História da Psicologia Moderna - Tradução da 9ª ed. norte-americana - 9788522113859

Page 24

10 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA

Ernest Jones, o primeiro biógrafo de Freud, reforça essas queixas em seus livros (Jones, 1953, 1955, 1957). Todavia, as informações descobertas posteriormente revelaram uma situação diferente. O trabalho de Freud não foi ignorado em vida. Quando estava na meia-idade, suas ideias exerciam enorme influência na geração mais jovem de intelectuais. Sua prática clínica prosperava e ele era descrito como uma celebridade. Ele próprio foi responsável por tornar esses registros obscuros. A falsa impressão que promoveu foi perpetuada por diversos biógrafos, e por várias décadas nossa compreensão sobre a influência de Freud foi imprecisa. O que esses problemas com os dados históricos significam para o estudo da história da psicologia? Eles mostram principalmente que a compreensão da história é dinâmica. Ela se modifica e evolui continuamente, além de ser refinada, aprimorada e corrigida sempre que novos dados são revelados ou reinterpretados. Portanto, a história não pode ser considerada terminada ou completa. Ela está sempre em progresso, ou seja, é uma história sem fim. A narrativa do historiador pode apenas aproximar ou discutir a verdade; no entanto, o registro é complementado a cada nova descoberta ou análise sobre os fragmentos dos dados históricos.

Forças Contextuais na Psicologia Uma ciência como a psicologia não se desenvolve no vazio, sujeita apenas às influências internas. Por fazer parte de uma cultura mais ampla, a psicologia também sofre influência das forças externas, que dão forma à sua natureza e direção. Para entender a história da psicologia, é necessário analisar o contexto em que a disciplina evoluiu, as ideias predominantes na ciência e cultura da época, ou seja, o Zeitgeist ou ambiente cultural do período, além de examinar as forças sociais, econômicas e políticas existentes. Descreveremos diversos exemplos, neste livro, sobre como essas forças contextuais influenciaram o passado da psicologia e continuam a moldar o presente e o futuro. Vejamos a seguir alguns exemplos de forças contextuais, incluindo as oportunidades resultantes da economia, guerras mundiais e preconceito.

Zeitgeist: ambiente intelectual e cultural ou espírito do período.

Oportunidades Advindas da Economia Os primeiros anos do século XX testemunharam mudanças drásticas na natureza da psicologia nos Estados Unidos e no tipo de trabalho que os psicólogos estavam desenvolvendo. Principalmente em função do cenário econômico, muitas oportunidades surgiam para que os psicólogos aplicassem seus conhecimentos e técnicas em busca das soluções para os problemas do mundo real. A primeira explicação para essa situação tinha um sentido prático, assim como declarou um psicólogo: “Passei a adotar a psicologia aplicada para ganhar a vida” (H. Hollingworth, apud O’Donnell, 1985, p. 225). No final do século XIX, o número de laboratórios de psicologia nos Estados Unidos crescia bastante, e aumentava a quantidade de psicólogos em busca de oportunidades

Cap. 01.indd 10

19.01.09 19:29:14


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.