Elementos de comportamento organizacional

Page 29

capítulo 1   Administração e comportamento organizacional    19

organização e à administração precisam variar de uma empresa para outra porque dependem de condições ambientais exclusivas e fatores internos inerentes a cada organização. Assim, é necessária uma abordagem situacional às decisões sobre a estrutura organizacional e o comportamento administrativo apropriado. Há três ênfases principais na escola da Contingência.41 1. Uma corrente se baseia intensamente no planejamento de sistemas (desenvolvido a partir da Teoria dos sistemas) e enfatiza que não há uma solução “ideal” para todas as organizações, visto que cada empresa precisa lidar com seu conjunto exclusivo de inputs técnicos, humanos e mercadológicos. 2. Outra grande ênfase concentra-se no projeto formal de organizações para tecnologias e ambientes econômicos diferentes. Pesquisas demonstraram que, por exemplo, em mercados relativamente previsíveis e com tecnologias simples e repetitivas, as estruturas de organização mais formais, em pirâmide, tendem a ser eficazes, enquanto em ambientes mais incertos e com tecnologias complexas, uma organização mais “achatada” ou matricial tende a apresentar maior eficácia. Essa orientação será discutida mais profundamente no Capítulo 9. 3. O terceiro componente principal da Teoria da contingência concentra-se no estilo de liderança e no comportamento. A principal conclusão dessa corrente é que, em vez de tomar uma abordagem básica à liderança em todas as situações, o estilo de liderança deve variar de acordo com fatores tais como a natureza do relacionamento entre o líder e os membros do grupo, o grau de estruturação da tarefa, o poder (formal e pessoal) que o líder tem, a capacidade e disposição dos subordinados para assumir responsabilidades e assim por diante. Esse aspecto da Teoria da contingência será examinado no Capítulo 7. Embora a Teoria da contingência tenha sido criticada por ser mais um esquema de classificação que uma verdadeira formulação teórica, ela contribuiu bastante para a nossa base de conhecimentos sobre as organizações e sua administração. Ela emergiu da Teoria dos sistemas, de uma apreciação crescente da influência das limitações impostas às organizações pelo ambiente e pela tecnologia, e do desenvolvimento de suposições mais complexas sobre a natureza humana.

  O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E A TECNOLOGIA EMERGENTE Atualmente, atravessamos uma onda de desenvolvimento tecnológico e inovação empresarial sem precedentes. Embora a maioria das análises dessa tendência aponte para o potencial que essa tecnologia tem para melhorar nossas vidas, criando trabalhos mais interessantes e desafiadores e melhorando a eficiência e a eficácia, de modo geral, de nossos processos de trabalho, há uma preocupação crescente voltada para: (1) nossa incapacidade de administrar essas tecnologias de maneira competente,42 e (2) o “lado sombrio” desses desenvolvimentos tecnológicos.43 Historicamente, há muitas pesquisas que documentam o efeito da tecnologia nos trabalhadores e na força de trabalho. Os focos desses estudos vão desde o exame dos fatores da engenharia humana relativos à adaptação homem-máquina e os efeitos da automatização no deslocamento de trabalhadores até preocupações psicológicas e sociológicas sobre os aspectos desumanizantes do trabalho automatizado.44 Embora esses esforços de pesquisa tenham exercido uma influência marcante na natureza de muitas políticas e programas organizacionais orientados para os

Livro Elementos Comport Org.indb 19

13/07/2016 13:57:00


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.