CEMA News Nº 81

Page 14

Qualidade de Vida

Seus olhos estão mesmo saudáveis? Alguns sintomas podem indicar que não

Os olhos são uma estrutura complexa, que vai além de retina, pupila e córneas. E a lista de doenças que podem atingi-los é extensa. Quando há alguma coisa errada, os olhos dão sinais: coceira, lacrimejamento, vermelhidão, dor. “Qualquer desses sinais indica uma visita ao médico, pois muitas patologias oculares começam dessa forma e, se não forem diagnosticadas rapidamente, podem trazer prejuízos à visão”, alerta o oftalmologista Omar Assae. Conheça os principais sintomas de problemas nos olhos e o que eles podem significar: Olhos vermelhos – Ocorre quando há uma dilatação dos vasos sanguíneos, em decorrência de uma infecção ou irritação. A irritação pode ser causada por alergia a cosméticos, produtos químicos, poeira, fumaça ou a presença de corpos estranhos. A inflamação pode indicar ainda uma conjuntivite ou algo mais grave, como uveítes e infecções intraoculares – doenças que podem causar perda da visão. Se a vermelhidão persistir por mais de 5 dias, e vem acompanhada de secreções amareladas ou esverdeadas e sintomas paralelos, como náuseas e vômitos é necessária uma investigação mais detalhada. Coceira nos olhos – Quando eles começam a coçar, pode ser sinal de irritação ou alergia. Pessoas com rinite, sinusite e outras alergias tendem a enfrentar mais esse problema, principalmente nos períodos de crise. Cosméticos e até mesmo o uso inadequado de lentes de contato podem provocar coceira. Em alguns casos, a presença de corpos estranhos causa essa sensação, bem como alguma inflamação, como conjuntivite. Coceiras ocasionais não costumam ser preocupantes, mas quando persistentes e acompanhadas de outros sintomas devem ser avaliadas por um especialista, pois podem indicar algo mais sério. Olhos lacrimejando – As lágrimas são essenciais para os olhos: cheias de água e sais, elas ajudam a mantê-los

14

lubrificados e livres de agentes estranhos. No entanto, muitos problemas podem levar a um lacrimejamento exagerado. É o caso da conjuntivite, que além de vermelhidão, coceira e dor, provoca esse quadro. A exposição a produtos químicos e a fotofobia também podem causar aumento da produção lacrimal. Porém, o mais comum é que seja decorrente de um mau funcionamento na drenagem das lágrimas, que é feita pelas glândulas lacrimais. Geralmente, o tratamento é simples. Quando há uma anormalidade ou obstrução do canal lacrimal, o médico pode indicar cirurgia para resolver a situação. Olho seco – Enquanto algumas pessoas sofrem com o excesso de lágrimas, outras podem enfrentar a falta delas. E como não há lubrificação, os olhos ficam secos. A exposição à poluição, ao vento, ao sol, ou ficar em ambientes com ar-condicionado e ficar muito tempo na frente das telas, como TV, Smartphones e computadores, podem ressecar os olhos. Alguns anti-histamínicos, antidepressivos e diuréticos também podem causar esse sintoma, bem como a menopausa e uso inadequado de lentes de contato. Existe ainda a Síndrome do Olho Seco, que provoca ressecamento na superfície ocular, devido ao mau funcionamento nas glândulas que produzem as lágrimas. O olho seco pode ainda significar outras enfermidades, como doenças reumáticas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.