Modificação do comportamento: teoria e prática

Page 21

4   Modificação do comportamento: teoria e prática

chão, e sempre que isso acontece, a professora para o que está fazendo, pega Samantha e a tranquiliza. Ela diz a Samantha para se acalmar, assegura que está tudo bem, abraça Samantha e deixa que ela sente em seu colo.

?

Identifique cada uma das cinco características do comportamento de Samantha.

A atitude de Samantha em bater a cabeça é um comportamento. É uma ação que ela repete várias vezes por dia. A professora pode observar e registrar o número dessas ocorrências todos os dias. Esse comportamento produz um efeito no meio social: a professora dá atenção a ela cada vez que o comportamento ocorre. Por fim, o comportamento é legitimado; continua a ocorrer porque existe uma relação funcional entre o comportamento de bater a cabeça e o resultado de obter a atenção da professora.

Definição da modificação do comportamento A modificação do comportamento é uma ciência aplicada e uma prática profissional direcionada à análise e à modificação do comportamento humano.

Analisar significa identificar a relação funcional entre eventos ambientais e um comportamento particular a fim de entender as razões do comportamento ou determinar por que uma pessoa se comportou de determinada maneira. Modificar significa desenvolver e implementar procedimentos para ajudar as pessoas a mudar seu comportamento. Envolve alterar eventos ambientais de forma a influenciar o comportamento. Os procedimentos de modificação do comportamento são desenvolvidos por profissionais (por exemplo, por analistas de comportamento licenciados) e utilizados para modificar comportamentos socialmente significativos com o objetivo de melhorar algum aspecto da vida de uma pessoa. Seguem algumas características que definem a modificação do comportamento (Gambrill, 1977; Kazdin, 1994).

Características da modificação do comportamento Foco no comportamento. Os procedimentos de modificação do comportamento são projetados para modificar o comportamento propriamente dito, e não um traço ou uma característica pessoal. Desse modo, a modificação do comportamento elimina a ênfase da rotulação. Por exemplo, a modificação do comportamento não é utilizada para alterar o autismo (um rótulo); em vez disso, é empregada para modificar os problemas de comportamento exibidos por crianças com autismo. Excessos e déficits comportamentais são alvos a serem alterados com os procedimentos de modificação do comportamento, e o comportamento a ser modificado é chamado de comportamento-alvo. Excesso comportamental é um comportamento-alvo indesejável cuja frequência, duração ou intensidade uma pessoa quer diminuir. Fumar é exemplo de um excesso comportamental. Déficit comportamental é um comportamento-alvo desejável cuja frequência, duração ou intensidade uma pessoa quer aumentar. Fazer exercícios e estudar são possíveis exemplos de déficits comportamentais. Orientação pela teoria e filosofia do behaviorismo. A estrutura teórica de orientação decorrente da modificação do comportamento é o behaviorismo. Inicialmente desenvolvidos por B. F. Skinner (1953a, 1974), os princípios fundamentais do behaviorismo são que o comportamento é legitimado e controlado por eventos ambientais que ocorrem em relação temporal próxima ao comportamento (veja também Baum, 1994; Chiesa, 1994). Procedimentos baseados em princípios comportamentais. A modificação do comportamento é a aplicação de princípios básicos originalmente derivados de pesquisas experimentais com animais de laboratório (Skinner, 1938). O estudo científico do comportamento é chamado de análise experimental do comportamento, ou análise do comportamento (Skinner, 1953b, 1966). O estudo científico do comportamento humano para ajudar as pessoas a mudarem o comportamento de maneira significativa é chamado de análise do comportamento aplicada (Baer, Wolf e Risley, 1968, 1987). Os procedimentos da modificação do comportamento são baseados em pesquisas na área de análise de comportamento aplicada, conduzidas há mais de 50 anos (Ullmann e Krasner, 1965; Ulrich, Stachnik e Mabry, 1966). Ênfase em eventos ambientais atuais. A modificação do comportamento envolve a avaliação e mudança dos eventos ambientais atuais que estão funcionalmente relacionados ao comportamento. O comportamento humano é controlado por eventos no ambiente imediato, e o objetivo da modificação de comportamento é identificar tais eventos. Uma vez identificadas essas variáveis de controle, são alteradas para modificar o comportamento. Procedimentos de modificação do comportamento bem-sucedidos alteram as relações funcionais entre o comportamento e as variáveis de controle no ambiente para produzir uma mudança desejada no comportamento. Às vezes os rótulos são erroneamente

Livro Modificacao do Comportamento.indb 4

30/11/2018 15:36:54


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Modificação do comportamento: teoria e prática by Cengage Brasil - Issuu