14
Análise de Circuitos • Conceitos Fundamentais de DC
Diagramas em Bloco Os diagramas em bloco descrevem um circuito ou sistema de forma simplificada. O problema geral é desmembrado em blocos, cada um representando uma parte do sistema ou do circuito. Os blocos são rotulados para indicar o que fazem e o que contêm, e depois interligados para mostrar a relação entre eles. O fluxo de sinal geral é da direita para a esquerda e de cima para baixo. A Figura 1-5, por exemplo, representa um amplificador de áudio. Ainda que não tenha visto nenhum de seus circuitos, você deveria ser capaz de acompanhar facilmente as ideias gerais – o som é capturado por um microfone, convertido em um sinal elétrico, amplificado por um par de amplificadores; em seguida, transmitido para os alto-falantes, onde é convertido novamente em som. O sistema é energizado por uma fonte de alimentação. A vantagem do diagrama em bloco é que ele fornece a imagem geral e ajuda a entender a natureza do problema. No entanto, ele não fornece detalhes.
Sistema de amplificação
Ondas sonoras
Amplificador
Ondas sonoras
Amplificador de potência
Microfone Fonte de alimentação
Alto-falante
Figura 1-5 Exemplo de diagrama em bloco. O desenho é uma representação simplificada de um sistema de amplificação de áudio.
Diagramas Pictoriais Os diagramas pictoriais fornecem detalhes. Eles ajudam a visualizar os circuitos e seu funcionamento, mostrando os componentes como eles realmente aparentam. Por exemplo, o circuito da figura 1-6 consiste de uma bateria, uma chave e uma lâmpada elétrica, todos interligados por um fio. É fácil visualizar o funcionamento – quando a chave está fechada, a bateria provoca a corrente no circuito, acendendo a lâmpada. A bateria é chamada de fonte e a lâmpada, de carga.
Figura 1-6 Diagrama pictorial. A bateria é chamada de fonte e a lâmpada, de carga. (Os sinais + e − representados na bateria serão discutidos no Capítulo 2.)
Diagramas Esquemáticos Se, por um lado, os diagramas pictoriais auxiliam a visualizar os circuitos, eles são trabalhosos para desenhar. Os diagramas esquemáticos contornam esse problema usando símbolos-padrão simplificados para representar os componentes; veja a Figura 1-7 Representação esquemática da figura 1-6. A lâmpada possui uma Tabela 1-7. (Os significados desses símpropriedade do circuito denominada resistência (abordada no Capítulo 3). bolos ficarão claros à medida que você avançar no livro.) Na Figura 1-7 (a), por exemplo, usamos alguns desses símbolos para criar um esquema para o circuito da Figura 1-6. Cada componente foi substituído pelos símbolos de circuito correspondentes. Ao selecionar, escolha aqueles mais apropriados à ocasião. Considere a lâmpada na Figura 1-7(a). Como mostraremos mais tarde, a lâmpada possui uma propriedade denominada resistência. Quando quiser chamar a atenção para essa propriedade, use o símbolo da resistência no lugar do da lâmpada, como na Figura 1-7 (b). Quando desenhamos os diagramas esquemáticos, geralmente os desenhamos em linhas horizontais e verticais, unidas em ângulo reto, como na Figura 1-7. Essa é uma prática-padrão. (Neste momento, você deveria dar uma olhada em alguns capítulos posteriores, por exemplo, o Capítulo 7, e estudar mais exemplos.)