Molde N.º 128 - janeiro 2021

Page 67

INNOVATION /

REVISTA MOLDE CEFAMOL

O PROJETO COVID PORTA ABERTA

SISTEMA DE APOIO À ABERTURA DE PORTAS: QUANDO EMERGE A URGÊNCIA DE REPENSAR OS PUXADORES DE PORTAS DE LOCAIS DE GRANDE AFLUÊNCIA Diogo Maurício*, Nuno Fidelis*, Liliana Ramos* * CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos

O projeto COVID Porta Aberta, constituído pelo consorcio, Shapetek, IPC- Instituto Politécnico de Coimbra (ISEC e ESEC), Centimfe e a empresa Sandredy, tem como propósito desenvolver e fabricar um dispositivo que permita a abertura de portas sem utilizar as mãos, mas sim os braços. É pretendido um produto versátil, acessível, de fácil instalação e baixa manutenção e que pretende evitar a propagação de agentes patogénicos. Este projeto surge num contexto de uma pandemia, cujo agente patogénico se transmite de pessoa para pessoa através de duas formas: Contacto direto: Disseminação de gotículas respiratórias produzidas quando por exemplo, uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, e podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas (< 2 metros).

65

Em outubro 2020, no seguimento dos desenvolvimentos realizados pelo consórcio chegaram-se a algumas soluções/protótipos que foram oportunamente apresentados à Ministra de Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. No decorrer de uma visita que a mesma realizou à empresa Shapetek, soluções essas que mereceram elogios e encorajamento. Os protótipos obtidos serão exaustivamente testados por meios computacionais e experimentais, melhorados nos aspetos que apresentarem maiores fragilidades num ciclo contínuo de aperfeiçoamento até se chegar a uma solução ótima que responda a todas as exigências funcionais e normativas. Existem também contactos e manifestações de interesse vindo de meios industriais a demostrar interesse no trabalho desenvolvido e que poderão vir a permitir uma maior escalabilidade do presente projeto, assim que o mercado o permita/ requeira e a solução desenvolvida o possibilite.

Contacto indireto: Através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com o vírus e que, em seguida, contactam com a boca, nariz ou olhos. https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/ transmissao/ É neste último campo - contacto indireto – que este dispositivo irá atuar, permitindo que o contacto com um objeto como o puxador de portas, que foi originalmente configurado para ser acionado com as mãos, deixe de ser tocado por estas. Um local de grande potencial de aplicação deste tipo de dispositivo são os hospitais onde ocorre a transmissibilidade cruzada de diversos agentes patogénicos e que são também locais de grande afluência de público. Outros locais de interesse para implementação desta solução estão também identificados, tais como lares, centros de saúde, centros de reabilitação, zonas comerciais, entre outros. O desenvolvimento desta solução está assente nas disciplinas de design e engenharia, com intuito de obter uma nova solução para este desafio – um dispositivo que permita a abertura de portas sem usar as mãos. Esta solução contempla uma forte incorporação de design metodológico, conceptual e de projeto mecânico. Foi dada extrema importância à vertente ergonómica, nas suas dimensões cognitiva, física e antropométrica, respeitando normas vigentes em termos de segurança e procedimentos, bem como grande foco no valor estético e funcional e elevada usabilidade.

O projeto “COVID Porta Aberta”, iniciado em junho 2020, irá decorrer até fevereiro 2021, com o apoio da Agência Nacional de Inovação, no âmbito do programa Centro 2020, e é cofinanciado pelo FEDER, ao abrigo do Aviso n.º 15/SI/2020 SI I&D que procurou alavancar o desenvolvimento e implementação rápida de soluções inovadoras de resposta à pandemia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.