TEORIAS DA PERSONALIDADE - Tradução da 9ª edição norte-americana

Page 10

xiv

Teorias da Personalidade

disso, abordamos mais amplamente os estágios psicológicos de identidade, identidade étnica, identidade de preferência sexual, diferenças culturais na pesquisa sobre a identidade e o papel da internet na criação de identidades virtuais. Como para outras idades da população em geral, temos mais pesquisas disponíveis sobre as questões da generatividade na meia-idade e a integridade do ego na idade avançada. Em Allport, discutimos mais pesquisas sobre o comportamento expressivo, reconhecimento computadorizado de expressões faciais e emoções e a transmissão computadorizada de expressões faciais por meio do uso de “emoticons”. Para reforçar as pesquisas sobre bases genéticas da personalidade, apresentamos novas pesquisas em desenvolvimento sobre o trabalho de Eysenck sobre o modelo de 5 fatores. O capítulo sobre Maslow contém trabalhos suplementares sobre a auto-estima e o capítulo sobre Skinner inclui pesquisas com sujeitos humanos sobre o comportamento supersticioso e o autocontrole. O capítulo sobre Bandura contém mais material sobre autoeficácia, sobre a relação entre videogames e comportamento agressivo, e sobre o efeito da música rap sobre o comportamento agressivo. O capítulo sobre Rotter apresenta novo material biográfico e pesquisas atualizadas sobre locus de controle. O capítulo sobre as teorias de domínio limitado ou sobre o estudo de facetas específicas da personalidade avalia novas formas de busca de sensações como a tatuagem, o body piercing e a dependência de internet. São relatadas diferenças culturais entre otimismo e pessimismo, bem como pesquisas interculturais sobre a psicologia positiva e os diferentes tipos de felicidade.

A Organização do Texto A nona edição de Teorias da Personalidade dirige-se a alunos universitários que tiveram pouco contato anterior com as teorias da personalidade. O objetivo aqui e auxiliar alunos iniciantes e facilitar as suas tarefas de aprender sobre o estudo da personalidade. Nós escolhemos teóricos que representam enfoques psicanalíticos, neopsicanalíticos, estágios da vida, traços humanísticos, cognitivos, comportamentais e de aprendizagem social, bem como trabalhos clínicos e experimentais. O capítulo de conclusão revê as sete perspectivas principais pelas quais se pode encarar o desenvolvimento da personalidade e sugere formas de ajudar os alunos a tirarem conclusões e conseguir dar um desfecho aos seus estudos. Cada teoria no texto é tratada como uma unidade. Embora reconheçamos o valor de um enfoque de questões e problemas que compara as teorias no tocante a pontos específicos, acreditamos que um livro assim orientado é mais adequado para alunos de nível mais elevado. O texto voltado para teorias é mais fácil para alunos iniciantes captarem os conceitos essenciais e o gosto geral pela teoria. Apresentamos cada teoria da forma mais transparente possível, transmitindo as ideias, hipóteses, definições e métodos mais importantes e discutimos os métodos de avaliação e pesquisa empírica de cada teórico, oferecendo as nossas avaliações e reflexões. A seção “Questões sobre a Natureza Humana”, de cada teórico, lida com seis questões fundamentais: livre-arbítrio versus determinismo, natureza versus criação, experiências infantis, peculiaridade versus universalidade, metas e otimismo versus pessimismo. Exceto pela colocação de Freud em primeiro lugar. Reconhecendo a sua prioridade cronológica, não dispusemos as teorias de acordo com a nossa ordem de importância. Elas são apresentadas em nove partes, colocando cada uma delas na perspectiva de pontos de vistas concorrentes.

Uma Nota sobre a Diversidade A primeira pessoa a propor uma teoria abrangente da personalidade foi Sigmund Freud, um neurologista clínico que formulou suas teorias enquanto tratava de pacientes em Viena, Áustria, no século XIX. Seu trabalho, conhecido como “psicanálise”, fundamentou-se em grande parte em sessões com mulheres brancas, europeias e ricas que vinham a ele se queixando de aflição emocional e de ideias


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
TEORIAS DA PERSONALIDADE - Tradução da 9ª edição norte-americana by Cengage Brasil - Issuu