Rede de relações sociais e arranjos institucionais da agricultura familiar na zona da Mata em Minas

Page 1

GIGAPP Estudios Working Papers ISSN 2174‐9515. Año (2017), Núm.74, págs. 379‐398

Rede de relações sociais e arranjos institucionais da agricultura familiar na zona da Mata em Minas Gerais, Brasil: Novas formas de governança nas políticas públicas? Campos, Ana Paula Teixeira de Universidade Federal de Viçosa aptcampos@gmail.com

Job Schmitt, Claudia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro claudia.js21@gmail.com

Documento recibido: Aprobado para publicación:

11 septiembre 2017 11 octubre 2017

Resumo

Este artigo busca apreender as interfaces estabelecidas entre organizações sociais e políticas públicas na implementação de programas e ações de desenvolvimento rural no Brasil. Dedica especial atenção aos arranjos institucionais e redes de relações construídas ao longo do tem‐ po em um contexto municipal, avaliando seus efeitos no que diz respeito à participação e à estruturação de novas formas de governança. O estudo foi realizado no município de Ara‐ ponga, no estado de Minas Gerais, através de uma pesquisa ancorada em métodos qualitati‐ vos e análise de redes sociais. Os resultados reforçam a importância das redes de relações e organizações locais no acesso às políticas públicas, apontando também para dificuldades en‐ frentadas pelas organizações de agricultores na articulação entre diferentes programas.

Palavras ‐ chave Redes, Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Arranjos Institucionais, Governança


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.