Programação em MATLAB para engenheiros – 2ª edição

Page 20

Capítulo 1 Introdução ao MATLAB

|

3

4 Desenhos Independentes de Dispositivos Diferente da maioria das linguagens de computador, MATLAB tem muitos co­mandos para desenhos e imagens, que podem ser apresen­tados em qualquer dispositivo de saída gráfica compatível com o computador que executa o MATLAB. Este recurso torna o MATLAB uma ferramenta excepcional para visua­lização de dados técnicos. 5 Interface Gráfica de Usuário MATLAB tem ferramentas que permitem a um usuário construir interativamente uma interface gráfica de usuário (GUI, do inglês Graphical User Interface) para seus progra­mas. Com este recurso, o programador pode projetar pro­ gramas sofisticados de aná­lise de dados, os quais podem ser operados por usuários relativamente inexperientes. 6 O Compilador MATLAB A flexibilidade e a independência de plataforma do MATLAB resultam da compilação de programas MATLAB em um código independente de dispositivo denomi­nado pcode, e da interpretação em tempo de execução das instruções em pcode. Esta abordagem é similar à adotada pela linguagem Visual Basic da Microsoft. Infelizmente, os programas resultantes às vezes podem se tornar lentos, pois o código MATLAB é interpretado, em vez de compilado. Indicaremos os aspectos que tendem a tornar a execução de programas mais lenta quando os encontrarmos. Versões recentes do MATLAB resolveram parcialmente este problema com a inclusão da tecnologia de compilação no momento de uso (Just-in-time – JIT). O JIT compila partes do código MATLAB durante a execução dos programas, desta forma acelerando os programas de maneira geral. Existe um compilador MATLAB separado. Ele pode compilar um pro­ grama MATLAB como um programa efetivamente executável, que pode rodar sem a necessidade de uma licença MATLAB. Esta é uma boa forma de converter um progra­ma protótipo MATLAB em um programa executável que pode ser vendido e distribuído a usuários.

1.2 Desvantagens do MATLAB MATLAB tem duas desvantagens principais. Primeiro, ele é uma linguagem interpre­ tada, por isso pode ser mais lento que linguagens compiladas. Este problema pode ser dimi­nuído pela estruturação apropriada dos programas MATLAB para otimizar o desempenho do código vetorizado e pelo uso do compilador JIT. A segunda desvantagem é o custo: uma cópia completa do MATLAB é de cinco a dez vezes mais cara que um compilador convencional C ou Fortran. Esse custo relativamente alto é mais do que compensado pelo tempo reduzido requerido para um engenheiro ou cientista criar um programa, o que torna o MATLAB eficaz para empresas. Ele pode ser muito caro, entretanto, para a compra individual. Felizmente, existe uma versão de estudante mais barata, que é uma excelente ferramenta para aqueles que queiram aprender a linguagem. A versão estudante do MATLAB é essencialmente idêntica à versão completa.

Book_Matlab.indb 3

29/4/2010 09:47:17


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Programação em MATLAB para engenheiros – 2ª edição by Cengage Brasil - Issuu