BOLETIM - BLOCOS E O PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Page 1

CARNAVAL 2017 | Planejamento operacional para o Carnaval de Rua A Prefeitura do Rio apresentou, na quinta-feira (26/01), o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2017, que este ano terá um plano específico para a Rua Primeiro de Março, no Centro, por conta da presença dos blocos maiores e de grande concentração de foliões. Para aquela região é esperado um público de 200 mil a um milhão de pessoas. Para garantir o conforto e a segurança de todos, serão instaladas torres de segurança em pontos estratégicos do bairro, bem como ampla sinalização de acesso e saída dos desfiles, e de localização de postos médicos e de segurança. Realizada no Centro de Operações Rio (COR), a coletiva de imprensa reuniu representantes dos órgãos públicos envolvidos na operação, como Guarda Municipal, Saúde, Comlurb, Metrô Rio, BRT e VLT. Este ano, 451 blocos farão 578 desfiles pelas ruas da cidade durante o período de folia. A expectativa da Riotur é que 1,1 milhão de turistas venham para a cidade no carnaval, injetando cerca de R$ 3 bilhões em sua economia. Para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a ocupação hoteleira na capital deverá chegar a 80%. No passado, este índice foi de 85%, mas a cidade contava com 18 mil quartos a menos do que dispõe atualmente.

CET-RIO No que diz respeito ao trânsito, a organização contará com 1.500 diárias de controladores de tráfego, 300 cones de 75 cm, 150 faixas de sinalização, 500 galhardetes de orientação de trânsito e oito painéis de LED para serem operados pela equipe da CET-RIO. A prefeitura fará o monitoramento de todos os eventos, com atenção especial para aqueles com maior concentração de público. Somente no dia 25/02, teremos mais de 50 blocos nas ruas, como o Cordão da Bola Preta. A orientação é que as pessoas deem preferência ao transporte público e se dirijam com antecedência para os locais de folia. A operação contará com 900 homens, entre controladores da CET-Rio e Guardas Municipais, com apoio de 60 viaturas e 50 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres. Além disso, 30 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

TRANSPORTES VLT O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai operar durante o Carnaval em horário normal, das 6h às 24h. De acordo com a programação de blocos e shows nas praças XV, Tiradentes e Mauá, para a segurança de pedestres, haverá controle no acesso às plataformas e paralisações momentâneas da operação caso haja invasão de pedestres aos trilhos. O trabalho de segurança na operação seguirá a mesma linha implantada durante os Jogos Olímpicos, com avaliação em tempo real das necessidades de ajustes no sistema e trajetos.

METRÔ RIO


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.