Cap 01_Pado 15/01/13 12:44 Page 5
Conceitos e fundamentos
5
Abreviando: C=PxQ
Por exemplo, para fazer um l quilo de açúcar são necessários 12,5 quilos de cana-de-açúcar, que é a matéria-prima do açúcar. Para saber o custo do recurso matéria-prima para a fabricação do açúcar, é necessário multiplicar o preço da tonelada (quilo) de cana in natura pela quantidade utilizada. Supondo que cada quilo de cana custe no mercado em média $ 0,02, temos: C=PxQ Custo da matéria-prima do açúcar = $ 0,02 x 12,5 quilos Custo = $ 0,25
Neste exemplo, a matéria-prima para 1 quilo de açúcar custa $ 0,25 (vinte e cinco centavos). Esta equação de custo dos insumos é extremamente importante para a análise e o controle de custos para fins de gerenciamento do custo, dos preços de venda e das operações que envolvem o processo produtivo e comercial.
Contabilidade de custos É o segmento da ciência contábil especializado na gestão econômica do custo e dos preços de venda dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Em linhas gerais, podemos dizer que a necessidade de um ramo específico da ciência contábil para se dedicar à questão dos custos nasceu com a Revolução Industrial, no século XVIII, com o advento de novas invenções e dos primeiros processos automatizados, quando se iniciou a produção em massa, contrapondo-se à produção artesanal. A partir desse momento, o setor econômico de comercialização dos produtos passou a conviver com o setor econômico de produção industrial. A contabilidade, que havia desenvolvido excelentes metodologias e sistemas de informação para o ramo comercial, teve de desenvolver metodologias complementares para a gestão do setor industrial. O escopo inicial da contabilidade de custos foi a determinação do custo dos produtos para fins de avaliação dos estoques industriais e, consequentemente, do custo desses produtos quando vendidos, para se obter lucro na venda dos produtos. A diferença fundamental entre o custo dos produtos nas empresas comerciais e o custo dos produtos nas empresas industriais é que as primeiras têm só um insumo para custo das mercadorias adquiridas para revenda, ao passo que as segundas têm de utilizar vários insumos para o processo de obtenção (produção) dos produtos.