Estruturas e Funções do Corpo

Page 28

CAPÍTULO 1 Introdução às unidades estruturais Tabela 1-1  Resumo das funções vitais e dos sistemas do corpo FUNÇÕES VITAIS/ SISTEMAS DO CORPO

DEFINIÇÃO

Movimento

Capacidade do organismo inteiro – ou parte dele – de se locomover.

Sistema muscular Ingestão Assimilação

Digestão Sistema digestório Transporte

Sistema circulatório Respiração Sistema respiratório Imunidade Sistema linfático Proteção

Processo pelo qual um organismo incorpora o alimento. Quebra de moléculas alimentares complexas em moléculas alimentares mais simples. Transformação das moléculas alimentares digeridas em tecidos vivos para crescimento e autorreparo. Movimentação das substâncias necessárias para dentro e ao redor das células, bem como a dos produtos celulares e resíduos para fora e longe das células. Queima ou oxidação de moléculas alimentares dentro de uma célula para liberar energia, água e dióxido de carbono. Filtragem de bactérias nocivas e produção de células sanguíneas brancas (linfócitos). Cobertura impermeável do corpo.

Sistema tegumentar Crescimento Sistema esquelético Secreção

Crescimento do organismo por meio da síntese e assimilação, resultantes de um aumento do número e tamanho das células. Produção e liberação de hormônios por uma célula ou estrutura.

Sistema endócrino Excreção

Remoção dos produtos residuais do metabolismo de um organismo. Sistema urinário

Regulação (Sensibilidade) Sistema nervoso Reprodução

Sistema reprodutor

Habilidade de um organismo responder ao ambiente e de manter um estado equilibrado (homeostase). Capacidade de um organismo de gerar descendentes com características semelhantes. (Isso é essencial para a sobrevivência das espécies, diferentemente da sobrevivência dos indivíduos).

Células especializadas – quando agrupadas de acordo com função, forma, tamanho ou estrutura – são chamadas tecidos. Os tecidos, por sua vez, formam unidades estruturais e funcionais maiores conhecidas como órgãos. Por exemplo, a pele humana é um órgão composto de tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Da mesma forma, os rins consistem de tecidos conjuntivo e epitelial altamente especializados. Os órgãos do corpo humano não operam de forma independente; suas funções dependem uma da outra para formar um organismo vivo e funcional. Alguns órgãos se agrupam quando mais de um é necessário para realizar uma função. Tal agrupamento é chamado sistema orgânico. Um exemplo é o sistema digestório, composto por dentes, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Neste livro, você estudará os vários sistemas do corpo e seus respectivos órgãos.

Homeostase A homeostase é a capacidade do corpo de regular seu ambiente interno dentro de limites estreitos, por meio de retroalimentação negativa e positiva. Manter a homeostase é essencial para a sobrevivência, pois qualquer desequilíbrio pode resultar em doenças. Todos os órgãos contribuem para a homeostase. Exemplos de controle da homeostase são os níveis sanguíneos de açúcar, a temperatura corpórea, a frequência cardíaca ou o ambiente líquido das células. As células velhas não respondem mais tão rápido, o que dificulta a manutenção da homeostase. Grande parte do controle da homeostase funciona numa alça de retroalimentação negativa. As respostas por retroalimentação podem provocar perturbações no estado do nosso corpo. Um exemplo de como opera uma alça de retroalimentação negativa é visto na manutenção da nossa temperatura corpórea. A temperatura normal do nosso corpo é de 37 oC. Em um dia quente de verão, a temperatura do nosso corpo sobe. No cérebro, o hipotálamo detecta esse fato e manda sinais para vários órgãos, e começamos a suar (a transpiração é um processo de resfriamento). À medida que é excretada pelas glândulas sudoríparas na pele, a água evapora (a evaporação é um mecanismo de resfriamento). Além disso, os vasos sanguíneos se dilatam para trazer o sangue para perto da superfície da pele e dissipar o calor do corpo. Em um dia frio, a nossa temperatura corpórea cai abaixo de 37 oC. O hipotálamo detecta essa informação e manda sinais para os músculos, e começamos a tremer, o que eleva a temperatura corpórea (o aumento da atividade muscular gera calor). O hipotálamo também envia sinais

7


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.