CAPÍTULO 1 Introdução às unidades estruturais
Plano sagital mediano
Cefálico (em direção à cabeça) Caudal (em direção aos pés)
Plano transversal
Posterior/dorsal Plano coronal/frontal Anterior/ventral
Figura 1-1 Direções do corpo: cefálico refere-se ao crânio ou à extremidade corpórea do lado da cabeça; e caudal à outra extremidade. Anterior (ou ventral) significa “à frente” ou “na frente de”; posterior (ou dorsal), “atrás” ou “por trás de”.
■ Superior significa “acima” ou “em cima de”, e
inferior refere-se a “abaixo” ou “embaixo de”. Por exemplo, o coração e os pulmões têm uma localização superior à do diafragma, enquanto os intestinos são inferiores ao diafragma.
■ Medial significa “na direção da linha média ou
ao plano mediano do corpo”; e lateral, “para longe” ou “em direção ao lado do corpo”. Por exemplo, o nariz é medial aos olhos, e as orelhas são laterais em relação ao nariz.
■ Proximal significa “em direção ao ponto de
ligação ao corpo” ou “em direção ao tronco do corpo”; e distal, “longe do ponto de ligação ou origem” ou “mais distante do tronco”. Por exemplo, o punho é proximal à mão, e o cotovelo é distal ao ombro. Nota: ambas as palavras são usadas primariamente para descrever apêndices ou extremidades.
■ Superficial ou externo e profundo ou interno
– superficial indica “na superfície do corpo ou perto dela”. Por exemplo, uma ferida superficial envolve uma lesão da pele externa. Uma lesão profunda envolve injúria de um órgão interno, como o estômago. Os termos externo e interno são especificamente usados para referir-se a cavidades corpóreas e órgãos ocos.
Termos referentes aos planos e às seções do corpo Planos são linhas de divisão anatômicas imaginárias usadas para separar estruturas do corpo (Figura 1-3). Uma seção é um corte que atravessa o corpo na direção de determinado plano. O plano sagital divide o corpo em duas partes: direita e esquerda. Se o plano começou no meio do
3