III Prêmio Chopin Tavares de Lima - Novas Práticas Municipais

Page 122

Novas Práticas Municipais

Ainda por estar localizada às margens do Rio Tietê, Santana de Parnaíba faz parte do caminho dos Bandeirantes, que exploravam o interior do Estado de São Paulo e do Brasil buscando riquezas minerais. Como reconhecimento dessa importância histórica, existem vários bens tombados na cidade. Foi pensando em dar apoio à população mais carente da cidade que a prefeitura estruturou uma área de esportes que oferece gratuitamente diversas modalidades para qualquer munícipe. Segundo o Plano Diretor da Cidade, para manter a área de lazer, recreação e esportes, a Secretaria Municipal de Esportes da cidade foi criada em 1999 e em 2004 foi renomeada como Secretaria Municipal da Atividade Física, Esporte e Lazer (Smafel), pela Lei 2.523 115.

HISTÓRIA E IMPLANTAÇÃO Até 1997, o esporte, na cidade, era somente parte do currículo escolar e os munícipes participavam de poucas competições fora do município. O professor de educação física de uma das escolas, o atual secretário de Esportes, Darlan Chiló Bastianon, era quem levava os alunos às competições. Em 1997, iniciou-se a oferta gratuita de natação, para a população em geral, dentre outras modalidades. 122

No município, dois dos seus colégios, o Girassol e o Bem-te-Vi, atendem somente o público com deficiência. No ano de 2005, o primeiro deles interessou-se por oferecer a prática de atividades aquáticas para seus estudantes. Foi então que surgiu a primeira parceria entre a Secretaria de Educação e a Smafel. Esta última disponibilizou horário na piscina da Unidade Centro para uso do professor de Educação Física do Colégio Girassol e estudantes. Com o passar do tempo, a responsabilidade das aulas foi transferida para os professores ligados à Smafel. A partir dessa vivência, criou-se o projeto Viver Valores, cujo objetivo era oferecer a oportunidade da prática de atividade física, esporte e lazer às pessoas com deficiência, proporcionando-lhes perspectiva de vida ativa e saudável. O projeto foi lançado no Primeiro Encontro em Homenagem ao Portador de Deficiência, ocorrido na cidade, em dezembro de 2005. A iniciativa colocava à disposição da população-alvo aulas de ginástica de solo, natação adaptada e estimulação aquática. No início, foi parceira no projeto a organização não governamental Comunidade de Amor Rainha da Paz, financiada pela Igreja Católica local, por empresários e pela prefeitura. A ONG atende também crianças e adolescentes com deficiência (principalmente com paralisia cerebral). Na época da ação, as crianças das escolas da prefeitura e da ONG eram atendidas na Unidade Centro, na 120) e na própria sede da Rainha da Paz, que também possui piscina. 115

PREFEITURA DE SANTANA DE PARNAÍBA. Plano Diretor: lazer/recreação/esportes. Disponível em: <http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/secretarias/plano_diretor/2.Anexos%20revisado/Anexo%2011%20-%20LazerRecrea%E7%E3oEsportes%20-%20Dados%20e%20Indicadores/AN-11-texto-Vers%E3oFinal%20 R1.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.