Page 1

Cerveira Park Glamour Nature Village & Spa


Cerveira Park


Este logo é inspirado no conceito de uma casa, um abrigo aconchegante e onde uma família pode estar bem! Evoca a estética dos canastros, na sua forma arredondada e orgânica. Relaciona-se ainda com a Miminho, a mascote, através do coração minhoto e do ambiente personalizado, carinhoso e de conforto que transmite. O coração vermelho, para além de ser uma referência direta à região, é símbolo da forte preocupação do Cerveira Park, com as pessoas e com o seu bem-estar físico e emocional. O Cerveira Park recebe de braços abertos e coração disponível!

Cerveira Park Glamour Nature Village & Spa

1


Cerveira Park

Prefiro viver um dia na terra que cem anos na história (Molière)

2


Introdução O Cerveira Park - Glamour Nature Village & Spa localiza-se no seio do Parque Natural dos Montorros, na margem esquerda do Rio Minho em Vila Meã - Campos, Concelho de Vila Nova de Cerveira num local calmo, desta pitoresca Região Minhota do Noroeste Peninsular, com baixa densidade populacional e com elevados índices de pureza ambiental e privacidade Espalhados pelos 36.000 metros de área, disponibilizam-se confortáveis alojamentos, elevados níveis de serviços, meios de segurança e vigilância permanente É um amplo espaço que tem como objetivo central proporcionar aos turistas amantes da natureza, experiências únicas, originais, autênticas e marcantes, que ombreiam com o que de melhor existe.

3


Queremos distinguir também os Séniores ativos com atividades muito focalizadas de ajuda à diminuição da sua idade biológica, para que tenham uma vida mais longa e saudável.

Cerveira Park

Igualmente, as pessoas detentoras de algum tipo de deficiência, merecem particular focalização. Médicos, Enfermeiros, Terapeutas, Esteticistas e demais especialistas, com anos de experiência, apoiam-se nas mais modernas e confortáveis instalações, para poderem acompanhar os mais preocupados com a saúde, a beleza e o bem-estar Conjugamos o que de melhor se oferece em alojamento, com outros serviços de hotelaria, muito especializados, cruzando-os com as mais diversas atividades lúdicas, personalizadas ou em grupo. São programas que cruzam o desenvolvimento físico com o intelectual e atividades sociais e culturais, de forma a conseguir-se a satisfação de qualquer necessidade, desejo ou exigência e que, ao mesmo tempo, proporcionam aos turistas elevados índices de vivência!

4


O Espaço A Unidade Turística desenvolve-se numa extensa área verdejante classificada, da Natura 2000, na Zona de Proteção Especial dos Estuários dos Rios Minho e Coura (PTZPE0001) o que faz deste um lugar especial, que incentiva a vida ativa e cria verdadeiras condições de vivência saudável. Encontra-se totalmente virgem e livre de poluição! Dele, obtêm-se as mais belas vistas panorâmicas; do estuário do rio da montanha ou da vizinha Espanha, na sua margem direita. As noites são estreladas e deslumbrantes! Não há quem não se maravilhe com a beleza das noites de luar, inspiradoras de poetas e namorados, que tornam a paisagem noturna única e capaz de fazer viajar por um mundo de mistérios e encantamentos.

5


5 6

A Saúde e o Bem-estar merecem particular destaque, com a implementação de programas de animação diversificados e ecléticos, em pleno ambiente natural, estimuladores da longevidade.

Oferta diferenciadora

Cerveira Park

O Cerveira Park contrasta com a demais oferta turística da região e até mesmo do País, pelos serviços e pelas caraterísticas únicas que o local e as gentes lhe conferem. Responde a um público distinto, combinando serviços inovadores com modo de estar e alojamento. A melhor gastronomia minhota, inclui as espécies do rio, como destaque para o sável, a lampreia e o salmão.

A variedade das atividades é suportada por diversas estruturas e serviços, como o centro de congressos, zona comercial e áreas de estar, sala de jogos de tabuleiro, golfe virtual, padel, squash, sala de leitura e TV, net-center, música, poesia, literatura, pintura, artes plásticas, audiovisuais e teatro. Para tratamentos do corpo conta-se como spa, ginásio, sauna, banho turco, gabinete médico e de enfermagem, estética, salas de massagens e de fisioterapia e ainda com a piscina exterior e interior, aquecida. Os serviços respondem com estruturas de apoio como loja-aventura, kids club, sénior club, centro de reuniões e de eventos, aluguer de equipamentos, organização de passeios, atividades náuticas, pesca, observação de espécies da fauna e da flora, modelismo e muitas outras atividades.


Como expoente máximo de vivência ativa conta-se com condições únicas para o turismo inclusivo e acessível, como p. e., transporte adaptado, personalizado. Formatação de atividades multidisciplinares, geradoras de conforto físico e intelectuais dirigidas aos defensores da “Mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são). Disponibilização dos serviços de “personal trainers”, instrutores de “fitness” e de outros técnicos especialistas que compõem um tipo de oferta orientada para a criação e o desenvolvimento de motivações e experiências turísticas sofisticadas, únicas e inesquecíveis, como forma de responder às necessidades e anseios de turistas amantes da boa-vida e da natureza, desejosos por fazerem uma pausa que lhes alivie o stress da urbanidade moderna.

7


CoruĂąa Lugo Santiago de Compostela

Pontevedra Vigo

Ponferrada

Leon

Ourense

Cerveira Park

Cerveira Park

Palencia Bragança

Viana do Castelo

Valladolid

Braga Guimaraes Vila Real Porto

Aveiro

Viseu

20 cm

Guarda

Madrid Coimbra

Leiria Fatima

Lisboa 8

Portugal

Espanha


Distancia

Tempo de Viagem

Monção

27

0h 29

Viana do Castelo

44

0h 44

Melgaço

49

0h 52

Braga

72

0h 53

Guimaraes

89

1h 03

Porto (Aeroporto)

103

1h 17

Geres

101

1h 35

Fatima

35

3h 22

Vigo (Aeroporto)

39

0h 36

Pontevedra

62

0h 44

Ourense

106

1h 15

Santiago de Compostela

123

1h 19

Coruna (Aeroporto)

193

1h 55

Cidade

distâncias ao Cerveira Park

Portugal

Espanha

Lugo

252

2h 35

Leon

398

4h 17

Salamanca

459

5h 04

Madrid

632

6h 12

Santander

648

6h 30

Merida

581

6h 42

As distâncias quilométricas foram fixadas utilizando os modelos de cálculo estabelecidos na internet através do “Google Maps”. Para os tempos de viagem, consideraram-se os limites de velocidade estabelecidos nas respectivas vias de circulação.

Como chegar

Noroeste Peninsular; Minho; Vila Nova de Cerveira; Vila Meã; margem esquerda do Rio Minho. ACESSO NORTE Ligação à Galiza: Acesso pela E.N. 13 a 4,1km do nó da A3 Porto-Valença, direcção A-55 Vigo. ACESSO SUL Ligação Braga/Porto/ Lisboa: Acesso pela E.N. 13 a 4,1km do nó da A3 Porto-Valença. Direcção A3 Braga/Porto/Lisboa Ligação Viana do Castelo/Porto/Lisboa (litoral): Acesso pela E.N. 13 a 8 km de Vila Nova de Cerveira, Convergir na A28 direcção Viana do Castelo Localidade com prestígio internacional granjeado através das Bienais de Arte de Vila Nova de Cerveira.

9


Cerveira Park 10

O Empreendimento possui grande centralidade em relação a um vasto território que integra Portugal e Espanha. Num raio de 120 Km e a menos de 1 hora de viagem de carro estão cidades como: Braga, , Guimarães, Porto, Vigo, Ponte Vedra, Ourense e Santiago de Compostela.


Outras curtas distâncias aproximam-nos a uma oferta muito diversa de áreas naturais classificadas, em Portugal, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês – Reserva Biosfera da UNESCO, o Parque Natural do Litoral Norte, a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, a Paisagem Protegida do Corno do Bico ou em Espanha, como o Monte Aloia, Complexo Dunar de Corrubedo, Fragas do Eume ou Islas Cies, entre outros. Tem proximidade ao mar, com variadíssimas praias que se destacam pela qualidade das águas, como a Praia do Moledo, de Âncora de Carreço e de Afife. Igualmente dista próximo aos Campos de Golf de Ponte de Lima, da Barca do Lago, Esposende e da Estela na Póvoa de Varzim. Existem ainda diversos outros locais com elevada atratividade e beleza natural: um vasto património histórico e cultural de Muralhas Medievais, Ruínas, Pontes Romanas e Medievais, Torres Medievais, Museus, Conventos, Campus Arqueológicos, Artesanato, Escultura e Pintura, bem como uma vasta oferta de gastronomia e vinhos de excelência.

11


Cerveira Park “Há duas maneiras de viver a vida: uma, é como se nada fosse milagre. A outra, como se tudo fosse milagre”. (Albert Einstein)

12


Terra e Água O material vegetal e a água são os elementos que abraçam o Cerveira Park, definindo zonas de sombra, luz, sol, pôr-do-sol e espelho de água, espaços fechados e abertos, criadores de eixos visuais e de diferentes cenários ambientais com cambiantes diárias e sazonais, completados pelas cores, pelas texturas e pelos odores, conjunto que compõem a riqueza da vivência e do imaginário da natureza que bordeja e torna original esta unidade hoteleira. Para além da sua função ecológica a mata e os percursos desempenham a sua função de “bolsa de alimentos” e de habitats para a fauna e flora autóctone, cortina visual e sonora que enquadra todo o conjunto, que mereceu a sua inclusão na Zona Protegida da Reserva da Natura 2000, que confere ao local a garantia da continuidade dos ecossistemas. Em todo o seu perímetro, o arvoredo constitui uma barreira visual e de proteção, ao vento e ao ruído e o seu efeito de cortina é reforçado pela modulação do terreno e pela densidade da vegetação em todas as suas zonas de fronteira.

13


14

Cerveira Park


Flora No estrato arbóreo, a natureza preocupou-se em manter o equilíbrio na relação entre as muitas espécies de árvores, de folha persistente e de folha caduca, sobrepondo-se à matriz verde da mãe-natureza, de maior perenidade, percetível durante todas as épocas do ano e com grandes mutações cromáticas e de forma, associada à emergência e à queda da folha e da flor. As espécies dominantes são o tulipeiro, a magnólia, a cerejeira, o choupo, o vidoeiro, o freixo, o sobreiro, o pinheiro, o carvalho e outras frondosas espécies. A composição florística enquadra-se no grupo de plantas espontâneas e ornamentais com elevada rusticidade, no contexto de espaços verdes, de significativo efeito visual. Os prados, associados às zonas de mata ou às margens do Rio Minho, são um tipo de revestimento pouco exigente em manutenção e corte e a sua resistência e aspeto silvestre, com grande variedade sazonal, resultam numa mutabilidade cromática que segue os ritmos do ciclo de vida das plantas e atraem os amantes da natureza

15


10

16

Medronheiro (Arbutus unedo)

Bordo (Acer pseudoplatanus)

Catapereiro (Pyrus pyraster)

Azereiro (Prunus lusitanica)

Cerveira Park


17

Giesta-amarela ( Cytissus striatus var. criocarpus)

Aveleira (Corylus avellana)

Carvalho Roble (Quercos robur)

Aderno f. largas (Phillyrea latifolia)


18

Cerveira Park


Fauna O manto verde e a água tornam esta vasta zona no habitat ideal para inúmeras espécies, animais. O Vale do Rio Minho é reconhecido por ser rico em espécies aquáticas, terrestres e voadoras que caraterizam a fauna local e lhe conferem o estatuto de zona protegida, Rede Natura 2000 e as espécies são: Ixobrychus minutus, Circus aeruginosus, Ardea purpurea, Lacerta schreiberi, Chioglossa lusitanica, Canis lupus, Euphydryas aurinia e passeriformes migradores de canibais e galeria ripícolas (famílias: Aludidae, Hirundinidae. Motacillidae, Prunellidae, Turdidae, Sylviidae, Muscicapidae, Oriolidae, Lanidae, Sturnidae, Fringillidae, Emberizidae).

19


Egretta garzetta (Garรงa-branca-pequena)

Cerveira Park

Palumba columbus

Ardea cinerea (Garรงa Real)

Bute buteo (Aguia de Asa Redonda)

20 cm

Motacilla alba (Lavandisca)

Phalacrocorax carbo (Corvo marinho de faces brancas) 20

(*fotos cedidas pelo biologo Carlos Venade)

Anas platyrhynchus (Pato real)


Turdidae

Carduelis carduelis (Pintassilgo)

Sylviidae

Erythacus rubecula (Pisco de Peito Ruivo)

Laniidae

Carduelis chloris (Verdelh達o Comum)

Fringillidae

21


16

22

Cerveira Park


Funções

Edifício - 1

Receção, Sala de Espera, Check in/Out, Gabinetes de apoio Administrativos e Sala de Reuniões

Edifício - 2

Acolhimento, Sala de Eventos – 1, Sala de Eventos – 2, Sala Multimédia, Pub / Bar

Edifício - 3

Área de Implantação

Área de Construção

1

236,95 m2

236,95 m2

2

300,65 m2

631,07 m2

2

343,18 m2

957,99 m2

pisos

Café-Bar, Lounge, Restaurante, Cozinha, SPA e Fitness, Piscina Interior, Jacuzzi Sauna, Squash interior, Sala de Tratamentos, de Beleza e de Saúde,

Edifício - 4

Miniclube e Teenager Clube, Balneários

2

88,16 m2

226,90 m2

Edifício – 5

Gabinete Médico, Minimercado, Loja de Produtos Gourmet, Tradicionais, Quiosque e Tabacaria

1

160,70 m2

160,70 m2

Edifício - 6

Depósito de reserva de água

1

125,63 m2

125,63 m2

33,66 m2

33,66 m2

45,24 m2

45,24 m2

1.334,17 m2

2.418,14 m2

Palco de Eventos Espigueiros Expositivos

3 Unidades

1

Unidades de Alojamento

Áreas totais:

Tipologia

Nº. de unid.

Área de Implantação

Área de Construção

Moradias T1

3

163,59 m2

136,82 m2

Moradias T1 + 1

19

1.60,39 m2

844,17 m2

Moradias T1 + 1 Duplas

8 (4 +4) 466,12 m2

370,52 m2

Apartamentos

24

518,94 m2

793,56 m2

Totais:

54

2.209,04 m2

2.145,07 m2

Distribuição das áreas

Áreas de Serviços

Conjunto de Edifícios

23


O Projeto

Cerveira Park O Projeto de arquitetura da autoria do Arquiteto Hugo Igrejas (www.3harquitectos.com) encontra-se devidamente aprovado nas entidades competentes para a construção de uma unidade hoteleira, com classificação de “Turismo de Natureza” com a tipologia de Aldeamento Turístico 4 estrelas”.

Dada a matriz locativa ser de Rede Natura 2000 e a envolvente fluvial-rural possuir muito boa preservação dos habitats naturais, optou-se por uma filosofia edificandi assente numa arquitetura sustentável de raiz ecológica: • baixa densidade de índices construtivos; • índices mínimos de impermeabilização do solo; • cérceas que não vão além de um piso acima da cota de soleira e ampla utilização de materiais amigos da natureza.

24


O Programa é dividido em duas zonas perfeitamente diferenciáveis no plano: área de serviço/uso comum e área de estadia, onde estão as unidades de alojamento. As áreas de serviço, de uso comum, localizam-se no canto Este do terreno, distribuídas por diferentes edifícios como a receção e espaço multimédia, loja gourmet e produtos tradicionais, administração, miniclube, posto médico, salas polivalentes/eventos, minimercado e charcutaria, quiosque e loja de artesanato, serviços socias, restaurante, cafetaria, spa e fitness, salas de reuniões, piscina, campo de jogos e palco de eventos. O empreendimento terá 54 unidades de alojamento, das quais, 24 estão organizadas em apartamentos turísticos e as restantes em moradias T1, T1+1 e T1+1 Duplas.

25


26

Cerveira Park


Turismo Inclusivo

Por sua vez, a baixa densidade ocupacional, conjugada com a sustentabilidade arquitetónica de raiz ecológica e amiga da natureza, permite distinguir os hóspedes com uma estadia em plena natureza e, ao mesmo tempo, repleta de “luxos” e conforto;

Conceito

Instalado na ampla mancha verde e com as serranias e o espelho do rio como pano de fundo, que formam um verdadeiro cenário natural, e a localização privilegiada, conferem ao Cerveira Park, por si só, o estatuto de unicidade na Região da Galécia e mesmo de Portugal.

Merecedoras de igual acolhimento, são as pessoas que possuem alguma deficiência, a quem estamos preparados para receber, de braços abertos e sem diferenças! 27


O uso maioritário da madeira tem a vantagem de conferir aos equipamentos um elevado conforto térmico e acústico a par de baixo teor de humidade, torna-os melhores para a saúde. Além de mais, obtêm-se elevadas poupanças energéticas, tem bom comportamento antissísmico e são recicláveis. A arquitetura vai buscar os traços do passado, dando-lhe um carácter contemporâneo, visível nos grandes envidraçados, que permitem expansão do exterior para o espaço interior. O conceito de Eco Moradias é perfeito para as famílias, já que lhes confere estadias plenas de conforto no seio da natureza. São climatizadas e estão equipadas com todos os componentes essenciais de uma casa. Assentam-se em estacaria ou em grandes blocos de granito, evitando-se que sejam agressivas à natureza e que impermeabilizem o solo. Apesar de todas as potencialidades desta Região de Portugal e mesmo da Galiza, em Espanha, não se disponibiliza uma oferta idêntica, com um cunho de “Turismo da Natureza” tão bem marcado e onde a elevada qualidade seja a regra;

28

Construção amiga da natureza

Cerveira Park

A construção é tipicamente minhota e é feita com materiais existentes na região, como o granito e a madeira de plantações sustentáveis;


Diferenciação As pessoas que possuem alguma deficiência, que apreciam passar férias em família e em contacto com a natureza, podem agora usufruir de serviços adaptados de laser e de animação e bem como muitos outros diversificados serviços, em meio natural, tornando o Cerveira Park no único empreendimento que verdadeiramente pensou no Turismo Adaptado

29 23


MORADIAS T1 e T1+1

APARTAMENTOS

CAMPO DE JOGOS

Cerveira Park

LAGO BIOLÓGICO Espigueiros expositivos

CIRCUITO DE MANUTENÇÃO

30


ECOPISTA “Caminho do Rio”

LIGAÇÃO AO RIO

RESTAURANTE Spa e Fitness Café Bar Lounge

SALA DE EVENTOS Pub Sala de eventos II

ADMINISTRAÇÃO Gabinetes Administrativos Auditório Parque coberto

PISCINA

PALCO DE EVENTOS

SERVIÇOS DE APOIO Mini mercado Quiosque Posto médico

31


32

Cerveira Park


Atividades de rio: Canoagem, passeios de barco no Rio Minho, marina privativa Atividades empresariais: Centro de conferências, workshops, salas de eventos, atividades promocionais em espaço aberto, outdoor academy Vida saudável: Centro de health club & spa, fisioterapia e recuperação, academia de musculação acessível, gabinete médico, dietética Laser: Centro polidesportivo, campo polidesportivo, ténis, squash, padel, circuito privado de manutenção, desportos e atividades aquáticos, circuito de manutenção, privativo, campos de mini golfe (4), golf virtual (aprender ou treinar antes de jogar), piscinas exteriores de adultos e de crianças, piscina biológica e lago artificial, atividades físicas hidro-recreativas para todos, piscina interior aquecida, park aquático para crianças Atividades sociais: Family fun center, life style center, kids camp club, teenager club, senior club, moutain bike club, board game club, food club, sala-de-estar, sala de leitura, espaço de arte, amplas esplanadas, jardim de inverno e anfiteatro ao ar livre Gastronomia: Gastronomia típica, gastronomia universal Serviços: Serviço de quartos 24/7 e de baby-sitter, apoio especializado ao miniclube e ao turismo integrativo,

Lavandaria, secagem e engomadoria de roupa., bares, restaurantes, self-service e take-away, aluguer de lanchas de recreio, alojamentos ecológicos, espaçosos e adaptados e sem barreiras arquitetónicas, cofres de segurança, Escolha e reserva de lugares on-line, excelentes estruturas de comunicação, internet access point e televisão corporativa Turismo inclusivo: Condições para receber pessoas com dificuldades motoras, aluguer de viaturas adaptadas com ou sem condutor, placas tácteis informativas, em Braille para turistas invisuais ou com visão reduzida, Braille em alto-relevo aplicado em trilhos tácteis e bem como espaços mapeados, Suportes de áudio-descrição para Surdos-mudos, acompanhamento por intérpretes de linguagem gestual e mídia inclusiva apoiada na televisão corporativa, Facilidades e acessibilidades para os diversos públicos, para que todos, sem exceção, usufruam de laser.

Serviços Comuns

Atividades da natureza: Caminhadas e trilhos, aulas de desporto, paint ball e outras atividades “indoor e outdoor”, em campo aberto.

Atividades exteriores: Interação de atividades com o Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, campos de golf a curta distância (menos de 1 hora), observatório birdwatching, batismos de voo em ultraleve, passeios a cavalo, pesca, ecopista, praia fluvial exclusiva, piscina de rio, cais de embarcações e prática de desportos náuticos, diversos Zona comercial: Loja gourmet, garrafeira, loja de artesanato, de produtos regionais, de objetos de design da região, livraria, quiosque e mini-shop e outros.

Com o apoio incondicional do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, transfigura-se em elemento de grande atratividade turístico-desportiva e de mais-valia formativa para a população estudantil, virando o Cerveira Park totalmente para o Rio Minho

33


• Os edifícios serão revestidos a materiais naturais e locais; • As vias de circulação, são construídas com materiais totalmente naturais e permitam a drenagem da água, evitando a impermeabilização dos solos; • Em todos os edifícios haverá painéis solares térmicos de modo a garantir o aquecimento das águas sanitárias; • Os espaços abertos e os edifícios iluminam-se com lâmpadas de baixo consumo. • As janelas são de vidro duplo. • As torneiras são temporizadas, as águas dos manhos são reaproveitadas nos autoclismos, que têm descarga dupla, de forma a fazer-se uma boa gestão da água; • A água da chuva é recolhida por caleiras próprias que a encaminham para cisternas, com vista à sua utilização na rega dos espaços comuns, diminuindo assim o recurso à água de potável; • Sensores de movimento distribuídos pelos espaços comuns gerem o consumo de energia e acionam a iluminação apenas quando é necessária;

34

Ecologia

Cerveira Park

A construção do aldeamento turístico tem como base a ecologia e a sustentabilidade:


• Os edifícios estão dotados de espaçosas janelas e claraboias para que haja melhor iluminação natural, atuando assim como elementos geradores de poupança de energia; • Os pontos de iluminação pública alimentam-se através de painéis solares fotovoltaicos, fundamentais para a poupança de emissão de CO2; • O mobiliário de interior é de madeira proveniente das florestas locais e o exterior, incluindo os suportes e a sinalética são construídos em materiais recicláveis, obtidas a partir dos diversos ecopontos nacionais e/ou estrangeiros, atuando assim com respeito para com a natureza, refletindo-se positivamente no ambiente • Placas tácteis irão conter informações em Braille para orientação dos turistas com visão reduzida ou invisuais, combinando Braille em alto-relevo com trilhos tácteis, em espaços mapeados com a ajuda de suportes de informação apropriada para esta população. • O estacionamento de viaturas e a sua circulação no interior é condicionada, optando-se por apoiar o transporte dos turistas com veículos elétricos que utilizam baterias carregadas por painéis solares, neles incorporados, a fim de se reduzirem as emissões de CO2; • Com a ajuda das tecnologias, o uso do papel é reduzido ao mínimo possível e o de uso indispensável, é reciclado e usado nos dois lados da folha.

35


Cerveira Park

• Os equipamentos elétricos de apoio serão apenas os de eficiência energética designada de “Classe A”, nomeadamente as máquinas de lavar e de secar roupa, automáticas, com programação económica; • Os produtos utilizados no “Cerveira Park” serão, sempre que possível, adquiridos no nosso País e, sempre que possível, através de fornecedores locais, forma encontrada para ajudar e colaborar na dinamização da economia local e também de cooperar na redução das emissões de CO2, procurando-se reduzir ao máximo o uso do transporte rodoviário de mercadorias. • Também os produtos de limpeza utilizados serão naturais, certificados, biodegradáveis e detentores do mínimo de componentes químicos possíveis, formulados para limitar os riscos de impacto para com o meio ambiente, conjugando eficácia e segurança, já que respeitarão o utilizador e o ambiente; • No exercício da cidadania ativa, dá-se cumprimento aos mais exigentes requisitos para com a separação ativa e seletiva dos resíduos gerados. Para dotar o processo de eficiência, haverá lugar ao estabelecimento de protocolos que conduzam à prática controlada da recolha e reciclagem dos resíduos, nomeadamente de rolhas de cortiça, plásticos, consumíveis informáticos (protocolo a estabelecer com a AMI), material eletrónico (protocolo a estabelecer com a ERP - European Recycling Platform), pilhas, outros resíduos (papel, cartão, vidro, plástico e metal - protocolo a estabelecer com a Valorminho). • O pessoal ao serviço, dará o exemplo, através de atitudes corretas e de elevados padrões de urbanidade,

36


29 37


38

Cerveira Park


Atividades

Um vasto programa de atividades nos espaços interiores e exteriores ficam à espera dos turistas. Vão desde as caminhadas, até às modalidades de “BTT”, “TT 4X4”, Caça, Pesca, Náutica, Modelismo, Escola de Golf, Ténis, Paddle, Rafting, Paintball, Canoagem e atividades com Raides Ultraleves uma vez que apenas a 1,2 kilómetros, dista o Aérodromo de Cerval.

39


Cerveira Park

Se hรก magia neste planeta, estรก contida na รกgua (Loran Fisely)

40


Diferenciação Por se tratar de uma estrutura turística de utilização permanente, o Cerveira Park Glamour Nature Village afirma-se como um polo de descanso e de diversão. Diferencia-se da restante oferta hoteleira porquanto se insere num local ecológico classificado, (Natura 2000) sem poluição, tranquilo e aprazível, onde confluem a riqueza natural e a facilidade de acesso aos múltiplos polos culturais e urbanos, capazes de proporcionar programas muito variados no que diz respeito às atividades lúdicas disponíveis; sociais, culturais, patrimoniais, tradicionais, desportivas ou religiosas. As pessoas com diferenças etárias e/ou com deficiências motoras, invisuais, surdas-mudas ou outras são sempre tidas em linha de conta, face ao tipo de expectativas individuais, propondo-lhes bens e serviços diferenciados, assim como aconselhamento de roteiros adequados, desde saúde e bem-estar, a gastronomia e vinhos, eventos culturais, roteiros religiosos o outros.

41


42

Cerveira Park


Ofertas Conjugadas Elevado nível de conforto conjugado com invulgar beleza natural; • Conjunto de serviços de valor acrescentado; • Colocação dos turistas em contacto com a natureza sem que estes tenham que abdicar de um elevado nível de conforto e de privacidade; • Baixa densidade ocupacional; • Turismo inclusivo - serviços e equipamentos pensados para turistas com mobilidade reduzida, invisuais ou deficiência auditiva. • Convivência com arranjos exteriores para todos, de elevado nível de cuidado e de grande aprazibilidade; • Elevados níveis de Organização, de Limpeza e de Segurança; • Disponibilização de instalações médicas e serviços médicos, seja para efeitos de 1ºs socorros, seja para consultas médicas; • Implantado numa área ecológica protegida (Rede Natura 2000);

43


44

Cerveira Park


A quem se dirige O Empreendimento pretende atrair fluxos que seja constituído por pessoas que:

• Pretendem uma boa oferta cultural e lúdica a par da boa gastronomia;

• Viajam por motivos turísticos variados: lazer, naturais, religiosos, peregrinações;

• Optam pela prática de desportos e atividades “à medida”, com ampla variedade de opções e possibilidade de escolha;

• Preferem estar em família e que se preocupam com o seu bem-estar; • Gostam de se associar o “turismo do conhecimento“ à natureza e à saúde / físico; • Possuem elevado poder de compra; • Gostam de estar em boa forma física e mental e têm apetência para a prática de atividades ao ar livre e em contacto com a natureza; • Gostam de animação, de contrariar e combater as atividades rotineiras.

• Às empresas ou instituições que se dedicam à organização de ações de “formação todo-o-terreno”, (outdoor) na medida em que encontram aqui reunidas todos os suportes às ações de formação e/ou aprendizagem pela via da experiência; • Às Crianças e aos Jovens de forma a satisfazerem a sua sede de aventura, com inspiração na fauna, na flora e património local, de forma a estimularem os sentidos e o seu gosto pela descoberta. • Aos que buscam a obtenção de saúde e bem-estar

• Apreciam a prática de desportos radicais;

45


46

Cerveira Park


Neste espaço, um conjunto de aquários está ordenado de forma a permitir uma viagem ao longo de todo o rio, que se inicia em Lugo (Espanha) e termina na foz, em Caminha. Ao longo do trajeto, o visitante fica a conhecer as espécies piscícolas mais representativas do rio, como a truta, a tainha ou a lampreia.

Missão - Educares

Através do protocolo a estabelecer com o Aquamuseu do Rio Minho disponibiliza-se um Centro de Interpretação Ambiental, no qual se mostra e explica a flora, a fauna, o clima e os principais vestígios ancestrais da região.

No Aquamuseu também se pode ficar a conhecer as artes da pesca que atravessaram gerações de homens ligados ao rio, além de equipamentos, materiais, utensílios e roupas utilizados pelos pescadores. Espaços destinados ao Turismo do Conhecimento são convertíveis em auditório, para além de uma biblioteca/cafetaria e das esplanadas, completam as infraestruturas de apoio ao espaço; Uma televisão corporativa distribuída pelos diversos espaços interiores e exteriores do Cerveira Park, para além de distribuir informação sobre a cultura das gentes do Alto Minho, fazem-se passar mensagens e factos ambientais com alerta para a cidadania ativa e adoção de boas práticas ambientais. Confortáveis auditórios e outros meios, constituem atratividade para quem está ligado ao Turismo do Conhecimento e pretende criar e organizar Workshops relacionados com os valores culturais do Minho e do Meio Ambiente.

47


Cerveira Park

"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam. (Auguste Rodin)

48


Bienal de Cerveira

Apostando na arte, cultura e criatividade enquanto elementos distintivos, Vila Nova de Cerveira tem mantido, ao longo dos anos, uma relação saudável e equilibrada entre a tradição cultural e a criação contemporânea. Este capital simbólico propiciou o desenvolvimento de uma assinatura diferenciadora - a Vila das Artes, que deve a sua origem ao acolhimento da mais antiga Bienal de Arte do país, a Bienal de Cerveira. Ao longo das últimas três décadas esta vila do Alto Minho tem sido um ponto de encontro de artistas portugueses e estrangeiros, oferecendo espaço e condições excecionais para o evento. Esta Bienal de arte, que difunde o nome de Vila Nova de Cerveira internacionalmente, atrai milhares de turistas que serão muito bem recebidos no Cerveira Park.

49


50

Cerveira Park


Conclusões Cerveira Park - Glamour Nature Village & SA, é um Hotel sob a forma de aldeamento turístico de 4 estrelas que possui uma localização privilegiada numa região onde a procura turística é crescente. É uma unidade de turismo integrado, com grande centralidade e vasta oferta de facilidades e serviços dirigida um vasto mercado emissor, de turistas amantes da natureza e da boa vida, onde se incluem as pessoas com deficiência motora, visual ou auditiva, conferindo-lhe o estatuto de espaço diferenciador e único. A oferta turística da saúde e bem-estar conta com o que de mais moderno existe neste segmento e o fato de proporcionar práticas em espaço fechado e/ou aberto, confere-lhe distinção. O Empreendimento apresenta-se com grande sustentabilidade transversal (edificandi, ambiental e ecológica, social, financeira, baixa sazonalidade); elevado perfil inovador/diferenciador face à oferta turística existente no território que se afigura de grande relevância para o posicionamento competitivo do destino; Consubstanciam-se propostas de múltiplos serviços e atividades, muito forte na componente da saúde e bem-estar e na de Animação Turística, que se alinham como “atividades âncora” para a dinamização da procura que se traduz (mas não se limita) em equipamentos de lazer, de negócios e de divulgação do património cultural ou natural e ambiental, desportiva e cultural, divulgação do património natural e cultural, de lazer e negócios, Produtos Turísticos Estratégicos compaginados com o PENT.

51


Cerveira Park


Indice

1

O Logo

3

Introdução

5

O Espaço

6

Oferta diferenciadora

13

Terra e Água

15

Flora

19

Fauna

23

O Projeto

27

Conceito

27

Turismo Inclusivo

28

Construção amiga da natureza

29

Diferenciação

39

Atividades

41

Diferenciação

43

Ofertas Conjugadas

45

A quem se dirige

47

Missão - Educares

49

Bienal de Cerveira

51

Conclusões


Cerveira Park


Ficha Técnica

Cerveira Park

Glamour Nature Village & Spa Projecto: Design Gráfico: Construtora: Contactos:

Arquiteto Hugo Igrejas (www.3harquitectos.com) Arlindo Costa (www.t8ch.com) António Alves Ribeiro & Filhos, Lda. +351 935 973 761 info@cerveirapark.com www.cerveirapark.com


Cerveira Park - Glamour Nature Vilage & Spa

Cerveira Park - Glamour Nature Village (v2)  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you