Aurora . Rondon贸polis - MT Fone: (66) 3422 7043 igorfabriccio@hotmail.com franrabaioli@hotmail.com

25


26 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


27


Capa Rondonópolis

Numa linda, charmosa e emocionante cerimônia

Thais Martins e Ralph Gallo dizem o tão esperado SIM!

T

hais e Ralph trocaram as alianças numa emocionante cerimônia que aconteceu no dia 31 de maio na Igreja Metodista em Rondonópolis. Após o casamento, os noivos foram recepcionados no salão de festas do Caiçara Tênis Clube pelos familiares,

padrinhos e amigos que puderam compartilhar esse momento maravilhoso e abençoado. A festa na qual teve inúmeras atrações chegou há quase 12 horas de muita animação.

28 Os pais da noiva: Julio Alcides Sanchez Martins e Tânia Regina de Oliveira Martins.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Os pais do noivo: Carlos Alberto Gallo e Ornelha Ortmann.


Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4: 9-12

Ficha Técnica: Cerimonial: Di Eventos Buffet: Idéias Buffet Decoração: Célio Corrêa Flower Design Papelaria, Identidade Visual, Caixas, Lembranças e Bem Casados: Kenia Vanni Confeitaria e Doces: Célia Feltrin Coral e Orquestra: Jeth Sinfônica Animação Musical: Banda Flor de Liz, Juan e Jabas, Paula Mafra e Tulio Viola, Juninho e Miguel, Dj Corpinho. Iluminação: Corpinho Som e Luz Filmagem: Milhomens Films Fotos: Valter Arantes Forminhas: Elizete Forminhas

29


Santiago do Norte

O futuro de Mato Grosso está aqui. Venha fazer parte deste progresso!

A

população urbana mundial está crescendo a uma taxa de um milhão de pessoas por semana. Até 2030, mais de cinco bilhões de pessoas, o que representará cerca de 65% da população mundial, estará vivendo em cidades, afirmam as pesquisas em todo o mundo e principalmente nas cidades que cresceram, criaram empregos e promoveram inovação. Os estudiosos querem ter a certeza de que essas cidades continuem crescendo economicamente e que isso traga possibilidades para todos. Para isso, é preciso parcerias de todos os setores, completam eles.

30

Santiago do Norte é uma localidade a 140 km da cidade de Paranatinga sentido à cidade de Sorriso, no Norte de Mato Grosso. Por ali passará a BR 242, que sai de Nova Ubiratã até a localidade de Santiago. A rodovia vai atravessar o estado de Leste a Oeste e chegar ao estado de Goiás. A rodovia MT 130 também vai chegar cruzando a BR e formando ali um entroncamento. Uma localização considerada estratégica, que indica que o distrito vai se transformar na nova fronteira agrícola de Mato Grosso. Por esses e outros diversos fatores é perceptível o potencial de crescimento que Santiago do Norte terá para os próximos anos. O distrito com quase dois mil habitantes

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


desponta como uma das principais promessas do interior de Mato Grosso para muito em breve ser municipalizada para que ela deixe, de uma vez por todas, de ser apenas uma promessa para se tornar um modelo de progresso, desenvolvimento e de oportunidades para sua população. Tudo nos leva a crer que um ciclo próspero de oportunidades deverá se abrir em pouco tempo nessa região conforme vários projetos em andamento para que esta realidade se confirme em curto/ médio e longo prazo. A atual presidente Dilma Rousseff ainda quando coordenava a Casa Civil no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colocou recursos no PAC II para que fosse construída a ferrovia que sai da

fícios conquistado nesta nova fronteira agrícola. Na ultima sessão ordinária da Câmara foram aprovados mais dois loteamentos com mais de 1.300 lotes que serão disponibilizados para os interessados. Na primeira etapa 840 lotes foram disponibilizados e vendidos em menos de um ano e agora foi liberada a segunda etapa. Caçula disse que alguns lotes já terão a infraestrutura, água, asfalto e energia e o projeto é de uma cidade forte com plano diretor, projetada por urbanista e com capacidade de crescer com até 350 mil habitantes. Fonte: www.santiagodonortemt.com/news

região de Campinorte (GO) e vai até a cidade de Lucas do Rio Verde, passando o seu traçado pela região norte do município de Paranatinga. Mais precisamente em Santiago que é uma extensão urbana do município. A solicitação para construção do Terminal Ferroviário de Paranatinga é em função da grande produtividade no município. Segundo Odir José Nicolodi, o “Caçula”, presidente da Associação de Moradores e um dos proprietários da VICAN que administra o loteamento do Santiago do Norte. “Já houve várias especulações sobre a construção do terminal,”, porém ele esteve em Cuiabá recentemente e trouxe a certeza da execução do projeto. Caçula disse que todo o esforço em prol do projeto é por Paranatinga também e não somente por Santiago uma vez que acredita que em cinco ou seis anos o município pode ser o maior produtor de soja do estado. Em Cuiabá com o secretário Vuolo, Caçula teve a noticia de que a ferrovia vai de fato passar por Santiago e o Terminal também e assim acabar com especulações de mudança de trajeto e outros. O objetivo é construir uma nova região agrícola e com isso o município de Paranatinga também será beneficiado pois usufruirá dos beneVALEC deve ter porto-seco para distribuição agrícola em MT - Santiago do Norte.

Distrito de Santiago do Norte é apontado como nova fronteira agrícola de MT.

Enquanto os portos marítimos como o de Santos (SP) e o de Paranaguá (PR) continuam contabilizando recordes no transporte de cargas, já neste começo de ano, no Mato Grosso, a região de Paranatinga deverá contar, em breve, com um porto-seco para ampliar a distribuição agrícola para o restante do País. Isso demonstra a tendência da ampliação de portos-secos no mercado brasileiro, para facilitar o escoamento das produções agrícolas em regiões distantes do litoral.

31


Na primeira etapa 840 lotes foram disponibilizados e vendidos em menos de um ano e agora foi liberada a segunda etapa com 1.300 lotes com valores a partir de 7.500,00.

32 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


O projeto ĂŠ de uma cidade forte com plano diretor, projetada por urbanista e com capacidade de crescer com atĂŠ 350 mil habitantes.

33


No caso de Paranatinga, a região prevê, em poucos anos, ver a sua produção agrícola superar a de municípios vizinhos como as cidades Primavera do Leste e Campo Verde, ambas com forte produção de soja, principalmente depois da notícia de que a empresa VALEC, braço do Governo Federal, instalar em Santiago do Norte que por enquanto é extensão urbana da cidade de Paranatinga, um porto-seco para receber os produtos dessas regiões. Ainda há a perspectiva de crescimento por conta das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que promete mudar o cenário logístico ao cortar diversos estados do País, do norte ao Centro-Oeste. A proposta é explorar com maior atenção a grande extensão territorial disponível para a agricultura no município, que deverá se tornar ponto estratégico com a chegada de uma ferrovia. Segundo a prefeitura da cidade de Paranatinga, a VALEC foi a ganhadora da licitação e esteve em Santiago Norte para definir o local da construção do porto seco. que deverá receber a produção agrícola num raio de 300 km ao redor beneficiando vários municípios em torno de Paranatinga. Procurado para falar do assunto, um dos coordenadores de projetos da VALEC, Julio Monerat, engenheiro, explica: “há vários projetos em desenvolvimento”. Distrito de Santiago do Norte município de Paranatinga está a caminho da independência. O distrito está em pleno desenvolvimento e deverá ser nos próximos anos uma das regiões mais desenvolvidas do Mato Grosso, pois além de estar às margens da BR-242, com uma logística favorável, ficará também no entroncamento da MT-130.

34 As obras de implantação das redes fluviais e do asfalto nas

avenidas principais estão a todo vapor. Essas obras atendem a solicitação dos moradores atuais e dos futuros moradores, melhorando a qualidade de vida de todos.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


O Dep. José Domingos Fraga com o intuito de participar do progresso do distrito, esteve em março reunido com o Secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Alexandre Bustamante dos Santos, além dos pioneiros responsáveis pelo desenvolvimento da cidade. Durante a reunião, fraga falou que a comunidade está em franco desenvolvimento e disse que é essencial que a SESP esteja presente no local. Durante a reunião, Alexandre Bustamante garantiu ao deputado e aos demais, que fará parte do progresso do local, fazendo o que estiver ao seu alcance como secretário. “Iremos realizar um estudo da situação e convocar força policial para a cidade, além de viaturas e que mais for preciso”. Odir José Nicolodi, o “Caçula” como é conhecido, é um dos principais pioneiros do local. Proprietário da Caçula Empreendimentos, em Santiago do Norte, o empresário conta que o distrito já está com quase 2 mil habitantes, e que mais pessoas o procuram para adquirir um terreno no local. “A construção de um dos terminais de embarque da ferrovia leste/oeste ligará Lucas do Rio Verde e na sequência o Estado de Rondônia. Santiago do Norte será um ponto estratégico para embarques ferroviários do norte do Mato Grosso”, disse o empresário. Segundo o deputado José Domingos, “ainda iremos ouvir muito falar dessa cidade”. Santiago do Norte conta com a participação de um grupo seleto de empresários que visam beneficiar o local, fato que ficou comprovado durante a visita a SESP. Durante a reunião, Caçula se comprometeu a entregar toda a estrutura necessária para ajudar implantação de uma base da Polícia Militar no local. “Estou dando, repito, dando para o Governo do Estado o espaço destinado à base da PM em Santiago do Norte”, disse. Fonte: Assessoria do gabinete / primeiramaomt.com.br

Atualmente existem dezenas de construções residenciais e comerciais daqueles que estão chegando e investindo para crescer junto com Santiago.

35


Ferrovia de Integração do Centro-Oeste deve ficar pronta em 2018.

Com a Pavimentação da MT 130, com o entroncamento com a BR 242, e com a Ferrovia, Santiago do Norte terá um crescimento surpreendente. Com certeza será uma da cidades mais desenvolvidas nos próximos anos.

O anúncio foi feito no final do mês de maio pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, durante reunião que discutiu o cronograma da obra. A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) deve estar concluída até 2018. O anúncio foi feito pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, durante reunião que discutiu o cronograma da obra. Os recursos, na ordem de R$ 6,6 bilhões, serão garantidos pelo governo federal - é o que garante o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), que participou da reunião. Segundo ele, a obra está incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e foi apontada como prioridade pelo governo federal. “Essa será uma das obras mais importantes do País”, disse ele. A Fico vai interligar Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), passando por Cocalinho, Água Boa, Paranatinga, Santiago do Norte e Nova Ubiratã. A elaboração do projeto, segundo o secretário de Logística de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, está sob responsabilidade da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas cabe ao governo do Estado acompanhar todo o processo contribuindo com informações. A previsão é de que sejam realizadas duas audiências públicas antes do início do processo licitatório. Já o projeto executivo será elaborado pela concessionária. Para o governador Silval Barbosa, a obra é a solução para os problemas de logística de transportes em Mato Grosso e vai incrementar ainda mais a agricultura e a extração de minerais do subsolo do Estado. Mato Grosso já é uma grande realidade. Santiago do Norte será muito em breve.

36 Revista Gold

A extensão territorial do Mato Grosso é de 903.329,700 quilômetros quadrados, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.035.122 habitantes distribuídos em 141 municípios. O crescimento demográfico é de 1,9% ao ano; a densidade demográfica é de aproximadamente | Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Fotos: Arquivo Pessoal (Todas as fotos e imagens foram passadas pela empresa anunciada).

Com quase dois mil moradores o distrito já oferece uma certa infra-estrutura tendo posto de gasolina, igreja, farmácia, mercado, hotel, loja de materiais de construção e entre outras mais.

3,3 hab/km². A cobertura vegetal é composta por cerrado na porção leste, floresta Amazônica a noroeste e pantanal a oeste. O clima é tropical. Os principais rios do estado são: Araguaia, Cuiabá, das Mortes, Juruena, Paraguai, São Lourenço, Teles Pires, Xingu. A capital do estado é a cidade de Cuiabá, fundada em oito de abril de 1719, começou às margens do rio Coxipó, com o surgimento do Arraial da Forquilha, povoamento que deu origem à capital. Sua população atual é de 551.098 habitantes e possui extensão territorial de 3.363 quilômetros quadrados. O maior responsável pela economia é a agropecuária, que gera 40,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, o setor de serviços representa 40,2% do PIB, o setor industrial corresponde a 19% do PIB. Atualmente o estado é o maior produtor de soja do país, sendo o grão o maior produto de exportação do Mato Grosso. O polo de algodão, cujo principal centro é o município de Rondonópolis, chega a produzir 1,2 milhão de toneladas por ano. O crescimento econômico anual do estado supera a média brasileira. O rebanho bovino é o maior do país. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado é de 0,796, ocupando a 11° posição entre os estados do Brasil. O estado apresenta grande riqueza cultural, que é representada pelo Cururu, Siriri, Rasqueado Cuiabano, o Boi, a Serra, a Dança de São Gonçalo, a Dança dos Mascarados, o Chorado, Congo, entre outras. Na culinária se destacam os pratos típicos: Maria Isabel, farofa de banana, pacu assado, pacu na folha de bananeira, moqueca de pintado, bolo de arroz, frango com pequi e linguiça cuiabana.

37

O artesanato é representado pela viola de cocho, bonecas de pano, artesanato em madeira, cerâmica, trançados feitos através de fibras vegetais de taquara e as redes bordadas. Garanta o seu terreno e faça parte deste crescimento!

(66) 3573-2100 Email: odir@caculaempreendimentos.com


Capa Primavera do Leste

Marli Matsuda

Arquiteta consagra-se cada vez mais no mercado.

E

m mais de 20 anos de carreira, a arquiteta Marli Matsuda consagrou seu nome e tornou-se uma referência de sucesso, dedicação e conscientização profissional.

38

Ao lado do marido o engenheiro Ediberto Kasuo, eles estão no comando do escritório Matsuda Arquitetura e Engenharia, considerado um dos mais conceituados e respeitados no segmento em Mato Grosso, no qual possui clientes em diversos estados do País. A união da arquitetura, da engenharia e do design de in-

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

teriores, traduz-se em uma série de vantagens, com uma consequente melhora nos serviços prestados. Projetos de Paisagismo. Projetos arquitetônicos: residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Projetos de interiores e exteriores residenciais e comerciais. Aprendizado constante, estudos, pesquisas e muita observação fazem parte do cotidiano de Marli Matsuda, para prestar um serviço de qualidade, respeitando o investimento proposto na escolha dos materiais.


Fotos: Fares Rames

Sempre em busca do novo, para atender às demandas dos clientes, cada feira, viagem nacional ou internacional, palestra ou mostra, nada passa em branco pelo crivo estético da arquiteta, que busca conhecimento contínuo para compreender o mundo ao seu redor, valorizando a personalidade e o desejo individual de cada projeto. Adequando o trabalho a uma arquitetura, que proporcione conforto e funcionalidade ao ambiente, sempre valorizando o espaço disponível. Acompanhando a obra a cada etapa, Marli Matsuda garante domínio do assunto, desde o estudo até a entrega do imóvel para o cliente. E, sempre que necessário, após o término do trabalho, oferece vistoria e suporte. Nessa matéria estaremos mostrando alguns dos projetos de seu escritório com produtos usados de duas grandes empresas líderes nos respectivos segmentos.

Terezinha Marli P. Matsuda Arquiteta 169.273 Visto 6839/MT

Ediberto Kasuo Matsuda Engenheiro Civil 192.890/D Visto 6840/MT

Matsuda Arquitetura e Engenharia Ltda Av. São João, 924 – Centro Fone: (66) 3498-2192 Email: matsudaarquitetura@terra.com.br www.matsudaarquitetura.com.br Primavera do Leste – MT

39


Há mais de 70 anos no mercado, a Todeschini é considerada a maior empresa da América latina especializada na produção de móveis planejados, tendo como foco os ambientes residenciais e corporativos. Com portfólio grandioso e constantemente renovado de acordo com as últimas tendências do design, são infinitas as possibilidades de combinações para a composição de projetos exclusivos. Com mais de 25 anos de empresa, a ‘CATHEDRAL MÓVEIS LTDA’ procura qualidade no atendimento e produtos, sempre se adaptando às necessidades dos clientes/amigos. Sendo a segunda empresa mais antiga a comercializar

40 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

produtos TODESCHINI no Brasil e desde 2004 como loja exclusiva TODESCHINI, a Cathedral Móveis entrega-se a um desafio e, desde 2009, tornou-se uma loja modelo a nível nacional melhorando sua estrutura e empregando conceitos inovadores e radicais com muita elegância e dinamismo. Um espaço de 500m², permitindo em seu show room a composição de espaços sofisticados e, ao mesmo tempo, acolhedores e despojados. A Todeschini Primavera do Leste - Cathedral Móveis seleciona diversos troféus e premiações desde local até o nacional da fábrica em programa de excelência e loja padrão em diversos aspectos, sendo desde a organização, atendimento, prazo de entrega, montagem e etc, o que representa um grande reconhecimento e reforça a credibilidade e responsabilidade da empresa e marca no setor.


Fotos: Fares Rames

Possui uma equipe especializada não somente para realizar os melhores projetos, tornando seus ambientes modernos e aconchegantes, mas para cumprir o prazo de entrega e principalmente uma montagem extremamente qualificada. Nesses ambientes, por exemplo, a praticidade e comodidade foram predominantes. Segundo a arquiteta e os próprios clientes, os ambientes foram planejados com precisão, inovação, sofisticação, originalidade e elegância, pois os recursos ganham cada vez mais espaço nos ambientes sociais da casa, o que proporciona áreas cada vez mais funcionais e criativas.

Av. Porto Alegre 1111 - Centro Tel: (66) 3498-1415 cathedralmoveis@terra.com.br Primavera Do Leste-MT

Av. Marino Cattani, 399 Bairro Campo Real II (66) 3419-4640 Campo Verde - MT

41


Fachada: Fachada: Bahia HD 15x90 – Portinari | Calçada: Linear Clássico Serrado Vulcano – Pasinato | Acesso Pedrestre: Painel Crystalli Rolatto 100x100 – Castelatto a Revestir, em São Paulo e internacionais, como a Cersaie, na Itália, Canton Fair, na China, Salão de Dubai, nos Emirados Árabes, a Coverings, nos EUA, GreenBuilding Expo, em Phoenix-EUA e Salão Batmat, na Europa. Acompanhando as tendências e os mais modernos lançamentos. Isso é atender e respeitar as exigências do cliente. Esse é o “jeito Dom Gabriel de ser”. Os produtos usados em todos os ambientes desta matéria contam com a resistência, durabilidade e praticidade das melhores marcas. Aprovados pelos padrões de

Banho suíte casal (projeto residência 02): Detalhe: Tessuti Bianco 30x90 – Portinari Piso: Slim Venato 90x180 – Portinari Parede: Slim Venato 90x180 – Portinari

42

Banho suíte casal (projeto residência 01): Mosaico: Astral Crema – Mosarte Pastilha: SC 5100 – Jatobá

Um novo conceito de loja focada, exclusivamente, na linha de acabamentos. Com estilo inovador, essa “Boutique de Acabamentos” introduziu uma forma única de expor seus produtos, oferecendo os últimos lançamentos com a presteza exigida pelo cliente e garantindo-lhes atendimento diferenciado.

qualidade, garante ao proprietário a tranquilidade de saber que o único motivo que ele poderia ter para trocá-los seria o fato de querer mudar o visual de seu ambiente e não porque o produto não tem a resistência necessária para permanecer instalado.

Tais características tornaram a Dom Gabriel uma referência no mercado de fino acabamento e parceira indispensável dos melhores projetos de arquitetos e decoradores.

O design desses produtos é o que há de mais agradável aos olhos. Com variações de tonalidade atraentes e aconchegantes, deixam o ambiente receptivo tanto aos seus moradores, quanto àquelas pessoas que o visitam pela primeira vez.

Os diretores e consultores de vendas estão atentos a tudo de novo que é lançado no mercado. Mantendo excelente relacionamento comercial com as indústrias brasileiras e participando das principais feiras nacionais, como

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Lavabo: Pastilha: GS 906 30x30 – Glass Mosaic Piso: White Titanium 60x120 – Portinari Cuba: Elisse - Bergan


Fotos: Fares Rames

Espaço Gourmet: Churrasqueira: Nature BW NAT 20 X 120 – Portinari | Balcão: Travertino Pietro 60x120 – Portinari | Piso: Bianco Polar Pol 80x80 – Portinari

Area de lazer/Piscina: Borda Piscina: Borda Atérmica – Castelatto | Piso Entorno Piscina: Atérmico – Castelatto | Piso Área de Lazer: Forum Quartzo 90x90 – Portinari. Lavabo 02 Bancada: Stellar Red Pol-Portinari Cuba: Fosca-Deca Pastilha: Maggione-Inti

Marli Matsuda ressalta a importância de trabalhar com empresas sérias e capacitadas.

Av. Fernando Correa da Costa, 1904. Fone: (66) 3426 9001 Rondonópolis-MT www.domgabriel.com

43

A vida é feita de detalhes e diferenças.


Páginas Douradas

A arte de contracenar.

N

as artes cênicas, um ator/atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou coletivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia procurando aliar a sua criatividade à do encenador; atua em locais onde se apresentam espetáculos de diversões públicas e/ou nos demais veículos de comunicação. O primeiro ator da história chamava-se Tespis, que criou o monólogo

ao apresentar-se em plena Dionisíaca, na Grécia Antiga, no século V A.C. em Atenas. Trazido de Icária pelo tirano Pisístrato, o pretenso ator (que na época chamava-se hipocritès ou seja fingidor), munido de máscara e vestindo uma túnica, interpretou o deus Dionísio, destacando-se do coro, sobre a sua carroça que mais tarde ficaria conhecida como “carro de Tespis”, criando um argumento artístico dentro de uma apresentação litúrgica politeísta, criando o papel do protagonista, num movimento que futuramente ficaria conhecido como tragédia grega. Tespis também criou a conotação de segundo ator, ou o que mais tarde Ésquilo chamaria de deuteragonista, ao interpretar dois personagens através de duas máscaras (uma na parte frontal do corpo e outra na parte das costas).

Ator Rondonopolitano brilha em novela global. O bom desempenho do ator tem chamado atenção de atores mais velhos e de diretores experientes como Wolf Maya.

O

ator Marcelo Shcmidt 31 anos, fez há poucos dias sua estreia em uma novela. Logo de cara foi aprovado para compor o elenco de “Amor à Vida” de Walcyr Carrasco.

de Paolla Oliveira, Juliano Cazarré, Mateus Solano, Maria Maya, Bárbara Paz, Suzana Vieira e Antônio Fagundes.

O artista tem forte ligação com o teatro, estrelou o musical sobre a trajetória das cantoras Dircinha e Linda Batista, interpretando um radialista. Fez inúmeras campanhas publicitárias. Estudou teatro e cinema.

Na trama, Shcmidt interpreta Valentin, irmão de Alejandra, papel da atriz Maria Maya. Ambos bolivianos. Nos próximos capítulos, as aparições de Marcelo serão mais frequentes, já que seu personagem decide morar em São Paulo e vai dar abrigo para Ninho (personagem do Juliano Cazarré).

O gaúcho que mora em Rondonópolis desde adolescência estreou logo no primeiro capítulo em cenas que gravou no Peru, ao lado

O bom desempenho do ator tem chamado atenção de atores mais velhos e de diretores experientes como Wolf Maya.

44

Fonte: primeirahora.com.br

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Keruse Bongiolo estreará na novela das 19h “Sangue Bom”.

O

utra personalidade que também morou em Rondonópolis e que, em breve, uma personagem vai se tornar bem familiar para o público de “Sangue Bom”, a nova novela das 19h da Globo. Isso porque lá pelo capítulo 30 Keruse Bongiolo vai entrar com tudo na trama como Mônica, jornalista da revista “Vida em Família”, publicação que tem como foco o mundo dos famosos. Com um currículo para lá de recheado e que inclui atuações em “Alma Gêmea”, “Malhação” e “Chocolate com Pimenta”, a bela se sente bem à vontade ao encarnar uma repórter que deseja saber tudo – tudo mesmo - sobre as celebridades. E não é à toa que ela encarna a função numa boa: a atriz faz questão de manter uma relação de amizade com os fotógrafos que seguem seus passos pelo Rio de Janeiro. Para encarnar a jornalista que não tem medo de se envolver em situações para lá de inusitadas em sua busca por boas histórias, Keruse tem observado de perto o lifestyle dos profissionais de comunicação. “Como tenho várias amigas formadas em jornalismo, andei reparando muito no dia a dia delas. Desde o jeito de se vestir, até o jeito de se comunicar. E a partir daí, fiz um interrogatório com cada uma delas”, contou a atriz, que deseja ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o mundo das notícias. Correr atrás será o foco da jovem que Keruse interpreta. “Ela é formada em jornalismo e atualmente trabalha como repórter de uma revista de celebridades,

45


Fotos: Valter Arantes

mas o seu desejo é o telejornalismo da TV Globo. A Mônica tem um bom nível intelectual e, em algumas entrevistas, pode fazer perguntas bem embaraçosas, chegando até a colocar o entrevistado em situações ridículas ou constrangedoras”, detalhou a atriz, que confessa ficar de olho nas revistas, mas, que fique bem claro, não para saber de fofocas.

Ator e humorista Roberto Rowntree, ou Jone Brabo.

Aos 30 anos, Keruse estreou na TV em 2003, em “Chocolate com Pimenta”. “Mandei o meu material para a Globo pelo correio e me ligaram chamando para um teste. Não acreditei. Eu tremia, nunca vou esquecer. Fiz um teste para ‘Malhação’ e não passei e, depois de alguns meses, me chamaram para a novela”, relembrou ela, que, tempos depois, também integrou o elenco da trama jovem da emissora carioca. Coincidência ou não, o papel em “Sangue Bom” também veio após um teste para outra personagem. “Eu fiz para uma e não passei, depois me chamaram para fazer outro, para interpretar a Mônica, e logo me ligaram dizendo que o papel era meu”, comemora ela, que vê na nova trama das 19h uma oportunidade e tanto na carreira. “Com certeza é o trabalho que me sinto mais preparada para fazer na TV, pois estou mais madura e segura. Está sendo realmente muito especial para mim, porque estou trabalhando com uma equipe muito bacana, que já conhecia e admirava.” Presença frequente no elenco da Globo, Keruse tem ainda passagens pela Record e Band – na primeira, esteve em “Amor e Intrigas”, na segunda, em “Paixões Proibidas”. E como é retornar para o canal onde tudo começou? “Tenho muito carinho e respeito pelas duas emissoras que trabalhei. Voltar para a Globo está sendo ótimo, porque estou reencontrando muitos antigos colegas. É bom ver a passagem do tempo para os outros também e vibrar com conquistas de colegas que começaram comigo”, analisa ela, que não vê grandes diferenças entre as emissoras. “Cada trabalho é diferente um do outro, mas é diferente por causa da equipe, do elenco, da obra.”

46

Cheia de vontade de volta ao teatro com a peça “Rebeldes” – “foi uma peça em que atuei no ano passado, ficou só dois meses em cartaz e deixou um gostinho de quero mais” -, Keruse planeja o retorno aos palcos para o segundo semestre. Fonte: Flashland.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

O

utro ator que não é Rondonopolitano, mas sempre está presente pela cidade seja trabalhando ou visitando amigos é o ator e humorista Roberto Rowntree, ou Jone Brabo como é mais conhecido. Nasceu em Petrópolis, RJ, em 7 de maio de 1966. Além de ter sido cantor de heavy metal nos anos 80, ter composto várias melodias e batidões, funks como a Melô do Brutão e o funk da Narcisa (composto em homenagem a socialite Narcisa Tamborindeguy), rodado o mundo com a mochila nas costas e de ser produtor de moda internacional, ele ainda é roteirista, diretor e protagonista do Programa Jone Brabo Show, um humorístico trash da TV Comunitária, exibido todas as quartas à meia noite. Ele começou a carreira no rádio. Lançou o Jone Brabo Show, que era ouvido por centenas de moradores de comunidades carentes. Após essa experiência, começou a escrever sua própria coluna no jornal O Povo. Anos se passaram e após a abordagem de um produtor da TV Globo na rua, Jone foi fazer um teste na emissora e acabou junto com Mauricio Sherman criando o personagem Brutão, sucesso nacional entre crianças e jovens em todo país, no programa Zorra Total. Paralelamente está em cartaz com a peça Abadia contra o Bafo Astral, junto com Dig Dutra. Seu mais recente papel foi o capanga Galego de “Salve Jorge”. Onde viver o bandido na novela fez o seu público mudar radicalmente. Já que durante muito tempo atuou na comédia e bastante com o público infantil. Fonte e fotos: Site Ego.


47


Capa Cuiabรก

48 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


15 anos de

Marina Bezerra Costa U

m dos grandes acontecimentos sociais do mês de maio em Cuiabá foi o aniversário de 15 anos da jovem Marina Bezerra Costa, no Espaço Solari. Filha de Karina Bezerra e Mauro Costa, a debutante comemorou em grande estilo com familiares e amigos essa inesquecível festa que teve a decoração de Célio Corrêa, buffet de Leila Malouf, fotos de Valter Arantes, cerimonial de Fernando Baracat, vestido Samuel Cirnanski. O som da melhor qualidade ficou a cargo da dupla sertaneja Bruninho & Davi, de Campo Grande, e Dj Gilmar.

Com os pais: Mario Costa e Karina Bezerra e o avós maternos: Teté Bezerra e Carlos Bezerra.

Fotos: Valter Arantes

Marina com os pais Mauro e Karina e a irmã Livia Bezerra.

49 Com os avós paternos: Terezinha Vilela e Áureo Cândido Costa.


A

compra de um novo sistema de home theater é uma grande decisão e, com tantas opções disponíveis, como decidir qual é o certo para você?

50

Imagine o casamento perfeito entre sofisticação e design. É exatamente isso que encontramos em cada produto oferecido pela Solução Técnica.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

A Solução Técnica é revendedora das marcas líderes mundiais no mercado de alto padrão, são equipamentos que representam o sonho de consumo de todos aqueles que prezam pela qualidade sonora e visual. Além disso, as belezas dos equipamentos tornam-nos verdadeiras peças de decoração. Presente nos melhores estúdios musicais do mundo, e nas residências dos principais astros nacionais e internacionais, são o que


Foto: Roberto Gomes

Luxo, qualidade e sofisticação. Home Theater; o cinema no conforto da sua casa. Conheça alguns dos equipamentos mais desejados do mundo.

há de mais moderno e eficiente no mercado de áudio e vídeo com o sistema High End. O termo high end é utilizado para caracterizar os equipamentos que se destacam pela capacidade de reproduzir áudio e vídeo com naturalidade e riqueza de detalhes muito acima dos encontrados nos equipamentos Hi-Fi. Por isso, na hora de escolher um equipamento high end, o ideal é analisar o tempo de mercado da marca, levan-

do em conta as criticas e avaliações que o produto recebeu de outros compradores ou de especialistas em equipamentos de alta tecnologia. Escolher corretamente seu novo sistema de áudio e vídeo é essencial para garantir uma reprodução natural e de excelente qualidade. Transforme sua sala em um verdadeiro cinema onde você possa reunir a sua família e amigos para assistir a filmes, a shows e a competições esportivas, como se estivessem no cinema, teatro ou no estádio.

51


Foto: Arquivo Pessoal

800 Series A 800 Series da Bowers & Wilkins serve de referência, há algum tempo, como as melhores caixas de som e alto-falantes hi-end do mundo. Cinco gerações da 800 Series vêm oferecendo uma combinação imbatível de performance excepcional, a última palavra em tecnologia de áudio e design estético impressionante. Em Janeiro de 2010, durante a CES (Consumer Electronics Show) – a maior feira de exposições de produtos de consumo de altíssima tecnologia do mundo – a Bowers & Wilkins apresentou a 800 Series Diamond, o que há de melhor e mais moderno em termos de caixas de som. Com um desempenho muito melhor em toda a linha, a 800 Series Diamond apresenta um conceito totalmente inovador – um tweeter com cúpula em diamante para cada um dos alto-falantes. A sexta geração da lendária 800 Series é a que mais se aproxima da maior ambição do fundador da B&W, John Bowers – criar um alto-falante que possa reproduzir o sinal de áudio com 100% de fidelidade, sem perdas e sem acrescentar nenhuma modificação ao sinal original. Projetada para equipar seu home theater residencial, a 800 Series Diamond oferece um nível de qualidade incrível, tanto que tem sido usada pela maioria dos estúdios de masterização e gravação do mundo. Os estúdios Abbey Road em Londres e Skywalker Sound na California contam com a melhor tecnologia do mundo na produção de seus artistas e de trilhas sonoras para o cinema – eles utilizam a 800 Series da Bowers & Wilkins.

52

A 800 Series Diamond contempla caixas de som principais, centrais e subwoofers. Ao todo são sete modelos, dentre os quais, destacamos a caixa de som principal com maior

Revista Gold

potência – a 800 Diamond. Seus níveis de performance e fidelidade são extremamente superiores à geração anterior. Além dos tweeters com cúpula de diamante, outros grandes avanços tecnológicos em algumas áreas críticas do sinal de áudio permitem escutar todas as faixas de frequência, um verdadeiro salto à frente em termos de qualidade de som. O tweeter com cúpula de diamante possui um novo design com quatro imãs, que aumentam a eficiência e proporcionam um desempenho sem paralelos. O uso do novo material ajuda a dispersar as características do som, ao mesmo tempo em que oferece uma qualidade mais estável de estéreo, aumentando a amplidão dos tons agudos. Na outra ponta da escala de tons, a performance dos tons graves também foi melhorada com a introdução de um novo sistema motor com dois ímãs, que utiliza magnetos de neodímio muito poderosos. Com design inovador, este sistema otimiza a linearidade dos tons graves, reduzindo a distorção harmônica do sinal de áudio. A atenção aos detalhes combina todos os fatores que tornam esta caixa de som realmente especial. O novo design dos terminais e o novo cabeamento da Bowers & Wilkins asseguram que a qualidade do sinal que entra nos alto-falantes será sempre a melhor possível, evitando perdas. Todos os modelos de crossovers possuem um novo capacitor, que utiliza formulação única e combina prata, ouro e óleo. Este componente escolhido subjetivamente pelos engenheiros da Bowers & Wilkins é o que proporciona um aumento significativo na qualidade do som. Além disso, tecnologias exclusivas da Bowers & Wilkins como a utilização de Kevlar®FSTTM para os sons médios, os twe-

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

eters tubulares da série Nautilus® e a armação em madeira no formato Matrix aumentam consideravelmente as propriedades acústicas da 800 Diamond. Sua marca registrada é o design esférico da parte superior desta linda caixa de som. Sem dúvida, a introdução do diamante nesta sexta geração de lendárias caixas de som é bem-vinda na busca constante pela perfeição, valor máximo da Bowers & Wilkins. Ele é o ingrediente mágico, a última palavra em tecnologia aplicada a este produto, que é o flagship da B&W. Pela primeira vez, é possível escutar com precisão e clareza toda a faixa de sons. O que já era excelente, ficou ainda melhor. Fez a perfeição ficar ainda mais próxima. A caixa de som 800 Diamond está disponível com acabamentos em madeira (cerejeira ou rosenut) ou laqueadoblack piano, para combinar com a decoração de seu home theater. Dimensões (L x A x P): 45 x 118 x 64,5 cm. Peso: 102 kg.


que o som preenche a lacuna entre a reprodução e a realidade. Esta é a filosofia que move a Bowers & Wilkins, fabricante inglesa de alguns dos melhores sistemas de som e caixa acústica do mundo, capazes de reconstruir o ambiente acústico, tornando sua experiência em escutar sua música preferida em algo indescritível. Dos muitos produtos incríveis fabricados pela B&W, provavelmente o mais famoso é o conjunto de caixas de som Nautilus. Após cinco anos de desenvolvimento e pesquisas, os engenheiros da B&W descobriram que os cantos vivos das tradicionais caixas de som formavam na verdade gabinetes cheios de distorção, e decidiram buscar nas formas da natureza, mais precisamente na acústica das conchas, uma solução para incrementar a fidelidade do som. E o que se seguiu foi uma música tão real que praticamente poderia ser tocada. E assim, nasceu o conjunto Nautilus, hoje reconhecido por seu design clássico, e que chegou a ser descrito como “a melhor caixa acústica que o dinheiro pode comprar…”.

Nautilus Original Há momentos quando você escuta uma música em que gostaria de estar lá… Quando o impulso de fazer parte de uma gravação, de um evento em sua história musical toma conta de tudo. Momentos em que a sua ligação emocional com seu artista preferido se torna incrivelmente próxima, em que a melodia se torna sentimento, e de repente, a alegria, a tristeza, a raiva ou a paixão de quem canta passam a ser os sentimentos de quem escuta. Quanto mais realista for o som, mais viva a conexão homem-música pode ser. Poder escutar detalhes que até então não conhecia, perceber instrumentos isoladamente, os timbres de voz dos backing vocals – é aí

A Nautilus foi recebida mundialmente como uma caixa acústica de vanguarda, que iria redefinir os rumos da indústria de áudio pelos próximos anos. Foi projetado com base nos mais exigentes audiófilos, não apenas por seu tamanho e formato, mas também por seu design exclusivo. As caixas Nautilus simbolizam todas as qualidades de inovação, dedicação e amor à música, que servem de inspiração aos engenheiros, projetistas e produtores da B&W, desde a criação da empresa há 40 anos. Por mês, apenas 12 caixas Nautilus deixam a fábrica da B&W na Inglaterra, após cerca de 44 horas de trabalho artesanal. Com a Nautilus, é possível ter a oportunidade única de escutar a música exatamente como ela é.

Receiver NAD - T787 Caixas Meridian - 7200

C3xlumis Front - Projetor

Cristal 35 - Projetor

Receiver ROTEL - RSP1572

Projetore SIM2 RR34 LUMIS Seu home cinema com imagens de qualidade superior. Os Projetores SIM2 Lumis oferecem uma qualidade de imagem dificilmente superada por outros projetores. Especialmente desenhados para alta performance, os projetores SIM2 C3X Lumis utilizam tecnologia DLP de três chips e componentes ópticos especiais que definem a qualidade superior das imagens projetadas. Este modelo em especifico foi desenhado pelo mesmo projetista da Ferrari. Seu designer e sua beleza são incomparáveis.

53


Algumas das grandes marcas que a Solução Técnica revende:

Rotel Os produtos da Rotel são mundialmente conhecidos por sua qualidade de fabricação, confiabilidade, valor justo e, acima de tudo, por sua excepcional reprodução de áudio. Esses produtos têm consistentemente recebido a entusiasmados elogios da crítica especializada e os mais cobiçados prêmios da indústria. Através de grandes investimentos em novas tecnologias e processos de fabricação, a Rotel está preparada para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.

www.rotel.com

Meridian

Bowers & Wilkins

www.bowers-wilkins.com

Bowers & Wilkins é fabricante líder de caixa acústica no Reino Unido, com distribuição em mais de 60 países ao redor do mundo. Desde que a empresa foi fundada por John Bowers, em 1966, a engenharia acústica de ponta tem sido a marca de seus produtos. Os avanços tecnológicos alcançados pela Bowers & Wilkins resultam em excelentes críticas e seus equipamentos são os preferidos de músicos e estúdios profissionais, assim como de amantes da música. Ao longo de 30 anos de existência, o nome Bowers & Wilkins (B&W) tornou-se sinônimo da mais alta qualidade em colunas de alta-fidelidade. Engenheiros e técnicos da B&W trabalham em sintonia com gigantes da indústria discográfica como a EMI, Decca e Deutsche-Grammophon na procura da perfeição, sendo que, vários sistemas da B&W estão hoje instalados em estúdios de gravação por todo o mundo, incluindo o prestigiado Abbey Road Studios, em Londres.

SIM2 Multimidia A SIM2 Multimídia, com sede na Itália, é um dos principais fabricantes mundiais de produtos para home-thater com tecnologia DLP™. A SIM2 é líder no fornecimento de soluções profissionais Hi-End para os mercados varejistas, de grandes ambientes e institucional. Sua seleta distribuição em mais de 45 países é realizada através de parcerias com distribuidores altamente qualificados (como a Som Maior, no Brasil), todos oferecendo os mesmos excelentes padrões de suporte ao cliente proporcionados pela própria matriz da SIM2.

www.sim2.com

A Solução Técnica é representante da Som Maior em Mato Grosso. Som Maior

54 Revista Gold

www.sommaior.com.br

Há 30 anos a Som Maior High End representa e distribui no Brasil as mais conceituadas marcas de equipamentos de áudio e vídeo high-end do mundo. São projetores e displays, amplificadores, CD e DVD players, receivers A/V e processadores digitais Dolby/DTS/THX, caixas acústicas e subwoofers, equipamentos analógicos, filtros de rede, cabos e acessórios que permitem a você alcançar uma performance absoluta em sistemas de áudio ou home cinema.

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Foto: Arquivo Pessoal

www.meridian-audio.com

A Meridian desenvolveu o primeiro CD-player do mundo de nível audiófilo, o primeiro controlador de surround de uso doméstico e o sistema MLP de compressão sem perdas (lossless), de uso obrigatório nos discos DVD-Áudio e nos novos formatos de vídeo de alta definição - o HD-DVD e o Blu-Ray. Os reprodutores de discos ópticos, caixas acústicas com tecnologia DSP e sistemas Digital Theatre da empresa são únicos na indústria, mantendo um sinal de áudio digital de altíssima qualidade em todo o caminho, desde a fonte até o amplificador. A Meridian é também fabricante exclusiva e distribuidora dos processadores e projetores de vídeo de alta definição da Faroudja


SOMOS A SOLUÇÃO A empresa SOLUÇÃO TÉCNICA constrói sua história há mais de 12 anos, atuando no mercado de Áudio Vídeo e Automação na região do Centro-Oeste do País. A empresa é conhecida pela referência e ousadia técnica, sendo o objetivo principal: desenvolver os projetos dentro do prazo estabelecido, oferecendo um serviço eficiente superando as expectativas dos clientes. Nossa relação com os clientes se destacam, principalmente pelo atendimento diferenciado e na execução dos projetos de acordo com as reais necessidades, o melhor custo benefício. Acreditamos no processo de parceria direta com você. GRANDES OBRAS: Auditórios e ambientes comercias. Com conceito e bom planejamento desde o projeto e durante a sua obra, a Solução Técnica permite economia na instalação, acústica do ambiente, com as funções integradas a uma diversidade de acabamentos. Salas de reuniões,

auditórios, cines-teatro, sonorização para igrejas, bares e restaurantes. Trabalhamos junto aos arquitetos e engenheiros, tudo isso, para você ter segurança e qualidade em tecnologia. Sinta o benefício que atenda às suas necessidades, até aquelas que você nem imaginava. HOME THEATER: Um bom projeto de áudio e vídeo transforma tudo. Home Theater é o conceito de Home Entertainment, ao pé da letra significa sala de cinema em casa. É o ambiente da casa onde você pode reunir a sua família e amigos para assistir a filmes, a shows e a competições esportivas, como se estivessem no cinema, teatro ou no estádio. Para isso é necessário um estudo e uma análise do ambiente, tratamento acústico, preparações elétricas para evitar ruídos e danos aos equipamentos, dispositivos e funcionalidades a seu gosto. AUTOMAÇÃO: solução logo negativa.PDF 3 19/02/2013 10:04:58 Ambiente Residencial. Dentro ou fora, tenha o controle de sua casa ou escritório em suas mãos. Sinta os benefícios de se ter todos os ambientes inte-

65 3624.0422 Rua Major Gama, 950 - Centro, Cuiabá/MT www.solucaotecnica.com.br Email: comercial@solucaotecnica.com.br

grados, funcionando a um só toque. Sem dor de cabeça e sem reformas, mesmo com a sua casa pronta, ainda assim é possível com a tecnologia sem fios aproveitar toda a infraestrutura elétrica já existente, possibilitando ser implementada de forma modular, em etapas, sem a necessidade de quebra-quebra. Explore todos os efeitos, deixe sua imaginação criar os cenários! Torne sua casa muito mais inteligente e aconchegante de forma sofisticada, com a comodidade de controlar pelo Ipad. Automação residencial, a solução inteligente para todos os estilos. TRATAMENTO ACÚSTICO: Para pessoas inteligentes, casa inteligente. Minimize as consequências ambientais. Deixe sua casa perceber as mudanças no ambiente, reagindo de forma automática para otimizar o consumo de energia e outros recursos. Utilizando comandos de parede dentro de casa ou à distância, através de tablets e smartphones, você controla luzes, persianas, ar-condicionado, áudio e vídeo, abrindo e fechando cortinas, ligando a bomba da irrigação do jardim e muito mais.

55


As bodas de

Priscila Domingues e Fábio Defanti A

conteceu no dia 10 de maio, o enlace matrimonial de Priscila e Fábio. A celebração religiosa ocorreu na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá. Radiantes, os noivos trocaram as alianças e juraram os votos de amor. Após a linda cerimônia, o casal recebeu os convidados em uma animadíssima festa no Buffet Leila Malouf onde compartilharam com todos suas alegrias e felicidades.

56 Brinde em família: pais da noiva, Amilton Aristeu Domingues e Lúcia M. Hauer Souza Domingues, e os pais do noivo: Dalmi Fernandes Defanti e Isa Martins Defanti. Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho.

Ficha Técnica:

A dupla de sucesso Edson e Hudson animaram os convidados.

Making-Of: La Provence Maquiagem: Amim Cabelo: Joana D’arc Vestido: Jill Carlo Terno: Noivo: Ricardo Almeida Sapato Noivo e Noiva: Christian Louboutin Igreja: Bom Despacho Música Igreja: Cia Sinfônica Decoração: Ana Carolina Decor Recepção: Espaço Leila Malouf Música Festa: Esplendore, Tayane Touch e Dj Gilmar Show Nacional: Edson & Hudson Maquiagem e Cabelo Festa: Odilon Otanazzio Cerimonial: Celebre Assessoria e Consultoria de Eventos Filmagem: Memories Cinema Fotos: Sérgio Soares Drinks: Jump Show Bar Doces: Eneila Doces e Bem Casados/ Baba de Moça

57


Cidades

Nova Mutum

C

onsiderado um dos municípios com maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do estado, em 3° lugar, e consequente crescimento da economia local, Nova Mutum vem se destacando, dentre as 141 cidades de Mato Grosso, também pelo ritmo acelerado da construção civil e loteamentos. Estando a uma altitude de 460 metros, sua população recenseada pelo IBGE em 2010 era de 30.541 habitantes. O PIB fica em torno dos R$ 28 milhões, a renda per capita é de R$ 36 mil e o orçamento da prefeitura para este ano é de R$ 85 milhões. As principais fontes da economia são agricultura, com enfoque para produção de soja, milho e algodão, além de frigoríficos e indústrias, como esmagadora de soja, biodiesel e processamento de milho. Apesar de ter uma economia essencialmente primária, também há investimentos na transformação da matéria-prima em produtos. Grande parte da sua economia é voltada para a agricultura, fazendo do município um dos maiores produtores de soja do Estado de Mato Grosso e do Brasil. Possui uma área de 9.538 km².

Diversos grupos ligados ao agronegócio têm se instalado em Nova Mutum, dentre elas destacam-se o frigorífico de suínos que produz os produtos da marca Excelência, a poderosa Vanguarda Agro, o frigorífico de aves da Perdigão, a Exata Construtora e a indústria de sucos de uva Melina. No ensino o município se destaca por contar com a Unemat, que oferece cursos de Administração, Agronomia e Ciências Contábeis . É um município em grande crescimento, com a construção civil em ritmo acelerado, assim como o ramo de loteamentos. O crescimento na construção civil, comparando-se com o ano de 2006 para 2007 já ultrapassa mais de 150% de acréscimo na atividade, segundo dados da Prefeitura Municipal. Fonte e fotos: Prefeitura Municipal

Colíder

L

ocalizada às margens da MT 320 e a 32 km, à esquerda da BR-163, situada em um ponto estratégico do Norte Mato-grossense, Colíder está a 650 km de Cuiabá, a 180 km da divisa com o Pará. É apontada como polo microrregional, compreendendo 11 municípios, que englobam uma população de aproximadamente 170 mil habitantes.

Tendo a agropecuária como a maior vocação, Colíder tem um rebanho bovino de aproximadamente 400 mil cabeças. Agroindústrias da cadeia pecuária estão aqui instaladas, como dois laticínios com capacidade de industrializar 150 mil/litros/dia; Curtume com capacidade de processamento de quatro mil peles bovinas ao dia; Dois frigoríficos com capacidade instalada de abate/dia de aproximadamente 1.800 cabeças, Fábricas de Rações e sais minerais, um abatedouro para atender os pequenos produtores, entre outros. A agricultura também está em crescimento,. Dentre os 141 municípios que compõem o Estado de Mato Grosso, Colíder é o 5º. Município em expedição de documentos, dentre os quais, destacam-se o número de Notas Fiscais emitidas e GTA (Guia de Transporte Animal) emitidas pelo INDEA – Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal.

58

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Alta Floresta

O

município de Alta Floresta está localizado na região norte do estado de Mato Grosso, no Território chamado de Portal da Amazônia. Esse município, assim como outros da região, teve colonização recente, iniciada na década de 1970, dependente de atividades baseadas na extração madeireira, agricultura, garimpo e mais recentemente se tornou polo da atividade pecuária da região norte do Mato Grosso. Possui uma área de 8 947,07 km² e está localizado a 830 km da capital do estado, Cuiabá. Fica a 283 metros de altitude. O aeroporto de Alta Floresta possui a maior pista do Mato Grosso e segunda maior da região Centro-Oeste, com 2500 metros de comprimento, tendo condições de receber aeronaves de grande porte. Atualmente (além de empresas aéreas menores) conta com a empresa Trip Linhas Aéreas, com voos diários direto para Sinop (MT), Cuiabá (MT) e Santarém (PA). Em um dos mais ricos trechos da Amazônia brasileira, encontra-se o Polo de Ecoturismo da região norte. São atrativos únicos e diferenciados, tais como o Parque Estadual Cristalino, o Sítio arqueológico da Pedra Preta, o rio Teles Pires, com a cachoeira de Sete Quedas e corredeira dos Andradas, o Lago Azul, o rio Cristalino, os rios São Benedito e Azul. A biodiversidade da região é objeto de constantes estudos científicos. O projeto Carbono MT, desenvolvido na RPPN do Cristalino, estuda as emissões e captações de gás carbônico da floresta, para definir sua influência no clima do planeta. A riqueza da avifauna, internacionalmente reconhecida, assim como de primatas e da flora amazônica, faz desta região um paraíso para os ecoturistas e pesquisadores. Das 1.600 espécies de aves brasileiras, cerca de 600 encontram-se aqui. Além do município de Alta Floresta, Paranaíta e Novo Mundo constituem também o núcleo inicial de ecoturismo da Amazônia mato-grossense, com diversas pousadas e infraestrutura para observação de aves, ecoturismo, pesca esportiva (pesque-e-solte) e turismo de aventura. Fonte e fotos: Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.

59


60 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


61


62 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


63


64 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


65


Fotos: Silvana (Foto Revelação)

Capa Sorriso

Em parcerias com grandes empresas a arquiteta

Kelly Velho mostra dois de seus projetos recentes.

O

escritório Kelly Velho Arquitetura e Interiores atua nos segmentos residenciais, comerciais e empreendimentos corporativos, somando a cada projeto funcionalidade, estética e sustentabilidade. Com seu atendimento personalizado, busca sempre decifrar e respeitar as aspirações e desejos de cada cliente, tendo como objetivo principal a satisfação com projetos de qualidade. Para a arquiteta, é preciso romper fronteiras na hora de criar, tanto no estilo, quanto na forma de usar os mais diversos materiais. Com característica contemporânea, busca, no clássico, a base e o equilíbrio para seus projetos, como a simetria das formas, além da iluminação elaborada e da suavidade de seu estilo, que faz com que seja sempre atual.

66

Principais fornecedores: Todeschini (Mobiliário) - Arquiteto Home (Pisos e Revestimentos) Eletro Rovaris (Iluminação) - Marmoraria Marmoreal (Marmores e Granitos) Feitos de Laura (Objetos de Decoração) - Refinatto (Papéis de Parede e Cortinas) - Viveiro Califórnia (Paisagismo) - Destak Gesso (Gesso) Unitintas - Parthenon Pedras (Marmoraria).

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

A arquiteta busca trazer cada vez mais para seus projetos uma variação de texturas e a integração com a natureza, que é a tendência do mercado diante de um cenário de sustentabilidade. Busca também constantemente novidades e tendências, participando de mostras, palestras e feiras. Sua equipe de colaboradores direta composta pela arquiteta Aline Camargo e a estagiária em arquitetura Ana Paula Barbieri oferecem total assessoria nos projetos, desde a criação do conceito, medição e paginação de ambientes. Destaca a estética e a sustentabilidade como prioridades, assim como criatividade e inovação.

Kelly Velho Arquitetura e Interiores Av. Natalino João Brenscansin, 3434 - Alphaville (66) 3544 5650 Sorriso-MT


Estar e área de festas interna (Residência): Com o objetivo de reunir as pessoas, o espaço de convivência da casa é a mescla dos espaços da cozinha, jantar e estar, onde várias atividades acontecem. Neste ambiente, destacou-se a churrasqueira através de uma moldura com fundo em revestimento Via Rosa Petróleo e acabamento em pastilhas L’Antic Colonial Bronze.

Banho do casal (Apartamento): Em contraste com o dormitório, onde foram utilizadas cores para “alegrar” o ambiente, no banheiro do casal a cor predominante é o branco, que proporciona a sensação de limpeza e frescor. Nas paredes, os revestimentos da marca espanhola Venis Cristal White e Pearls White (exclusividade Arquiteto Home em nossa região), se completam com o toque de classe das pastilhas Glass Mosaic Nani, que mistura metal e Mármore Carrara. Para salientar ainda mais a beleza da peça, a iluminação fica por conta da elegante arandela, que proporciona um charme clássico ao ambiente. O móvel Todeschini traz as frentes em Laca Branca Brilhosa, em linhas simples e funcionais, abrilhantadas pelos puxadores exclusivos da marca.” Banho do casal (Residência): Seguiu uma linha clean, com o uso do revestimento Diamante Branco da marca Eliane. O toque de imponência ficou por conta da peça Chuva de Cristais, também Eliane, com aplicação de cristais Swarovski da Arquiteto Home.

67


Área de festas externa (Residência): Possui um estilo próprio, com cobertura em Capim, faz uma mescla de elementos clássicos, rústicos e artesanais com pisos e revestimentos da Arquiteto Home.

Adega (Residência): Um espaço cada vez mais presente nas casas, neste projeto se tornou única e aconchegante com o uso de revestimentos rústicos, porém sofisticados. O piso lembra tábuas de madeira, mas é cimentício da Resimix, da Arquiteto Home. Mobiliário da Todeschini no Material Avelã Touch, com textura de madeira natural. O uso de espelhos, tecidos nobres, lustre em cristal aquecem o ambiente.

68 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Cozinha (Residência): Bastante funcional com ilha central para cocção e espaço para refeições, essa cozinha recebeu mobiliário da Todeschini com frentes das portas e gavetas em PVC sem emendas, na cor Argila. Tamponamento no material Concreto, complementado por tampos em quartzo cinza com partículas de espelho. As cores usadas na cozinha foram os tons acinzentados e frios, tornando este o ambiente mais moderno da casa.


Fotos: Silvana (Foto Revelação)

Fachada (Residência): A casa seguiu linhas mais clássicas a pedido dos clientes, um casal de gosto refinado. Na fachada, foi utilizado o revestimento cimentício Pedra Filetada da Resimix.

Banheiro Social (Apartamento): Com revestimento da marca espanhola Venis com peça decorada Deco Oxo lembrando uma folha, com acabamento lateral Mandala Rainbow com cristais Swarovski. Cuba de apoio Deca e torneira LorenQuadra da Lorenzzetti. No mesmo banheiro, móvel da Todeschini em linhas retas e contemporâneas, com acabamento fino nas frentes em Laca alto brilho na cor Nata exclusiva da marca.

A

Arquiteto Home é uma loja especializada em soluções de acabamentos que comercializa produtos sofisticados e inovadores de alto padrão. Disponibiliza sempre um atendimento diferenciado e exclusivo, oferecendo total assistência aos clientes e arquitetos envolvidos em revitalização e criação de ambientes. A loja conta com estoque amplo, excelente estrutura operacional e uma equipe qualificada altamente comprometida que supre as expectativas dos clientes.

Lucas do Rio Verde Av Rio Grande do Sul 672 Centro | (65) 3549 1112

69

Sorriso Av. Tancredo neves nº 2803 sala 1 Bela Vista | (66) 3544 4141 Sinop Rua Colonizador Enio Pepino 2627 A Setor Industrial Sul | (66) 3211 4707


Sala de jantar e Cozinha (Apartamento): O apartamento, antes com espaços compactos, ganhou amplitude a partir da união da sala de jantar com a cozinha, que hoje está no lugar da antiga lavanderia. A utilização dos espelhos também foi um importante recurso para dar a sensação de espaço mais amplo. O jantar recebeu móveis em Laca Alto Brilho na cor Camurça e em tons claros. Estes tons neutros recebem um toque de contemporaneidade pela presença da cor turquesa nas paredes.

70

Suíte casal (Apartamento): Foram usadas portas deslizantes em espelho natural, com o intuito de ampliar o espaço. As cores usadas são os tons acinzentados, tanto nos móveis quanto nas cores das paredes e tecidos, que, apesar de frios, tornaram-se aconchegantes com o uso de cores vivas a pedido dos clientes, que possuem um perfil despojado e dinâmico. No painel da TV, as placas são de Laca Alto Brilho Cinza com Lâmina Tessile que lembra um tecido. Esses materiais com texturas diferenciadas são uma tendência na arquitetura de interiores. Revista Gold | Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Fotos: Silvana (Foto Revelação)

A arquiteta Kelly Velho no home office da residência satisfeita com as parcerias realizadas.

Quarto filha (Apartamento): Para o quarto da filha, buscou-se uma inspiração romântica, salientada com o uso de um papel floral e lustre de cristal com cúpula rendada. No mobiliário a mistura de texturas novamente aparece com o uso do Vittro Bronze no painel da TV, Laca Alto Brilho Chocolate e lâmina Tressê nos demais móveis.

C

om mais de 70 anos de experiência e solidez, a empresa é reconhecida por seu pioneirismo e sua capacidade de constante renovação, materializada nas novidades lançadas a cada ano. O reconhecimento pela dedicação e pelos resultados alcançados aparece por meio das importantes premiações que a empresa vem acumulando em seu currículo, há anos consecutivos, sendo a empresa líder no mercado mobiliário do Brasil.

Sorriso Av. Blumenau, 3514 . Centro Fone: (66) 3545 0080

71


Em belissíma cerimônia, Ana Paula Calminatti e Regis Montagna se casam.

N

o último dia 10 de maio, os noivos Ana Paula e Régis realizaram os sonhos de suas vidas, quando receberam o Sacramento do Matrimônio na presença de familiares e convidados. A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos Sorriso. Depois da cerimônia, os recém-casados se dirigiram ao ambiente montado no mesmo Centro de Eventos Sorriso onde aconteceu a recepção. Como de praxe, nessas recepções, aconteceu a seção de fotos, agradecimento dos noivos, cumprimentos de todos. Nesse momento, os recém-casados não deixaram de agradecer aos pais pelo apoio dado. Um dos grandes diferenciais da festa de casamento de Ana Paula e Régis foi a disposição deles que dançaram no salão extravasando toda a felicidade que viviam naquele momento.

72 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Ana Paula sendo conduzida pelos seu pai Admir Calminatti.


Fotos: Bruno Stuckert (Brasília-DF)

Pais da Noiva: Admir Antônio Calminatti e Albertina Orso Calminatti.

Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

73 Pais do Noivo: Osmar Montagna e Elide Montagna.


Familia do Noivo: Os pais Osmar e Elide, o irmão Ricardo Montagna com a esposa Elisangela Vedana e o filho João Pedro.

Familia da Noiva: Os pais Calminatti e Albertina, a irmã Thais Calminatti com o esposo Aurélio Kiramoto e a filha Ana Luisa.

74 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Ficha técnica: Local: Centro de Eventos Sorriso / Buffet: Oásis Buffet / Assessoria e cerimonial: R & A Assessoria de Eventos / Fotos: Bruno Stucker/ Filmagem: Milhomem Filmes / Vestido Noiva: La Novia / Terno Noivo: Brucksfield / Assessórios noiva: Lais Mota/H.Stern/Músicos cerimônia: Cia Sinfônica/E-strings / Banda: Savana / Papelaria: Serata Convites Finos / Iluminação: JR Studio / Dj: Fabinho Macedo/ Noivinhos: Topo de Bolo / Bem casados: Magrello Doces / Doces: Atêlie do Açucar

75


76 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


77


78 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


79


80 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


81


Exporriso 2013 é sucesso! Evento supera as expectativas e movimenta R$ 20 milhões.

A

Exposição Agropecuária e Industrial de Sorriso (Exporriso 2013) superou todas as expectativas dos organizadores do evento. A afirmação é do deputado estadual Mauro Savi (PR), que compõe a comissão organizadora da feira. A mesma avaliação fez o presidente da comissão, Darci Sganderla. Segundo ele, de um modo geral, o evento injetou em torno de R$ 20 milhões na economia do município de Sorriso, somente durante o período de 8 a 13 de maio. “Entre 170 a 180 mil pessoas compareceram à Exporriso nesse ano, o que sinaliza que foi um sucesso a nossa exposição. Considerando desde a loja que se preparou para a Exporriso, o hotel, o pedreiro, o pintor até a grande máquina vendida aqui dentro, a comercialização de bovinos e ovinos nos leilões, movimentaram certamente cerca de 20 milhões de reais nesse período de exposição e isso coloca a Exporriso entre as melhores do Estado”, afirmou Sganderla.

82 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


A dupla Fernando e Sorocaba apresentaram-se na abertura do evento no dia 08 de maio.

Da esq. p/ a dir. as princesas: Jenifer Rath e Juliana Brizola com a rainha da festa Bruna Alana. Fotos: Fabiano Prates/Studio Fotográfico Josué Pereira

Só em relação aos leilões, cerca de 40 criadores do Brasil inteiro vieram para Sorriso. “Alguns inclusive saindo de uma exposição em Uberaba (MG), com dez, doze leilões e mesmo assim, terminando lá dia 10 de maio, já estavam aqui no dia 13, e isso significa credibilidade e carinho”, ressaltaram os organizadores Além disso, a Exporriso 2013 que tanto a grade de show na qual teve a presença de Fernando e Sorocaba, Pescuma, Henrique e Claudinho, João Bosco e Vinicius, Mato Grosso e Mathias, Bruno e Marrone, Bruna Viola, quanto o rodeio foram excelentes. “Tivemos também um número impressionante de gado, ao ponto de não termos mais espaço para pôr os animais. A parte de carneiro também foi muito boa, então, não só superou nossa expectativa, que já era grande, como nos deixou mais comprometidos com a Exporriso de 2014, pois eu acho que uma festa tem sempre que ser melhor que a outra, já que a gente sempre aprende com os erros e incorpora novas ideias”, observou Savi. Já o responsável pela área da pecuária da Exporriso, Amadeu Áscoli, salientou que a edição deste ano do evento, deixou toda a comissão organizadora satisfeita por ter superado a expectativa traçada nos últimos meses. Na pecuária, foram expostos para comercialização 370 animais. “E já estamos nos preparando para a Exporriso de 2014 e mais uma vez certamente contaremos com a ajuda fundamental do deputado Mauro Savi, que, neste ano, mais uma vez confirmou sua presença forte na exposição, pois ele faz a coisa acontecer”, declarou Áscoli. Fonte: extramt.com.br

83 O presidente da comissão organizadora e do CTG; Darci Sganderla.


84 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


85


por

3

Social

2

1

5 4

9 7

8

9

86 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22

10


Sociedade Sinopense 1

Empreendedora a empresária Maricene Dias, prepara uma super novidade para o setor comercial de Sinop, trata-se da instalação de uma renomada franquia, que irá mexer com as mulheres. Na foto com a amiga, Neuza Aranda, leia-se grupo Dorane.

2

Os diretores do grupo Vianorte, Claudio Bagestan, Osmar Lamonatto e Priscila Bressan, a frente da Aika, Morel Vianorte e Mirai, agora preparam-se para reinaugurar a concessionária Morel Renault, em uma estrutura ainda mais moderna.

3

Casaram-se em Sinop, no mês de março, os queridos Jorge Matuda e Iriane Navarro. Para a luxuosa cerimônia, a noiva desceu de helicóptero e teve sua entrada marcada sob o comando de trombetas. Tudo estava perfeito e de muito bom gosto!

4

Diretora Presidente do Grupo Sinop, Lélia Maria de Araújo Vieira, ao centro, acompanhada dos membros do Conselho de Administração e Acionistas, em evento comemorativo aos 65 anos de fundação do Grupo Sinop, Luís Otávio Loureiro de Carvalho, Luís Beira Marcatti, Maria Helena Campos de Carvalho, Ivan Carlos da Silva, Cláudia Regina Campos de Carvalho, Sérgio Luiz de Carvalho Paixão, Enio Pipino Sobrinho, Alfredo Clodoaldo de Oliveira Neto, Waldir Ribeiro de Oliveira Júnior e Wlademir Pipino Junior.

5

Sinop parou para o aniversário de um ano da linda Rafaela Reiners, filha dos empresários Diogo Batista Rosas e Adriana Reiners. Na ocasião não faltou paparicos do irmão Leonardo Reiners.

9

A Câmara de Dirigentes e Lojistas de Sinop, promoveu badalada palestra para a sociedade Sinopense com o cirurgião das estrelas Dr. Hollywood. O evento foi um sucesso! Na foto o presidente da CDL, Afonso Teschima Jr, e a diretora, Elis Regina Paris.

7

Empreendedores os irmãos Joci Piccini e Roque Piccini, juntamente com os demais sócios, realizaram no mês de abril, o evento “Os dias de bons negócios”, da CASE Araguaia Agrícola, reunindo os principais agricultores da região. Parabéns aos irmãos pela iniciativa!

8

A lindíssima Criscia Malavazi Tobias, leia-se, Courê, prepare-se para inaugurar mais uma loja do grupo, na cidade de Sorriso. Parabéns pelo sucesso da marca, que vem conquistando todo o Estado.

9

A competentíssima empresária Diuza Mastelaro, leia-se Laço de Fita Lingerie, Uva e Verde Presentes e Raphaella Bozz, agora se prepara para inaugurar mais franquias da Rapahella Bozz em Sorriso e Cuiabá.

10

A bela Alice Vicentini, leia-se Marshmellow, reuniu os amiguinhos e toda família para celebrar, em grande estilo, seus 8 aninhos. Na foto, a bela está no ritmo do “Parabéns para você”, com a mamãe e o papai, Simone e Alexandre Nogueiras, além dos irmãos Ângelo e Alexandre Costa.

(66) 3532-4811 (66) 9618-5866

www.wagnerparrera.com.br Av. dos Ingas 2107 - Jd Maringá Sinop-MT

87


Capa Sinop

Rogério Mücke Ceni Um dos melhores goleiros da história do futebol mundial.

R

ogério Ceni destaca-se por ser o maior goleiroartilheiro na história do futebol mundial até hoje. Sua precisão nas cobranças o fez, em agosto de 2006, o goleiro com o maior número de gols marcados na história do futebol mundial, superando o paraguaio José Luis Chilavert. Seu primeiro gol foi marcado numa cobrança de falta em 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João, em Araras, pelo Campeonato Paulista

88 Revista Gold

Sua maior característica é a lealdade ao clube que serve, sendo atualmente o segundo jogador que mais vestiu a camisa de um clube na história do futebol mundial, ficando atrás apenas de Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1114 partidas. | Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Nascido no interior do Paraná, na cidade de Pato Branco, mas tendo crescido no estado de Mato Grosso, ele foi revelado como goleiro pelo Sinop Futebol Clube, da cidade homônima, onde até hoje mora a maior parte de seus familiares e onde obteve seu primeiro título profissional. Com apenas 17 anos, em 1990, foi lançado pelo então técnico do Sinop, Nilo Neves, ao time profissional (neste período o garoto era o terceiro goleiro e não tinha o apoio da diretoria do clube). Além disso, na época, ele se dividia entre o trabalho no Banco do Brasil e a prática esportiva. Foi contratado com 17 anos pelo São Paulo, em sete de setembro de 1990, ficando com o posto de quarto goleiro. Em 1992, Rogério foi promovido a terceiro goleiro do


time profissional, Começando a ser inscrito para a Supercopa da Libertadores e sendo relacionado para alguns jogos do Campeonato Paulista mais preciosamente no dia oito de agosto de 1992 quando sentou no banco de reservas de Zetti pela primeira vez na carreira.

prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, mas acabou ficando em vigésimo sétimo lugar. Depois dele Neymar foi indicado ao prêmio Bola de Ouro da FIFA em 2011, sendo o segundo a ser indicado pela France Football e o primeiro a ser indicado pela FIFA.

Em 1993, voltou para os juniores sendo campeão como titular da Copa São Paulo. Sempre se espelhando em Zetti, o jovem batalhou muito e imediatamente subiu como reserva absoluto. Nesse mesmo ano, aos 20 anos de idade, fez sua estreia como profissional no dia 25 de junho de 1993, contra o Tenerife no Torneio Santiago de Compostela, pegando um pênalti na vitória do São Paulo por 4x1.

Seu profissionalismo e dedicação ao clube e o carisma que tem junto à torcida são destaques que marcam a carreira do jogador, e determinantes para ter recebido o slogan: “Todos têm goleiros, só nós temos Rogério Ceni”. No dia sete de setembro de 2010, Rogério Ceni completou 20 anos vestindo a camisa do São Paulo, sendo três deles pelas categorias de base. Já no dia sete de setembro de 2011, Ceni fez seu milésimo jogo pelo São Paulo, no qual venceu por 2x1 o Atlético Mineiro.

Rogério Fez parte do elenco vitorioso que ganhou vários títulos, comandado por Telê Santana. Nesta fase, integrou a equipe de baixo, conhecida como “Expressinho”, que conquistou o título da Copa Conmebol, em 1994. Depois de seis anos de espera, com a saída de Zetti em 1996 para o Santos, Rogério Ceni assumiu a posição de goleiro titular do time. Inicialmente, era conhecido apenas como “Rogério”; passou a ser chamado também pelo sobrenome posteriormente. Recebeu por seis vezes a Bola de Prata, prêmio este concedido pela revista Placar ao melhor jogador da posição durante o Campeonato Brasileiro, e no ano de 2008, além do troféu de prata, recebeu a Bola de Ouro como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Em 2005, foi o melhor ano para Rogério, pois foi o líder do time vencedor, conquistando o Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes. Foi o ano que Rogério mais balançou as redes adversárias e entrou de vez como um dos maiores idolos da história do São Paulo FC. Sendo nesse ano o melhor jogador da Libertadores e do Mundial de Clubes da FIFA.

Participou de 17 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol. Como titular, estreou na Copa das Confederações de 1997, na Arábia Saudita. Depois de um longo exílio, o goleiro voltou a ser convocado pelo técnico Emerson Leão e assumiu a condição de titular, capitão e cobrador oficial de faltas da Seleção Brasileira. Na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2002, Rogério teve a chance de bater uma falta e quase marcou o seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Integrou o elenco pentacampeão do mundo pelo Brasil em 2002. Atuou pela primeira e única vez na Copa em 22 de junho de 2006, ao substituir Dida aos trinta e seis minutos do segundo tempo, na partida em que a seleção derrotou o Japão por 4 a 1. Este fato significou a quebra de um tabu que já durava quarenta anos, pois a última vez que a seleção brasileira utilizou dois goleiros numa mesma Copa havia sido em 1966, na Inglaterra. Fonte e fotos: pt.wikipedia.org

Foi o primeiro jogador, atuando na América do Sul, indicado ao

89 Rogério Ceni recebe homenagem do São Paulo Futebol Clube pelo 100 gols marcados na carreira.


90 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


91


Capa Lucas do Rio Verde

Piso interno: Marca Anghebem Porcelanato Polido 80x80 Snow. Mesa, cadeiras e armário sala de jantar: Todeschini.

F

ormada pela UNIC universidade de Cuiabá em 2006 e Pós graduada em gerenciamento de obras pela Universidade Paulista, a arquiteta Janine Girotto Kummer desenvolve seus trabalhos com personalidade, harmonizando sugestões próprias com os sonhos e necessidades dos clientes. Em Lucas do Rio Verde, projetou seu próprio negócio, inaugurando o escritório de arquitetura que leva seu nome: Janine Girotto Arquitetura e Interiores, no qual atua de maneira responsável e criativa no desenvolvimento de projetos arquitetônicos, design de interiores, decoração, paisagismo, iluminação, reformas e gerenciamento de obras. Em parceria com a RC Construtora, trabalha também com a entrega de obras prontas aos clientes atuando na administração da obra.

92 Revista Gold

Já realizou diversos trabalhos na cidade e na região norte, sendo eles projetos comerciais, industriais, consultórios e clínicas médicas, mas é muito procurada por seus projetos residenciais conhecidos pelas linhas retas e contemporâneas, tendo uma grande aceitação com plantas funcionais e totalmente integradas com área de lazer, (sua marca) como a casa da matéria.

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Especificamente nesse caso os clientes queriam uma casa funcional onde poderiam usufruir de todos os cômodos com vista para piscina, uma casa para curtir a família e, principalmente, os netos. Com uma base diversificada de clientes, formada por pessoas que priorizam o alto padrão de qualidade e atendimento exclusivo, o escritório Janine Girotto difere-se por seu estilo próprio, priorizando a ética e a transparência. Para manter-se na dianteira das tendências da arquitetura, decoração e design, a arquiteta participa constantemente de mostras e feiras nacionais, como o Casa Cor em diversos Estados como RJ, SP, MT e etc. Além de manter parcerias com os principais representantes do setor.

Janine Girotto Arquitetura e Interiores Fone: (65) 3549-1881 www.janinegirotto.com.br Rua Tapera, 249-E – Centro . Lucas do Rio Verde-MT

Fotos: Fernanda Cittadela

A arquiteta Janine Girotto mostra uma de suas obras em parceria com as principais lojas do setor.


Confira os produtos usados por uma das mais conceituadas lojas de materiais de acabamentos em parceria com a arquiteta. Na Arquiteto Home a perfeição se revela em todos os detalhes e a criatividade ganha liberdade para expressar suas melhores ideias. Especializada em acabamentos para construção, a Arquiteto Home trabalha com as melhores marcas em pisos cerâmicos, louças sanitárias, metais, banheiras de hidromassagem, mosaicos, e outros materiais de revestimento. Além disso, você recebe orientação personalizada dos nossos profissionais na hora da escolha dos produtos para a sua obra. Toques de inovação também não faltam. A empresa está sempre atualizada com os lançamentos do mercado, trazendo o que existe de sofisticado e exclusivo para você.

Piso externo: Marca Elizabeth Porcelanato 84x84 Rapolano Almod.

Pastilha Piscina: Marca Atlas Juquei 5x5 sg 8442 e Atlas 5x5 Siriba B 7079 Pisantes Amadeirado do Jardim (caminho da piscina): Marca Itagres 17x103 Ebano Wengue.

Piso laminado: Linha Elegance Nogueira Malaga marca Eucafloor rodapé Composit Branco 20 cm.

Suíte do Casal: Pastilhas da parede: Floral Marca Venis AZ. 44x66 Deco Silk Blanco, (produto importado da Espanha). Torneira: Docol Lavatorio: Biaca Alta Stillo

Lucas do Rio Verde Av Rio Grande do Sul 672 Centro | (65) 3549 1112 Sorriso Av. Tancredo neves nº 2803 sala 1 Bela Vista | (66) 3544 4141

93

Sinop Rua Colonizador Enio Pepino 2627 A Setor Industrial Sul | (66) 3211 4707


Lavabo da Área de Lazer: Pastilha GS 908 marca Glass Mosaic. Torneira Docol, Bica Alta Loggica, Incepa Cuba de apoio Loft 35x35.

Banheiro Social: Revestimento da parede: Marca porcelanosa 31,6x90 Qtar Nacar (de ondas, produto importado da Espanha). Torneira Docol, Bica Alta Loggica, Japi Cuba de apoio Ravena 34x34.

Suíte Filhos: Cyber 44x88 da Decortiles Torneira Docol, Bica Baixa Stillo, Incepa Cuba de apoio Sentire 40x45.

Cozinha externa: Todeschini.

94 Janine Girotto se consagra por seus projetos diferenciados, marcados pela praticidade, conforto, leveza e criatividade. Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Suíte Casal: Todeschini. Fotos: Fernanda Cittadela

Home Office: Todeschini.

Os móveis planejados foram projetados pela arquiteta e concretizados pela Todeschini. A Todeschini possui uma linha completa de móveis para cozinhas, dormitórios, salas de estar e jantar, banheiros, escritórios, lavanderias e ambientes corporativos. A Todeschini é, hoje, uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, que incluem móveis e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria, chegam ao mercado comercializados por lojas exclusivas pertinho de você.

Sorriso Av. Blumenau, 3514 . Centro Fone: (66) 3545 0080

95


96 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


97


98 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


99


1

01 - Raquel 02 - Luciana Reis 03 - Salva Zaher 04 - Larissa Randazzo 05 - Melissa Randazzo 06 - Karina Bezerra

100 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nÂş 22

2

evi dĂŞn cia


3

4

5

9

101 Fotos: Valter Arantes


Confraria Variedades

por Ana Cristina Sucolotti Crespani Bonfim

Ana Cristina Crespani é Consultora de Vinhos. Representante de 03 importadoras de vinhos no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e também ministra cursos de Vinhos pela Confraria do Vinho MT.

66 9988 3177 anacrespani@hotmail.com visite: vinhosmt.blogspot.com.br

do

Vinho

O encontro perfeito que reúne amigos, bons vinhos e muito conhecimento!

P

ara escrever a matéria desta edição, procurei inspiração no meu trabalho, nada mais autêntico então que falarmos de vinho! O vinho é uma cultura milenar, cheio de histórias e mistérios. Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo (“E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.” Gênesis, capítulo 9, versículo 20). Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Os egípcios foram os primeiros a registrar em pinturas e documentos (datados de 1000 a 3000 a.C.) o processo da vinificação e o uso da bebida em celebrações. O vinho é capaz de reunir pessoas em volta da mesa para uma enriquecedora troca de experiências e conhecimento, tudo isso unido à boa gastronomia. Provoca a perfeita harmonização entre o prato e o vinho, proporcionando sabores únicos e muitas vezes exóticos, potencializando o paladar e aguçando a alma por mais uma descoberta! Com intuito de fortalecer a cultura do vinho, foi criada então a Confraria, que nada mais é que um grupo de amigos reunidos para falar, degustar e aprender mais sobre o vinho.

Aqui faço uso das sábias palavras do enófilo Osvaldir Castro, que diz: “O vinho é a mais social das bebidas. Que tal você reunir um grupo de amigos e formar uma confraria? Ali vocês terão a oportunidade de trocar conhecimentos e informações e, principalmente degustar muitos e muitos vinhos, o que seria muito mais difícil de realizar sozinho”.

102 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Em abril de 2013, com muito entusiasmo, paixão e vontade de aprender mais sobre o vinho, o primeiro encontro da Confraria do Vinho do Mato Grosso aconteceu. A Confraria foi feita nas cidades de Primavera do Leste, Rondonópolis e Cuiabá. Foi um sucesso e já estou programando a próxima para este mês!


O que é e como funciona uma Confraria? * Espaço para aqueles que queiram iniciar ou aprofundar seus conhecimentos sobre vinho em cursos básicos; * Degustações específicas, por região, por tipo de vinho, harmonização de pratos; * Novos lançamentos no mercado brasileiro, apresentados por importadores e produtores nacionais e estrangeiros, que comentam as regiões e a produção dos vinhos que representam, além de analisarem seus produtos com os participantes; * Viagens à regiões vinícolas no Brasil e no mundo; * Apresentações periódicas de vinhos que, no momento, são os best-buys (representando a melhor relação custo-benefício de produtos encontrados com facilidade junto aos fornecedores locais); * Noites especiais, algumas vezes por ano, em que ao vinho e à comida junta-se para brindar o encontro perfeito, nesta ocasião os vinhos são cuidadosamente escolhidos para harmonização perfeita com os ingredientes do menu. * Participação em feiras e salões ligados ao vinho e à gastronomia.

Todas as fotos expostas nessa matéria foram tiradas durante as Confrarias realizadas em Primavera do Leste, Rondonópolis e Cuiabá.

MELHOR VINHO… Mário Quintana

Por mais raro que seja, ou mais antigo, Só um vinho é deveras excelente Aquele que tu bebes, docemente, Com teu mais velho e silencioso amigo. Saúde!!

103


104 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


105


Inaugurada em Rondonópolis um novo conceito em farmácia e dermocosméticos.

I

naugurada no mês de abril a primeira farmácia conceito da cidade. O projeto é inovador e tem como ponto de partida o perfil do consumidor contemporâneo, que procura cada vez mais um equilíbrio entre valores emocionais e racionais. A farmácia traz uma releitura com inspiração das farmácias europeias, componentes de decoração e layout que usam como elemento de energia a cor laranja, e cinza transmitindo neutralidade e equilíbrio.

106

Com uma área privilegiada a Farmácia & Dermocosméticos Di Marcellina oferece milhares de itens, entre fármacos isentos de prescrição (MIP), toda linha de éticos e genéricos. No novo conceito, ganha destaque a linha de dermocosméticos, com uma grande variedade de marcas conceituadas como Dermage, La Roche Posay, ADA TINA, Vichy, Roc, MM, Adcos, Stiefel entre outras, além de uma gama completa de produtos de beleza, higiene pessoal, Home SPA (Roger & Gallet), e perfumes importados, como Lâncome e Dior.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Além de preços extremamente competitivos, o consumidor irá encontrar todo conforto e facilidade para compra de medicamentos, incluindo a segurança de

uma equipe especializada e de assistência farmacêutica em tempo integral pela Farmacêutica Bioquimica Sabrine Segato escrita no CRF 2732.


Equipe especializada: Sabrine Segato e Laura Cristina.

Fotos: Josué Pereira

Algumas de nossas linhas: Sassy, Dr. Brown’s, Mustela, UV Line, Curaprox, Sigvaris, Chantal (ortopedia), entre outros.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 08:00 às 20:00 | Sábado: 08:00 à 12:00.

Rua Fernando Côrrea da Costa, 555 - Vila Aurora Rondonópolis - MT Email: dimarcellinafarma@hotmail.com Telefone: (66) 3422 . 1151 Empresária Laura de Almeida Selicani possuindo uma experiência de cinco anos na área da saúde chega para inovar o mercado farmacêutico.

107


DIGA SIM.

Evento de noivas em Rondonópolis reuniu vários fornecedores, os quais apresentaram novas tendências e maneiras de transformar o dia do SIM em um dia inesquecível!

N

ão importa o motivo nem o tamanho do seu evento, o que importa são os sonhos, as emoções e os desejos realizados. Por isso, nosso maior desafio e motivação é fazer do seu evento um momento marcante e inesquecível, com um colorido todo especial. A criatividade, qualidade e a transparência marcam o trabalho da Making of. Mais do que oferecer serviços profissionais e especializados, estabelecemos uma relação de confiança e respeito com os nossos clientes, o que nos permite a personalização e a exclusividade de seu evento. Nosso compromisso é com o resultado, com a sua satisfação e com o sucesso de seu evento. Cerimonial Atuando em várias áreas de eventos e festas, a Making Of hoje busca a perfeição em cerimoniais de casamento, e tem como ponto base desenvolver, controlar e administrar de forma correta todos os preparativos do casamento. Executando todas as atividades necessárias e resolvendo todos os imprevistos, de modo que os noivos possam desfrutar de cada momento sem preocupações.

Imagens ilustrativas

Todo o planejamento para o grande dia é feito por uma equipe técnica e especializada no assunto, que faz a monitoriação e desenvolvimento de todo o projeto, cuidando dos mínimos e importantes detalhes. Com muita competência e qualidade, a Making Of oferece diversas opções para o seu cerimonial. Trabalhar com eventos exige algo que vai muito além da experiência e do profissionalismo, exige o carinho de quem está cuidando de todos os detalhes de um dia que certamente é muito importante. Acreditamos que o sucesso é resultado de muito trabalho, dedicação e responsabilidade. Esperamos ser as pessoas que irão transformar seu sonho em realidade e eternizar os melhores momentos de sua vida. Conte com a gente, e tenha um evento simplesmente perfeito!

QUALIDADE, SEGURANÇA E CONFIANÇA VOCÊ ENCONTRA AQUI! Eventos . Aniversários . Casamentos . Formaturas . Empresariais

Making Of Eventos Av. Lions Internacional, 1032 . Coophalis Rondonópolis - MT

108

66 3422 8285 Facebook: fb.com/Makingofeventos Site: www.moeventos.com.br Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


A

Mallmann Jóias esteve presente no evento DIGA SIM, onde pôde expor alguns de seus produtos para o público que ali veio prestigiar. A loja vindo do Rio Grande do Sul trabalha no mercado há 15 anos, hoje localizada no Rondon Plaza Shopping, em Rondonópolis, possui um atendimento qualificado, com atendentes que possuem experiência no ramo, além de ter todos os produtos com garantia. Com diversos produtos, a Mallmann Jóias possui variedades em segmentos, joias em ouro 18, alianças, colares, pulseiras, óculos solares, relógios e acessórios finos. Aqui você também pode encontrar presentes para ocasiões especiais, como anéis para formaturas, aniversáros etc. Venha nos conhecer, faça uma visita e se surpreenda com tudo o que podemos oferecer!

História e Origem das Alianças de Casamento e Anel de Noivado. Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal. A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.

Foto: Arquivos Mallmann Joias.

Um dos mais famosos e antigos casos da utilização das alianças ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Aústria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante. Assim, iniciou-se a tradiçao dos anéis de noivado; sobretudo, daqueles com brilhante. O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é imperecível e extremamente resistente. Alguns gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que chegaram a Terra; outros, porém, criam até mesmo que essas pedras preciosas eram lágrimas dos deuses do Olimpo. Seja qual for a crença, nota-se que as alianças desempenham, nas mais diversas culturas, a importante função de simbolizar a união entre um casal. Tamanha responsabilidade exige que se escolha com cuidado o par que acompanhará os noivos nessa nova fase de suas vidas.

Mallmann Jóias Rondon Plaza Shopping Rondonópolis - MT 66 3422 0050 Facebook: fb.com/MallmannJoias

109


U

m novo e exclusivo conceito de luxo no centro-oeste. É assim que podemos apresentar a JK Luxo. Presente no DIGA SIM, a JK Luxo apresentou a todo público presente seu projeto e segmento de trabalho, encantando a todos.

Em especial, a JK Luxo apresenta a primeira Limousine LINCOLN NAVIGATOR, com a capacidade para 17 passageiros, a maior limousine da américa latina. A limousine possuirá também TV “LED 42”, frigobar, ar condicionado digital, sofás em couro legítimo, raio laser show, smoke machine, led’s rgb, sistema de áudio e vídeo top, bar executivo e muito mais. É luxo, segurança, requinte e sofisticação! Tudo o que há de mais moderno, confortável e sofisticado acerca de transporte terrestre. Uma verdadeira joia sobre rodas.

Imagem ilustrativa

A JK Luxo tem o prazer de lhe proporcionar momentos inesquecíveis, de muito glamour. Venha ser nossa celebridade!

Imagem ilustrativa

Trabalhando com transportes de luxo, a JK Luxo leva você para viagens de negócio e/ou lazer com veículos luxuosos e transporte aéreo de alto nível, conforto, segurança e motorista profissional. Nossos choferes apresentam-se devidamente trajados (com cap e luvas brancas) prontos para estender um tapete vermelho a você.

Imagem ilustrativa

Foto: Josué Pereira

A JK Luxo oferece diversos serviços a seus clientes, como: casamento, debutantes, festa infantil, formaturas, balada, aeroporto, translado, city tour e publicidade.

110

JK Luxo Av. Frei Servácio, 1037 - Bairro Santa Cruz Rondonópolis - MT 66 9984 3938 | 66 9222 9392 www.jkluxo.com.br

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Equipe de profissionais JK Luxo presente no evento DIGA SIM.


A

o longo de 16 anos de atuação em Rondonópolis e região, a atenção principal aos nossos clientes é oferecer serviços de qualidade e pontualidade. Apresentamos o que há de moderno e usual em design de papéis para pessoas que procuram comemorar qualquer ocasião com estilo e elegância nos detalhes. Papelaria, Acessórios, Lembranças.... elaborados e executados com carinho e atenção para momentos especiais.

Fotos: Arquivo Pessoal

Qualidade no serviço, bom atendimento e elegância nos detalhes. Serviço oferecido para casamentos, aniversários, debutantes, formaturas, festas e eventos em geral.

O

s Bem Casados são preparados um a um, artesanalmente, há 7 anos, para atender os mais diversos eventos comemorativos, em especial os casamentos. Além de ser um doce fino e apreciado, tem como simbolismo a união entre duas pessoas através do amor, compreensão e cumplicidade. Diz-se que todo convidado, ao receber um bem casado, é abençoado com a mesma felicidade do casal se fizer um pedido antes da primeira mordida.

Kenia Vanni Caligrafia & Convites Bem Casados 66 9679 7997 . 3022 1890 kenia.vanni@hotmail.com Rondonópolis - MT

111


Fotos: Josué Pereira

C

om um stand simplesmente encantador, a Floricultura Amor Perfeito foi uma das atrações no Diga Sim.

Decorações, eventos, casamentos, aniversários e formaturas. Através da confiança e qualidade, a Floricultura Amor Perfeito se consolida há mais de 30 anos no mercado em Rondonópolis, atendendo os clientes com o que se tem de melhor em decorações. Aqui você encontra flores para presentes, cestas especiais para datas comemorativas, artigos em geral etc. Exclusividade! É assim que podemos definir os buquês de noiva da Floricultura Amor Perfeito. Com diversos modelos e variedades, aqui você pode ter o seu buquê exclusivo e personalizado somente para seu uso exclusivo, tornando-se único e inesquecível! Agora em novo endereço, a Floricultura Amor Perfeito se encontra na Rua Otávio Pitaluga, 655, próximo a feira da Vila Aurora. Conheça a nova loja, com mais qualidade e estacionamento! Faça uma visita, estaremos te esperando!

Floricultura Amor Perfeito Rua Otávio Pitaluga, 655 Rondonópolis - MT 66 3421 6703

112 Noiva com buquê exclusivo da Floricultura Amor Perfeito. Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


T

udo o que você precisa para ser o destaque de qualquer evento! Na Anne Rosa Noivas e Festa você encontra os mais elegantes e sofisticados vestidos e ternos para todo tipo de ocasião, feitos especialmente para você brilhar em todos os momentos. Presente no evento Diga Sim, a Anne Rosa deu show! Com um stand muito elegante e sofisticado, apresentou diversos modelos de vestidos de noivas e trajes para noivos, padrinhos e madrinhas, entre outros, através de um lindo desfile que foi destaque no evento. Fotos: Marcus Bordado

Todos os vestidos de noivas são confeccionados em São Paulo sendo alguns importados (linha Tutti Sposa). A Anne Rosa trabalha com vendas, para vestidos de noivas e festas, e também com aluguel para ternos e trajes para noivos e pajens, acessórios de noiva, acessórios para daminhas, bolsas para festa e estolas para inverno. Com produtos de altíssima qualidade e nível elevado, a Anne Rosa se destaca pelo seu conceito! Faça-nos uma visita e conheça toda a nobreza e riqueza de detalhes que podemos oferecer a você! Brilhe em todos os momentos! Anne Rosa Noivas e Festa Travessa Paulo VI, 670 . Santa Cruz Rondonópolis - MT 66 3421 8518 fb.com/annerosanoivasefesta

Para seu evento se tornar uma celebração! A Laiana Locações e Festas é uma empresa especializada na locação de materiais para eventos, que possui um catálogo de produtos diversificado e de qualidade para facilitar sua festa. Alugamos: mesas, cadeiras, tendas, cama elástica, caixa termica, utensílios para buffet, entre outros materiais. Tudo o que seu evento precisa! Além disso, a Laiana Locações e Festas também trabalha com a assessoria e organização do seu evento, podendo ser aniversário, casamento, formatura, corporativos, empresarial, infantil, entre outros. Laiana Locações e Festas Rua Dom Pedro II, 147 . Vila Aurora | Rondonópolis - MT 66 3422 8275 atendimento@laianalocacoesefestas.com.br

Há 8 anos no mercado, atendemos Rondonópolis e região.

113

Entre em contato, faça um orçamento, teremos o maior prazer em negociar e trabalhar em seu evento.


Fotos: Josué Pereira / Agência Omega

P

resente no Diga Sim, a Lua de Cristal acrescentou mais beleza e profissionalismo ao evento, com um belo stand, demonstrou que o momento de presentear os noivos pode se tornar inesquecível. A Lista de Casamento Lua de Cristal foi pensada para tornar mais simples e especial o momento de presentear os noivos. Se você está casando, vai encontrar qualidade e variedade para montar a casa que sempre sonhou, se você foi convidado para a festa, aqui você encontra o presente ideal para marcar presença e celebrar com os noivos esse momento tão especial. Faça-nos uma visita, conheça nossa loja e se encante com toda a qualidade e variedades de produtos e artigos que podemos lhe oferecer! Quer ganhar um presente especial? Traga sua lista de presentes para a Lua de Cristal.

Lua de Cristal Av. Marechal Rondon, 960 - Centro Rondonópolis - MT

114

66 3421 4722

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


U

m novo conceito em fotografias! A Photo Art Fotografias apresentou todo o seu trabalho, regado de qualidade e beleza no Diga Sim. Demonstrando algumas de suas produções, ficou evidente que para o registro de momentos tão marcantes a Photo Art é a melhor escolha. Pré-Casamento Uma sessão fotográfica que simplesmente busca ressaltar toda a naturalidade do casal. O ambiente escolhido pode ter algum tipo de ligação com historia dos dois ou apenas ser um local que nos proporcione um contexto para que seja criado um roteiro com início, meio e fim. Pós-Casamento A proposta desta sessão é fotografar em lugares inusitados, onde o glamour e a elegância do vestido constrastam com o restante da paisagem escolhida pelo casal. Mais que um complemento às fotos do casamento, é um momento de descontração e cumplicidade. Just Married Este ensaio visa valorizar as pessoas que simplesmente querem oficializar sua união, contando a história através de fotos expontâneas desde a preparação da noiva, chegada e cumprimentos no cartório, finalizando com um ensaio externo captando toda a emoção deste momento. O que seria um simples registro se transforma em uma bela produção fotográfica. Street Wedding Uma sessão fotografica para aqueles que já casaram, para quem irá casar e também para quem não pretende, mas gostaria de experimentar a sensação de vestir-se de noivo e noiva. É um novo conceito, que consiste em, literalmente, levar à rua um casal para ser fotografado e colocar suas emoções à prova, com direito a todos os momentos de um casal como juras matrimoniais, alianças, valsa, champagne e outros.

Av. Frei Servácio, 242 - Santa Cruz Rondonópolis - MT www.photoartfotografias.com facebook.com/PhotoArtOficial 66 3423 6726 / 66 3022 0744

115


116 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


117


118 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


119


O debut de

Ana Carolina Hartmann A

na Carolina agitou, no mês de março, em Tangará da Serra em torno da comemoração dos seus 15 anos. Ao lado dos pais Carmen e Jaime Hartmann e do irmão Matheus, a aniversariante, que usou três modelos de vestidos, recebeu familiares e amigos. O auê foi daqueles bem animados e a turminha jovem se jogou na pista ao som das melhores músicas.

120 A alegria de toda a família na hora dos parabéns. Com os pais Jaime e Carmen e o irmão Matheus.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


O tradicional e emocionante momento da valsa com o pai.

Ana Carolina viveu momentos de alegria ao lado da família e de todos os convidados.

Ficha Técnica: Maquiagem : Renata Locks Cabelo: Nice Vestidos: Bella Angela por Gugu Organização e cerimonial : Delicato Eventos Local : Tangara Tenis Clube Buffet: Dani Garcia Decoração: Ana Carolina Decor Sonorização e Animação: Vibemania e Stream Lives Cia Sinfônica Bolo e Doces: Fatias do Ceu por Jane Takahara Drinks: Neo Drink Filmagem: Milhomem Films Fotos: Sérgio Soares Convite: Dani Designer - Curitiba Lembranças: Essência Ostrich Forminhas: Nete Formas

121


Cidades

Campo Novo do Parecis

C

ampo Novo do Parecis é a Terra das Águas de Mato Grosso. Um dos municípios mais pujantes do Estado, que tem na agricultura a sua base de sustentação econômica e social. Com uma população estimada em 27.574 habitantes e um PIB de mais de R$ 1,3 bilhão, o município tem uma economia sólida e está em constante transformação. Invejado pela sua diversificação de culturas agrícolas, pela miscigenação de gente vinda de todos os cantos do Brasil e pelas suas belezas naturais, com rios de águas cristalinas, cerrado preservado e povos indígenas com a cultura preservada. A qualidade de vida local é um fator que merece destaque especial. A cidade foi construída ao longo dos últimos 30 anos com o propósito de fazer em meio ao chapadão inóspito e desabitado um reduto para famílias dispostas a trabalhar e cultivar o chão, ora infértil. Fonte e fotos: expocampo.net/ZéMedeiros

Sapezal Sua economia é baseada no agronegócio, o que respalda seu crescimento de forma ordenada, com índice acima de 15% ao ano, superiores a média estadual e nacional. Esta economia, predominantemente agrícola, enfatiza o município, sendo hoje, o 2º maior produtor de grãos do país, destacando-se principalmente na produção de soja, algodão e milho, atraindo a atenção de investidores, devido a grande oferta de matéria prima. A produção de energia também vem sendo destaque no município, que conta hoje com três PCH´s já instaladas, cinco em fase de finalização e seis em construção, transformando o município em um dos maiores produtores e fornecedores de energia elétrica do Estado.

122

S

apezal é um município com apenas 18 anos de emancipação, estando em franco desenvolvimento, pois recebe migração de todo o país. Possui uma grande diversidade cultural, e grande necessidade de investimentos para acompanhar e incentivar seu desenvolvimento.

O setor energético conta hoje com mais de R$ 800 milhões de investimentos, e será responsável pela produção de 1/3 da energia do estado tendo uma demanda aproximada de 3.000 funcionários diretos. Com sua localização estratégica e com a pavimentação da MT 235 e da BR 364, Sapezal passa a ser um município com potencial de crescimento muito grande, buscando a verticalização da produção, agregando, desta maneira, valor ao produto primário produzido. Destaca-se ainda nas áreas de saúde, educação, onde são feitos grandes investimentos, e também na área de lazer, em que possui grandes belezas naturais e áreas de lazer. Fonte e fotos: Prefeitura Municipal

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


Cáceres

C

áceres tem uma população de 86.805, segundo o último IBGE, faz fronteira com a Bolívia. O município tem grande importância para o Pantanal (disputa com Aquidauana-MS a segunda colocação em importância na região; a primeira é Corumbá, que é considerada a Capital do Pantanal), pois serve de acesso terrestre à região. A pecuária é a principal atividade econômica da cidade, que possui um dos maiores rebanhos de gado bovino do Brasil. Cáceres possui o único frigorífico de jacaré da América Latina, a COOCRIJAPAN. A estrutura conta com três criatórios comerciais, um frigorífico e um curtume, Com o apoio do Sebrae em Mato Grosso por meio do Projeto Animais Silvestres, objetivos vêm sendo obtidos para o desenvolvimento dessa atividade. O projeto iniciado em 2006, além de fomentar a atividade, tem capacitado os produtores, implementando novas tecnologias e principalmente a preservação do meio ambiente. Cáceres possui ainda indústrias de couro (abate diário de cinco mil cabeças de gado bovino em cinco frigoríficos, quinze laticínios e três curtumes), cana-de-açúcar (duas usinas com produção de oitenta e cinco milhões de litros de álcool), madeira (vinte e três mil hectares com plantação de teka e extração de borracha) e mineral (calcário e brita). Nos últimos anos, Cáceres vem estruturando-se como importante porto fluvial matogrossense, incorporando-se à política de Integração LatinoAmericana, buscando a implantação do sistema de transporte intermodal, e a ligação por rodovia com a Bolívia, terminando no Oceano Pacífico, no Chile. A hidrovia Paraguai-Paraná, em Cáceres, é um modal alternativo às exportações estaduais. Cáceres se destaca no turismo histórico e esportivo. Encontra-se situada numa das regiões mais privilegiadas do pantanal matogrossense, visto que ostenta uma das maiores potencialidades turísticas do estado, ou seja, a grandiosidade e a beleza do Rio Paraguai e seus afluentes. Desenvolve-se em torno da pesca esportiva sendo sede de um evento mundial: o Festival Internacional de Pesca (FIP), registrado no Guinness Book como o maior campeonato de pesca do mundo em águas fluviais. O evento reúne mais de 1500 participantes anualmente. Fonte e fotos: pt.wikipedia.org/marcosvergueiro/secom

123


Capa Região Oeste

Foto: Jonathan Souza

A nova Aspen abre suas portas com mais espaço, comodidade, conforto e claro, a mesma qualidade e confiança de sempre.

finas, requintadas e de qualidade. “Estamos há mais de 30 anos investindo em Tangará da Serra e acreditamos nesta cidade”, disse Luiz Gotardo. “Pensamos em trazer mais conforto aos nossos clientes, a sociedade tangaraense merece uma loja assim, ampla e com artigos de qualidade”, completou Vera Gotardo.

Fotos: Osmir Bardelli

O prefeito Fábio Junqueira também prestigiou a inauguração e disse ter ficado surpreso com o investimento. “São pessoas que acreditam em Tangará, fiquei surpreso com a qualidade, a fineza e a elegância do espaço”, comentou.

O casal Vera e Luiz Gotardo com o filho Luiz Gotardo Filho e o Prefeito Fábio Junqueira.

124

A

Família Gotardo realizou, no final de maio, um coquetel de reinauguração da Aspen Presentes, que agora passou a se chamar Aspen Casa & Estilo. Prestígio, moda e glamour marcaram o evento de reafirmação do compromisso socioeconômico que Luiz e Vera Gotardo têm com Tangará da Serra. A nova loja Aspen, que permanece no mesmo endereço, tem mais de 1.200 metros quadrados e oferece uma gama de artigos de decoração, presentes, móveis e estofados. Peças

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

As responsáveis pela loja: Edriane e Terezinha de Araújo.


Alguns dos arquitetos parceiros da loja.

Gerlane Calabria. Tanise Tonin.

Luciano Naresi.

Jocimar Civa.

Fotos: Osmir Bardelli

Marlon Aguiar.

Karen Fogliatto.

Av. Pres. Tancredo A. Neves, 140-S - Centro Tangarรก da Serra - MT (65) 3326 9370

Soraia Lorenzetti.

Vandreia Pironnet.

125


Gold

1

Sociedade Tangaraense Família de Sucesso:

1

Ao centro o casal Vera e Luiz Alberto Gotardo e da esq. p/ a dir. a os filhos Ana Luiza e Luiz Alberto Filho, a nora Thayse Freiberger, a filha Ana Maria e o genro Gustavo Steglich. Inauguração Aloha Queen. As proprietárias Ana Carolina e Mariana Meirelles recebem convidados em sua nova loja:

2

Cristina Meirelles, Dirce Lorenzetti, Mariana, Soraia Lorenzetti e Ana Carolina.

3

Michela Daher com Mariana.

Foto: Sérgio Soares.

4

2

4

126

Fotos: Lamego

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

5

3

Mariana Meirelles, Cristina e Ana Carolina.

5

Ana Carolina, Celma Franco, Mariana e Cibele Corral.


127


Frases “Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado.” Bob Marley “Nada é difícil se for dividido em pequenas partes.” Henry Ford “Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.” Galileu Galilei “De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?” Bíblia: Marcos 8:36 “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.” Walt Disney “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Nelson Mandela “Aprendi que não devo me importar com comentários que não vão mudar minha vida.” Jô Soares “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Bíblia: João 3:16 “Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... E ter paciência para que a vida faça o resto...” William Shakespeare “Duas lições que você aprende com a vida: Não desperdice o seu potencial com pessoas que não acrescentaram em nada na sua vida, e não perca seu tempo com pessoas que não querem perder tempo com você , é simples , valorizar-se é o primeiro passo para você realmente ser feliz.” Igor Minor “O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da Terra.” Bíblia: Salmo 124:8 “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.” Platão

128

“Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.” Miguel Unamuno

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.” Mahatma Gandhi “Quando, na vida, uma porta se fecha para nós, há sempre outra que nos abre. Em geral, porém, olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada, que não nos apercebemos da outra que se abriu.” O S Marden “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Bíblia: Mateus 6:21 “Existem dois objetivos na vida: o primeiro, o de obter o que desejamos; o segundo, o de desfrutá-lo. Apenas os homens mais sábios realizam o segundo.” L. Smith “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.” Carlos Drummond de Andrade “Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria...Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos...Essa... a alegria que ele quer.” João Guimarães Rosa “Então peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente.” Bíblia: Filipenses 2:2 “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.” William Shakespeare “Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.” Confúcio “Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.” Bíblia: Eclesiastes 30:21-25


129


Dicas de

Comportamento

ComportAmento na Internet Seja claro, breve e objetivo A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem, menos pessoas a lerão.

N

unca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha. Sendo toda sua interação com a rede realizada através de um equipamento impessoal como é o computador, é fácil esquecer que existem pessoas do “lado de lá” e se expressar de forma mais livre do que você faria se estivesse frente-a-frente com elas. Portanto, se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros. Você não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares. Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não correio eletrônico, para comunicar-se com o seu interlocutor.

130

Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies. Um deles é :-) e significa que a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.

Quando fizer menção a uma outra mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original. Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem referenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda! Ao enviar mensagens para listas, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber. Use um formato adequado. A linha do subject de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis. “Assinaturas” são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que, além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.

tinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem. Se a mensagem foi recebida de uma lista de discussão, o endereço de Reply normalmente é o da lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida. Ao subscrever uma lista, certifique-se de que está usando o endereço próprio para subscrição, e não o endereço da lista propriamente dita. Evite enviar mensagens para diversas listas, a não ser que você esteja realmente certo de que é necessário. Neste caso, especifique no campo To: todos os grupos a quem a mensagem foi destinada. Respeite direitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência. Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize ideias alheias como sendo suas. Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se ele é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.

ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite!

Não divulgue propaganda pela rede. A Internet cresceu em um ambiente exclusivamente não-comercial e boa parte de suas redes nucleares e satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins puramente comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida com veemência e punida com a expulsão do infrator.

Enderece corretamente sua mensagem. Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply To: da mensagem recebida. Observe a existência de outros des-

Seja discreto e comedido ao usar recursos da rede. Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as defesas anti-virus de seu computador estão acionadas.

Tente fazer o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido por todas as pessoas, não importando o tipo de equipamento que elas utilizem. Evite caracteres especiais e insira um máximo de 70 caracteres em cada linha.

Fonte e fotos: divinet/clubedoprofessor.com.br

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


131


Moda Feminina

Tipos de trajes para R

ecebeu um convite onde os anfitriões requisitam um tipo de traje e você não faz a menor ideia do que significa? Entenda quais são os tipos de trajes para festas e o que você deve usar em cada um deles. Traje Esporte É o tipo de traje mais simples, e significa que os convidados devem ir mais à vontade, mas com moderação, claro. As mulheres podem usar saia e blusa, vestido ou até mesmo calça comprida. E é recomendado usar sapato baixo, embora não seja errado usar uma sandália de salto alto (exceto se a festa for no campo, por exemplo). Traje Passeio, Passeio Informal, Tenue de Ville ou Esporte Fino É uma produção mais caprichada, mas sem exageros. As mulheres podem usar um terninho elegante, um pretinho básico ou um vestido mais sofisticado. Os tecidos mais apropriados são as sedas, microfibras, jérseis, linhos e algodão, sem muito brilho. Os sapatos devem ser altos.

festas

Passeio Completo, Passeio Formal, Traje Social ou Social Completo Para ocasiões mais chiques e sérias, que exigem uma produção mais elegante por parte dos convidados. Mulheres devem usar vestidos ou tailleurs de tecidos finos, como crepes, sedas, musselines e bordados. As bolsas devem ser de festa, pequenas. E os sapatos, sempre altos. Se o evento acontecer de noite, use cores escuras. Já se for de dia, de preferência às clores claras. A maquiagem pode ganhar destaque, com olhos e lábios mais escuros. Black-tie, Rigor, Habillé, Tênue de Soirée Não tem como fugir: neste tipo de traje, As mulheres, vestidos longos e bem sofisticados. É o tipo de traje apropriado para uma festa de casamento glamourosa, que acontece à noite. Maquiagem e cabelo devem estar impecáveis. Joias, brilhos e bordados também são bem-vindos. Gala Este tipo de traje também significa glamour. É recomendável que as mulheres usem vestido longo no melhor estilo. Fonte e fotos: oficinadamoda

132 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


133


Moda Masculina

10 Dicas de como

deve ser o caimento de um Terno Slim Fit no seu corpo

Q

ue o terno slim fit é mais ajustado ao corpo que o traje social clássico nós já estamos cansados de saber, mas como deve ficar o caimento em seu corpo? Existem alguns cuidados para estar elegante dentro de um destes, faça o checklist abaixo para saber se, no seu caso, ele é um bom investimento:

1. O paletó é mais justo e acinturado, quem ganha peso fácil tem que tomar cuidado, qualquer incremento na balança pode impossibilitar seu uso; 2. A calça segue o mesmo padrão, mas não é uma skinny, tem que afinar a silhueta sem ficar colada no corpo. Se você tem pernas grossas deve evitar; 3. As lapelas são mais finas para seguir a silhueta slim do restante do traje e podem não cair bem com rostos muito redondos, dando a impressão que a cabeça é maior do que é na realidade! 4. Quando estiver de pé sempre deixe o paletó fechado, já que o mais bacana deste tipo de terno é a silhueta seca, aproveite ao máximo o fit desta peça para ficar mais elegante; 5. A camisa também tem que ser slim, assim não teremos pano sobrando, principalmente na região abdominal, não comprometendo o corte, o abotoamento e a forma do seu corpo; 6. Use gravata skinny para manter a harmonia, principalmente com as lapelas estreitas; 7. Assim como em qualquer terno, os ombros não podem ser muito largos ou apertados, então os fortões podem ter problemas aqui. Aconselho optar pelo modelo clássico; 8. A maioria dos ternos deste tipo vem com apenas uma fenda traseira no paletó, provavelmente porque duas delas fariam seu quadril parecer mais largo, mesmo que a peça caia melhor com elas, mas isso é só uma suposição minha; 9. Nada de tecido repuxado em nenhuma das peças, se não serviu direito procure em outra loja; 10. Evita ao máximo colocar coisas volumosas nos bolsos, aliás essa regra vale para todos os trajes, sejam eles casuais ou sociais, mas aqui o problema é ainda maior, pois qualquer coisa fica marcada e deixa seu corpo disforme.

Tendência total Jeans

A

inda na década de 1970 a tendência total jeans dava-se a partir do uso de peças todas compostas do jeans cru, azul-escuro, sem lavagens, como foi clicado Steve McQueen, ainda em 1963. Entretanto, após algumas décadas, a composição total jeans retorna à moda, porém, desta vez, lavagens e efeitos variados compõem um mesmo visual. Neste verão, a produção “total denim” alia-se ao dia a dia masculino. O jeans com jeans é tendência em meio aos dias quentes. Logo, chega ao mercado através de composições leves, tal como tecidos menos espessos e cores pouco menos sóbrias; do azul vibrante ao claríssimo. Nesta temporada, combinar peças com tonalidades distintas é tendência, assim como a sobreposição de t-shirts e coletes/ t-shirts e camisas/ camisas e jaquetas, etc. Ao optar por peças – calça e camisa/ bermuda e camisa – de tonalidades semelhantes, entretanto, invista no cinto como ponto de destaque, divisor entre elas.

134

Para não errar, contudo, opte por peças livres de puídos exagerados, tal como rasgos e marcações, assim como por cores mais naturais – azul-marinho, preto, cinza e cáqui -, pois tendem a se adequar a ocasiões e composições variadas. A dica também fica por conta de acessórios variados e das barras dobradas que, além de dar um toque a mais ao visual, deixam à mostra a tonalidade avessa do denim, diferenciando-se.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Fonte e fotos: canalmasculino.com.br


135


Decoração e Designer

Acabamentos

Fase Final da Obra

U

ma Fase Difícil. Enquanto a fase de fundações, alvenaria e instalações prediais é uma fase em que não existe muita dúvida quanto aos materiais utilizados, já que o fator principal a ser considerado é ter uma construção sólida e de qualidade. Na fase de acabamentos, além da qualidade, existe a estética ou aparência deles. E enquanto na fase de contrução os preços dos materiais de qualidade são praticamente iguais, na fase de acabamento, os custos do materiais variam segundo a estética, “marcas”, e outros fatores. Em outras palavras, o preço de um saco de cimento, do tijolo e da ferragem não varia muito de marca para marca com as mesmas especificações de qualidade, pois cimento é cimento, tijolo é tilo, aço é aço. Mas materiais de revestimento, azulejos, pisos, assim como metais e louças sanitárias variam enormemente de preço. É o custo destes materiais que pode elevar em muito o preço de uma construção.

Como é a fase de acabamento. Nesta fase da construção, quando se chega na fase de acabamento, é o momento especial em que os proprietários da obra são levados por muito entusiasmo e ao mesmo tempo muitas emoções.

Muitas dúvidas podem surgir, em função das inúmeras opções de custo e das recomendações para cada tipo de ambiente. É preciso conhecer as características de cada um deles e tomar decisões com segurança.

Ao ver as massas de revestimento serem aplicadas nas paredes e tetos, cobrindo a alvenaria ou tijolos, e conferindo uma aparência mais próxima da casa acabada dá muita alegria e expectativa aos proprietários. A casa perde o aspecto de obra de base, e começa a ficar mais clara, dando a impressão de estar quase pronta ou chegando ao final.

Entretanto, moderar a euforia um pouquinho é prudente, pois, após a colocação dos revestimentos de base, como emboço (e às vezes reboco), é quando começa a colocação dos revestimentos de acabamentos propriamente ditos, com a aplicação dos azulejos e revestimentos de parede, e depois de piso. Nem sempre a colocação dos revestimentos de parede corre tão rápido, pois é necessária mão-de-obra mais especializada, e o serviço é um pouco mais lento, principalmente quando a colocação exige padronagens e possui bastante detalhes. Quanto melhor o acabamento, mais tempo se leva. Uma parede de azulejos pode levar um dia inteiro para ser colocada, embora um bom profissional faz bastante diferença, tanto na velocidade de colocação como na qualidade do serviço final.

136 Revista Gold

Fonte e fotos: jjjrio.com.br

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Outro fato que causa ansiedade é quando o cliente proprietário da obra a visita e vê os azulejos o pisos cerâmicos ou porcelanatos ainda sem o rejunte, ou seja, sem aquele cimento branco ou colorido que é colocado entre as juntas dos azulejos e causa uma certa decepção quanto à expectativa. Nesta hora vem sempre a pergunta: Mas vai ficar assim? Certamente é preciso ter calma e confiar, que na hora certa, tudo será feito, e, quando a obra conta com bons profissionais, o resultado final sempre corresponde às expectativas.


137


Tecnologia

Empresas fazem corrida por celular à

prova d’água

L

ance o tema em uma roda de amigos e certamente não será difícil encontrar quem tenha vivido a experiência de perder o celular ao mergulhar com ele na piscina, deixá-lo cair em uma poça d’água ou ser pego desprevenido por uma chuva daquelas quando o aparelho estava no bolso da camisa. Segundo Steve Walker, executivo da divisão de celulares da Sony, só a estatística dos que já deixaram o celular cair na privada alguma vez é de um em cada dez usuários. Não é de se surpreender, portanto, que algumas das gigantes do mercado de celular estejam em uma corrida acirrada para lançar seus smartphones à prova d’água.

138

repórter da BBC especializado em tecnologia. “Você pode levá-lo para o chuveiro se quiser e - o que talvez seja mais útil - se o aparelho sujar pode lavá-lo na pia.” Outros modelos Ben Wood, analista da consultoria de tecnologia CCS Insight, disse a Kelion que o lançamento do Xperia Z é uma prova de que a Sony está fazendo progressos em sua divisão de celulares. A empresa japonesa assumiu em 2011 o controle total da sua divisão de celulares até então controlada por uma joint-venture com a Ericsson. Segundo Wood, porém, a Sony “ainda tem uma montanha para escalar” nessa área.

A Sony é uma das empresas que mais está apostando nesse mercado - fazendo do modelo à prova d’água Xperia Z sua grande aposta na feira Consumer Electronics Show,em Las Vegas.

No Japão, onde fica a sede da companhia, aparelhos resistentes à água já são relativamente comuns. Mas o número de modelos disponíveis em outros mercados ainda é limitado - principalmente nas categorias mais sofisticadas de smartphones.

“Se você quer sentar na banheira e assistir a um filme no celular, esse é o aparelho certo”, prometeu Walker a Leo Kelion,

A Motorola lançou em 2011 uma linha de modelos resistentes à água - o Defy, que usa o sistema Android.

A Nokia anunciou em maio que cientistas de seus laboratórios se inspiraram na forma como as gotas de chuva se comportam na superfície de algumas plantas para desenvolver uma tecnologia de revestimento de celulares capaz de repelir a água. E, segundo Conor Pierce, vice-presidente da empresa na Europa, a ideia é fazer com que os modelos Lumia e PureView façam uso dessa tecnologia em um futuro próximo. “Essa tecnologia super-hidrofóbica faz com que a água escorra para fora do aparelho”, explicou em maio. O nível de resistência à água de cada um dos modelos pode variar - e o potencial comprador deve estar atento a essas variações antes de decidir dar um mergulho com seu smartphone. Tanto o Xperia Z quanto o modelo Eluga, da Panasonic, e o Defy XT, da Motorola, por exemplo, são resistentes à água a uma profundidade de um metro por 30 minutos. Em muitos modelos, entre eles o Xperia X, as entradas de USB e fone de ouvido também são protegidas por tampas de plástico para evitar a entrada de água. Fonte e fotos: www.bbc.co.uk

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


139


O tempo e a pele Como manter a pele jovem?

blemas futuros. Estudos indicam que 80% dos danos solares durante a vida ocorrem antes dos 20 anos. Os cuidados com a exposição solar retardarão o aparecimento de rugas e manchas, prevenindo as alterações que levam ao desenvolvimento de câncer de pele no futuro.

C

omeçamos a envelhecer desde o momento em que nascemos. Ao longo da vida os efeitos do tempo são visíveis no nosso corpo. Até os 20 anos, as modificações mais importantes no organismo são o crescimento e o desenvolvimento. A partir dos 20 anos, os efeitos do envelhecimento tornam-se visíveis na pele. Temos dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco é geneticamente programado, levando a modificações no tecido colágeno e elástico com o passar dos anos. A programação genética para cada pessoa é diferente, por isso a perda do tônus e elasticidade da pele ocorre com intensidade diferente para cada pessoa. A pele perde a elasticidade, torna-se mais seca. Ocorre perda do suporte de gordura e do tecido conectivo subjacente, a pele torna-se flácida. A pele perde o brilho, aparecem rugas. A pele torna-se mais áspera. O processo de cicatrização fica mais lento. A secura da pele pode desencadear coceira. Simultaneamente ao envelhecimento genético, ocorre o processo de fotoenvelhecimento. Este processo é decorrente da exposição solar repetida ao longo dos anos. O fotoenvelhecimento interage com o envelhecimento cronológico acelerando sua evolução. Na verdade, o fotoenvelhecimento é responsável pela maior parte das alterações na pele envelhecida, como manchas escuras, aspereza da pele, rugas, sardas marrons e sardas brancas nas áreas expostas, dilatação de vasos sanguíneos. Exposição solar crônica também é responsável pelas alterações que favorecem o desenvolvimento dos cânceres de pele (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma). Fatores externos como stress e tabagismo também contribuem para o envelhecimento. Atualmente a dermatologia apresenta várias técnicas e procedimentos que objetivam melhorar o aspecto da pele e outras para promover o rejuvenescimento. Mas antes disso, é necessário protegê-la e cuidar da sua integridade. Prevenir é sempre o melhor caminho. Desde cedo poderemos seguir orientações para termos poucos problemas no futuro.

140

Até os 20 anos. Desde cedo adquira o hábito de usar protetor solar diariamente, mesmo em dias frios ou nublados, para prevenir proRevista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Entre 20 e 30 anos. Os primeiros sinais de envelhecimento podem estar presentes nesta fase. Hábitos de vida, como exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, tabagismo, merecem ser reavaliados em todas as fases da vida. Essa é uma boa época para mudanças, criando rotinas mais saudáveis. A pele pode diminuir a oleosidade. Mesmo atingindo a maioridade, poderemos encontrar sinais da adolescência como acne ativa ou cicatrizes de acne. Nestes casos, deve-se procurar ajuda do especialista para programar o tratamento. Entre 30 e 40 anos. Muitas mulheres referem diminuição da produção da oleosidade da pele, temos muitas queixas de pele seca. Nesses casos é importante manter a hidratação da pele. Nesta fase, rugas podem ser evidentes na área dos olhos e boca. Seu dermatologista poderá orientar uso de ativos com ácidos (alfahidroxiácidos-AHA ou retinoides) em forma de cremes, loções ou peelings que ajudam a renovação das células e podem suavizar manchas e rugas. Em casos mais pronunciados, pode-se indicar o tratamento com a toxina botulínica e preenchimento com substâncias como ácido hialurônico, metacrilato, colágeno, gordura. Atualmente dispomos de vários tipos de LASER para rejuvenescimento, tratamento de manchas e outras lesões dermatológicas. Entre 40 e 50 anos. Nesta fase a pele apresenta diminuição de tônus e aumento da flacidez. Podem-se observar irregularidades de pigmentação (manchas). Ao exame dermatológico, pode-se detectar aparecimento de alterações como lesões precursoras de câncer de pele (queratoses actínicas) ou até lesões cancerosas (carcinoma basocelular ou carcinoma espinocelular). Nesta fase, também poderemos usar a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a LASER objetivando o rejuvenescimento. Aparecem sinais ou “verrugas”. A verrugas verdadeiras são causadas por vírus. Com a idade, muitas pessoas apresentam lesões em forma de placas ou pápulas na pele que são confundidas com as verrugas, mas não são verdadeiras verrugas. Trata-se de lesões que podem ser queratoses seborreicas (placas de superfície gordurosa), acrocórdons (prolongamentos da pele), nevos celulares (pinta que faz relevo na pele). Não utilize qualquer medicamento. Essas lesões geralmente são benignas, mas devem ser avaliadas pelo seu médico der-

matologista para saber se será necessário ou não removê-las. Após os 60 anos. Nesta fase poderemos observar importante flacidez, grande perda de brilho e elasticidade da pele. Também nesta fase é importante não descuidar das avaliações do dermatologista que poderá diagnosticar e tratar precocemente lesões pré cancerosas ou até lesões. Também teremos como opções de tratamento a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a LASER objetivando o rejuvenescimento. Há casos em que este tratamento é feito após tratamento da parte superior da face pela blefaroplastia ou lifting cirúrgico, ou ritidectomia para melhorar a aparência da porção inferior do rosto e da parte superior do pescoço. Dica importante para todas as idades Os passos enumerados para cada faixa de idade são de ordem geral. Pessoas com a mesma idade poderão apresentar diferentes tipos de lesão ou graus de envelhecimento devido a fatores individuais como dano causado por exposição solar crônica, características genéticas, hábitos de vida (como tabagismo, stress). Não existe uma “idade” fixa ou padronizada para iniciar os procedimentos citados. Seu médico dermatologista poderá orientar a melhor conduta para seu caso. Procedimentos usados por dermatologistas e cirurgiões plásticos para melhora do aspecto da pele: • Toxina botulínica tem papel importante nos tratamentos para rejuvenescimento. Aplicada sob forma de injeções. Melhora linhas e rugas associadas com a expressão facial. • Peelings químicos para rejuvenescimento da pele com marcadas por linhas e sulcos devidos ao envelhecimento cronológico e/ou danos solares (fotoenvelhecimento), manchas (melanoses solares, sardas marrons). • Preenchimentos definir contorno dos lábios, amenizar sulcos e rugas. • LASER. Há vários tipos que são escolhidos de acordo com o problema a ser tratado (exemplo: para tratar vasos e telangiectasias poderemos usar o Dye LASER, para eliminar pelos poderemos optar pelo LASER de Alexandrite ou LASER DE DIODO). • Dermoabrasão é feita com lixa, objetivando amenizar alterações de relevo na pele , como cicatrizes de acne,. • Blefaroplastia traz excelentes resultados no tratamento de bolsas de gordura e flacidez na área das pálpebras.

Fonte e fotos: dermatologia.com.br

Beleza


141


Arquitetura e Construção

Construção da Casa

Sonho ou Desafio?

N

os dias de hoje, principalmente nas grandes cidades ou em bairros de centros urbanos muito populosos, a maioria das famílias compra suas moradas já prontas. Um exemplo são os apartamentos de condomínios, que opção esta que é tida como uma solução natural e quase inquestionável por muitos. Existem também os condomínios de casas que são oferecidos pelas construtoras, algumas vezes com algum grau de personalização entre elas. Mas nem sempre tem que ser assim, e muitas pessoas veem na construção de sua casa a realização de um sonho pessoal, de ter uma moradia que se adapte melhor às suas necessidades, gostos e preferências. Para muitas pessoas, a construção de uma casa é um desafio, já que pode existir a opção de comprar algo pronto. Mas para muitos não existe nada melhor do que ver um sonho se realizar, passando pela ideia inicial, depois tijolo por tijolo, e finalmente ver a casa pronta. É para estas pessoas, que pretendem construir sua casa, que estes textos são voltados, no sentido de dar uma melhor compreensão geral de tudo que envolve este sonho ou etapa da vida de muitas pessoas ou de muitos casais.

As Etapas da Construção Quando se pensa em construir uma casa, muitas providências devem ser tomadas, iniciando-se pela escolha do terreno, passando pela criação e escolha do projeto, e uma vez tendo o local para construir, e o projeto pronto e aprovado na prefeitura, a etapa seguinte é a construção. Entre estas três fases principais que envolvem a ideia de construir uma casa, para muitos, talvez a mais difícil ou complicada seja a fase de construção propriamente dita, a partir do ponto em que a obra se inicia. Por que muitas pessoas se intimidam com esta etapa ou a consideram a mais difícil? Exatamente por causa do desconhecimento sobre a construção e tudo que a cerca. Afinal, nem todo mundo é construtor, arquiteto ou engenheiro para lidar ou entrar em uma obra com toda naturalidade. Estes artigos que aqui escrevo, têm o objetivo de falar com clareza e com auxílio de alguns desenhos sobre a etapa de construção de uma casa e suas várias fases. Deste modo, o objetivo é ajudar o entendimento por parte dos proprietários da construção, isto é ajudar a entender as fases de uma obra, entender como acompanhar a obra e ver sua casa crescer mantendo um bom relacionamento com os profissionais que trabalham ou são encarregados da execução desta tarefa. Certamente, à príncipio, pode até parecer complicado, mas certamente nada substituirá o prazer de morar em uma casa que foi planejada juntamente com você, e que você acompanhou sua construção desde o início. Afinal, estamos falando do seu sonho, da casa que você sonhou e imaginou.

Fonte e fotos: jrrio.com.br

142 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

E assim sendo, para você que me lê, espero que encontre aqui uma leitura que seja prazerosa, e de alguma valia e utilidade. E caso vá construir, que tudo saia da melhor maneira possível para você, e que seus sonhos se realizem da melhor maneira possível.


143


Reflexão

Tolerar nossos erros nos ensina

a respeitar nossas emoções. aceitar que errou. Torna-se agressivo e sempre coloca a culpa nos outros, na vida, nos acontecimentos. Como não tolera os próprios erros, não tolera também os erros dos outros e está constantemente cobrando e reclamando. Torna-se rígido, autoritário, inflexível, difícil de conviver, pois não aceita nem os pequenos erros das outras pessoas. Não consegue assumir as próprias falhas, mas quer que os outros admitam as suas e se desculpem. Se alguém discordar de seus pontos de vista, logo considera que o outro é ignorante ou incompetente. E, fala de maneira agressiva, humilhando e criticando. Mas se achar que o outro é inteligente considera que ele é do contra porque não admite que alguém pense de maneira diferente. Quem tem esse ego autoritário, não se aceita e gostaria de ser diferente tanto fisica, como emocionalmente. Não pode admitir seus erros, pois internamente, culpa-se, cobra-se muito, querendo ser melhor do que é. Geralmente se compara com as outras pessoas, diminuindo-se ou querendo ser como elas, portanto custa muito a admitir seus erros, porque acha que isso seria mostrar suas fraquezas e emoções.

E

rrar é inevitável e todos nós podemos cometer algum engano em algum momento. Admitir nossos erros nos ajuda a nos respeitar e nos aceitar como seres humanos em um constante aprendizado. Por que achamos que sempre temos razão? Por que sentimos prazer em dizer: “Eu não lhe disse”? “Eu estava certa sobre isso...” Por que é tão difícil admitir nossos erros? Porque ao admitir um erro, incomodamos o ego negativo que sempre quer estar no controle e no poder. Para o ego, admitir o erro está associado à fraqueza ou ignorância. Porém, pelo contrário, ter a atitude de aceitar que falhamos, mostra que somos fortes e ao mesmo tempo, humildes. Ser humilde não é humilhar-se. Ser humilde é compreender que somos imperfeitos. É aceitar nossa própria natureza, com tolerância e bondade. Não é ser conivente com nossos erros, mas aprender com eles, com paciência e caridade conosco. Quem não admite seus erros, alimenta cada vez mais o ego negativo que fica sempre na defensiva, sem querer

144 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Porém, a maneira de abandonar essas carências e baixa autoestima, é aceitar-se emocionalmente, é aceitar que pode errar. É aceitar que errar é humano e natural. Os psicólogos e especialistas dizem que tolerar nossos erros é aprender a respeitar nossas próprias emoções. Dizem que em nossa sociedade ocidental existem duas ideias contraditórias. A primeira é que as pessoas que erram são consideradas burras, ignorantes e irresponsáveis. E a segunda, é que todos nós somos passíveis de falhas e que errar faz parte da natureza humana. Ela afirma que, em nossa cultura, o erro está relacionado à inferioridade e a pessoa pensa que admitir o erro é se humilhar. Diz que a solução seria mudar a relevância. Ou seja, seria necessário minimizar a ideia de que quem comete um erro é um idiota e enfatizar a ideia de que errar é humano. Apesar de sermos inteligentes e brilhantes, nossas mentes são incapazes de prever tudo, e errar é inevitável. No trabalho e nas empresas, é cobrada muita eficiência dos funcionários e geralmente o erro é considerado falta de competência. Mas quando existe isso, as pessoas perdem a motivação, a criatividade e vão se tornando inseguras, e acabam errando ainda mais. Para Kathryn, a solução seria criar um ambiente em que seja aceitável errar, buscando o equilíbrio e estabelecer medidas para que os erros não se tornem tão problemáticos para a empresa. Fonte e fotos: Uol/EmilceShrividyaStarling


145


Direitos e Deveres

A Questão da Maioridade Penal.

D

iante de alguns crimes bárbaros ocorridos, nos últimos dias, especialmente na Cidade de São Paulo, envolvendo menores de 18 anos, voltou ao topo do debate a possível redução da menoridade penal a fim de que aqueles que não alcançaram ainda 18 anos possam responder por seu atos como se adultos acima desse patamar estivessem. Evidente que no mínimo duas correntes se contrapõem, uma defendendo a manutenção do atual estágio, sob alegação de que o atual sistema penitenciário está falido, pois, além de não recuperar praticamente ninguém que o adentra, encontra-se superlotado, haja vista sua capacidade ser de aproximadamente 200 mil presos e termos encarcerados mais de 500 mil detentos. Levando, inclusive, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, a afirmar que preferia morrer a cumprir pena nesse sistema prisional. Ressalte-se que as perspectivas de melhoras são ínfimas, considerando que poucas medidas práticas têm sido adotadas para a solução do caso, uma vez que construir novas penitenciárias não dá voto, por ser medida antipática, ademais, a sociedade pouco ou nada se interessa por este assunto, ficando apenas de observadora do caos e torcendo para que novos bandidos sejam encarcerados no entupido sistema, pugnando ainda pela adoção da pena de morte e a diminuição da maioridade penal, sem sequer, via empresários ou autônomos, oferecer alguma chance de emprego para recuperação de egressos do sistema prisional, pois é grande o preconceito em relação a essas pessoas. De outro lado, posicionam-se os que defendem a redução da maioridade penal, uns defendendo 16, outros 14, 12 anos e até os que advogam não haver limites para essa redução, ou seja, em qual-

146 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

quer idade a pessoa responderia por seu atos. Usam como principal argumento para essa defesa, a opção que os maiores de 16 anos têm de poder votar, portanto responsável por seus atos nesse campo, assim como pela hediondez dos crimes cometidos recentemente e no passado, com requintes de crueldade. Abstraindo as discussões apaixonadas e os aspectos filosóficos e até religiosos, é válido apontar que, considerando a dificuldade de se reformar a Constituição Federal, nesse tocante, pois dependeria de aprovação de Emenda Constitucional que demandaria um “quorum” qualificado de 3/5 dos parlamentares para aprová-la, é possível promover-se uma mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente (lei n. 8.069/90), onde se ampliaria o período de internação dos infratores menores, nas casas de recuperação, ao cometerem crimes violentos ou hediondos, como latrocínio, homicídios, estupros etc. Devendo ainda, aproveitando ideia do Senador Magno Malta (PT/ES), o qual advoga a redução com a possibilidade de internação desses jovens/ bandidos em “centros de recuperação esportiva”, haja vista a vocação que o Brasil tem para produzir grandes atletas nas mais diferentes modalidades esportivas. Esta tomada de posição, via ECA, não impediria que se buscassem implementar programas sociais para atendimento nas periferias das Cidades aos jovens carentes, principalmente no combate ao consumo de drogas pesadas, que é o motor principal para o cometimento de crimes. Para isso, deve haver o envolvimento da sociedade, através, fundamentalmente, do voluntariado, não se devendo esperar apenas medidas governamentais. Fonte e fotos: acrítica/UOL/OtávioS.Gomes.


147


Gastronomia

Alguns pratos típicos da

culinária mato-grossense.

C

onheça alguns dos principais pratos típicos da culinária mato-grossense:

Maria Izabel Simples de preparar e saborosa, a Maria Izabel se tornou um dos pratos principais da culinária cuiabana. O arroz com carne seca, únicos ingredientes que compõem o prato, além do tempero, recebeu um acompanhamento. A farofa de banana da terra foi praticamente incorporada à receita, que surgiu no século 18 durante a Guerra do Paraguai, quando a capital mato-grossense passou por um período de isolamento e teve que consumir somente o que produzia. O prato também se tornou típico devido à grande produção de gado e ao costume de secar a carne para que permanecesse conservada. Essa tradição levou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso a aprovar uma lei, em 2011, reconhecendo a Maria Izabel como símbolo regional. Picolés exóticos Os frutos do cerrado mato-grossense, como a bocaiúva e o pequi, podem ser apreciados em forma de picolés e sorvetes, em Cuiabá. Além das frutas nativas da região, o furrundu, típico doce cuiabano feito com mamão verde, também virou sorvete, assim como o jatobá e a seriguela. O cajá-manga também está entre os mais consumidos. Diante do aumento da procura por esses sabores exóticos, empresas do ramo estão expandindo os negócios e investindo na abertura de novas lojas na cidade.

Guaraná ralado O cuiabano não precisa de café para obter sua dose diária de cafeína. O consumo do guaraná ralado garante energia para encarar o dia, de preferência quando a dose é tomada em jejum. O hábito é herança dos indígenas da região amazônica, que utilizavam a língua áspera do pirarucu para ralar o bastão de guaraná e então se chegar ao pó. Em maio de 2011, junto com a Maria Izabel, o guaraná ralado oficializou-se parte da culinária típica de Mato Grosso após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa. Piché De tão rústica e simples, a receita do piché não precisou ocupar mais que os dois versos iniciais do poema homônimo de Moisés Martins, musicado por Pescuma e presente em melodia e letra na memória de quase toda “a gurizada” cuiabana. Enrolada em cones de papel, essa paçoca hoje já não se encontra tão facilmente para comprar pelas ruas da cidade, mas se estabeleceu como um dos símbolos locais. Bocaiúva, o “chiclete cuiabano” Depois de quebrada a dura casca de seu coco, o fruto da Acrocomia aculeata pode ser usado em compotas e outras receitas, mas a textura e elasticidade de sua polpa caíram no gosto da população local mais antiga como uma alternativa natural de goma de mascar. Daí a alcunha de “chiclete cuiabano”, mas há controvérsias: os poconeanos também reivindicam a “propriedade intelectual” do costume de mascar a fruta.

Receita de Maria Izabel Ingredientes: -1kg de arroz escolhido e lavado -½ kg de carne seca em cubinhos e dessalgada -4 dentes de alho -1 cebola média picadinha -Óleo e água o suficiente -Salsa e cebolinha picada Preparo: Em uma panela de ferro, frite a cebola no óleo até dourar. Junte o alho e a carne e deixe fritar. Em seguida, coloque o arroz e refogue por 10 minutos mexendo sempre. Coloque a água fervente até cobrir o arroz. Se precisar coloque sal. Deixe cozinhar até o arroz ficar “al dente”. Salpique salsa e cebolinha. Sirva com farofa de banana.

148 Revista Gold

Fonte e fotos: g1.globo.com

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


149


Estética

Plástica depois dos 50

Elas já viveram bastante e agora decidem mostrar para o corpo que a vaidade não envelhece! 15 anos mais velhas, sua vaidade diminuirá. Porém, com o chegar da idade, estão notando que continuam bonitas e saudáveis, e que têm o direito de ficar ainda melhor. Notam que, com 30, 50, 70 anos ou mais, continuam sendo mulheres e querendo sempre melhorar. A cirurgia plástica e seus avanços têm ajudado muito no bem-estar físico, psíquico e social dessas mulheres, independente da idade”, acrescentam os médicos. A escolha do profissional: é fundamental escolher muito bem o cirurgião plástico, e essa dica vale para todas as idades e ocasiões. Converse com amigas que se submeteram à cirurgia e peça informações sobre o procedimento, se ficaram satisfeitas, como foram atendidas e tratadas pelo cirurgião... Veja o resultado pessoalmente com a amiga e, depois disso, pergunte ao seu médico de confiança sobre o cirurgião em questão. Vale a pena pesquisar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A

s mulheres estão vivendo três anos e quatro meses a mais que há uma década, e nem precisariam ter recorrido ao IBGE para saber o que está explícito: elas estão vivendo mais e melhor! Ponto para a medicina e para a qualidade de vida, que reúnem novos comportamentos alimentares, sociais e emocionais. O resultado é que a expectativa média de vida para elas é de quase 78 anos (IBGE/2011). Na prática, isso significa que, aos 50, elas estão bem longe do conceito “senhora”.

150

Mas é nessa fase que elas sentem na pele a revolução hormonal da menopausa. Com a diminuição da produção de fibras, colágeno e elastina, elas descobrem duas coisas: que a flacidez é um inimigo íntimo e que, sim, a lei da gravidade existe. As dobrinhas, as ruguinhas e aquela pele que insiste em se desprender do corpo não combinam nada com o vigor interior, e indicam que está na hora de tomar providências! E para resolver essas insatisfações do mundo pós-moderno, algumas mulheres recorrem à cirurgia plástica - uma procura que aumenta cada vez

Revista Gold

mais, apontam os cirurgiões. “Há um aumento na procura por cirurgia plástica em todas as faixas etárias, principalmente devido à grande diminuição dos índices de complicações e à melhora nos resultados com os avanços técnicos. Proporcionalmente, aumenta essa procura por parte de mulheres em faixa etária mais avançada, pois a população está envelhecendo com mais saúde e, assim, mantendo a vaidade e a disposição da juventude com mais vantagens, pois traz na bagagem a serenidade e o charme da experiência”, afirmam os especialistas. A diferença é que enquanto as mais jovens, na maioria das vezes, optam pelas próteses mamárias de silicone, lipoaspiração e rinoplastia, as que são jovens há mais tempo procuram a cirurgia do envelhecimento facial (lifting) e plástica nas coxas, braços e abdome, para a retirada do excesso de pele. Os cirurgiões destacam ainda a grande procura por plástica nas áreas íntimas, além dos procedimentos mais simples, como o botox, preenchimentos, tratamento dos lóbulos das orelhas e laser. Tudo em prol da harmonia com a imagem interior. “As mulheres têm, normalmente, uma sensação de que quando estiverem 10 ou

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Primeira consulta: nessa consulta o cirurgião avaliará a paciente e fará uma programação de tratamento, com orientações sobre possíveis resultados, cuidados pré e pós-operatórios, riscos, complicações, cicatrizes (não existe cirurgia sem cicatriz) e acompanhamento pós-operatório, além de solicitar todos os exames complementares necessários. Lembre-se de esclarecer todas as dúvidas acerca do procedimento. Nunca faça uma cirurgia sem estar bem segura e com todas as questões esclarecidas. Internação: existem diferentes técnicas para todas as idades e tecidos corporais, e o médico deve estar preparado para realizar a cirurgia ideal para cada caso, e isso deve ser discutido na consulta pré-operatória. É muito importante a escolha de um hospital com infraestrutura e pessoal adequados para a cirurgia, o que deve ser decidido em conjunto com o cirurgião. Resultados: é importante lembrar que nenhum cirurgião plástico promete resultados, e nem poderia, pois a cirurgia plástica não é uma ciência exata, e existem inúmeros fatores que interferem no resultado: não somente a técnica, a perícia e o capricho do cirurgião, mas também os cuidados pós-operatórios, o repouso, as intercorrências, a cicatrização de cada um etc. Custos: o custo independe da idade. Nunca se deve abrir mão da segurança e da realização do melhor procedimento possível para diminuir gastos; cirurgia cara é aquela feita inadequadamente, fora das condições ideais de realização e segurança.

Fonte e fotos: revistatotalsaude.com.br

Xuxa Meneghel completa 50 anos em boa forma.


151


Saúde

Cuidados para manter a

saúde da voz A

voz é um instrumento essencial para a comunicação. Somos identificados e podemos expressar sentimentos e desejos por meio dela. Mas, no dia a dia, muitos se esquecem de tomar os devidos cuidados para manter uma boa saúde vocal. De acordo com os fonoaudiólogos, primeiramente é interessante esclarecer a diferença entre voz e fala. “A vibração das cordas vocais geram a voz e a fala é a articulação das palavras. Pessoas que têm uma difícil articulação podem tencionar mais a laringe onde estão localizadas as cordas vocais”, esclarece. Para manter a saúde da voz, deve-se ingerir água em temperatura ambiente, evitar falar em ambientes ruidosos, evitar alimentos condimentados, lactose, chocolate e café, principalmente em dias em que ela será muito utilizada. Estes alimentos condimentados podem causar o refluxo, um fator irritativo para a laringe, podendo gerar uma alteração vocal. Já a quantidade excessiva de chocolates, achocolatados e leite deixam a saliva da boca mais grossa, dificultando a fonoarticulação. Para deixar a saliva mais fluida e a fala mais clara, explica os fonoaudiólogos, recomenda-se comer maçã, pois a fruta tem adstringentes que favorecem uma voz mais saudável. Fonte e fotos: acccamargo.org.br

152 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Existem alguns exercícios benéficos para mantê-la saudável, mas Irene salienta a importância de realizá-los sempre após recomendação fonoaudiológica, pois o tipo, a quantidade, e intensidade desses exercícios são determinados dependendo de cada caso. “Em geral, são exercícios de vibração da mucosa que envolve as cordas vocais e relaxamento da musculatura laríngea, para deixar a vibração das pregas vocais harmoniosas e dar resistência muscular a fim de proporcionar a cada

pessoa uma boa demanda de fala, sem apresentar alteração”, afirmam os especialistas. Atividades de aquecimento e desaquecimento também são importantes para pessoas que utilizam muito a voz, como palestrantes. Antes de dar uma palestra, deve-se aquecer a voz e, após terminar, desaquecê-la para relaxar. Quando uma pessoa fala durante bastante tempo, a tendência é alterar o tom e a altura da voz, mantendo essa alteração ao longo do dia, exigindo da musculatura da laringe a mesma força. Por esse motivo, é importante o desaquecimento da voz. Para pessoas que usam a voz normalmente durante o dia e não se queixam de fadiga e cansaço ao falar, os exercícios podem ser preventivos. A água deve ser uma aliada. Os dois litros que se deve ingerir por dia, distribuídos em pequenos goles, ajudam a manter todo o corpo hidratado. A água tem que estar em temperatura ambiente, pois o líquido muito gelado pode agredir a mucosa da faringe e da laringe. Algumas pessoas acreditam que mel e própolis, gargarejos com vinagre, gengibre ou pastilhas melhoram esses sinais. “Isso é um mito. Na realidade, essas atitudes mascaram as sensações negativas, como se anestesiassem o local, dando apenas uma sensação de conforto e não tratando o problema”, explicam os especialistas . Uma faringite mal cuidada e que causa dor durante a deglutição pode alterar, consequentemente, a voz. Portanto, evite falar nestas situações e sempre procure um especialista em casos de sintomas constantes. Outros cuidados diários envolvem: não gritar de forma frequente e evitar falar alto ou pigarrear demais; falar baixo (cochichar) também deve ser evitado, pois pode gerar uma lesão laríngea, que é tão maléfica quanto a provocada pelo ato de falar alto; falar menos quando se está resfriado, pois o esforço na laringe é maior; e dormir bem é fundamental, pois a voz descansa durante o sono.


153


Música e Cinema

Cantora Flávia Pires desabrocha seu talento em novas canções.

M

ais recente revelação da MPB, a cantora Flávia Pires, de Cuiabá, lançou seu novo single, intitulado “Quem sabe um dia”.

Transpirando regionalismo e brasilidade, Flávia traz, em seu repertório, inspirações de nomes como Renato Teixeira, Almir Sater, Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Chico Buarque e todo o Clube da Esquina.

Dona de uma voz encantadora e compositora de primeira linha, Flávia vem despontando na cena nacional e angariando milhares de fãs na internet com suas músicas.

Acesse os links abaixo e confira algumas de suas músicas.

Flávia traz o gosto e a alma da poesia em suas canções que mesclam regionalismo e a essência da MPB em seu trabalho.

Nosso tema: https://www.youtube.com/watch?v=AAZ2o7OIPUY

A cantora tem pouco tempo de carreira, mas um talento secular, que chegou a comover o mestre Renato Teixeira, que se emocionou ao receber uma poesia feita pela cantora, após um show realizado em Cuiabá.

Encantada: https://www.youtube.com/watch?v=3rMnEG1hzEA

Quem sabe um dia: https://www.youtube.com/watch?v=UXKCZvJjOPg Contato: Página facebook: https://www.facebook.com/flaviapiresbr?fref=ts Fone: (65) 9212-9651

Cinema Brasileiro O cinema brasileiro está encontrando seu público’, diz Xexéo sobre estreias

Filme “Minha Mãe é uma Peça” é a nova aposta da comédia no cinema brasileiro. “Somos tão jovens” foi o principal lançamento nacional do ano. O trailer do filme “Minha mãe é uma peça”, publicado no YouTube, foi um dos vídeos mais assistidos no país na última semana, ultrapassando 300 mil visualizações. Artur Xexéo conta que a comédia é uma transposição adaptada do monólogo homônimo que Paulo Gustavo já encenava nos teatros, e avalia a posição da comédia no cinema nacional. “A comédia está aí, a maior bilheteria do ano ainda é ‘De pernas pro ar 2’. O cinema brasileiro está encontrando seu público, está encontrando os gêneros que fazem as plateias lotarem os cinemas. E é isso que uma indústria precisa”, avalia o comentarista.

154 Revista Gold

Fonte e fotos: g1.globo.com

Xexéo diz ainda que o cinema brasileiro não é feito somente de comédias, e lembra que a maior estreia do Brasil em 2013 foi o filme “Somos tão jovens”, que não é um filme voltado para o humor. “A questão é achar o que o público quer ver e fazer isso com qualidade. O cinema bra-

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

sileiro está aberto a vários gêneros, e vários fazem sucesso, é só saber o momento exato de lançar e o público certo pra cada um”, acredita. “Minha mãe é uma peça”, com o ator Paulo Gustavo e grande elenco, estreia no dia 21 de junho.


A cena que vocĂŞ sonhou a vida inteira para vocĂŞ assistir pelo resto da vida.

m ilh om em .c om .b

r

155


Automóveis

Range Rover

Evoque Victoria Beckham

chega ao Brasil.

D

país.

uas unidades da série especial desenvolvida pela estilista Victoria Beckham serão vendidas no

O sucesso do Range Rover Evoque no Brasil parece ter motivado a Land Rover a trazer a série exclusiva Victoria Beckham para cá. Das 200 unidades produzidas para todo o mundo, duas delas serão vendidas por aqui. Desenvolvida pela empresária e estilista Victoria Beckham em conjunto com a equipe de design da Land Rover, a série limitada é baseada na versão Dynamic Coupé e se diferencia pelos detalhes. Por fora, o Evoque traz carroceria na cor cinza com acabamentos pintados à mão, contrastando com a pintura preta no teto, nas saídas de ar laterais e nas rodas. Alguns detalhes das rodas, a moldura da grade frontal e o friso na tampa traseira são pintados de dourado. O interior tem bancos esportivos revestidos em couro marrom com detalhes exclusivos, teto forrado em couro Alcantara, saídas de ar e seletor de marchas com acabamento dourado e detalhes em Piano Black e alumínio escurecido. O motor é o mesmo 2.0 turbo a gasolina, com 240 cv. O preço sugerido do Evoque Victoria Beckham é de 385 mil reais.

Fonte e fotos: exame.abril.com.br

156 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


157


Motociclismo

Suzuki surpreende com cinco lançamentos no país

A

Suzuki do Brasil apresenta de uma só vez um pacote com cinco lançamentos para o mercado brasileiro como parte da linha de motos 2014.

Os modelos foram apresentadas na sede da Suzuki do Brasil, em Jundaí (SP), com a participação de concessionários de todo o país e de Tak Hayasaki, chefe da divisão de marketing da Suzuki para a América Latina, que reconheceu a atuação tímida da marca japonesa no país, em termos de lançamentos, e disse que espera agora que a empresa recupere sua posição de destaque nos próximos anos. O novo pacote de novidades motociclísticas da marca japonesa para o mercado nacional começa com a Gladius 650 (preço sugerido de R$ 26.990), DL 650 V-Strom (R$ 34.900), GSR 750 (R$ 36.900), GSX 1250 FA (R$ 39.900) e GSX-R 750 (R$ 49.900). Confira abaixo as informações dos novos modelos da Suzuki que devem chegar nos próximos meses nos concessionários da marca em todo o país.

de 749 cm³, DOHC, que desenvolve potência de 106 cavalos. O câmbio conta com sistema de seis marchas. O conjunto de frenagem tem disco duplo na dianteira e disco simples na traseira com o reforço do sistema ABS. O tanque tem capacidade para 17,5 litros. O peso da moto indicado pela Suzuki é de 210 kg (em ordem de marcha). O painel de instrumentos tem controle de luminosidade ajustável com tela de LCD com indicação de velocímetro, relógio, indicador de marcha engatada, medidor de temperatura do líquido de arrefecimento, medidor de combustível e dois hodômetros parciais. GSX 1250 FA Tomando por base a mesma plataforma da Bandit 1250, a nova GSX1250 FA conta com motor de quatro cilindros de 1.255 cm³, DOHC, que pode desenvolver 98 cavalos de potência. O câmbio conta com sistema de seis velocidades. O conjunto de frenagem tem disco duplo na dianteira e disco simples na traseira com o reforço do sistema ABS. O tanque tem capacidade para 19 litros. O peso da moto indicado pela Suzuki é de 257 kg (em ordem de marcha). O painel de instrumentos oferece conta-giros analógico e velocímetro digital, com informações de hodômetro total e parcial, medidor de combustível e indicador de marcha. O assento da GSX1250 FA conta com regulagem de altura de 20 mm por meio do reposicionamento de espaçadores na fixação do chassi.

Gladius A moto tem visual diferenciado e vem equipada com motor V-Twin de 90 graus de 645 cm³, DOHC, capaz de gerar cerca de 70 cavalos de potência. O câmbio conta com sistema de seis marchas. O conjunto de frenagem tem disco duplo na dianteira. As rodas são aro 17. O tanque tem capacidade para 14,5 litros. O painel de instrumentos da Gladuius possui mostradores analógico (conta-giros) e digital (velocímetro), além de relógio digital e indicador de marcha. As luzes indicadoras incluem reserva de combustível, além de hodômetro parcial acionado quando a reserva é atingida. DL 650 V-Strom O novo modelo de proposta aventureira da marca japonesa tem motor V-Twin de 90 graus de 645 cm³, DOHC, capaz de gerar 67 cavalos de potência. O câmbio conta com sistema de seis marchas. O conjunto de frenagem tem disco duplo na dianteira com o reforço do sistema ABS. O tanque tem capacidade para 20 litros. A DL 650 V-Strom vem equipada com painel de instrumentos com monitor de LCD de brilho ajustável, exibindo o velocímetro, tacômetro analógico, hodômetros parciais, medidores de temperatura, combustível e luzes indicadoras em LEDS. Outro destaque é o para-brisa ajustável em três posições de altura.

158

GSR 750 Com linhas modernas e agressivas, a naked GSR 750 tem forte apelo esportivo. O modelo conta com motor quatro cilindros

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

GSX-R 750 O mais novo integrante da linha esportiva da Suzuki no Brasil, a GSX-R 750 traz motor de quatro cilindros de 750 cm³, DOHC, oferecendo uma potência de 150 cavalos. O câmbio conta com sistema de seis velocidades. O conjunto de frenagem tem disco duplo na dianteira e disco simples na traseira. O tanque tem capacidade para 17 litros. O peso da moto indicado pela Suzuki é de 190 kg (em ordem de marcha). O painel de instrumentos tem mostrador analógico no conta-giros e display digital para o velocímetro, incluindo tacômetro, hodômetro total e parcial duplo, reserva de combustível, relógio, alerta de temperatura do líquido de arrefecimento e pressão de óleo, controle do sistema de pilotagem S-DMS e indicador de marcha.


159


Turismo

Jairo Pradela é o novo

secretário de Turismo de MT A

ssume a frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur, o secretário adjunto, Jairo Pradela a partir de 08 . 04, conforme Diário Oficial. Teté Bezerra que assumiu no dia 1º de janeiro de 2011 a Sedtur retorna a função de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Jairo Pradela que esta há dois anos e quatro meses na secretaria reforça que dará continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas e trabalhará incansavelmente para fortalecer o turismo no Estado.

desenvolvendo, além de se apresentar como o novo titular da pasta. Durante a reunião, o secretário fez uma exposição das obras de infraestrutura que a Sedtur vai executar com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e contrapartida do Governo do Estado. No total, serão investidos R$ 330 milhões para melhorar a infraestrutura turística de Mato Grosso.

Secretário apresenta para o trade turístico e Infraero os projetos que a Sedtur vem desenvolvendo.

“Com a liberação dos recursos pelo BNDES, chegou o momento de executarmos as obras de infraestrutura. O governador Silval Barbosa nos pediu celeridade na execução das obras. Até a Copa do Mundo de 2014, os principais atrativos turísticos de Mato Grosso estarão revitalizados”, frisou o secretário.

Após tomar posse como secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), no último dia 7 de maio, o secretário Jairo Pradela se reuniu com representantes do trade turístico e com o superintendente da Infraero, João Marcos Coelho, para relatar as ações que a Sedtur vem

Pradela disse, ainda, que, além das obras de infraestrutura, o Governo do Estado por meio da Sedtur está investimento na divulgação de Mato Grosso. “Estamos participando de eventos nacionais e internacionais com o objetivo de divulgar nossos atrativos turísticos. Estamos dando continuidade ao trabalho de associar melhoria na infraestrutura com a promoção do Estado”. Para o superintendente da Infraero, o potencial turístico de Mato Grosso é inquestionável e por isso que as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon são fundamentais nesse processo. “Estamos trabalhando para melhorar as condições físicas do aeroporto. Não estamos medindo esforços para amenizar o desconforto dos turistas e usuários do aeroporto com as obras. Temos certeza de que a melhor resposta para a população é concluir a obra e entregar um aeroporto totalmente adequado”, disse João Marcos.

Fonte e fotos: sedtur.mt.gov.br

160 Revista Gold

Já para o representante do Convention Bureau, Omar Canavarros, o potencial de Mato Grosso, especialmente Cuiabá, para captar grandes eventos, precisa ser amplamente explorado. Para isso, segundo Omar, é necessário investir pesado na infraestrutura e também na divulgação. “A participação em feiras e eventos é fundamental para divulgar os nossos destinos”. Ao finalizar a reunião, o secretário Jairo Pradela destacou que a parceria com o trade é fundamental para desenvolver o turismo.

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


MÊNFIS Turismo e Viagens Viajar é Cultura!

R

econhecida como uma das melhores Agências de Viagens do Mato Grosso, A Menfis Turismo com 15 anos de experiência se destaca pela ética e profissionalismo e pela diversidade de opções para os seus clientes. Sua especialidade são viagens internacionais muito requisitada para grupos que são acompanhados por uma proprietaria da agencia e em pacotes individuais e grupos menores sempre revisados por uma consultora da Mênfis. Com uma estrutura totalmente planejada, a agência é uma das mais modernas do estado. Preparada para atender de maneira personalizada desde passageiros individuais até grandes grupos em viagens de incentivo, lazer, negócios ou congressos. A Mênfis Turismo possui uma equipe de profissionais com grande experiência na programação e organização de roteiros para os principais destinos do mundo. Os produtos são reconhecidos pela qualidade e oferta de serviços adequados à realização da viagem perfeita. Os melhores destinos com as melhores ofertas de passagens aéreas, e ainda tenha a tranquilidade de viajar com as principais companhias aéreas do Brasil e do mundo! Conheça nossos pacotes especiais: Nacionais, Internacionais, Rodoviários, Rodoaéreos, Ecoturismo, Resorts, Cruzeiros e Hoteis. Maior conforto e segurança para sua viagem, seja a negócios ou lazer!

Rua Dom Pedro II, n° 581 . Vila Aurora Rondonópolis - MT www.menfisturismo.com.br 66 3422 2597 | 3422 5211

161


Cultura

Personalidades se tornam ícones da cultura cuiabana Fundou, em 1919, a primeira revista feminista mato-grossense, A Violeta. Criou o Abrigo dos Velhos e o das Crianças. Como escritora, publicou, em 1972, o livro ‘Família Arruda’. Anos depois, em parceria com a amiga, musicista e poetiza Dunga Rodrigues, escreveu “Cuiabá ao longo de 100 anos”. A professora morreu no dia 4 de dezembro de 2003 após sofrer um infarte na capital. Dom Aquino É a um poema de Dom Aquino que Cuiabá deve um de seus epítetos: Cidade Verde. Nascido em 1885, Francisco Aquino Correia revelou cedo seu gosto pelas letras e sua vocação religiosa, a qual o levou a ocupar o posto de arcebispo da cidade. Em 1917, mesmo ano em que publicou sua primeira obra poética, foi eleito para governar o estado de Mato Grosso, período no qual também fundou a Academia Mato-Grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Em 1926, elegeu-se para suceder Lauro Müller na Cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras.

Ricardo Guilherme Dicke Ricardo Guilherme Dicke foi um dos mais premiados e importantes escritores de Mato Grosso. Escreveu mais de 40 livros, alguns ainda sem edição. Trabalhou como professor, tradutor e também atuou como jornalista em vários jornais impressos nos estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro. Foi descoberto e reconhecido como escritor por João Guimarães Rosa, Antônio Olinto e Jorge Amado. O livro “Madona dos Paramos” é constantemente comparado à obra “Grande Sertão Veredas” pelos críticos literários. Dicke morreu em julho de 2008, aos 71 anos, após sofrer uma parada cardiorespiratória. Eurico Gaspar Dutra Depois de nove anos como ministro da Guerra do governo de Getúlio Vargas, o cuiabano Eurico Gaspar Dutra, nascido em 1883, sagrou-se o 16º presidente da República do Brasil. Dentre os 15 presidentes militares que passaram pelo comando do país, somente ele e Hermes da Fonseca subiram ao posto de cargo máximo da nação por meio do voto. Seu governo se caracterizou por uma linha desenvolvimentista. Tanto que, além do estádio a que os cuiabanos se referem como “Dutrinha”, o militar deixou legados como a aproximação diplomática com os Estados Unidos (foi o segundo presidente a visitar o país em missão oficial), a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Via Dutra, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde faleceu aos 91 anos de idade.

162

Maria de Arruda Müller A escritora, professora e poetiza Maria Müller nasceu em Cuiabá, no dia 9 de dezembro de 1898. Aos cinco anos ela já estava alfabetizada. Filha do coronel João Pedro de Arruda e de Adelina Ponce de Arruda, e neta de Generoso Ponce, um dos políticos mais atuantes no século XIX. Foi casada com o primeiro interventor do estado, Júlio Strubing Müller.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Maria Benedita Deschamps ‘Dunga’ Rodrigues Professora, historiadora, escritora e musicista. Maria Benedita Deschamps Rodrigues, ou simplesmente Dunga Rodrigues, nasceu em Cuiabá no ano de 1908. Era sinônimo de cultura e foi uma das mulheres que mais se destacaram em Mato Grosso no século passado. Seus livros lhe renderam uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras, local que à época era frequentado majoritariamente por homens. Devido a problemas cardíacos, Maria Dunga Rodrigues morreu em janeiro de 2002 em Santos (SP). O corpo dela foi cremado e as cinzas levadas para Cuiabá, onde foram enterradas. Manoel de Barros O poeta Manoel de Barros, um dos maiores poetas vivos do Brasil, nasceu em Cuiabá no ano de 1916 e passou a infância tentando desvendar os mistérios do Pantanal. Foi de lá que tirou inspiração para escrever seus quase 30 livros publicados. Atualmente, Manoel de Barros vive recluso na intimidade da família em Campo Grande. Liu Arruda O humorista Liu Arruda também se tornou um ícone da cultura mato-grossense ao eternizar alguns personagens como a Comadre Nhara, Juca, Sinhá Dedê, Ramona, Gladstone e Sandoval. Começou a trabalhar com humor na década de 80, quando retornou a Cuiabá depois de morar e estudar no Rio de Janeiro. Foi nos anos 90 que Liu chegou ao auge da carreira, atuando no teatro e fazendo shows em bares da capital mato-grossense. Sempre de forma bem humorada, resgatou os costumes da cuiabania dando ênfase ao linguajar e às tradições do povo do estado. No final dos anos 90, Liu adoeceu e a saúde piorou ainda mais quando contraiu uma infecção depois de fazer uma lipoaspiração. Queria estar em forma para encarnar a personagem Ramona nos palcos. Foi internado e morreu em outubro de 1999.

Fonte e fotos: culturamix.com e g1.globo.com

A

história de qualquer cidade centenária contém um rol de lugares, hábitos, bens culturais e personalidades cuja importância lhes garante status de ícones daquele local. Com Cuiabá não poderia ser diferente. No curso de seus quase 300 anos, a capital mato-grossense acumulou patrimônios que praticamente resumem a própria cidade. Alguns desses nomes já se consolidaram no imaginário popular, graças ao tempo, enquanto outros consistem em fenômenos mais recentes, embora já consagrados. O G1 descreve logo abaixo alguns desses ícones e personalidades de Cuiabá.

Jejé de Oyá José Jacinto Siqueira de Arruda, conhecido popularmente como Jejé de Oyá, é um ícone da cultura cuiabana. Negro e assumidamente homossexual, enfrentou o preconceito e discriminação nas décadas de 50 e 60 na capital do estado. Tornou-se alfaiate e depois virou carnavalesco. Mas foi na imprensa que deixou sua marca como colunista social falando sobre festas, costumes e tradições do povo de Cuiabá. Virou uma figura folclórica ao percorrer as ruas da cidade com suas batas multicoloridas, chapéus, colares e pulseiras. Atualmente Jejé de Oyá enfrenta problemas de saúde. Ele sofreu dois derrames que o debilitaram fisicamente, afetando inclusive sua voz.


163


Educação e Pedagogia

A importância da

educação infantil

A primeira escola não existe para substituir a babá, para apenas tomar conta dele enquanto você trabalha ou para preparar a melhor Festa Junina da sua vida. A escola de educação infantil vai muito além!

E

i, você aí: passou do tempo de pensar que criança de 0 a 6 anos não aprende, de fato, na escola, pois “só” brinca.Também não dá mais para achar que é cedo para entender linha pedagógica, diferenciar construtivismo de escola tradicional, saber quem foi Maria Montessori, Jean Piaget ou Rudolf Steiner.Além de descobrir se está perto de casa, quanto custa, como cuida da limpeza, que tipo de alimentação oferece e se trata seu filho com carinho, é hora de identificar como essa escola vai educá-lo. Isso é necessário, pois ele aprende desde que nasce que a escola é o ambiente social mais importante depois da família. Educação infantil pode ser mais importante do que o curso superior? Sim. É quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não). A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”. Está se achando neurótico por já imaginar vestibular, faculdade e carreira profissional? Não se martirize. O futuro começa agora e por isso é hora de decidir se vai priorizar

uma formação humanista em que se preza a criação de um ser crítico e capaz de tomar decisões ou optar por um perfil mais pragmático, em que o foco é o conteúdo, voltado para o vestibular e o êxito profissional. Ou tudo isso junto se for possível. Ou equilibrar. Escolinha ?! Por essas e outras, chamar de “escolinha” soa pejorativo. O termo não existe à toa. A sociedade demorou a entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em determinadas idades. Para ter uma ideia, faz somente dez anos que o Ministério da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso reflete no que é oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser fundamental a especialização do educador. Significa que educação infantil tem de ir muito além da “tia”, das recreações, do Dia das Mães ou das canções de Natal. O seu filho precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas.“Escola infantil não vive de improviso e não é um parque de diversões”, diz o educador Marcelo Bueno, coordenador pedagógico da escola Estilo de Aprender. Renata Americano vai além: “É o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança!”. O período se resume em estar com os outros. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, diz Karina Rizek Lopes, coordenadora da Área de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC. “Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter”, afirma Quézia Bombonatto, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

164

Fonte e fotos: revistacrescer

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


165


A

diretoria da empresa chinesa Matrinchã Transmissora de Energia anunciou, em maio, ao govenador Silval Barbosa investimento de mais de R$ 1 bilhão na construção de uma linha de transmissão (linhão) em Mato Grosso. O linhão será construído entre os municípios de Paranaíta e Ribeirãozinho, respectivamente nas regiões Norte e Sul do estado. “Mato Grosso é um estado de oportunidades. Não só na energia, como na logística, minério, além do agronegócio. Conte com o governo como parceiro”, disse Silval ao diretor técnico da Matrichã, Francisco Höpker, e ao CEO da empresa chinesa State Grid, Zhang Xin. A Matrinchã Transmissora de Energia, sociedade entre as empresas State Grid Corporação, a maior empresa de energia e transmissão da China, e Copel, do Paraná, vai construir o linhão Paranaíta-Ribeirãozinho de 500 kV,

com 1.007 km de extensão, e quatro subestações nos municípios de Paranaíta, Cláudia, Paranatinga e Ribeirãozinho. O linhão deve ser concluído em 2014 e em janeiro de 2015, deverá começar escoar a energia produzida pela Teles Pires. O secretário de Estado de Assuntos Estratégico em Brasília, Eder Moraes, destacou a importância desses investimentos para a economia de Mato Grosso. A empresa, além dos investimentos diretos, também vai investir na qualificação de mão-de-obra e absorver essa mão de obra nas subestações. “A parceria firmada entre o Governo de Mato Grosso e as empresas State Grid, da China, e a Copel, é o resultado das novas funções da secretaria de Brasília, atribuídas pelo govenador Silval Barbosa, em atuação com as demais secretarias envolvidas. São investimentos importantes para o Estado”, conclui Eder Moraes.

Fonte e fotos: midianews.com.br/seder.mt.gov.br

Economia

Empresa chinesa investirá R$ 1 bilhão em Mato Grosso até 2014.

Zhang Xin, ao final do encontro não escondia seu entusiasmo, e declarou num português treinado “Vamos juntos colorir o Estado de Mato Grosso, com muita energia”. Segundo ele, com esse projeto a empresa passa a acumular experiência em investimentos no estado. O diretor técnico completou que a Matrinchã é apenas investidora. As construtoras, prestadoras de serviços e fornecedores serão empresas locais, gerando emprego e renda para a população local. “Durante a construção a mão-de-obra é local”, afirmou.

Exportação cresce e Mato Grosso fatura

US$ 5,3 bilhões. tria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), divulgados dia 17.01.

O

s números das exportações mato-grossenses, de janeiro a abril deste ano, somaram US$ 5,38 bilhões. Esse valor representa um aumento de 36,95% em relação ao mesmo período de 2012.

166 Revista Gold

Com o crescimento das vendas externas, Mato Grosso passa a ocupar a 4ª posição no ranking dos estados brasileiros que mais exportam. Já as importações totalizaram, nestes cinco primeiros meses de 2013, US$ 667 milhões. A informação é da Secretarde Estado de Indús| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

A balança comercial registrou em abril um superávit de US$ 4.706 bilhões. Mato Grosso continua liderando as exportações em relação aos outros estados do Centro-Oeste, com 59% nos investimentos, seguido por Goiás 22%, Mato Grosso do Sul 18% e Distrito Federal 1%. De acordo com o secretário Alan Zanatta, o aumento das exportações é fruto de “uma política com processos transparentes e que preceitua a geração de renda e a melhoria do processo industrial”. A soja volta a ocupar o primeiro lugar dos produtos mais exportados, representando 44,75%; em seguida, o milho com 23,04%; e, em terceiro ,o bagaço e outros resíduos sólidos, registrando 10,35%. Dos

produtos mais importados está na lista o cloreto de potássio, com 28,95%, a ureia com teor de nitrogênio - 23,04%, e o gás natural gasoso, 12,44%. Nas compras externas, a China lidera com 35,05%. Em seguida, vêm os Países Baixos (Holanda), com 9,54% as exportações. Já os países responsáveis pelas vendas de produtos para a região são Bolívia e Federação da Rússia, representando 12,48% e 11,81%, respectivamente. Os dados de exportações são disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e analisados pela equipe técnica Sicme. Fonte e fotos: midianews.com.br/secom


167


Esporte

Venda de ingressos para a Copa-2014 começará em 20 de agosto O

diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, anunciou que os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 passarão a ser vendidos na data de 20 de agosto. No entanto, maiores detalhes como preços e disponibilidade das entradas serão divulgados no dia 1º de julho. O anúncio foi feito no encontro que antecede o início da retirada dos ingressos para a Copa das Confederações deste ano. As retiradas serão realizadas nos centros credenciados pela Fifa. Recomendados fortemente que as pessoas marquem pelo nosso site o horário em que farão a retirada, para evitar filas e termos um atendimento mais eficiente, disse Weil. Estão autorizados a retirar os ingressos os titulares das compras. Os pedidos para transferências de ingressos para terceiros devem, no entanto, ser feitos somente pelo site oficial da Fifa. Os postos credenciados pela entidade para retirada das entradas estarão abertos das 10h às 18h, todos os dias da semana. Os Centros de Ingressos da Fifa: BELO HORIZONTE Av. dos Andradas, 3.000 - Santa Efigênia BRASÍLIA Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Eixo Monumental FORTALEZA Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz RECIFE Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777 (Cobertura) - Boa Viagem RIO DE JANEIRO Cidade das Artes - Av. das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca SALVADOR Shopping Iguatemi - Av. Tancredo Neves, 148 (Estacionamento)

Foto: Estádio Castelão, Fortaleza.

168 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


169


Agricultura

Novidades da Sementes Adriana no ENTEC$ 2013

A Sementes Adriana é considerada uma das maiores sementeiras de soja do Brasil e por isso não poderia deixar de participar da maior feira do agronegócio de Mato Grosso, o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (ENTEC$).

O

ENTEC$ aconteceu do dia 21 até o dia 24 de maio no Centro de Pesquisa da Fundação Rio Verde em Lucas do Rio Verde. Na oportunidade a Sementes Adriana apresentou o portfólio completo de cultivares de Soja, Milheto e Crotalária. Uma das novidades da sementeira para este ano foi o pré-lançamento do Híbrido de Milheto Granífero de Porte Baixo, que, além de manter todas as características positivas da cultura, acrescenta um elevado potencial de produção de grãos.

Os produtores tiveram informações sobre o principal diferencial da Sementes Adriana: a produção de sementes com vigor elevado que proporciona Plantas de Alta Performance. Inclusive a empresa tem trabalhos de Lado a Lado que demonstraram acréscimo de três sacos por hectare quando da utilização dessa tecnologia.

tia de fechamento da área.

Além disso, através da Sementes Adriana, os produtores têm acesso ao Sistema Plantha. O único no mundo onde o agricultor compra 100% Plantas de Alta Performance, com garan-

Esta é a 5ª edição que a Sementes Adriana participa do ENTEC$. O evento leva a classe do agronegócio oportunidade de atualização técnica, conhecimento de tendências produtivas, econômicas e legais de forma a garantir melhor eficiência no planejamento da atividade agropecuária.

Queda na produção mundial de algodão pode beneficiar o Brasil USDA aponta para crescimento de 21% na área plantada na safra 13/14 brasileira. última temporada, atingindo 886 mil hectares ante a 1,3 milhão de hectares da safra 11/12. No Mato Grosso, que é o maior produtor do algodão no país, a diminuição foi de 35,7%, passando de 757 mil hectares para 464 mil hectares. O último relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA- sigla em inglês) destaca o otimismo para a safra brasileira, com crescimento de 21% na área plantada na safra 13/14 - que terá início somente no segundo semestre. “Devido a necessidade de atender o consumo, os produtores podem se sentir estimulados em plantar mais algodão”, pontua a analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Elisa Gomes.

170 Revista Gold

A

perspectiva de queda na produção do algodão na China e nos Estados Unidos pode incentivar o plantio da pluma no Brasil, especialmente para Mato Grosso. Isso significa a recuperação de parte da área perdida na última safra. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a redução foi de 36,4% na

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

Diferentemente do Brasil, a safra americana terá redução de 37,4% na área plantada de algodão, resultando na queda de 3% na produção mundial na safra 13/14. A analista do Imea pontua ainda que a queda na produção de mundial, de aproximadamente 657 mil toneladas a menos, não causará grande impacto nos estoques. “O consumo da pluma continua modesto e tende a crescer 2%, acompanhando o PIB mundial”, diz.


171


Pecuária

Quarto de Milha para correr.

H

istórico. A raça Quarto de Milha foi a primeira a ser desenvolvida na América. Ela surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1600. Os primeiros animais que a originaram foram trazidos da Arábia e Turquia à América do Norte pelos exploradores e comerciantes espanhóis. Os garanhões escolhidos eram cruzados com éguas que vieram da Inglaterra, em 1611. O cruzamento produziu cavalos compactos, com músculos fortes, podendo correr distâncias curtas mais rapidamente do que nenhuma outra raça. Com a lida no campo, na desbravação do Oeste norte-americano, o cavalo foi se especializando no trabalho com o gado. Nos finais de semana, os colonizadores divertiam-se, promovendo corridas nas ruas das vilas e pelas estradas dos campos, perto das plantações, com distância de um quarto de milha (402 metros), originando o nome do cavalo.

Fonte e fotos: abqm.com.br

Foi fundada em 15 de março de 1940 a American Quarter Horse Association (AQHA), em College Station, Texas. Em 1946, a AQHA se transferiu para Amarillo, Texas, onde se encontra até hoje, tornando-se a maior associação de criadores do mundo, com cerca de 400 mil sócios e

mais de 5 milhões de cavalos registrados, divididos em 43 países, representando 52% dos equinos em todo o mundo (dados até 31/12/2011). QM no Brasil. Tudo começou em 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animais dos Estados Unidos para o Brasil, vindos de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos EUA. À medida que vários pecuaristas, banqueiros e homens de negócios tiveram a oportunidade de conhecer os animais Quarto de Milha, começaram a pressionar a SKR para que lhes vendessem alguns exemplares. A companhia atendeu a poucos criadores, vendendo um número reduzido de potros. Em 15 de agosto de 1969, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no Parque da Água Branca, em São Paulo, onde se encontra atualmente. Hoje, o plantel brasileiro é composto, segundo dados fornecidos pelo Stud Book da ABQM, atualizados até 18/01/2013, por 395.698 animais registrados, com 74.038 criadores, proprietários e associados cadastrados, espalhados por todos os estados brasileiros.

Manga Larga para marchar. O

mangalarga marchador é uma raça de cavalos cuja origem remonta à coudelaria Alter-Real, que chegou ao Brasil por meio denobres da Corte portuguesa e, após, cruzada com cavalos de lida, em sua maioria advindos da raças ibéricas (bérberes), que aqui chegaram na época da Colonização do Brasil.

172

Em 1934 foi fundada a ABCCRM, Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga. Anteriormente, houve uma notável migração de parte da família Junqueira para São Paulo. Chegando em novo solo, com topografia diferente, cultura diferente, onde a caçada ao veado era diferente, os cavalos tiveram que se adaptar a uma nova topografia e necessidades tendo a necessidade de um cavalo de melhor galope mais resistente por isto foi mais valorizado a marcha trotada que tem apoios bipedal de dois tempos com tempo mínimo de suspensão que cumpria as novas exigências do animal sem perder a comodidade, pois os animais de tríplice apoio apesar de serem mais cômodos não conseguiam acompanhar o ritmo alucinante das caçadas e a lida com gado em campo aberto que eram as duas maiores funcionalidades do cavalo Mangalarga no estado de São Paulo. Tanto o Mangalarga Marchador como o Mangalarga ou Mangalarga Paulista, são duas raças genuinamente brasileiras. As duas foram desenvolvidas em Cruzília - MG.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

O tempo passou e a ABCCMM é hoje a maior associação de equinos da América Latina, com mais de 250.000 animais registrados e mais de 20.000 sócios registrados, com cerca de três mil ativos. Durante o período de meados de 70 ao final da década de 1990, o Marchador teve uma ascensão astronômica no segmento da equinocultura, batendo recordes de animais expostos, registrados, e de preços em leilões oficiais.

Fonte e fotos: wikipedia.


173


O que é preciso saber sobre uma

Nautica

viagem de navio Que roupa levar? Quais documentos são necessários? As bebidas estão inclusas? Essas e outras dúvidas frequentes respondidas!

Splendour of the Seas é um dos mais luxuosos navios dos mares.

I

niciando. Todos a bordo! 1. O que é essencial? Além da documentação e do voucher da viagem, cartão de crédito, dinheiro e um relógio. As despesas extras são pagas com cartão ou dinheiro (veja com a companhia a moeda aceita e o valor do depósito na chegada). Ficar de olho na hora é importante para participar das atividades a bordo e, especialmente, para não perder a partida do navio. Ele não espera os atrasadinhos, então, a pontualidade é essencial.

4. As bebidas estão incluídas? Os navios da Pullmantur funcionam em sistema all-inclusive, com comida e bebida incluídas a qualquer hora e todos os ambientes dos navios. Os pacotes da Ibero já dão direito a bebida à vontade durante as refeições – o que for pedido fora desses horários é cobrado. Nas outras companhias, as bebidas são pagas à parte. Refrigerante ou cerveja nacional custa US$ 2,50 nos navios da Costa, por exemplo. Mas as empresas montam pacotes. O Costa Inclusive sai a US$ 23,75 por dia e inclui uma seleção de bebidas, servidas no copo (entre elas, cerveja, vinho e drinques). A MSC tem opções para água, refrigerante, cerveja ou vinho. O pacote Classic, por exemplo, a US$ 76, inclui quatro garrafas de tinto (750 ml) e sete garrafas de água (500 ml). Na Royal, refrigerante à vontade sai por R$ 8,20 ao dia para menores de 18 anos e R$ 12,30 para os demais.

Fonte e fotos: viagens.ig.com.br

2. Que roupa levar? E que mala? De dia, prefira roupas leves e use sandálias ou tênis. Use trajes de banho só na área da piscina. Para a noite, vale uma produção, sem exageros. Guarde a roupa mais caprichada para o jantar com o comandante. Dê preferência a malas pequenas ou médias porque as cabines são pequenas. Lembre-se de identificar a bagagem para o embarque. Medicamentos e objetos de valor devem estar na bagagem de mão.

5. Quanto custam taxas portuárias e gorjeta? Esses gastos são calculados por pessoa e por dia de cruzeiro. No caso das taxas portuárias, o valor varia de acordo com a duração da viagem, com as paradas incluídas e com a data do roteiro. Por exemplo, em um cruzeiro de seis noites no MSC Orchestra, saindo do Rio, pode custar US$ 165 (criança a US$ 129). Para gorjetas, a Ibero e a Costa cobram US$ 10 por dia para maiores de 14 anos (US$ 5 para os demais). A Royal cobra US$ 18,90 por dia, por pessoa, de taxa de serviço. Em média, na Pullmantur, o passageiro paga por dia R$ 57 de taxa portuária e R$ 24 de gorjeta.

174

3. Quanto se gasta com internet? E com tratamentos? Por uma hora de conexão sem fio, paga-se US$ 15 na Costa ou US$ 35 na Royal. Já o uso da sauna é gratuito no Splendour, da Royal, e no Fortuna, da Costa. O MSC Aurea SPA está em toda a frota da armadora, com massagens, banhos e tratamentos. Por US$ 130, compra-se um pacote com uma massagem balinesa de meia hora e um tratamento facial também de meia hora. Na Pullmantur, há depilação desde US$ 6 e a hidratação capilar custa US$ 10.

Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22

6. Dá para conhecer os destinos? Como o tempo em terra é curto, tem-se apenas um aperitivo do lugar. Caso já conheça o destino, invista num programa diferente, como visitar um centro cultural ou almoçar num restaurante novo. Se for a primeira vez na cidade, aposte nos principais pontos. Dá para se aventurar por conta própria ou comprar uma das excursões oferecidas nas paradas. Gostou do destino? Volte depois para se aprofundar.


Porque todo mundo vai querer ver as fotos do seu casamento

Renata e Lucas

- Casa das Rosas | S達o Paulo-SP

175 Fotografia

www.faresrames.com.br FaresRamesFotografia


Aviação

CRESCE A CADA DIA A FROTA DE JATOS PARTICULARES NO BRASIL

Q

uem tem de subir toda hora em um avião, seja para viagens de negócios ou lazer, mas não abre mão de ter o máximo de conforto, pode ter se perguntado se não seria melhor ter um jato particular ao invés de voar de primeira classe.Mesmo com todas as regalias da First Class, como comida preparada por chefs renomados, poltronas ultrarreclináveis e sala de embarque com massagista, o fato é que os passageiros VIP também estão sujeitos aos problemas recorrentes das companhias aéreas comerciais. Desta forma, pode haver atrasos nos voos, malas perdidas e perda de conexões. Isto pode explicar uma das razões para o crescimento do mercado de jatos no Brasil. De acordo com a Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), a frota brasileira de aeronaves gerais passou de 10.054, em 2000, para para 12.310 unidades, em 2010. Destas, 540 são jatos, o que representa 4% da frota do País. De acordo com a Embraer, uma das fabricantes nacionais de jatos, esse movimento vem atendendo principalmente à demanda de empresas que buscam no avião executivo uma ferramenta de produtividade, para auxiliar na prospecção e desenvolvimento de negócios dentro e fora do Brasil. A necessidade de deslocamento por parte desses empresários se faz mais rápida e necessária, especialmente em cidades que não são bem atendidas pela aviação comercial. “A comunidade da aviação executiva consiste de empresas de vários tamanhos que veem a aeronave como ferramenta de trabalho que as ajudam a serem mais produtivas, mais competitivas, mais eficientes e, consequentemente, bem-sucedidas”, diz Ernest Edwards, presidente da Embraer Aviação Executiva. Além de percorrer cidades de difícil acesso no Brasil, o jato também pode ser útil para um “bate-volta” no exterior. Desta forma, um executivo pode sair pela manhã, pousar em Nova York, participar de uma reunião, fechar um negócio e retornar ao Brasil no mesmo dia. “O jato executivo deixou de ser luxo para ser uma ferramenta de trabalho”, defende Rodrigo Pesoa, diretor de vendas da Dassault Falcon para a América do Sul. Fonte e fotos: bahiamercantil.com.br

Com muitos recursos tecnológicos e flexibilidade para voar a qualquer momento, é claro que os gastos são altos. Além da compra da aeronave – que varia, em média, entre US$ 15,5 milhões e US$ 65 milhões –, os custos operacionais envolvendo tripulação, combustível, manutenção, alimentação, entre outros são de cerca de US$ 4 mil dólares por hora de voo. Já um bilhete de Primeria Classe para a Europa, saindo de São Paulo, sai em torno de US$ 10 mil.

176 Revista Gold

Uma das grandes vantagens de ter um jato próprio é poder trabalhar com privacidade durante o voo. “Os jatos executivos fornecem um ambiente de escritório no ar que é extremamente particular. Você pode dar telefonemas, fazer apresentações, ter reuniões, enviar e receber e-mails, tudo dentro da sua cabine, longe dos olhos de estranhos”, diz Jeff Miller, vice-presidente de Comunicação da Gulfstream, empresa norte-americana fabricante de aeronaves.

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nº 22


177


178 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22


179


180 Revista Gold

| Junho, Julho e Agosto | 2013 | Ano VII | nยบ 22

Revista Edicao 22  

Edicao 22

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you