Issuu on Google+

ESCOLA SECUNDARIA ARTISTICA ANTÓNIO ARROIO FICHA FORMATIVA SOBRE A CULTURA DO SALÃO Ano Lectivo 2010/2011 12º Ano Professora: Cesaltina Pedro 1. Consulta a página 56 e 57 do manual. a) Indica três acontecimentos políticos que influenciaram o deflagrar da Revolução Francesa. b) Refere a situação económica e social da França nas vésperas da Revolução Francesa. c) Identifica o movimento filosófico que contribuiu para a mudança das mentalidades no século XVIII. d) Indica o nome dos seus principais representantes. e) Refere a importância da Tomada da Bastilha e da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. f) Enumera 3 acontecimentos que no início da Revolução Francesa tenham sido decisivos para o avançar do processo revolucionário. 2.

A partir dos elementos da página 57 e do documento da página 58 elabora um pequeno texto sobre o percurso político de Napoleão Bonaparte.

2.1. 2.2. 2.3.

3.

Identifica o acontecimento que pôs fim ao percurso político deste estadista. Portugal também se viu envolvido na política expansionista de Napoleão. Retira da cronologia o acontecimento que demonstra este facto. A partir da derrota de Napoleão, alguns países europeus redefiniram o mapa político da Europa. Que nome foi dado a este acontecimento.

O século XVIII é justamente considerado o período das grandes revoluções. Justifica.

4. Ordena cronologicamente os seguintes acontecimentos: a) Tomada da Bastilha; b) Declaração da Independência dos EUA; c)Império Napoleónico; d) Proclamação da Assembleia Nacional Constituinte; e) Período do Directório em França; f) Morte de Luís XVI e de Maria Antonieta; g)Terramoto de Lisboa; h)Contrato Social; i)Batalha de Waterloo; j) Morte de Luís XV; l) Coroação de Napoleão Bonaparte; j) O Congresso de Viena . 5 . Faz corresponder às palavras - 1. ANTIGO REGIME; 2. REVOLUÇÃO FRANCESA; 3. SÉCULO DAS LUZES, as seguintes afirmações: a) “ O Estado Sou Eu”; b) “ Há apenas uma lei que pela sua natureza exige o consentimento unânime, é o pacto social”; c) “ Que é o 3º Estado? Que papel desempenhou até agora na ordem política?


Nenhum”; d) “ O dia 14 de Julho é o dia nacional da França”; e) “ Os Homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”; f) “ Num sistema de voto censitário, só podem votar e consequentemente, ser eleitos , os cidadãos que tenham determinado rendimento mínimo anual”; g) A Sociedade de finais do século XVIII, era uma sociedade de Ordens”. 6.

“A espécie humana deve melhorar, quer pelas novas descobertas nas ciências e nas artes, quer por progressos nos princípios de conduta de moral prática, quer pelo aperfeiçoamento real das faculdades intelectuais, morais e físicas (…). Há que chegar portanto esse momento em que o sol alumiará sobre a terra homens livres, que só reconhecem como senhora a razão”. Condorcet, “ Quadros dos progressos do espírito humano”

6.1.

Identifica, a partir do texto, alguns dos princípios mais importantes do Iluminismo.

6.2.

Consulta a página 62 do manual, e refere os principais precursores do Iluminismo.

6.3.

Refere o contributo de cada um deles para as ideias iluministas.

6.4.

Indica os meios de divulgação das ideias iluministas.

7. “ Não há liberdade se o poder de julgar não está separado do poder legislativo e do poder executivo. Se ele estivesse junto ao poder legislativo, o poder sobre a vida dos cidadãos seria arbitrário porque o juiz seria o legislador. Se estivesse junto ao executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor”. Montesquieu, “ Do espírito das leis” 7.1. 7.2.

Identifica o princípio iluminista defendido no texto. Faz um comentário crítico sobre o texto.

8. “ Há apenas uma lei que pela sua natureza exige o consentimento unanime , é o pacto social: porque é o acto mais voluntário do mundo. Todo o homem, nascendo livre e senhor de si próprio, não pode ser submetido sem o seu consentimento”. Rousseau, “ O Contrato Social”


8.1. 8.2. 8.3. 8.4.

Rousseau foi um dos mais destacados filósofos iluministas. Indica as suas teorias sobre política e educação. Explica o conceito de “ Contrato Social”; “ Soberania Popular”; “Separação de poderes”; “ Direito Natural”. Refere a importância do pensamento de Rousseau para a sua época e posteridade. Em que época da França Revolucionária o seu pensamento político foi posto em prática? Justifica.

( Nota: esta matéria foi explorada na aula através da análise de uma ficha sobre a vida e obra de Rousseau). 9. O pensamento dos filósofos das luzes, foi determinante para a elaboração da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. 9.1. 9.2. 9.3. 9.4.

Identifica os princípios mais importantes desta declaração. Refere onde, quando e por quem foi elaborada. Qual a importância deste documento para o seu tempo e posteridade. Refere o nome de uma outra declaração de direitos que tomou como referência a de 1789.

( Nota: estas questões foram trabalhadas na aula através da análise do documento). 10. Observa a figura 6, da página 61 do manual. A imagem representa Madame de Pompadour. Refere quais as razões que fazem dela o exemplo da mulher culta do século XVIII. (Página 60) 11. Elabora um texto sobre o ambiente dos salões na segunda metade do século XVIII. (Onde surgiram; quem os frequentava; o que neles se discutia; como eram decorados) Página 60 . 12. Indica ostras mulheres cultas que se tenham distinguido neste período. 13. Caracteriza a arquitectura civil e religiosa do Rococó.( características dos edifícios, elementos decorativos, materiais, decoração de interiores). 14. Justifica a frase: “ A arte do rococó era sobretudo uma arte ornamental que se afastou de toda a ordem, regularidade e simetria, e se aplicou a toda a decoração de interiores.


15. Indica três características da escultura do rococó. 16. Observa as imagens das páginas 69, 70 e 71 do teu manual. 16.1.

Caracteriza a pintura do Rococó quanto: ao tema; composição técnica e formal.

16.2. Identifica os principais pintores deste período e as obras mais significativas. 17. Indica três características do Rococó em Portugal. 18. Refere a contribuição mais original do rococó português. 19. Caracteriza a “ Talha Gorda”. (onde se manifestou; influências; motivos decorativos; edifícios mais representativos; arquitecto que mais se distuinguiu). 20. Indica as influências da talha existente na Sacristia do Convento da Madre de Deus em Lisboa e na Biblioteca do Convento de Mafra. 21. Caracteriza o rococó brasileiro. ( Página 79) 22. Identifica os factores que originaram o interesse pelo estilo neoclássico. 23. Explica as razões da rápida assimilação do modelo clássico nas Ilhas Britânicas. 24. Em França o Neoclassicismo teve em Laugier e Soufflot os primeiros protagonistas de uma nova estética. Explica a importância de ambos para a formulação desta linguagem na arquitectura. 25. Estabelece a correspondência entre a coluna A e a Coluna B. COLUNA A

COLUNA B

1.Soufflot 2.Boucher 3.Jean-Jacques Rousseau 4. Isacc Newton 5. Tomada da Bastilha 6. Luís XIV 7. Rococó 8.Talha Gorda

a) Revolução Francesa b) Precursor do Iluminismo c) “O Baloiço” d) Absolutismo Real e) Porcelana Biscuit f) “ A Odalisca” g) Contrato Social h) Panteão de Paris


9.Real Fábrica de Sévres 10. Madame de Pompadour 11.Robespierre 12. Montesquieu 13. Napoleão Bonaparte 14. Sala do trono de Queluz

i) Igreja de S. Madalena, Falperra. j) Materiais fingidos l) Regime do Terror m) Protectora das Artes e Letras n) Espírito das Leis o) Talha de influência francesa

BOM TRABALHO!

( É conveniente irem respondendo às questões atempadamente a fim de se irem preparando para o teste.)

Professora: Cesaltina


Ficha formativa sobre a Cultura do Salão