Programação CEP 2018

Page 105

Documentários: Inventores da Psicanálise | 2o semestre

KARL ABRAHAM

MICHAEL BALINT

Karl Abraham foi um psicanalista alemão e um dos primeiros discípulos de Sigmund Freud, com quem manteve correspondência. Em uma ocasião, Freud se referiu a ele como “meu melhor aluno”. Abraham, nascido em uma família judia próspera de Bremen, Alemanha, acabou seus estudos de Medicina em 1901 e entrou em contato com a Psicanálise em Zurique, através de Carl Gustav Jung. Em 1906, casou-se com Hedwig Bürgner, com quem teve um filho e uma filha. A filha do casal também foi psicanalista e escreveu a biografia do pai, intitulada “Karl Abraham, Biografia Inacabada”.

Michael Balint psicanalista e bioquímico húngaro, formou-se em medicina em 1918, com uma brilhante carreira, qualificando-se em neuropsiquiatria, filosofia, química, física e biologia. Analisou-se com Hanns Sachs. Insatisfeito com essa análise, Balint vai terminá-la com Sándor Ferenczi e torna-se seu aluno, amigo e sucessor. Lança as bases teóricas do que mais tarde irá se constituir no terceiro grupo ou Grupo Independente (os outros dois são os freudianos e os kleinianos). Foi presidente da Sociedade Psicanalítica Britânica.

sábado | 9h às 12h | dia 28/07

Em 1907, instalou-se em Berlim e conheceu Freud, que o incorporou ao grupo de seus colaboradores mais próximos, os que formavam o chamado Comitê dos Sete Anéis (chamado assim porque cada um dos membros recebeu um anel de Freud como símbolo de sua confiança). Em 1908, fundou a Sociedade Psicanalítica de Berlim, que presidiu até sua morte. Sua iniciativa transformou-o no primeiro psicanalista alemão a ter um consultório psicanalítico particular. No Congresso de Munique da Associação Internacional Psicanalítica de 1913, Abraham coordenou a oposição contra Jung, substituindo-o provisoriamente após sua renúncia ao cargo de presidente da Associação. A partir do nono congresso presidiu a instituição durante quinze anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, criou uma unidade psiquiátrica na frente oriental e esteve quatro anos a cargo da mesma. Foi analista de Melanie Klein entre 1924 e 1925, e preparou também outros psicanalistas ingleses. Na Alemanha, atuou como mentor de um influente grupo de analistas, como Karen Horney, Helene Deutsch e Franz Alexander. Morreu em 25 de dezembro de 1925, aos 48 anos, vítima de uma doença de pulmão. Nascimento: 03 de maio de 1877, Bremen, Alemanha Falecimento: 25 de dezembro de 1925, Berlin, Alemanha

comentários Claudia Vigna

graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é psicanalista com consultório particular e ex-colaboradora na Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP. Ex-membro da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia.

sábado | 9h às 12h | dia 27/10

Torna-se consultor psiquiatra da Tavistock Clinic, de Londres (1950-1961), trabalhando na supervisão de grupos clínicos e desenvolve uma prática médica de treinamento conhecida como Grupo Balint. Neste, as experiências de todos eram discutidas, com ênfase na relação médico-paciente. Os doutores eram estimulados a examinar suas próprias emoções, desde o diagnóstico até a terapêutica e o prognóstico, pois Balint entendia que todos os momentos dos atos médicos estão impregnados de sentimentos, tanto úteis quanto prejudiciais ao doente. Nascimento: 03 de dezembro de 1896, Budapeste, Hungria Falecimento: 31 de dezembro de 1970, Londres, Reino Unido

comentários Alexandre Holtmann Pastore

graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, é praticante da Psicanálise, fez Formação em Psicanálise no CEP e trabalha na clínica de adolescentes e adultos.

Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral. Informações e inscrições* 11 3864 2330 | 11 3865 0017 *inscrições antecipadas

103


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.