Teorias da Personalidade - tradução da 10a edição norte-americana

Page 34

18

Teorias da Personalidade

exemplo, Bolger; David; Rafaeli, 2003; Tennen; Affleck; Armeli, 2005). Na comparação entre os formatos eletrônicos e as técnicas que utilizam papel, em uma amostragem de ideias e pensamentos, os dados obtidos não apresentaram diferenças (Green et al., 2006). Vamos considerar um exemplo de amostragem de experiências para a avaliação da personalidade. Um grupo de universitários manteve um diário na internet por 28 dias, descrevendo seu humor, bem como eventos estressantes e o modo como superavam essas dificuldades. O principal tipo de evento estressante estava relacionado a assuntos acadêmicos. O segundo tipo mais relatado de evento negativo foram as questões interpessoais – dar­‑se bem com os outros (Park; Armeli; Tennen, 2004). Outras abordagens da avaliação da personalidade poderiam não ter descoberto essas informações com tanta facilidade. Uma possível limitação da experiência do método de amostragem é que os sujeitos podem estar tão ocupados fazendo outras coisas que se esquecem ou simplesmente não respondem ou registram atividades quando são alertados para tal. Como resultado, os dados úteis podem ser restritos apenas aos participantes mais conscientes da pesquisa. Também é possível que emoções ou humores – como raiva ou tristeza – afetem a natureza da informação relatada (Scollon; Kim­‑Prieto; Diener, 2009). Geralmente, no entanto, o método é útil para os pesquisadores e fornece dados comparáveis àqueles dos inventários de autorrelato.

Questões de gênero e etnia na avaliação Gênero. A avaliação da personalidade pode ser influenciada pelo sexo de uma pessoa. Por exemplo, as mulheres tendem a fazer menos pontos do que os homens nos testes de assertividade, uma diferença que pode ser resultante do condicionamento cultural do papel dos sexos que tradicionalmente leva as meninas e as jovens mulheres a não se afirmarem. No entanto, qualquer que seja o motivo, os dados do teste de personalidade mostram diferenças entre os homens e as mulheres em uma série de características e em qualquer idade. Por exemplo, um estudo com 474 crianças, com 11 anos em média, mostrou que, entre as meninas, o nível de depressão e a preocupação relativa com o que os outros pensam eram mais altos do que entre os meninos (Rudolph; Conley, 2005). Além disso, uma quantidade considerável de dados dos testes de personalidade, das entrevistas clínicas e outras medidas de avaliação indicam índices diferenciais de diagnóstico de vários problemas emocionais com base no sexo da pessoa. O diagnóstico e tratamento de depressão, ansiedade e problemas relacionados é mais frequente nas mulheres do que nos homens. Foram dadas várias explicações. Pode haver uma incidência maior desses problemas entre as mulheres por predisposição ou o índice diferencial pode estar relacionado ao preconceito ou ao estereótipo com relação às mulheres na interpretação dos resultados da avaliação. Além disso, os terapeutas que recomendam opções de tratamento com base nos resultados da avaliação podem ter preconceitos contra mulheres. A duração média da terapia para mulheres tende a ser mais longa do que para homens, e as doses de medicamentos psicoativos receitadas para mulheres tendem a ser mais altas do que para os homens. Asiáticos. A população ásio­‑americana nos Estados Unidos é um grupo heterogêneo e inclui chineses, japoneses, filipinos, tailandeses, coreanos e vietnamitas, entre outros. Um teste psicológico como o MMPI, validado na principal cidade da China, pode não ser válido para os chineses que vivem nos Estados Unidos ou mesmo para os chineses que vivem em outras partes da China. Embora o MMPI e outros testes de personalidade tenham sido traduzidos para as línguas asiáticas, pouca pesquisa se fez sobre a sua confiabilidade e validade quanto ao uso com ásio­‑americanos. Sabemos que existem diferenças culturais substanciais e consistentes entre os asiáticos e não asiáticos. Por exemplo, as pesquisas têm mostrado que pessoas com ascendência asiática tendem a manter fortes convicções sobre os bens comuns da sociedade como um todo. Quando se pediu a 108 adultos americanos e chineses, com idade entre 30 e 60 anos, que recordassem eventos de seu passado, os americanos lembraram mais experiências individuais ou pessoais e concentraram­‑se mais em seus comportamentos e sentimentos. Os adultos chineses, ao contrário, relataram mais


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Teorias da Personalidade - tradução da 10a edição norte-americana by Cengage Brasil - Issuu