Page 1

Jornal Qualifica (-te) Publicação Bimestral Escola Profissional e Tecnológica Profensino www.eptprofensino.pt

II Edição– julho / agosto 2018 E D I Ç Ã O

B I M E S T R A L ,

N R I

2 0

A B R I L

2 0 1 8

Siga-nos no Facebook:

Para Refletir... “Para vencer - material ou imaterialmente - três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte.” Fernando Pessoa, in Teoria e Prática do Comércio.

NESTA EDIÇÃO: Fernando Pessoa

1

Palavras Cruzadas

2

Testemunhos RVCC - CQ

3

2ª e 3ª (De) Mostra Competências

45

I Caminhada Solidária

6

Reunião de trabalho Centros Qualifica do Concelho de Penafiel

7

Júris de Certificação

89

Fernando Pessoa nasceu a 13 de Junho de 1888, no Largo de São Carlos, em Lisboa.

melhor. Os seus temas e até o seu modo ‘fragmentário’ de se exprimir são altamente atuais.

Começou a escrever em criança e fê-lo sobretudo em português, mas também em inglês e francês. Viveu 47 anos e passou grande parte deste tempo a escrever. Considerava que ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.

Fernando Pessoa é considerado um dos grandes génios da Língua Portuguesa e a sua morte prematura deixou-nos a todos um pouco mais pobres. Fernando Pessoa era um homem invulgar e isso pode ser comprovado na sua escrita.

Morreu a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa, cidade referida em muitos dos seus poemas e cenário do famoso Livro do Desassossego.

A qualidade dos seus poemas é amplamente reconhecida, seja em Portugal ou no estrangeiro, sejam os poemas escritos em nome próprio ou aqueles que foram escritos sob pseudónimo. Mas, Fernando Pessoa não era apenas um escritor. Esotérico e excêntrico, este poeta português foi um homem muito à frente do seu tempo.

Pessoa estava adiantado no seu tempo. Não foi de todo incompreendido na sua época, mas falou uma linguagem que hoje podemos apreciar

RVCC A tarefa de vencer o atraso histórico de Portugal em matéria de qualificações colocou a educação vocacional e a educação de adultos no centro das prioridades da política educativa portuguesa.

(Fonte: https://casafernandopessoa.pt)

A mudança provém da ação e, como tal, devemos ser agentes ativos da mudança que desejamos operar em nossas vidas, fazendo-a refletir as nas nossas atitudes e os nossos comportamentos.

Não se limite a conjugar o verbo vencer, aproveite a oportunidade de melhorar as suas qualificações, de investir em si mesmo!


PÁGINA

2

Para Descontrair P A L A V R A S C R U Z A D A S 1. Pior que o soneto. 2.À noite são todos pardos. 3. Águas passadas não os movem. 4. É melhor do que mal acompanhado. 5. Quem bebe e canta o seu espanta. 6. Está guardado para quem o há de comer. 7. A cavalo dado não se olha a ele. 8. Quem semeia ventos, colhe-as. 9. Não há fome que não dê nela. 10. Quem os tem de vidro não deve atirar pedras aos do vizinho. 11. Para bom entendedor, meia basta. 12. O gato tem sete. 13. A mostarda chegou ao dele. 14. Tarde ou nunca se endireita quem assim nasce. 15. A vindima é até ao lavar deles. JORNAL

QUALIFICA

(-TE)

16. Não é com ele que se apanham moscas. 17. Faz a tua a tua seara onde ela canta. 18. Por morrer uma não acaba a Primavera. 19. Pô-lo à frente dos bois. 20. Eles são-no para as ocasiões. 21. Confirma a regra. 22. Vozes de burro não chegam aí. 23. Grão a grão enche a galinha. 24. Em terra de cegos, quem o tem é rei. 25. As do mundo eram sete. 26. É fogo que arde sem se ver. 27. Quem brinca com ele, queima-se. 28. Quem o não quer ser, não lhe veste a pele. 29. É assim o dia na loja quando o patrão está fora. 30. Por ela morre o peixe.


EDIÇÃO

BIMESTRAL,

PÁGINA

3

RVCC - Relato de Candidatos/as Aceitei de bom grado, o desafio lançado pelo Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica Profensino. Um desafio à minha capacidade de reflexão sobre a significância do processo de RVCC, através do qual obtive certificação com a equivalência ao 9º ano de escolaridade. Tudo começou em determinado dia do mês de maio de 2017, quando tomava café no Ramirinho 2, onde me deparei com um panfleto, no qual constavam vários cursos de formação para adultos e também mencionava a possibilidade de aumentar a escolaridade dos adultos. Senti um impulso imediato de querer contactar a escola, cujo contacto e endereço constava nesse panfleto, Avinhó, freguesia de Irivo, concelho de Penafiel, que por curiosidade, fica muito perto de St. André de Marecos, freguesia na qual resido. Então, ganhei coragem e através do telemóvel obtive os primeiros esclarecimentos e, de seguida, desloquei-me à referida escola, onde fui bem recebida, e fiz a minha inscrição, no referido centro. Mais tarde, fui contactada para comparecer no centro. Nesse momento, fui recebida e, diga-se de passagem, muito bem recebida, pela Dra. Marlene, que esclareceu todas as minhas dúvidas e aconselhou-me a fazer o processo de RVCC. Foi a partir desta acertada decisão que procurei cumprir escrupulosamente e na íntegra o que me era solicitado. Os primeiros dias foram mais difíceis, sendo uma pessoa reservada, senti uma certa timidez inicialmente, pois estava num novo ambiente, rodeada de pessoas novas, mas rapidamente tudo normalizou, face à simpatia que me era transmitida pelas formadoras e técnica, pelo ânimo que me transmitiam e pela força que me davam para continuar. O meu grande dia foi no dia 14 de junho de 2018, estava muito nervosa, era o dia da sessão de júri, dia em que tive a oportunidade de demonstrar e refletir sobre as minhas competências, já evidenciadas no meu portefólio. Embora tensa, os elementos do júri deixaram-me à vontade e com a confiança e motivação transmitida pela Dra. Marlene, consegui exprimir-me com clareza. Chegada a hora do veredito final, a ansiedade estava espelhada no nosso rosto. Depois de ouvir, atentamente, as palavras do júri fiquei muito emocionada (com lágrimas à mistura) e feliz! Resta-me manifestar um grande louvor à chefia do Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, pela escolha de tão maravilhosas formadoras, por nos ter proporcionado boas condições a nível de instalações e por ter promovido sessões abertas à comunidade. Por aqui me quedo, com um profundo agradecimento a todos que me ajudaram a dar mais um passo em frente na minha peregrinação, neste maravilhoso planeta que Deus nos deu para habitar e fazer um esforço no sentido de obter a melhor felicidade durante esta etapa que nos concedeu, sem pedir nada em troca. Cristina Maria Leão Martins, NB2

Concluir o 12º ano foi uma experiência diferente, muito gratificante, marcada por diversas aprendizagens que contribuíram em muito para o meu enriquecimento pessoal. Em relação aos temas abordados e as diversas áreas a serem desenvolvidas, exigem uma grande reflexão e pesquisa da nossa parte, gostei dos temas de controvérsia abordados, temas esses que me fizeram aprender, pesquisar, adquirir novos conhecimentos e aprofundando alguns já adquiridos. Conhecimentos muito para além dos que se têm e utilizam no dia-a-dia. Deu-me a possibilidade de escrever detalhadamente as diversas etapas da minha história de vida, de coisas boas que deixam saudades e algumas más. Encontrei neste caminho “esqueletos no armário” esquecidos, mas que ao escrever sobre eles dei conta do meu crescimento. Esses momentos de reflexão levaram-me a concluir que o meu percurso de vida, foi até agora rico em vivências e experiências, que a minha “bagageira” está cheia de histórias e aprendizagens. Não podia deixar uma palavra de agradecimento muito especial às excelentes profissionais que me acompanharam neste processo, a Dra. Mónica Santos que demonstrou um profissionalismo e um apoio tremendo, a Dra. Bárbara Aibéo com o seu empenho extraordinário, estando sempre disponível para me conduzir da melhor forma neste processo de RVCC e dando-me sempre a força necessária para nunca desistir. O Centro Qualifica da Profensino está de parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver e por me ter dado a oportunidade de alcançar novas metas a nível profissional. Lucília Cardoso, NS2


PÁGINA

4

2ª Edição (De) Mostra Competências O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 30 de maio, pelas 20h00, no polivalente da escola a 2ª Edição do (De) Mostra Competências, que consistiu numa palestra sobre” Saúde e Nutrição seguida de um “Show Cooking”. Esta atividade foi dinamizada pela nutricionista, Dr.ª Virgínia Marques, e a adulta Fátima Silva, atualmente a frequentar o processo de RVCC de nível secundário, sendo também responsável pela cantina da EPT Profensino. A sessão iniciou com uma palestra sobre saúde e nutrição seguindo-se de um Show Cooking. A candidata Fátima Silva, explicou e confecionou três sobremesas saudáveis. No final da sessão, a Diretora Geral da Escola EPT Profensino Dr.ª Adelaide Teixeira, e o coordenador do Centro Qualifica, Dr.º Celso Brum, tomaram a palavra para agradecer a presença de todos/as, elogiar os/as intervenientes e a sua magnífica apresentação. Foi ainda realçada a importância destas atividades promovidas e dinamizadas por adultos/as que frequentam o Centro Qualifica e centradas nas suas experiências, numa perspetiva de Aprendizagem ao Longo da Vida. O coordenador aproveitou ainda para referir que irão iniciar várias ações de formação, durante o dia e à noite, bem como oferta educativa da escola para o próximo ano letivo 2018/2019, pelo que sugeriu que os/as interessados/as efetuassem a sua inscrição no Centro Qualifica e na EPT Profensino.

JORNAL

QUALIFICA

(-TE)


EDIÇÃO

BIMESTRAL,

PÁGINA

3ª Edição (De) Mostra Competências O Centro Qualifica da EPT PROFENSINo realizou no dia 5 de julho, pelas 20h00, no polivalente da escola, a 3ª Edição do (De) mostra

Competências,

que

consistiu

num

workshop sobre “Técnicas de Defesa Pessoal”. Esta atividade foi dinamizada pelo adulto, Gonçalo Carreto, atualmente a frequentar o processo de RVCC de nível secundário, profissionalmente inserido no GIOP, uma subunidade pertencente à UI da GNR, desde 2003. A sessão iniciou com algumas considerações básicas sobre o enquadramento da atividade, tendo o adulto frisado que as técnicas demonstradas tinham como intuito principal a defesa pessoal. O adulto, Gonçalo Carreto, destacou, na sua demonstração, cinco situações concretas, tais como: estrangulamento, agarre por trás; agarre pela frente, agarre ou estrangulamento lateral e projeção. Para o efeito, o adulto convidou alguns dos/as presentes a experimentar as práticas por ele exemplificadas. No final da sessão, o coordenador do CQ, Dr. Celso Brum, tomou a palavra para agradecer a presença de todos/as, elogiar o interveniente e a sua magnífica apresentação. Foi ainda realçada a importância destas atividades promovidas e dinamizadas por adultos/as que frequentam o Centro Qualifica e centradas nas suas experiências, numa perspetiva de Aprendizagem ao Longo da Vida. O coordenador aproveitou ainda para referir que irão iniciar várias ações de formação, durante o dia e à noite, bem como oferta educativa da escola para o próximo ano letivo 2018/2019, pelo que sugeriu que os/as interessados/as efetuassem a sua inscrição no Centro Qualifica e na EPT Profensino.

5


PÁGINA

6

1ª Caminhada Solidária - Centro Qualifica da EPT Profensino O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO dinamizou a I Caminhada Solidária Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica Profensino que se realizou no dia 15 de julho, domingo, pelas 9h30, na freguesia de Irivo, em Penafiel. Esta iniciativa de caráter solidário, cuja verba angariada reverteu a favor da Associação Humanitária

dos

Bombeiros

Voluntários de Paço de Sousa, contou com cerca de uma centena de participantes. Antes de dar início à caminhada, o Dr. Celso Brum, coordenador do Centro Qualifica, tomou a palavra agradecendo a presença de todos/as os/as participantes, em particular do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, Felismino Moreira, e teceu algumas considerações sobre a significativa importância e o caráter valorativo dos Bombeiros Voluntários. Face a estas palavras, o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, congratulou todos/as os/as presentes pela adesão à atividade e louvou o altruísmo e a generosidade dos/as dinamizadores da atividade, a Escola EPT Profensino. Posteriormente, os participantes fizeram um breve aquecimento em grupo, e, de seguida, iniciaram o percurso da caminhada, devidamente orientados/as pelos/ as responsáveis da organização do evento. O percurso de 5km decorreu na normalidade, sendo de realçar a animação e o entusiasmo dos/as participantes. Por fim, à chegada, os/as participantes descansaram um pouco e foi servido porco no espeto. Um convívio em que participaram adultos/as de todas as idades e algumas crianças, que protagonizaram alguns momentos de brincadeira, convívio e animação.


PÁGINA

Reunião de trabalho Centros Qualifica do concelho de Penafiel Decorreu no dia 20 de julho de 2018, nas Instalações do Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, uma reunião de trabalho com os Centros Qualifica do concelho de Penafiel, onde também estiveram presentes a Dra. Maria João Alves, Dra. Regina Almeida e a Dra. Teresa Oliveira da ANQEP. A reunião foi formada por um focus group, onde os/as participantes foram distribuídos/as por três salas: Coordenadores/as; TORVC e Formadores/as. Nestas salas foi possível debater as dificuldades, constrangimentos, partilhar boas práticas, contando também com o esclarecimento de dúvidas, por parte da Dr.ª Maria João Alves. No final apresentaram, ao grande grupo, as principais conclusões, tendo a sessão de trabalho sido concluída pela Dra. Maria João Alves, a qual enalteceu a iniciativa e participação dos Centros Qualifica e respetivas equipas.

7


PÁGINA

8

Júri de Certificação Tendo em vista a certificação das competências reconhecidas e validadas pela equipa do Centro Qualifica da EPT PROFENSINO, no âmbito da etapa de certificação de competências, foram presentes a júri de certificação. A etapa de certificação de competências decorreu nos dias 24 de maio, 14 e 28 de junho, 19, 25 e 26 de julho. O júri de certificação tomou a sua decisão com base no desempenho dos/as candidatos/as numa prova de certificação, a qual consiste na apresentação, perante o júri, de uma exposição e reflexão subordinada a uma temática integradora (Sessão de Júri de Certificação), bem como na análise do Portefólio elaborado durante a etapa de reconhecimento e validação de competências. As exposições dos/as candidatos/as foram diversificadas, assumindo um formato de apresentação oral, com recurso a um programa de apresentação de informação (em alguns casos), de demonstração prática das competências em avaliação ou uma conjugação destas metodologias. No dia 24 de maio, nas instalações da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, foram certificados/as com a equivalência ao 9º ano de escolaridade, (nível B3), os/as 5 candidatos/as:  Carlos Alberto Ribeiro Almeida  Júlia Manuela Silva Sousa  Mavilde Lisboa Teixeira  Glória Paula Moreira Reis  Isaura Salomé Moreira Melo No dia 14 de junho, nas instalações da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, foram certificados/ as com a equivalência ao 9º ano de escolaridade, (nível B3), os/as 12 candidatos/as:  Sérgio Paulo da Mota Evangelista  Carla Madalena Almeida Cunha  Cristina Maria Leão Martins  Edite Marina Antunes Martinho  Eugénio Paulo Ferreira de Brito  José Joaquim Rodrigues Moreira da Costa  José Manuel Vieira Ferreira  Maria da Conceição Cardoso de Almeida  Maria Teresa de Almeida Coelho  Mário Rodrigo Ferreira Pinto da Costa  Rosa Marisa Ribeiro Torres  Alcina Manuela da Silva e Sousa No dia 28 de junho, nas instalações da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, foram certificados/ as com a equivalência ao 9º ano de escolaridade (nível B3), os/as 5 candidatos/as:  Fernanda Maria Moreira Ramos  Laurinda do Carmo Lourenço  Maria José Rodrigues da Silva  Maria Teresa Ferreira da Silva  Luís Jorge da Rocha


PÁGINA

9

No dia 28 de junho, nas instalações da Entidade Parceira, em Freamunde, foram certificados/as com a equivalência ao 9º ano de escolaridade (nível B3), os/as 4 candidatos/as:  Gilberto Filipe Meireles dos Santos  Gilberto Leal da Silva Rodrigues  João Paulo Queirós Moreira Pinto  Patrícia Manuela Andrade da Costa Brandão No dia 19 de julho, nas instalações da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, foram certificados/as 3 candidatos/as com a equivalência ao 9º ano de escolaridade (nível B3), 1 candidata com a equivalência ao 4º ano de escolaridade (nível B1) e 2 candidatas com a equivalência ao 12º ano de escolaridade (nível secundário):  Olívia Natália da Silva Ferreira (B1)  Anabela Sousa Pereira (B3)  Donzília Carmo Ribeiro Teixeira (B3)  Rui Manuel Pinto Moreira (B3) No dia 25 de julho, nas instalações da Entidade Parceira, em Freamunde, foram certificados/as com a equivalência ao 12º ano de escolaridade (nível Secundário), os/as 4 candidatos/as:  Ângela Gabriela da Costa Gomes  Hélder Daniel Alves Ferreira  José Carlos Ferreira Ribeiro  Pedro Daniel Ribeiro da Silva No dia 26 de julho, nas instalações da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, foram certificados/as com a equivalência ao 9º ano de escolaridade (nível B3), os/as 4 candidatos/as: 

Ana Paula Pinheiro Rocha

Maria Benilde Vieira Baltazar Correia

Pedro Miguel Ferraz Pereira

Nelson André da Cunha Ribeiro

E, também, no mesmo dia, foram certificados/as com a equivalência ao 12º ano de escolaridade (nível Secundário), os/as 4 candidatos/as: 

António Augusto Coelho Pinto

Maria de Fátima Moreira Mendes

Maria do Rosário Monteiro Pires

Maria João Garcês Moreira

A equipa do Centro Qualifica da EPT PROFENSINO felicita os/os candidatos/as por todo o empenho e dedicação e por valorizarem o seu percurso formativo, bem como os/as elementos do Júri pela sua disponibilidade e colaboração. Um bem haja!


Quer concluir o 6º, 9º ou 12º ano? INSCREVA-SE JÁ no Centro Qualifica da EPT PROFENSINO Agarre esta oportunidade e Qualifique-se! Mais Qualificação, Melhor Emprego. Centro Qualifica da EPT Profensino Tel: 255162054 Tel. Centro Qualifica: 912674445 Email: cq@eptprofensino.pt

Horário Atendimento Público: 2ª a 6ª Feira das 10:00H às 13:00H Das 14:00H às 22:00H

Agenda para setembro / outubro:

 Ciência Divertida - setembro  4ª Edição do (De) Mostra Competências - setembro

 Mostra de Competências “Eu sei fazer” - outubro

Atendimento e venda presencial | Processador de texto funcionalidades avançadas | Estética | Língua Inglesa | Língua Espanhola | Primeiros Socorros | Higiene e Segurança no Trabalho | Excel

 Cerimónia de Entrega de Diplomas Duração: 25 Horas - outubro

Data de Início: Iniciar brevemente Apoios | Regalias:

Ficha Técnica:

- Subsídio de alimentação 4,77€

Responsável: Celso Brum

- Certificado Qualificação

Colaboração: Equipa Pedagógica Centro Qualifica da EPT Profensino Edição: EPT Profensino Distribuição Gratuita Tiragem: 100 Exemplares

Destinatários/as: - Empregados/as: Escolaridade mínima 4º ano - Desempregados/as: Escolaridade mínima 12º ano

Centro Qualifica da EPT Profensino


Profile for centroqualificaeptprofensino

Jornal Qualifica (-te) EPT Profensino - 2ª edição  

Jornal Qualifica (-te) EPT Profensino - 2ª edição

Jornal Qualifica (-te) EPT Profensino - 2ª edição  

Jornal Qualifica (-te) EPT Profensino - 2ª edição

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded