Revista InForm@ção, Volume 2, Nº 2

Page 61

Figura 5. O eletroímã de Yale. (Fonte: Compreendendo a Física – Vol. 3. Pag. 166) Constatou-se através da análise que Beatriz e Máximo (2008) na maioria das vezes, traz a abordagem histórica em um tópico especial ao findar o capítulo ou na introdução do capítulo. Sendo que no decorrer deste tópico, conseguem dar uma ênfase acentuada aos relatos de experiências históricas. No entanto o que se observou também foi um considerável volume de conteúdos históricos, logo podemos concluir que este livro em relação aos outros pesquisados é o que possui maior número de informação, estando mais coerente com as novas tendências metodológicas de ensino.

Figura 6. Imagem de Nikola Tesla durante um de seus experimentos. (Fonte: Beatriz. Física ensino Médio. Vol.3. Pág. 215) 5. Conclusão Percebemos nesta análise que cada autor enfatiza diferentes tópicos relativos à história. Sendo importante mencionar que a abordagem da história já começa a ser citada de forma evolutiva. Entretanto é notório que os livros tendem a enfatizar a história como texto principal ou como leitura complementar de forma a relacionar a Física com a tecnologia e a sociedade e consequentemente, são abordadas atividades com intuito de aguçar o interesse dos alunos em entender como ocorreram as descobertas feitas pelos físicos em seus respectivos tempos. No entanto pode-se concluir nesta análise que há diferentes formas de se incluir aspectos da história da Física nos livros didáticos. A abordagem 59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.