CDL - Jornal Bom Negócio

Page 1

ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017

Golpe do boleto falso chega a Itajubá Cada vez mais sofisticados, lojista precisa tomar cuidado para não ter prejuízo Atenção empresário do varejo e da área de serviços de Itajubá: muito cuidado com um golpe que se torna cada vez mais sofisticado – o boleto falso. Em geral, eles chegam por e-mail e solicitam o pagamento imediato do documento; em alguns casos, oferecem desconto. Também ameaçam, caso o pagamento não seja efetuado, o registro nos serviços de proteção ao crédito e o protesto. Apesar de estarem mais elaborados, é possível identificar quando um boleto é falso. Em primeiro lugar, os endereços de e-mail vêm sempre com domínios que não correspondem ao fornecedor e são relacionados ao departamento financeiro. Dois exemplos identificados e reais: @avisofinanceiro.com.br e @siscobranca.com.br. Há outras formas de identificar o boleto falso, mas, caso ainda tenha dúvidas, basta entrar no site do banco e gerar a segunda via do boleto. Como geralmente os falsários “quebram” o código de barras, inutilizando-a, o caminho é verificar a linha digitável do boleto. Perceberá que os números utilizados são diferentes porque usam um número de banco e conta dos criminosos. Outro caminho seguro, em caso de suspeita, é entrar em contato com o emitente do boleto para checar o seu envio e as informações nele contidas. Confira abaixo outras dicas para se evitar problemas com os boletos falsos.

2

CDL realiza festiva para comemorar 45 anos

COMO IDENTIFICAR UM BOLETO FALSO Checar sempre o remetente e o corpo do e-mail: as mensagens sempre abordam a mesma coisa – oferecem desconto, o pagamento precisa ser imediato e ameaça de protesto e registro nos serviços de proteção ao crédito. Sempre mandam o boleto em anexo ao e-mail, o que não é comum. Ao abrir o boleto, verificar os seguintes dados: se está correto o número do banco e se na linha digitável tem os dados da conta do cedente e o número do boleto. Isso porque, com certeza, alguns dados reais estarão corretos – os criminosos pegam os dados reais de uma nota fiscal emitida, onde terá os dados do fornecedor (cedente) e do cliente (sacado). Checar se existe nota fiscal que corresponde ao boleto recebido. Na dúvida, entrar no site do banco emitente do boleto e tentar, com a linha digitável, a segunda via do boleto. Se tiver, conferir os dados dos dois boletos (o que chegou por e-mail) e a segunda via. Em geral, as informações serão diferentes – o que mostra que o boleto é falso. Para bancos que não oferecem o serviço de segunda via do boleto, a melhor dica é entrar em contato com o fornecedor (cedente).

5

PM orienta sobre segurança no Natal

7

Parada Natalina acontece em 13/12


EDITORIAL

Associativismo: nutrir e ser nutrido Uma entidade forte se faz com associados presentes no cotidiano, nas ações, nas atividades e nos projetos que são desenvolvidos. No nosso entender, a equação é bem simples: nutrir e ser nutrido. Essas ações em conjunto nos dão representatividade, força e foco para enfrentar os desafios e para atuar em prol dos benefícios e das soluções que irão melhorar a vida de cada um e de todos nós. Todos ganhamos quando buscamos, em primeiro lugar, o interesse coletivo. Dessa forma, tenho certeza, há reflexos positivos para toda a comunidade e para Itajubá. Essa força do ambiente lojista se faz presente em todos os momentos em que podemos nos reunir, confraternizar, partilhar experiências e sonhar com o legado que deixaremos para as próximas gerações. Ao completar 45 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá alcança a sua maturidade como instituição. Acreditamos que a CDL Itajubá muito contribuiu – e ainda contribuirá – para o crescimento do varejo e da área de serviços de nosso município. O aniversário da entidade é um dos assuntos desta edição do Bom Negócio, que traz ainda importantes dicas da Polícia Militar para aumentarmos a segurança no período de festas de fim de ano. Outro assunto igualmente interessante são as orientações da Vigilância Sanitária de Itajubá para aqueles que atuam na área de alimentação. Ressalto ainda duas ações institucionais da CDL que estão em destaque: a campanha “Xô Dívida!” e a Parada Natalina, que acontece em 13 de dezembro.

SOLUÇÕES CDL

Confira três dicas para reduzir os gastos com telefonia Aumentou o gasto com telefonia e não sabe o que fazer? Confira as orientações que preparamos sobre medidas simples para reduzir esse tipo de gasto.

Reduzir custos, sem perder a qualidade do serviço prestado. Esse é o objetivo de todo gestor ou empresário do varejo e da área de serviços. Muitas vezes, os gastos com telefonia são o grande vilão porque as contas “escondem” dados e valores menores, o que dificulta compreender a real despesa com esse serviço. Daí, fica a pergunta: como conseguir reduzir esses valores? Confira as dicas abaixo. PESQUISE A CONCORRÊNCIA DA SUA OPERADORA Os planos mudam constantemente. O ideal é manter-se atualizado para saber qual prestadora de serviços possui os melhores planos.

PESQUISE POR PROMOÇÕES ADEQUADAS Se você faz mais ligações para telefones fixos da sua cidade, não justifica contratar um plano mais caro só porque ele permite fazer muitas ligações para celulares de outras cidades, certo? Saber quais são as suas necessidades e não fugir delas ajuda a manter o orçamento controlado. ESCOLHA TARIFAS SOB MEDIDA Algumas empresas de telefonia — seja fixa ou móvel — oferecem planos sob medida de acordo com o consumo da sua empresa. Isso significa que você paga um valor estipulado mensalmente e tem uma cota de ligações para usar no período, sem surpresas no fim do mês.

Com informações da FCDL-MG

Boa leitura! Georges Kallás Presidente

ATENDIMENTO

De segunda à sexta-feira: Das 8h às 18h Sábado: Das 9h às 13h

CONTATO

Praça Wenceslau Braz, 42, Centro - Itajubá/MG (35) 3622-3511

EXPEDIENTE DIRETORIA EXECUTIVA – Presidente: Georges Kallás (Casa Joka); Vice-presidente: Renato Mohallem (A Mineira); Diretor de Assuntos de Preservação e Meio Ambiente: Eduardo Borges Mohallem (Mohallem Engenharia); Diretor de Assuntos Públicos e Municipais: Ricardo Soares (Buteko Choperia e Pizzaria); Diretor de Comunicação e Eventos: Daniel Saponara El Alam (Vivaz Farmácia de Manipulação); Diretor Comercial e de Expansão: Christiano Trevisan (Mattos Calçados e Confecções); Diretor de Soluções e Ações Institucionais: Alexandre Costa Lopes (Mohallem Imóveis); Diretora Secretária: Lara Youssef Mouallem (Casa Zé Corrêa); Diretor Administrativo e Financeiro: José Rezek Mohallem (Quality Empreendimentos). | CONSELHO FISCAL: Luiz Antônio de Carvalho (Fitassul); Bruno Caluz Pechtel Galbiati (Academia Washington); Edson Kenji Nishimaki (Relojoaria Nishimaki); Habib El Mouallem (Habib Calçados e Decorações); Mário Mendes (Mendes Assessoria Empresarial). | CONSELHO SUPERIOR – Presidente: Georges Mikhael Kallás (Casa Joka); Vice-Presidente: Guilherme Garnett (Quality Steps Assessoria Empresarial). JORNAL BOM NEGÓCIO – Projeto Gráfico: Contexto Assessoria em Comunicação – (35) 3629-1622; Jornalista Responsável: Bill Souza (MTB 25.949 – SP). | CDL ITAJUBÁ: Praça Wenceslau Braz, 42, Centro, Itajubá/MG. Tel.: (35) 3622-3511.

2

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017


ACONTECE

Cerimônia dos 45 anos da CDL reúne autoridades e empresários de Itajubá senvolvidos”, disse, em seu discurso, o presidente da CDL, Georges Kallás. Para ele, a equação para se criar uma instituição forte e atuante é bem simples: nutrir e ser nutrido. “A ação em conjunto nos dá representatividade, força e foco para enfrentar os desafios e para atuar em prol dos benefícios e das soluções que irão melhorar a vida de cada um e de todos nós”, explicou.

O presidente da CDL, Georges Kallás, com os homenageados: a jornalista Patrícia Vasconcellos e o médico cardiologista Dalmo Antonio Ribeiro Moreira

Autoridades civis e militares, diretores e conselheiros, associados, empresários e gestores de instituições itajubenses prestigiaram a cerimônia em comemoração aos 45 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá. O evento, realizado em 28 de outubro, marcou ainda a homenagem a dois itajubenses que se destacam em suas áreas de atuação: a jornalista Patrícia Vasconcellos e o médico cardiologista Dalmo Antonio Ribeiro Moreira. “Hoje é uma noite especial para todos nós que acreditamos e vivemos o associativismo em nosso dia a dia. Uma entidade forte se faz com associados presentes no cotidiano, nas ações, nas atividades e nos projetos que são de-

Homenagens “Acreditamos que a CDL Itajubá muito contribuiu – e ainda contribuirá – para o crescimento do varejo e da área de serviços de nosso município. Buscamos, a cada dia, nos espelhar em pessoas que tenham uma trajetória pessoal e profissional inspiradora, como nossos homenageados Patrícia Vasconcelos e Dr. Dalmo. São itajubenses que levam o nome de nossa cidade para o Brasil e o mundo”, completou. “Estou muito feliz em receber esta homenagem, que foi uma surpresa para mim”, disse Patrícia Vasconcelos, que atualmente mora em Bueno Aires, onde é correspondente do SBT. “Sinto-me honrado por ser lembrado pela CDL nesse seu momento de festa e confraternização. Confesso que fiquei admirado em saber de tantas realizações da entidade ao longo de sua história”, destacou Dr. Dalmo Moreira, chefia a Seção Médica de Eletrofisiologia e Arritmias Cardíacas do Instituto

Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo e professor titular da disciplina de Fisiologia Humana na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt).

Evento contou com a participação de associados e autoridades: evento festivo foi realizado em 28 de outubro

Mais Fotos

REALIZAÇÕES CDL CONFIRA ALGUMAS DAS REALIZAÇÕES DA CDL EM PROL DA COMUNIDADE AO LONGO DOS SEUS 45 ANOS: • A construção do prédio do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em 1980. Agora, em 2017, iniciamos campanha para transformar 2º Pelotão em Companhia. Tal medida, com certeza, trará mais recursos, equipamentos, veículos e pessoal para atender uma demanda cada vez mais crescente de nossa cidade e das outras 14 cidades atendidas pela corporação. • A instalação do Centro de Formação

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017

Profissional do SENAC Itajubá, em 1985. • Participação na construção do Centro Técnico Cultural (CTC), em parceria com a Fundação Theodomiro Santiago e a Associação Comercial. • Criação da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário de Itajubá – COOPSUL, que obteve a Livre Admissão e atualmente usa a marca SICOOB.

• Atuação relevante para elevação da 5ª Companhia Independente para a 56º Batalhão de Polícia Militar. • Participação na criação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – Inovai, que visa agregar as ações, atividades e projetos do ecossistema de inovação e empreendedorismo do município. Como cofundadora da entidade, terá assento no seu Conselho de Administração.

3


EM PAUTA

AssCom PMI

Vigilância Sanitária orienta empresários do setor de alimentação

Os comerciantes foram orientados em relação à preparação, armazenamento, conservação e venda de produtos alimentícios

A Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Itajubá promove campanha para orientar comerciantes sobre boas práticas em serviços de alimentação. Uma das inciativas foi uma palestra, em 27 de setembro, no Teatro Municipal Christiane Riera, que teve como tema “Inspeção Sanitária e Boas Práticas em Serviços de Alimentação”. Outras ações são a distribuição de

uma cartilha sobre o assunto e as inspeções sanitárias aos estabelecimentos. Durante a palestra, os comerciantes foram orientados em relação à preparação, armazenamento, conservação e venda de produtos alimentícios. O objetivo é que eles adotem as normas da Resolução RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução visa

Campanha “Xô Dívida!” visa reduzir inadimplência em Itajubá Ainda dá tempo de participar da campanha, que será realizada até 9 de dezembro – procure a CDL. Dê uma ótima oportunidade ao seu cliente: participe da segunda edição da campanha “Xô Dívida!”, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá. Ainda dá tempo de se juntar às empresas que aderiram à iniciativa. A campanha que começou em 6 de novembro, vai até o dia 9 de dezembro. A “Xô Dívida!” visa devolver o poder de compra aos consumidores inadimplentes para que possam voltar a realizar suas compras, impulsionando assim o comércio da cidade. Isso é feito por meio de facilidades na renegociação dos débitos, com redução de juros e multas, e a possibilidade de parcelamento da dívida. Em 2016, a campanha envolveu 29 associados do varejo e da área de serviços de Itajubá. De acordo com os

4

dados levantados pela CDL, houve um aumento de 20% nos atendimentos realizados pela entidade durante o mês de novembro em relação à média mensal de 2016. Em dezembro, o aumento foi ainda maior, atingindo uma quantidade de atendimentos 34% superior. Também houve um aumento de 29% em novembro e de 72%, em dezembro, no total de consumidores que efetivamente negociaram e pagaram suas dívidas nos departamentos de cobrança das lojas ou na CDL – sempre em comparação com as médias mensais de 2016. Já o aumento do número de consumidores que quitaram suas dívidas e conseguiram sair da lista de inadimplentes do banco de dados da CDL foi de 32% no mês de novembro; em dezembro, o crescimento foi de 50%.

proporcionar melhores condições higiênicas dos alimentos, aperfeiçoar as ações de controle sanitário e garantir a segurança alimentar da população. A palestra foi ministrada pela farmacêutica Sheila Nogueira, autoridade sanitária da Visa. A palestra também teve caráter instrutivo para que os comerciantes estejam preparados quanto às inspeções sanitárias, que ocorrem regularmente. Em setembro, por meio de inspeções de rotina em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, a Vigilância Sanitária apreendeu e descartou mais de meia tonelada de produtos vencidos ou em mal estado de conservação. Segundo Sheila Nogueira, os comerciantes terão vantagens ao adotar essas boas práticas, como maior qualidade e segurança de produtos e serviços, gerando maior competitividade; maior controle sobre a produção, com menos desperdício, maior lucro e menor custo; além de facilitar a participação em licitações e gerar satisfação dos consumidores.

Boas Práticas no Setor de Alimentação ü Higiene e manutenção de edificações, instalações, equipamentos e utensílios; ü Controle integrado de vetores, pragas urbanas e abastecimento de água; ü Matérias-primas, ingredientes, embalagens, insumos – cuidado com a validade, as especificações, a forma de armazenamento e eventuais cuidados especiais; ü Processo de trabalho, execução – procedimentos padronizados, treinamento, indumentária adequada, equipamento de proteção e manejo correto de resíduos; ü Organização, documentação, registro do estabelecimento; ü Responsabilidade – legal e social.

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017


EM PAUTA

PM orienta rede de lojistas sobre medidas de segurança no Natal

Lojistas durante palestra realizada na CDL Itajubá, que teve a participação do capitão Diego Marchena Valote

Empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá participaram de palestra sobre a Operação Natal da Polícia Militar. O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho que será realizado pela corporação, que irá atuar em parceria com a Guarda Municipal. Neste ano, a operação deverá ser antecipada para a segunda quinzena de novembro. Durante a atividade, os policiais apresentaram importantes dicas de segurança [confira as orientações abaixo] que devem ser adotadas no dia a dia pelos empresários do varejo e da área de serviços de Itajubá. A reunião, em 31 de outubro, aconteceu na Sala de Treinamento da entidade. “Medidas simples, mas constante de se-

gurança, inibe a criminalidade. Ao escolher uma vítima ou um alvo, o criminoso geralmente leva em consideração o esforço que terá para praticar o crime, o risco de ser identificado ou preso e a recompensa que possivelmente seria obtida”, sintetizou o capitão do 56ª Batalhão de Polícia Militar, Diego Marchena Valote, que abriu o encontro. Também participou do encontro o tenente Luciano. Ele citou ainda a importância da Rede de Comerciantes Protegidos, que agrega empresas de uma mesma rua ou região para ampliar a proteção daquele local. “É fundamental que os comerciantes estabeleçam vizinhança solidária para aumentar a vigilância sobre o estabelecimento”, disse.

PM realiza campanha de Natal no Canaã A Polícia Militar também apresentou a Campanha de Natal que irá desenvolver no Jardim Canaã. O objetivo é levantar recursos para a compra de brinquedos para 800 crianças. Interessados em contribuir devem procurar o sargento Júnior, da PM. O telefone de contato é: (35) 3629-4850.

DICAS DE SEGURANÇA ORGANIZAÇÃO ü Locais limpos, organizados, com atendentes capacitados e com estratégias de segurança bem definidas, afastam os criminosos. VIZINHANÇA ü A política da boa vizinhança e a adoção de uma rotina segura, para abrir e fechar a loja, são medidas simples, eficazes e com baixo custo. ü É fundamental que os comerciantes estabeleçam vizinhança solidária para aumentar a vigilância sobre o estabelecimento (rede de contato por telefone, tecnologias da comunicação, entre outros meios). VISIBILIDADE ü O criminoso prefere locais com visibilidade obstruída, pois tem a sensação de que ninguém está vendo suas ações. ü Evite o acúmulo de mercadorias ou de propaganda,

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017

muros altos, falta de iluminação, película nos vidros, entre outros. PRATELEIRAS ü O ideal é adotar prateleiras com altura máxima de 1,2 m, caso não fiquem encostadas na parede. ü Elas devem ser posicionadas de modo a permitir maior visibilidade do interior da loja, principalmente a partir do caixa ou de outro ponto em que haja funcionário fixo. Em lojas com pequeno espaço físico, esta recomendação é muito importante. ü Se as prateleiras forem altas ou houver área dentro da loja que possui ponto cego, a indicação é usar espelhos e câmeras de vídeo monitoramento. CAIXA ü Deve ser posicionado em local que permita acompanhar quem entra e sai, bem como visualizar toda a área interna e externa da loja.

ü Jamais deve ficar de costas para a entrada ou saída da loja. As gavetas e caixas registradoras devem ser posicionadas para dificultar o acesso e a visão dos valores existentes. ü Estruturas de vidro que impossibilitam o acesso direto ao caixa, cercando-o, são interessantes elementos de controle de acesso. ü Deve-se fazer recolhimento dos valores do caixa sem padronização de horário. O recolhimento do dinheiro deve ocorrer sempre que os valores arrecadados ultrapassarem a quantia indispensável para realizar o troco. CONTROLE DE ACESSO ü Controlar as entradas e saídas é fundamental para a segurança do ambiente. ü O fácil acesso aos valores e bens do comércio e a facilidade de uma possível fuga podem ser fatores determinantes para a ocorrência de crimes.

5


EM PAUTA

GIRO

Inscrições para o Sebraetec terminam em 27 de novembro

Apresentação do programa, que prevê financiamento de até R$ 30 mil, reuniu empresários na CDL Itajubá

A inscrição para uma nova edição do Sebraetec, linha de financiamento de até R$ 30 mil do Sebrae, termina em 27 de novembro. O programa é restrito a micro e pequena empresa, empreendedor individual e produtor rural. Podem se inscrever empresas de todo território da microrregião de Itajubá. O Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia oferece o acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, visando a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercado em seis áreas temáticas: Design, Inovação, Produtividade, Qualidade, Serviços Digitais e Sustentabilidade. O programa destina até R$ 30 mil por projeto, sendo que 80% são recursos do Sebrae e 20%, de contrapartida da empresa – esse valor pode ser parcelado em até 12 vezes. “Ela é uma consultoria tecnológica, que oferece uma gama enorme de serviços. Só não atuamos na área de gestão”, explicou Elaine Rezende. Como exemplos, citou os seguintes serviços: criação de sites, criação ou reformula-

6

“Acordes para o Saber”: bolsas para alunos de escolas públicas Projeto “Acordes para o Saber”, que prevê bolsas de estudo para alunos de escolas públicas de Itajubá, foi apresentado aos representantes do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro, em 18 de outubro, teve a participação do professor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), André Medeiros (na foto), da loja maçônica Deus e Humanidade 61. “O projeto nasceu em um debate dentro de nossa loja maçônica porque queríamos ajudar os jovens talentosos de Itajubá que não têm oportunidade. A melhor forma de apoio é criar oportunidades a essas pessoas e, sem dúvida, a educação é o caminho seguro”, explicou. O projeto é destinado aos alunos que irão concluir o 9º ano do Ensino Fundamental II neste ano. São duas vagas: duas no Curso G9 e uma no Colégio XIX de Março. “O projeto precisa ser sustentável, por isso buscamos apoios e parcerias”, destacou.

Itajubá é um celeiro de startups

ção de logomarca, marketing digital, desenvolvimento de aplicativos e de plataformas e-commerce, certificações – como ambiental e ISO –, layout de fachadas e registro de patentes. MAIS INFORMAÇÕES: (35) 3622-2277 itajuba@sebraemg.com.br

O ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá foi destaque no blog Link, de autoria de Felipe Matos, do portal do Estadão. No artigo sobre startups, ele aponta Itajubá em primeiro lugar no ranking de “Eficiência por Cidades”, ou seja, os municípios que conseguiram gerar um número relevante de startups. Em seguida, estão Tubarão (SC), Balneário Camboriú (SC) e Campina Grande (PB). As grandes capitais ficaram de fora das top 20 cidades mais eficientes. São Paulo, por exemplo, ficou em 37º lugar. Os dados foram compilados por Felipe Matos para apresentação na CASE 2017, o maior evento dedicado a startups da América Latina, organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Acesso ao artigo completo:

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017


ACONTECE

CDL Itajubá promove a 14ª edição da Parada Natalina A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá irá realizar a 14ª edição da Parada Natalina, uma das mais tradicionais festividades do município. Como nas edições anteriores, o espetáculo promete levar muitas cores, alegria e momentos de confraternização para a Avenida Coronel Carneiro Júnior, mais conhecida como Rua Nova, a partir das 19h30 do dia 13 de dezembro. “A Parada Natalina é a oportunidade ideal para que os empresários possam comemorar as festividades de fim de ano junto à população, divulgar seus produtos e serviços e anunciar o horário estendido de funcionamento das lojas para as compras de Natal”, explica o presidente da CDL, Georges Kallás. Também é o momento certo para que o comércio divulgue, junto aos clientes, as promoções e facilidades de pagamento para o período natalino. Tudo de forma alegre e criativa. A definição da data aconteceu em um encontro que reuniu a diretoria e associados, em 26 de outubro, na Sala de Treinamento da CDL. Também ficou

PARADA NATALINA Data: 13/12/2017 Horário: 19h30 Local: Rua Nova acertado que o comércio passa a ter o horário estendido até as 22h a partir de 14 de dezembro. Também ficou definido que no domingo, dia 24, véspera de Natal, as lojas ficarão abertas das 9h às 18h. ESPAÇO PAPAI NOEL Diante do sucesso em 2016, a CDL também organizará, pela segunda vez, o “Espaço do Papai Noel”, onde crianças e adultos poderão tirar fotos com o “bom velhinho”. A visitação poderá ser feita no período em que as lojas estiverem abertas até as 22h. O espaço será montado na garagem da entidade. Além de dar visibilidade às marcas,

Informações: (35) 3622-3511 a Parada também proporciona integração e engajamento entre lojistas e colaboradores e incentiva o crescimento do comércio local. O desfile mobiliza em média 30 lojas do município, envolve mil participantes e atrai 10 mil pessoas para as ruas. Os estabelecimentos comerciais interessados em participar dessa “vitrine itinerante” podem realizar as inscrições na CDL. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3622-3511.

Prefeitura vai administrar Zona Azul em Itajubá a partir de dezembro A volta da Zona Azul no centro expandido de Itajubá foi tema de reunião Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), em 8 de novembro. O estacionamento rotativo entra em vigor no início de dezembro. O convidado para falar sobre o assunto foi o secretário municipal de Administração, André Carlos Alves da Silva. “A Administração adotou uma solução caseira diante das dificuldades que enfrentamos desde o início da gestão. Primeiro, fizemos uma licitação, assinamos com a vencedora, mas o trabalho da empresa não prosperou”, explicou o secretário. Ele se referiu a ComTempo, que administrou a Zona Azul por quase um ano. A ativação eletrônica proposta pela empresa, por meio de aplicativo no smartphone,

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017

enfrentou problemas porque não há uma cultura para esse tipo de serviço em Itajubá e pela dificuldade para a sua compra, em especial, de pessoas de cidades vizinhas que vinham a Itajubá. Depois, lembrou o secretário, a Prefeitura de Itajubá buscou assinar convênios com a CDL e a ACIEI para que, juntas, administrassem o estacionamento rotativo. “Tivemos um parecer contrário da Procuradoria e optamos por abrir uma nova licitação, que também não deu certo por um imbróglio jurídico enorme”, disse André Alves. De acordo com o secretário, o novo sistema será administrado diretamente pela Prefeitura de Itajubá, que contratou 35 microempreendedores individuais (MEIs) para a venda dos tíquetes. “Eles estarão de-

vidamente identificados, com crachá e coletes e bonés amarelos”, ressaltou o secretário. As lojas cadastradas também poderão vender os tíquetes impressos. Ele também falou sobre mudanças que foram realizadas. Em primeiro lugar, haverá apenas uma área de Zona Azul. Em segundo, o tempo máximo de estacionamento por tíquete é de uma hora. E, por último, o valor único por tíquete, que será de R$ 3,00. Haverá 1.100 vagas para estacionamento. O uso do tíquete é obrigatório das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. A fiscalização será feita pela Guarda Municipal, que irá destinar dois agentes para trabalhar exclusivamente na área de abrangência da Zona Azul.

7


CONTE COM A GENTE E FIQUE TRANQUILO Uma entidade forte se faz com empresas presentes no dia a dia, nas ações, nas atividades e nos projetos que desenvolve.

4

4

BENEFÍCIOS E SOLUÇÕES NA MEDIDA CERTA

Itajubá

Itajubá

Praça Wenceslau Braz, 42, Centro - Itajubá/MG

filipeta 45 anos 16x22cm.indd 1

8

(35) 3622-3511

www.cdlitajuba.com.br @cdlitajuba

27/09/2017 18:42:41

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 08 | NOVEMBRO 2017


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.