Controladoria Básica - 3a edição revista e atualizada

Page 16

Pad_4_01.qk:Pad_4_01.qk

11/27/15

7:19 AM

Page 4

4MMControladoria Básica

1.1. Controladoria e Contabilidade – Definições Tendo em vista a grande interação com a Contabilidade e a pouca informação sobre Controladoria como ciência, passamos, primeiro, a apresentar a Contabilidade como ciência: existem diversos estudos, artigos e obras sobre o assunto. As pesquisas sobre Contabilidade como ciência nos levam à escola de pensamento contábil italiana, já que a escola americana não se preocupa profundamente com o assunto. Essa última busca tratar a Contabilidade mais como ferramenta administrativa e a sua utilização nas empresas. Selecionamos duas definições sobre a Ciência Contábil. Da escola italiana, temos: “Considerada em seu aspecto teórico, é a ciência que estuda e enuncia as leis do controle econômico das empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir para que esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em sua manifestação prática, é a aplicação ordenada das ditas normas.” (Fábio Besta apud D’Amore2, p. 51)

Da escola americana, destacamos a seguinte definição: “Contabilidade é o processo de identificação, mensuração e comunicação de informação econômica para permitir formação de julgamentos e decisões pelos usuários da informação.” (American Accouting Association, 1966, apud Glautier e Underdown,3 p. 2)

Dessas definições apresentadas, podemos verificar duas vertentes conceituais sobre a Contabilidade. A primeira enfoca o conceito de controle econômico do patrimônio e de suas mutações (controles estático e dinâmico), e a segunda enfatiza o conceito de processo de comunicação de informação econômica.

1.2. Contabilidade e Controle O conceito de controle econômico está fundamentalmente ligado à escola italiana, precursora da Contabilidade como ciência, e o conceito de comunicação de informação econômica – entendido como a abordagem da comunicação da contabilidade – está mais ligado à escola norte-americana (ver Iudícibus,4 p. 24).

D´AMORE, Domingos; CASTRO, Adaucto de Souza. Curso de contabilidade. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 1967. 3 GLAUTIER, M. W. E.; UNDERDOWN, B. Accounting theory and practice. Londres: Pitman, 1977. 4 IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1980. 2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Controladoria Básica - 3a edição revista e atualizada by Cengage Brasil - Issuu