Qualidade e Produtividade nos Transportes - 2a ed.

Page 26

10

Qualidade e Produtividade nos Transportes

EXEMPLO A Empresa de Transporte Coletivo Viamão, do município de Viamão (RS), foi apontada como Referencial de Excelência no 8o Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade – 2011, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos. Os critérios para a premiação foram: liderança (incluindo governança corporativa, exercício de liderança e promoção da cultura de excelência e análise do desempenho da organização), estratégias e planos (desdobrado em formulação e em implementação de estratégias), clientes (compreendendo imagem e conhecimento do mercado e relacionamento com clientes), sociedade (incluindo responsabilidade socioambiental e desenvolvimento social), informações e conhecimento (abrangendo informações da organização e ativos intangíveis e conhecimento organizacional), pessoas (incluindo sistemas de trabalho, capacitação e desenvolvimento e qualidade de vida), processos (focalizando processos principais do negócio e processos de apoio, processos relativos a fornecedores e processos econômico-financeiros) e resultados (abarcando resultados econômico-financeiros, resultados relativos a clientes e ao mercado, à sociedade, às pessoas, a processos e a fornecedores). Diz o gerente geral da empresa: “Para obtermos tal reconhecimento, foi necessário atendermos de forma equilibrada aos anseios dos clientes, dos funcionários, dos fornecedores, dos acionistas e da sociedade, preocupando-nos com as devidas questões sociais e ambientais”. (Fonte: Revista Technibus, n. 103, ago./set. 2012)

Algumas empresas, percebendo a tendência de introdução de parâmetros de qualidade na legislação que regula as concessões de linhas de transporte de passageiros e em processos licitatórios, têm partido para a busca de Certificados de Qualidade, os quais podem representar um dife­rencial significativo nos processos de renovações e nas ampliações do serviço. Desenvolvimento de recursos humanos

Desde o início dos anos 1980, as empresas vêm investindo na contratação de técnicos de nível superior (engenheiros, estatísticos, advogados, psicólogos). Tem-se tornado prática corrente a contratação de funcionários e mesmo estagiários de engenharia por meio de testes e exames psicológicos. Nesse contexto, o setor de recursos humanos passou a incorporar novas atividades na estrutura empresarial (Fernandes; Bodmer, 1995): • Formular pesquisas com funcionários para melhor avaliar os fatores de ambiente de trabalho que contribuem para o aumento ou a inibição do alto desempenho. • Habilitar os empregados para participar dos processos democráticos de tomada de decisão e estimular a criatividade. • Estabelecer um processo de avaliação de desempenho dos empregados, promovendo, em conjunto com a função de apoio administrativo, plano de cargos e salários que reconheça os esforços realizados para o sucesso da empresa operadora.

Qualidade e Produtividade nos transportes.indd 10

12/01/2016 17:22:28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.