Jornal Qualifica (-te) EPT Profensino - 2ª edição

Page 1

Jornal Qualifica (-te) Publicação Bimestral Escola Profissional e Tecnológica Profensino www.eptprofensino.pt

II Edição– julho / agosto 2018 E D I Ç Ã O

B I M E S T R A L ,

N R I

2 0

A B R I L

2 0 1 8

Siga-nos no Facebook:

Para Refletir... “Para vencer - material ou imaterialmente - três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte.” Fernando Pessoa, in Teoria e Prática do Comércio.

NESTA EDIÇÃO: Fernando Pessoa

1

Palavras Cruzadas

2

Testemunhos RVCC - CQ

3

2ª e 3ª (De) Mostra Competências

45

I Caminhada Solidária

6

Reunião de trabalho Centros Qualifica do Concelho de Penafiel

7

Júris de Certificação

89

Fernando Pessoa nasceu a 13 de Junho de 1888, no Largo de São Carlos, em Lisboa.

melhor. Os seus temas e até o seu modo ‘fragmentário’ de se exprimir são altamente atuais.

Começou a escrever em criança e fê-lo sobretudo em português, mas também em inglês e francês. Viveu 47 anos e passou grande parte deste tempo a escrever. Considerava que ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.

Fernando Pessoa é considerado um dos grandes génios da Língua Portuguesa e a sua morte prematura deixou-nos a todos um pouco mais pobres. Fernando Pessoa era um homem invulgar e isso pode ser comprovado na sua escrita.

Morreu a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa, cidade referida em muitos dos seus poemas e cenário do famoso Livro do Desassossego.

A qualidade dos seus poemas é amplamente reconhecida, seja em Portugal ou no estrangeiro, sejam os poemas escritos em nome próprio ou aqueles que foram escritos sob pseudónimo. Mas, Fernando Pessoa não era apenas um escritor. Esotérico e excêntrico, este poeta português foi um homem muito à frente do seu tempo.

Pessoa estava adiantado no seu tempo. Não foi de todo incompreendido na sua época, mas falou uma linguagem que hoje podemos apreciar

RVCC A tarefa de vencer o atraso histórico de Portugal em matéria de qualificações colocou a educação vocacional e a educação de adultos no centro das prioridades da política educativa portuguesa.

(Fonte: https://casafernandopessoa.pt)

A mudança provém da ação e, como tal, devemos ser agentes ativos da mudança que desejamos operar em nossas vidas, fazendo-a refletir as nas nossas atitudes e os nossos comportamentos.

Não se limite a conjugar o verbo vencer, aproveite a oportunidade de melhorar as suas qualificações, de investir em si mesmo!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.