As representações do popular e o realismo no cinema brasileiro (as mediações no filme Os Inquilinos) ana daniela de souza gillone1
Resumen Este artigo propõe uma reflexão sobre a influência do popular na formação da política e das estéticas no cinema contemporâneo. Serão analisadas as noções políticas e sociais produzidas ou retomadas pelo cinema que constrói representações das classes populares para entendê–las enquanto retóricas que subsidiariam estéticas em curso atualmente. É o caso do realismo que pode ser visto como um universo ficcional capaz de explorar o popular de maneira que permita um engajamento no contexto político social. Considera–se, assim, que o retorno do realismo precisa ser discutido com suas características e elementos que são próprios das estéticas que estão sendo experimentadas, visto que cada vez mais o cinema brasileiro intercambia imagens e sons documentais em enquadramentos ficcionais. Tais agenciamentos estão presentes no filme Os inquilinos (2009, 103 min., digital, cor) de Sérgio Bianchi, incluso nesta análise que busca identificar os construtos que se desenvolvem entre o realismo e o popular. Palabras clave: Cinema brasileiro, realismo, representações do popular, imagens documentais, imagens e sons de arquivo, Sergio Bianchi, Os inquilinos.
1
Profesora e investigadora en cine. Posdoctoranda del Departamento de Comunicaciones y Artes de la Universidad de São Paulo, con apoyo de Fapesp. Miembro del grupo de estudios Cinema latino-americano e vanguardas artísticas: diálogos entre construção, expressão e espacialidade, vinculado a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) y al CNPq.
– 51 –